Ajuste de oitavas

    Autor Mensagem
    CarlosBH
    Veterano
    # dez/03


    Vou falar aqui das oitavas da guitarra.. não uma nota uma oitava mais grave ou mais aguda que a outra...
    Tem uns pininhos embaixo da ponte que servem pra ajustar as oitavas... quando elas estão desajustadas, a nota que sai nas primeiras casas quase sempre são perfeitas, mas as do final do braço saem mais ou menos um quarto desafinadas...
    Alguém sabe me explicar como que se ajusta esse treco??
    Tem algum perigo mexer nisso aí?? ou um iniciante pode mexer tranquilamente?? (Porque um luthier ultimamente não está economicamente viável, eles estão cobrando uma baita duma fortuna)...

    Lodewijk
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    É só vc tomar cuidado,
    na ponte tem tipo uns carrinhos q vc empurra pra frente ou pra trás(pelo menos na minha é assim),
    por exemplo, toca uma nota na 3ª casa e toca ela na 15ª (oitava), depois vai empurrando o carrinho pra frente ou para trás até a oitava ficar perfeita!

    guschard
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    vo explicar
    verifique se sua guita tem floyd, tremolo tipo strato ou tune-o-matic(les paul)
    faiz assim
    1° afine todas as cordas PERFEITAMENTE
    2° comece pelo mizão, verifique a afinação, para garantir q esta perfeita
    3° presione a 12ª casa e toque e veja pelo afinador c esta afinada ou naum
    4° c naum estiver, veja c a nota tocada esta mais alta ou mais baixa
    5° c tiver mais alta, aperte o parafuso(puxe o carrinho para tras), c estivver mais baixa, solte o parafuso(empurre o carrinho para frente)
    dai faça isso com tdas as cordas

    CarlosBH
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    valew cara... um modo bem prático e eficiente ;)

    AgSarola
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Pô tive que concertar minha guitarra e o cara fez isso pra mim. Nem sabia que isso acontecia. Aprendi essa semana!!!

    guschard
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    CarlosBH
    claro
    c precisar eu tow ai
    ;)

    Konrad
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Desculpem o up, mas não queria criar outro tópico.

    Minha dúvida é: Até que ponto é aceitável não se conseguir oitavas perfeitas?

    Explico-me: Ao afiná-las aqui, consigo que a nota tocada na terceira casa corda mi, seja um G com 1% de variação (no afinador digital), ao tocá-lo na casa 15 a nota soa com 4 ou 5% de diferença: isso é aceitável? Se não, nenhuma variação é aceitável?

    Particularmente meus ouvidos só são agredidos quando há diferença de mais de 10%... Sou surdo? ehheheheh

    prog_jam
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: prog_jam
    · votar


    brunoliam

    surdo nao, mas insensivel, por assim dizer...

    cara, um coma eh um coma e sempre faz toda a diferenca. experimenta fazer desse modo:

    arranje um afinador que seja de ponteiro ou um digital que tenha diversas marcacoes.

    afine sua guitarra quantas vezes forem necessarias ateh que a mesma esteja perfeita, ou seja, sem variacao.

    toque a corda solta, depois o harmonico da 12a e depois pressionando a 12a.
    todos devem soar com perfeicao no afinador o mais imediato possivel. esse negocio de depois de muitos segundos o afinador dar a nota nao presta.

    afrouxe a corda e corra o carrinho, depois, afine novamente e teste.

    repita esse procedimento ateh que esteja tudo perfeito e aih sim passe para a corda seguinte.

    faca em todas as cordas sempre reafinando a guitarra inteira.

    por fim, verifique uma a uma e faca as correcoes necessarias.

    uma dica: faca isso com a guitarra em algum lugar que voce possa ouvir o tom ou com um afinador que de para ouvir de um amp para que voce possa memorizar esses sons.

    e MUITO IMPORTANTE: utilize-se de um jogo de cordas novas para esse procedimento e aproveite que vai trocar tudo e faca uma limpeza no seu instrumento.

    Konrad
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    prog_jam

    Obrigado pelas informações.....

    Mas deixe-me explicar novamente. Já me utilizo de um afinador digital com precisão centesimal; o fato é que me é quase impossível conseguir o 0%, consigo um ajuste decente, com no máximo 2% de variabilidade. Minha questão seria melhor posta desta maneira:

    Considerando todos os factores que podem vir a interferir na afinação, de umidade, até a própria pressão exercida por meus dedos, que pode e vai ser variável, é possível conseguir um ajuste perfeito?

    Abç

    prog_jam
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    brunoliam

    respondendo: sim, eh possivel. minha guitarra (a telecaster) possui a afinacao de oitavas simplesmente perfeita. O ponteiro do afinador nao chega nem a oscilar.

    mmayorca
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    tenho uma dúvida em relaçao as oitavas:

    nessa Les Paul a oitavas já são reguladas ''fixamente''? porque a ponte não têm como regular...

