Dúvida sobre Guitarra no PC / SPDIF / Placas profissionais

    Autor Mensagem
    GuitarBDSK
    Veterano
    # out/10


    Ola galera do Cifra Club.

    Comprei uma guitarra recentemente. Uma simples Condor RX30
    E Atualmente estou tocando ela apenas no PC com Guitar Rig e Amplitube.
    Eu plugo ela direto, sai o cabo da guitarra, passa pelo adaptador P10/P2, e entra na Line In do PC.
    Minha placa de som é onboard Realtek.
    Consigo tirar um sonzinho legal, o problema é que há muita interferencia no som. Tenho que colocar uns Noise Reduction, mas aí corta um pouco o timbre da guitarra.

    Eu uso o SPDIF da minha placa para assistir filmes no Home Theater, e o som fica muito melhor sem interferencias. Então gostaria de saber se é possível eu plugar a guitarra no PC através da entrada SPDIF para ver se consigo diminuir as interferencias.

    Pois estava pesquisando por aí umas placas profissionais da M-AUDIO(http://www.m-audio.com/index.php?do=products.family&ID=PCIinte rfaces) e todas elas, possuem apenas entradas RCA e MIDI, não há P2 nem P10.

    Obrigado.

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/10
    · votar


    GuitarBDSK

    Ótimo tópico. Me ajudou muito e espero que te ajude também:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/193452/

    Abs

    makumbator
    Moderador
    # out/10
    · votar


    GuitarBDSK

    Não, pois essa entrada é digital, e a guitarra analógica. Vc só pode usar tal conexão se passar o sinal antes por um processador digital com tal conexão. Eu já gravei baixo usando a saída digital do Bass V amp pro, e funciona muito bem. Mas a diferença entre esse sinal digital e o mesmo sinal analógico da saída comum não tem muita diferença, desde que se use cabos de alta qualidade, e as impedâncias estejam perfeitamente casadas.

    Observe que qualquer ruído de captador, chiado de falta de aterramento ou interferência ANTES do sinal ser enviado para o processador também é transmitido via digital(pois esse ruído veio como sinal original). A saída digital apenas elimina interferências relativas ao cabo de saída e às conexões de entrada na interface do computador. Qualquer coisa antes disso é transmitida da mesma maneira.

    GuitarBDSK
    Veterano
    # out/10 · Editado por: GuitarBDSK
    · votar


    MauricioBahia
    Obrigado pela dica do tópico.

    makumbator
    Então, agora fiquei com mais dúvidas ainda ^^.
    Como eu disse, todas as placas de audio profissionais que vi por ai só tem entradas SPDIF, RCA, MIDI, ETC.

    Seria necessário eu ligar a guitarra em um amp antes de ligar nessas placas? Isso perderia todo o propósito da minha escolha, pois escolhi não comprar um amp, justamente para economizar um dinheiro e afinal geralmente uso apenas os fones de ouvido.

    Quais são as minhas opções para conectar a guitarra no PC, além da que estou usando no momento?
    O que preciso para conectar minha guitarra na entrada SPDIF?
    E essas interfaces USB da M-Audio e Behringher serião uma escolha melhor para quem vai ligar direto na placa?

    Por fim, os ruídos que estou obtendo não são da guitarra, nem do cabo.
    Pois, eu apenas ativo a entrada LINE IN no PC e já começa um leve ruído. Ao plugar o adaptador, o cabo e a guitarra não aumenta o nível desse ruído.
    É um leve ruído, mas o som ao passar por todos os efeitos de Gain e etc do VST, e eu ainda aumentar para o volume ideal deixam esse ruído meio irritante.

    É provavel que a interferencia é da minha placa de audio né? Você disse algo sobre aterramento, o que meu PC acredito que não tenha. Como seria um aterramento ideal? Moro em apartamento.

    Obrigado.

    makumbator
    Moderador
    # out/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    GuitarBDSK
    Seria necessário eu ligar a guitarra em um amp antes de ligar nessas placas? Isso perderia todo o propósito da minha escolha, pois escolhi não comprar um amp, justamente para economizar um dinheiro e afinal geralmente uso apenas os fones de ouvido.


    Não, vc teria que ligar em um equipameno DIGITAL antes de plugar na SPIDF. Qualquer, pedal, amp, pré, ou pedaleira SEM saída digital não possibilitaria tal conexão. Não tem como simplesmente puxar uma saída analógica de um amp ou semelhante e jogar na entrada digital da placa, são universos diferentes.

    Não precisa ligar nada antes de uma placa de som semi profissional ou profissional. A não ser que vc queira "colorir" o som com um pedal, um pré ou coisa parecida. Mas dito de maneira simples, pode ligar direto desde que a interface tenha uma entrada Hi-Z, para receber diretamente a guitarra.

    A maioria das placas semi profissionais e profissionais voltadas à guitarra e baixo tem entradas P10(além de muitas terem também RCA, digital, TRS, XLR).

    Procure por fast Track II
    fast Track Pro
    Line 6 UX 1
    Line 6 UX 2

    Há muitas outras....

    Muitos dos ruídos das placas onboard são sanados com uma offboard, mesmo que simples. Além da melhora na questão da latência. Mas observe que algum ruído ainda haverá, a questão é reduzir o mesmo ao máximo, tendo mais sinal, e menos barulho.

    Aterramento em apartamento é complicado mesmo, a maioria não é corretamente aterrada(principalmente os mais antigos, pois as normas nessa área mudaram recentemente), e não tem muito o que se fazer.

    GuitarBDSK
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Ae, aproveitando o tópico aqui, tenho mais uma dúvida.

    Ligando a guitara direto no LineIn do PC e usando o Guitar Rig, eu só consigo usar um dispositivo de gravaçao por vez.
    Por exemplo, se eu estiver tocando, o microfone não funciona no Skype, porque na config. da placa de som, tenho que escolher entre linein ou mic, os dois juntos não da.

    Então queria saber quem tem ou sabe ai, se com essas interfaces USB, da line 6 ou M-audio, é possível usar a interface no guitar rig, e ao mesmo tempo falar no mic pelo skype por exemplo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre Guitarra no PC / SPDIF / Placas profissionais