Corpo em BASSWOOD é bom?

Autor Mensagem
ESP
Veterano
# dez/03


Corpo em BASSWOOD é bom?

Obrigado

guschard
Veterano
# dez/03
· votar


eh
eh o corpo das jacksons

crowley666
Veterano
# dez/03
· votar


gushard

A maioria das Jacksons são de Alder, a Ibanez que usa bastante Basswood

ESP
Eh bom sim, basswood eh leve e tem um som parecido com mahogny

guschard
Veterano
# dez/03
· votar


crowley666
ah, confundi

The Hellraiser
Veterano
# dez/03
· votar


A minha é em basswood, é uma madeira bem leve, porém tem um timbre bom...

caiohleal
Veterano
# dez/03
· votar


vcs acham q uma les paul em basswood vai ter quase o mesmo peso de uma em mohogany?

janick
Veterano
# dez/03
· votar


algumas guitarras da esp sao feitas de basswood

guschard
Veterano
# dez/03
· votar


caiohleal
mesmo peso em som ou em kg???
tanto faz, pq acho q eh resposta eh naum
hehehe
com o mogno o som fica diferente e a guita fica mais pesada(kg)

caiohleal
Veterano
# dez/03
· votar


guschard
eu estava me referindo ao som... hehe

jimmypagelf
Veterano
# dez/03
· votar


ESP

cara essa madeira e boa mesmo

caiohleal
Veterano
# dez/03
· votar


jimmypagelf
vc sabe se ela da um pesado, sustain, qualidade no timbre?

Ulver
Veterano
# dez/03
· votar


qual seria o melhor tipo de madeira p peso(som) e sustain???

caiohleal
Veterano
# dez/03
· votar


Ulver
mogno (mohogany)

Will Bejar
Veterano
# fev/09
· votar


DESENTERRANDO:

Basswood: Uma opção boa e barata

O basswood é uma madeira muito utilizada em diversas guitarras. Tem se mostrado uma boa alternativa devido ao baixo custo e a sua abundância - ela é facilmente reflorestável. Suas características a tornam indicada para a construção de corpos de guitarra, mas não de braços.

Não possui resistência estrutural necessária. Por ser uma madeira leve, muitos guitarristas têm optado pelo basswood. Além disso, sua coloração clareada, de veios uniformes, deixam o instrumento com um ar refinado para aqueles que não querem pintar seus instrumentos. Típica do hemisfério norte, quem estiver no Brasil e quiser uma guitarra com características semelhantes pode adquirir madeiras como o pinho e o marupá (ou caxeta).

http://guitarplayer.uol.com.br/dicasdemanutencao/index.asp?pagina=1

Blue Jazz
Veterano
# fev/09
· votar


Basswood é legal, nada contra e muuuuito a favor; mas se tratando de sustain nem de longe ela passa perto do mogno.

rcagliari
Veterano
# fev/09
· votar


De todas as madeiras "nobres" pra se usar na guitarra (basswood, maple, ash, cedro, etc, etc), nenhuma é ruim. A diferença (sutil) de timbre que geram, pra quem consegue ouví-la, é pura questão de gosto.

Will Bejar
Veterano
# fev/09
· votar


Então, eu tava até querendo trocar uma Squier California por uma de outra madeira...mas acabei por me convencer de que é essa mesmo que eu vou ficar. Afinal, eu tenho outra Strato (Fender American Traditional) só com singles, e a Squier é totalmente diferente (timbre) pois tem um humbucker e o corpo em basswood!!!

rcagliari
Veterano
# fev/09
· votar


Will Bejar

Eu acho que a grande diferença que você vê aí é muito mais por conta do humbucker do que pela madeira.

Will Bejar
Veterano
# fev/09
· votar


rcagliari
Bom, esse final de semana eu fiz o teste...a minha Squier tem o defasador, entãp comparei single x "single"...dá pra perceber a diferença, mas como a idéia de ter outra guitarra é ter outra característica, não vale a pena gastar com isso agora!!!

rcagliari
Veterano
# fev/09
· votar


Will Bejar

Mesmo com o defasador, você continua tendo guitarras com captadores diferentes. O ideal, pra avaliar o grau aproximado de influência da madeira no timbre, seria fazer o teste com guitarras equipadas com captadores iguais, jogos iguais de ferragens, mesmo formato/volume de corpo e braço e mesmo ampli, de preferência sem nenhum efeito. A grande questão: quem tem saco pra fazer isso?

