guitarra sx corpo cheio de emendas?

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


Fábio Santiago
Um dos problemas da Epiphone, ao meu ver, é que eles mudam de fábrica mas não tentam manter um determinado padrão e por isso surgem muitas variações.
Quanto às colagens, elas não significam que o instrumento seja ruim, desde que a madeira seja selecionada e as colagens sejam bem feitas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


guilherme_pr
os corpos são tão chineses quanto as outras chinesas
Isso não significa muita coisa.
Em minha experiência profissional tenho visto excelentes guitarras fabricadas na China, como essa Condor (que é inclusive superior às Epiphones Standards atuais, e mais barata), e as Schecter Omen 6.
Essa questão de origem, hoje em dia, caiu no âmbito do "mito".
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


guilherme_pr
Mudando de saco pra mala: hoje deve me chegar um set de Fender CS Texas Special que encomendei pra colocar na minha SX SST62. Alguma recomendação especial para a intalação, além da trocas dos potspor pots de 250k?
Bastante cuidado com fiozinhos expostos, aqueles que saem da bobina para os terminais de solda do condutor.

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Isso não significa muita coisa.
Em minha experiência profissional tenho visto excelentes guitarras fabricadas na China, como essa Condor (que é inclusive superior às Epiphones Standards atuais, e mais barata), e as Schecter Omen 6.
Essa questão de origem, hoje em dia, caiu no âmbito do "mito".


Concordo contigo.
Até o John Suhr lançou uma linha de guitarras feita na Ásia e o pessoal tem elogiado bastante.

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Conheço o jack99 lá da GP e seu Blog. Sempre dou uma passadinha lá. Ele é um pessoa muito gentil, ativo e respeitado no GP, assim como o Fábio Seiji e tantos que postaram aqui nesse tópico, que amam a música e seus instrumentos mágicos. :)

O que tenho lido aqui é um assunto que, pra mim, é extremamente interessante. O Jack, com sua capacidade investigatória/pesquisa, que acho bastante importante, e válida, mesmo não sendo profissional. Não entendi pq o Jack me pareceu tão mordido (pelo menos, entendi assim). Eu não vi nada demais no que o Seiji postou. Foi um comentário válido e bem elucidado.

Bom, pra mim, um objeto que tem várias peças de madeira coladas para criar outro objeto, já me deixa com um pé atrás, fora os Legos da vida! eheh Eu não consigo ver isso com bons olhos, mas sei que a fusão de elementos, se for bem feita se torna sólida como rocha!

A questão é: "quem as colou fez com o cuidado necessário? E pq tantas peças de madeira?" As vezes 7 ou 8, como já andei lendo! Isso parece sobra de material da imensas linhas de produção de fábricas onde o pessoal vai empurrando pra frente. Ou seja, uma guitarra feita de "restos escolhidos" hehe.

Por isso, quanto mais peças, mais "pé atrás" eu fico. Isso é tudo suposição minha. Deixo pros cascudos aqui do fórum falarem! hehe

Abs

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


MauricioBahia
A questão é: "quem as colou fez com o cuidado necessário?" e pq tantas peças de madeira? As vezes 7 ou 8, como já andei lendo! Isso parece sobra de material da imensa linhas de produção de fábricas onde o pessoal vai empurrando pra frente. Ou seja, uma guitarra feita de "restos escolhidos" hehe.

Por isso, quanto mais peças, mais pé atrás eu fico. Mas, isso é tudo suposição minha.


Muitas vezes nem são restos de outras fábricas, podem ser árvores jovens que não fornecem pranchas com largura suficiente então montam painéis.

O lance é mais a velocidade de produção, recolher restos, aparelhar e depois colar é mais trabalhoso do que comprar esses painéis já prontos de árvores estreitas (onde a árvore é cortada, entra numa máquina e sai o painel pronto do outro lado), a não ser que exista uma fábrica especializada nesse tipo de reciclagem.