    Les Paul Jr.

    Konrad
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    prog_jam
    brunoliam

    respondendo: sim, eh possivel. minha guitarra (a telecaster) possui a afinacao de oitavas simplesmente perfeita. O ponteiro do afinador nao chega nem a oscilar.


    Certo. Obrigado. (Inveja de você).

    Vou me dedicar aqui à afinação e tentar chegar a esse patamar.... ehehhe

    Abç

    Decitar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    prog_jam
    A sua guitarra não possui nenhuma variação em sua escala inteira?
    Acho isso meio que impossível amigo...não querendo duvidar de você...
    Mas se fosse assim, não existiria as guitarras com trastes tortos pros wannabe ouvido absoluto...
    Você tem certeza que o que você diz procede?

    thanatos
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: thanatos
    · votar


    ...

    Decitar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    prog_jam
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/211944/p1
    Lembrei de você!
    Só não tinha certeza daonde...mas o ler "tele" várias vezes lembrei!
    Você é o doidão da guitarra de 9kgs! hehehe

    Abraços! e por favor, não se esqueça da minha pergunta!

    Konrad
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Decitar
    prog_jam
    A sua guitarra não possui nenhuma variação em sua escala inteira?
    Acho isso meio que impossível amigo...não querendo duvidar de você...
    Mas se fosse assim, não existiria as guitarras com trastes tortos pros wannabe ouvido absoluto...
    Você tem certeza que o que você diz procede?


    Minha dúvida também. Afinal se for um afinador de alta precisão, por exemplo esses de pc, AP Tuner, que mostram até 0,01%, mesmo assim é possível?

    Abç

    Konrad
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    mmayorca
    tenho uma dúvida em relaçao as oitavas:

    nessa Les Paul a oitavas já são reguladas ''fixamente''? porque a ponte não têm como regular...


    É vero. Mas não há regulagem de altura, ao menos? pela foto não pude ver....

    prog_jam
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: prog_jam
    · votar


    Decitar
    brunoliam
    Ha muito pouquinho quando se anda pelo braco, mas as oitavas sao simplesmente perfeitas. Nunca testei num afinador desses nao. Usei aquele famoso Boss TU qualquer coisa, que eh um afinador muito preciso e eh analogico. Fiquei pasmo tambem com isso, principalmente porque ajustei as oitavas de ouvido primeiro. Quando do afinador foi soh constatar o que jah achava.

    Decitar
    Eu mesmo. Guitarrinha maravilhosa.... Atualmente ela estah com mal contato na chave seletora, mas assim que eu conseguir outra com qualidade pra comprar faco a substituicao. E lembrei de mais uma coisinha: disse errado sobre a madeira. Ela nao eh de Swamp Ash, mas sim de Maple. Tem foto dela num topico do MauricioBahia sobre o braco da telecaster dele.

    brunoliam
    Com relacao a essa LP, a regulagem de altura ela tem sim. A outra tambem deve ter, mas nao sei como funciona.

    Konrad
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    prog_jam
    ecitar
    brunoliam
    Ha muito pouquinho quando se anda pelo braco, mas as oitavas sao simplesmente perfeitas. Nunca testei num afinador desses nao.


    Muito pouco quanto? Não duvido de você não, é sou curiosidade.

    Abç

    prog_jam
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Imperceptivel a "ouvido nu"...
    Cara, meu ouvido eh muito chato pra essas coisas. Meio coma pra mim jah eh irritante...

    Bom, de qualquer maneira vai aqui uma dica pra sua guitarra estar sempre o mais temperada possivel em sua afinacao:

    1 - afine o La.

    2 - de o harmonico do La na 12a e afine o La da corda 3 pressionando na 2a casa.

    3 - pressione a nota Re na terceira corda (casa 7) e afine o harmonico da 12a da corda 4.

    4 - agora, com o harmonico da 12a da corda 4, afine o Re da 3a casa da segunda corda.

    5 - com a nota Mi da segunda casa da corda 4, afine o harmonico da 12a da 6a corda.

    6 - por fim, toque o harmonico da 5a casa da corda 6 e afine a corda 1.

    Matando a tua curiosidade, nao ha variacao significativa (ou seja, a nota nao oscila, apesar de o ponteiro dar uma sutil tremidinha - quando dah - ) em nenhuma das notas citadas acima em minha guitarra.

    Konrad
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    prog_jam

    Obrigado mais uma vez. E afinação por harmónicos é sempre bem precisa e mostra qualquer diferença, por mínima que seja....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuste de oitavas