G3 é para os fracos, o foda é o JG5

Autor Mensagem
Maiquison G
Veterano
# out/10 · Editado por: Maiquison G
· votar


Rapaz, se tu aprendeu isso na Federal de Alagoas, a coisa tá é ruim por aí viu.

O amigo Nichendrix acho que vc entendeu errado em nenhum momento eu disse que eu aprendi isso na universidade daqui,outra acho que vc deveria respeita a galera por aqu dizendo que o ensino daqui ta ruim pq aqui tem gente muito melhor que você.

Outra quando falei que o jazz não é o que toca,mas sim como se toca não estou falando asneira não,isso são apenas que ums profissionais acreditam dessa forma outras não,no nosso caso somos de correntes diferentes,mas que ambas se respeitam e se consideram cada um com sua opnião,ambas corretas.

outra aqui jazz não é só Harmonia,elementos absolutamentes necessarios são o swing e a improvisão,acredite vc ou não,ache que eu estou errado ou não.nesse ponto eu estou seguro de que estou correto.Nenhuma apresentação ou gravação de jazz está completa se não contiver algum trecho improvisado. Uma peça de jazz 100% escrita e fixada na partitura é uma contradição.então existe sim a espontaneabilidade.

O que, diga-se de passagem, indica que peças como a "Suíte para Flauta e Piano de Jazz", de Claude Bolling, embora muito agradáveis de se ouvir, não são propriamente jazz. Fazer jazz significa assumir um risco - o risco de se confrontar com o silêncio e preenchê-lo com um discurso inédito e próprio, o risco de ser um "compositor instantâneo", como dizia Charles Mingus.


Então amigo não venha dizer que eu estou falando merda, não venha se achar o dono da verdade e do conhecimento,pois merda disse vc quando veio fazer uma comparação idiota dessa,"G3 é para os fracos" então amigo porque vc não chega ao nivel deles, conheço como mestre Steve Vai,e não Nichendrix se fosse fosse o bom vc tava lá no lugar dele, e não ele.
steve vai, além de ser um mestre na guitarra,tem conhecimento o suficiente de não ficar que nem um besta criando topicos idiotas querendo comparar A com B.
Se vc fosse esse tão bom entendedor de música como se achar deveria pelo menos saber que música é relativa não existe essa de que esse é melhor esse é pior,pra vc um é melhor pra outros não.
Nunca vamos chegar a uma definição dessa, nem mesmo Hendrix é totalmente considerado o melhor de todos os tempo existe muitos que o contrarian e argumentam o porque de o não o considerarem o melhor.
Agora essa sua lista ta fraca pq quase ninguem conheci,e que é bom se destaca,chama a atenção,atrai a midia,pergunte pra qualquer um se conheci steve vai que ele provavelmente conhecerá,agora esses ai da sua lista que nem lembro o nome mesmo de nenhum.
Quem é bom,quem é o cara, é considerado por todos(imprenssa,midia,musicos,conhecimente,popularidade),ja quem não é, é menos conhecido menos valorizado.
é onde sua lista ta mas proximo então,não vou ficar aqui como idiota discutindo um assunto ridiculo como esse.
Creio que os forum de músicas que existem por ai a fora,que faço parte de vários, são únicos para tirar dúvidas,e ajudar.
e não para gerar contritos.
sabe porque? porque sempre vai aver alguem que não concorda que tem o gosto musical diferente.na oportunidade foi o meu,mas ne outra poderá ser outra pessoa.
então com todo o respeito e educação,respeito a sua opnião como
quero que vc respeite a minha.
falow abraço a todos

nichendrix
Veterano
# out/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Maiquison G
O amigo Nichendrix acho que vc entendeu errado, em nenhum momento eu disse que eu aprendi isso na universidade daqui,outra acho que vc deveria respeita a galera por aqui dizendo que o ensino daqui ta ruim pq aqui tem gente muito melhor que você.