Sei disso pois eu tenho um monte de retalhos que tenho dó de jogar fora mas não quero ter o trabalho de calibrá-las e colá-las para montar painéis (um tampo de mesa, tábua de carne ou coisa parecida), rsrs.

Mas já fiz guitarra com mais de 30 peças de madeiras, rsrsrs.

ogner
Veterano
# out/10
· votar


Mas já fiz guitarra com mais de 30 peças de madeiras, rsrsrs.


Carinha ----> o.O

Hehehehe!! Caraca!! Funcionou legal!?

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


ogner
Ah, a minha média de colagens é muito alta, ainda mais se contar as lâminas que nem algumas fábricas fazem (como a Gibson), então eu nem conto as lâminas e aí fica só na faixa de 15 à 20 peças, hahaha.
Alguns exemplos:
http://picasaweb.google.com/firenicex/Luke#5133656497586320482
http://picasaweb.google.com/firenicex/Caliope#5334763404515182674
http://picasaweb.google.com/firenicex/GuitarraLO#5338980902032338498
http://picasaweb.google.com/firenicex/ALX99#5389156641647045042

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Mauricio Luiz Bertola: Essa questão de origem, hoje em dia, caiu no âmbito do "mito".

Olha, eu voltei a tocar guitarra, como sabe, tem uns 3 anos, depois de 20 anos parado (só no violão) e o que eu percebi é que há uma mitologia espetacular hoje em dia. Algo impensável "antigamente", pelo menos na minha experiência. Hoje, antes de comprar uma guitarra, há 1 milhão de argumentos para deixá-la "melhor" (que é algo subjetivo), outros 1 milhão para compará-la com outra e, por fim, mais 1 milhão de argumentos para não comprá-la!

Meu Deus, parece que estamos vivendo numa cegueira coletiva onde o instrumento/equipo está a frente da música. Acho que isso faz com que a criatividade fique restrita pois há informação em excesso e não conseguimos filtrar de forma consciente (principalmente os iniciantes). Não ter escolha, muitas vezes me parece um grande aliado da criatividade que, provém de forma viceral, da necessidade. Só que a necessidade era em prol da música, hoje é em prol das MARCAS e o que mais me dói é que eu gosto de ver logos de Gibson e Fender nos headstocks. Minha alma já foi consumida faz tempo! RIP... hehe

Fábio Seiji: O lance é mais a velocidade de produção, recolher restos, aparelhar e depois colar é mais trabalhoso do que comprar esses painéis já prontos de árvores estreitas (onde a árvore é cortada, entra numa máquina e sai o painel pronto do outro lado),

É por isso que imagino que o fator "peças/corpo + velocidade" possa ser um indicativo de falta de cuidado pois se é mais trabalhoso, exige mais capricho.

Mas já fiz guitarra com mais de 30 peças de madeiras, rsrsrs.

Ser feita com cuidado é a grande questão e eu acho que ela é o "foco" do assunto e, se soar bem com 30 peças e ainda se o Jimmi Page comprar uma e tocar ao vivo, vai todo mundo querer igual! hehe A Fender vai comprar a idéia da "30 Piece Premium Vintage Guitar" com "restos" guardados há 60 anos no galpão da tia do Léo Fender! hehe

Abs

ogner
Veterano
# out/10
· votar


MauricioBahia

Perfect!

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


MauricioBahia
Perfect! (2)

ogner
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji

Bacanas as fotos do processo todo, belas guitarras!!