Blue Jazz
Veterano
# fev/09
· votar


rcagliari,

Pegue dois violões de luthier, um com tampo de pinho e outro com tampo de cedro - porque de luthier? Porque, regra geral, eles utilizam boas madeiras: existe o pinho alemão AAA e o pinho vagabundo ou até mesmo verde, dizer que uma madeira é "nobre" não confere a ela um status de "boa", todas tem diferentes níveis, que vão da densidade à idade, sem dizer que, se um cara cortar errado, já era. Bem, uma vez com os dois instrumentos na mão, toque, ou peça para alguém tocar (alguém que SAIBA tocar de verdade, que tenha um bom nível, porque não adianta um iniciante ter um Torres nas mãos, que vai soar pior do que qualquer profissional com um Giannini série estudo) e compare: você verá que as diferenças entre as madeiras não serão nada sutis.

two
Veterano
# fev/09
· votar


Blue Jazz
E ai cara, blz??

Vc ainda tem a Maison semi-acustica?

SpectrosGuitarman
Veterano
# fev/09
· votar


as 4 primeiras letras me dizem que não é madeira pra guitarra

rcagliari
Veterano
# fev/09
· votar


Blue Jazz

Concordo que não serão sutis, como não é nada sutil a diferença entre um violão e uma guitarra sólida. O vibração que você ouve do violão é 110% decorrente dele próprio, isto é, não há intermediação de nenhum equipamento, a não ser o próprio instrumento, entre o estímulo das cordas e a som que chega aos ouvidos. Assim, a madeira empregada na construção do violão me parece ser DECISIVA na qualidade da sonoridade produzida, como você bem disse. Já a guitarra sólida tem um zilhão de coisas que interferem nesse processo: primeiro, não há acústica, de modo que a sonoridade produzida pela ressonância da madeira é tímida - do contrário não haveria necessidade de um amplificador; depois, entra o captador, cuja infinidade de tipos e possibilidade de combinações agrega inúmeras outras características; enfim, o amplificador, que é a pedra de toque na produção do timbre de qualquer guitarrista.

Eu, particularmente, acredito que qualquer madeira "nobre" (assim qualifiquei pra designar as madeiras usualmente utilizadas na fabricação de instrumentos de verdade, diferenciando-as de compensados e porcarias do gênero) é boa, sim. Por que não seria?! Os "níveis diferentes" a que você se referiu produzem diferentes timbres, cada qual muito bom segundo exclusivamente o gosto do freguês, já que não há critério objetivo para avaliar qual timbre é o bom e qual não é. Quanto ao corte errado, esse é outro problema, não concorda?

Repito: não disse que o tipo de madeira não interfere no timbre produzido pelo instrumento. Só disse que, em se tratando de uma guitarra (sólida, que me parece ser o que todos aqui estão pensando), a diferença de timbre em decorrência da madeira utilizada pode não ser assim tão perceptível. Talvez até seja para um luthier muito experiente. Mas, para 95% dos guitarristas e 100% dos ouvintes "não luthiers" não é.

two
Veterano
# fev/09
· votar


as 4 primeiras letras me dizem que não é madeira pra guitarra

Nunca li uma merd****** tão grande.

Basswood é uma madeira que timbra melhor com captadores de alto ganho, mas isso não quer dizer que não possa ser usado em outros tipos. É uma madeira muito boa para o que se propõe, no entanto é injustiçada, pois é uma madeira da baixo custo e encontrada com abundância, sendo muito utilizada por marcas baratas de guitarra.

Mas vejam a Ibanez JS1000 ou JS1200, feita em Basswood e tem um timbre muito legal para o que a guitarra é proposta.

SpectrosGuitarman
Veterano
# fev/09
· votar


two
qual é, tava zuando, tenho uma LP de basswood -.-"

mas mesmo assim, eu tenho meus preconceitos sim, não são iguais a guitas de mogno.

Guardião Washburn
Veterano
# fev/09
· votar


tenho uma washburn em basswood e tem um sustain e peso bons.

rcagliari
Veterano
# fev/09
· votar


two
Mas vejam a Ibanez JS1000 ou JS1200, feita em Basswood e tem um timbre muito legal para o que a guitarra é proposta.

E eu que sempre achei que fossem em mogno...

Suicide Messiah
Veterano
# fev/09
· votar


Algumas LTD também são em basswood. Acho boa sim, com bons caps fica quase tão bom quanto mogno.

two
Veterano
# fev/09
· votar


SpectrosGuitarman
Nem as guitarras em ash são iguais às de Mogno....
Nenhuma madeira é igual a outra.

Cada medeira tem um som diferente da outra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Corpo em BASSWOOD é bom?