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


ogner
Valeu, man!
Já ameacei retirar as fotos do processo algumas vezes pra não mostrar a bagunça que é a minha oficina, mas não deixaram, rsrs!
Eu costumo receber alguns emails ou comentários de outros construtores querendo tirar alguma dúvida do processo e essas fotos me ajudam nisso, mas sinceramente eu preferia tirar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji
Você é um grande luthier Fábio!
Abç

T-Rodman
Veterano
# out/10
· votar


MauricioBahia
Meu Deus, parece que estamos vivendo numa cegueira coletiva onde o instrumento/equipo está a frente da música. Acho que isso faz com que a criatividade fique restrita pois há informação em excesso e não conseguimos filtrar de forma consciente (principalmente os iniciantes). Não ter escolha, muitas vezes me parece um grande aliado da criatividade que, provém de forma viceral, da necessidade. Só que a necessidade era em prol da música, hoje é em prol das MARCAS e o que mais me dói é que eu gosto de ver logos de Gibson e Fender nos headstocks. Minha alma já foi consumida faz tempo! RIP... hehe
bis in idem.
Ou se for 'estranho', quero é saber onde é que se vende, e se tem a pronta-entrega. lol

Sgt. Eddie
Veterano
# out/10
· votar


O problema não é ter muitas emendas... Se forem do mesmo tronco de densidades parecidas, 5 peças dessa são melhores que 2 peças de densidades diferentes.

Quanto ao lance da guitarra chinesa, nada no mundo vai me fazer acreditar que há diferença entre uma Condor RX30 e uma Memphis MG32. É tudo a mesma qualidade ruim... O mais próximo de "bom" que é fabricado na China é Epiphone, que não é lá grande coisa.

Para mim, da Ásia, só se salva o Japão quando se trata de guitarras. Porém, tenho uma Epiphone coreana que é legal, acredito que a chinesa seja do mesmo nível, e em breve vou comprar um Orange Tiny Terror Made in China, mas a Orange é tão cuidadosa com o nome dela que acho que o local de fabricação não vai influenciar. Também têm Tiny Terrors fabricados na Korea, que são em teoria idênticos em qualidade.

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu grande Mestre!

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Sgt. Eddie: mas a Orange é tão cuidadosa com o nome dela que acho que o local de fabricação não vai influenciar.

Então velho, tudo depende da fábrica e de quem está supervisionando a produção. Eu já li que na Ásia há CENTENAS de fábricas de instrumentos musicais e as melhores são muito concorridas.

Abs

T-Rodman
Veterano
# out/10 · Editado por: T-Rodman
· votar


China tem produtos de qualidade de A a Z.
Infelizmente pra cá, muitas vezes só vem coisas com controle perto do Z, enquanto Europa, EUA e Japão, conseguem consumir coisas de nível A.
Isso depende muito do preço que o distribuidor paga, e de sua avaliação, pois em tese, o produto é o mesmo. Se é refugado por quem tá comprando A, é oferecido novamente para quem quer pagar B, e assim vai.
É assim que funciona um produto OEM chinês, e instrumentos musicais não é nada diferente disso.

Fábricas que contratam chineses, mantém engenheiros de produção de suas matrizes por lá, e refugam tudo o que não querem. E o 'resto', com certeza é revendido para as fábricas OEM, para serem reaproveitadas.

Esse é o conceito genérico do que se faz na China. Como cada área de produção é eleita por cidade, uma fábrica facilmente aproveita da outra o que é refugada pela fábrica de renome. É são coisas desse gênero que geralmente custam barato e que vem pra cá, pois o produto de qualidade A, custa quase a mesma coisa que se fabricada no país que a contratou.

Em miúdos, um instrumento bom, revendido pelo distribuidor da marca, mesmo fabricado na China, custa tão mais barato? - agora, comprar tenis Nike falsificado, de lote refugado, tanto quanto guitarra OEM de lote refugado, alguém arrisca? - mais barato, com certeza é.

amplexos

T.

Emogotic
Veterano
# out/10
· votar


Alguém poderia informar as características sonoras de uma guitarra construída com o corpo em madeira louro canela?

jack99
Veterano
# out/10
· votar


Cara Fábio,
Desculpe-me pelo post. Relendo-o, obviamente percebi que cometi exageros e se de alguma forma te ofendi, peço-te que me perdoes.
É que houve um comentário agressivo de uma outra pessoa no blog, em seguida me passaram esse link e, no calor do momento, em vez de retrair e ponderar, erradamente me precipitei. Isso não acontecerá novamente
Há anos visito esporadicamente o cifra club e comentários dos feras daqui, como tu e principalmente o Bertola, já me ajudaram muito.
Na verdade, agradeço a vocês.
Vejo que os guitarristas estão relativamente bem acessorados por aqui e vou repensar meu blog. Talvez até fechá-lo e tocar um pouco mais de guitarra - tô sentindo falta! :)
Abraço!
Paulo May

ogner
Veterano
# out/10
· votar


jack99

Nahhh, ta doido! Fecha o blog não!!! Continue postando coisas bacanas por la!!!!

Abço!!

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


jack99: "Talvez até fechá-lo e tocar um pouco mais de guitarra - tô sentindo falta! :)"

uhauha. Tá doido! (2)

Eu acho que se por acaso mudou de opinião ou viu alguma inconsistência no seu blog por "n" fatores, basta fazer uma revisão no texto. Isso é super normal, como deve saber. :)

No site tubeamos.com.br, que eu adoro, os texto são revistos e o cara posta lá a data de revisão. Acho que é por aí. Seu blog é muito bom e sou frequentador, como sabe!

Abs :)

Sir.Paulo
Veterano
# out/10
· votar


jack99


Não fecha não velho,gosto muito dos teus Reviews!!!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


jack99
Cara, aplaudo firmemente a sua atitude. Você é um homem de caráter.
Quanto ao seu "blog", por favor, não o feche, ele é mui útil à todos. Se existem algumas questões à serem aperfeiçoadas, faça-o. Sou Professor Universitário e Pesquisador, e já escreví tese... Hoje em dia, tenho vergonha de certas coisas que escreví e as revisarei totalmente quando da publicação. É assim que se faz.
Abç

Rafael A.
Veterano
# out/10
· votar


jack99
Fecha não! Tem informações valiosas lá. Aquele corte transversal da Gibson Les Paul, por exemplo, que informação valiosa: não sabia que o tampo das danadas tinha aquela espessura. Será que as Les Pauls genéricas tem um tampo daquele padrão?

E quanto a tagima, mesmo que aquilo seja alder, que madeira terrivelmente horroroza, he he he... e vc ainda comprovou pela sonoridade que os upgrades não resolveram muito. Deu vontade de tirar a tinta da minha coreana pra saber o que tem lá tbém... por isso que existem guitas de 1 mil e 10 mil... e muitas vezes achamos que comprando a de 1 mil e fazendo ups, sairemos no lucro. Será?

Sir.Paulo
Veterano
# out/10
· votar


Agora podemos perder um ótimo Blog por causa de mais um Tópico batido e rebatido aqui! ¬¬

Tudo isso por culpa de uma maldita Foto de uma SX!

derek_70
Veterano
# out/10
· votar


Na minha só consigo ver uma emenda.

Bigtransa
Veterano
# out/10
· votar


Sir.Paulo
O blogeiro que arrumou confusão de graça..... Como ele mesmo já se desculpou não acho que teremos problemas.....

Fábio Seiji
Luthier
# out/10 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


jack99
Agradeço seus pedidos de desculpas, vejo que você é uma pessoa digna de respeito.

Nem eu, nem você precisamos nos envergonhar das nossas gafes.

Afinal todos nós somos humanos e temos todo o direito de cometer erros e assumí-los é sinal de caráter como o Bertola disse acima.

Acho que, ao invés de fechar o blog você poderia "sincronizá-lo" com o cifraclube (com suas postagens lá e criando tópicos com o mesmo conteúdo linkado aqui), acredito que isso vá enriquecer ambos os lados, pois vai unir o recurso visual do blog (tanto imagem quanto texto, pois aqui nem todos lêem textos grandes) com o dinamismo deste fórum.

É só uma idéia.

Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a guitarra sx corpo cheio de emendas?