Cara, onde você disse, foi bem aqui:
1° lugar:Estou no 3 ano da faculdade de música de uma universidade federal falta pouco para concluir e uma coisa eu digo eu estudei bastante a história e contribuições para música

Se você não quis dizer o que disse, deveria primeiro aprender a escrever corretamente, porque realmente tem trechos dos seus 2 posts que são virtualmente impossíveis de se entender sem ter que reler, já que você usa quase que um dialeto estranho do português.

E sinceramente, eu não desrespeitei Alagoas não, até porque é um lugar que eu até gosto bastante, sempre que vou para Salvador de carro, se puder escolho ir pela costa pra passar por Maceió. O que eu realmente fico me perguntando é se realmente tem como um aluno de universidade federal falar os desvarios que você falou, por isso tem um SE antes da afirmação.

Sobre o Jazz, realmente tudo que você fala mostra um conhecimento muito superficial do estilo. Tal Farlow é provavelmente uma das poucas unanimidades no Jazz e o Scofield tem mais capas na Guitar Player e na Guitar World do que o Steve Vai e o Satriani juntos.

Eu até entenderia você dizer que não conhece os outros, já que são pouco conhecidos da midia normal, mas figurinhas fáceis em qualquer Guitar Player, Guitar World ou o que quer que seja, mas saiu da midia especializada no Jazz ou na Guitarra, são pouco conhecidos mesmo.

Em momento algum eu disse que o improviso não é parte importante no Jazz, até porque improviso não é elemento da musica, até que inventem outro jeito de combinar notas, só existem harmonia, melodia e ritmo.

Ritmo (que você chama de Swing), é um elemento importante de muitas vertentes do Jazz, mas para outras está longe de estar na lista de prioridades, o mesmo vale para a melodia, para algumas variantes é muito importante, para outras não. O único dos 3 elementos da música que é universal em todas as vertentes do jazz é a Harmonia, todas as variantes tem ela como elemento fundamental, e em algumas vertentes até em detrimento do resto.

Sobre jazz e partituras, acho que você nunca viu o real book e nem parou para estudar a estrutura do jazz. Todo Jazz tem 5 partes, Introdução, Tema, Improviso, Repetição do Tema, Finalização. Não varia, do Ragtime até Smooth Jazz, essa é a estrutura de como as musicas são executadas. A maioria dos músicos de jazz lê e escreve partitura e dos anos 60 pra cá é raro ver um que não tem pelo menos graduação em música. Inclusive algumas histórias sobre partituras são até lendárias, como o fato de que o Charlie Parker, sempre que compunha uma musica ia bater de madrugada bêbado na casa do Dizzie Gillespie, acordando ele e a família dele tocando a musica até o Dizzie topar escrever a partitura do tema para ele. Afinal é a parte fixa de todo Jazz e a que a maioria registra em partitura.

Eu não sei se você já parou pra fazer o teste. Saia no meio da rua e pergunte pra todo mundo se sabe quem é Steve Vai e Chimbinha depois me diga que isso vai apoiar as suas afirmações sobre quem é bom é reconhecido... hehehehhehehe

Steve Vai, Satriani, Malmsteen, são virtualmente desconhecidos fora do meio em que atuam. Se tu sair em qualquer país do mundo perguntando quem são, a maioria não vai saber, se tu for nos EUA e perguntar, a maioria nunca nem ouviu falar. Até entre guitarristas não "escolados" eles são pouco conhecidos. Quem conhece eles via de regra ou é apreciador do tipo de musica que eles tocam ou então estudou musica (via de regra formalmente). Então longe de serem famosos, eles são tão Zé Ninguém quanto o Larry Carlton, a diferença que o Larry Carlton pelo menos foi o guitarrista do John Lennon e do B.B. King por muitos anos, é mais fácil um leigo conhecer as linhas de guitarra dele em musicas como Stand By Me, Woman, Beautiful Boy, To Know You Is To Love You, do que saber a diferença do Malmsteen pro Steve Vai.

Logo até usando essa lógica torta de reconhecimento é sinônimo de ser bom, o G3 não estaria numa situação muito diferente do Project G5.

Agora tem umas coisas bem interessantes, já que esses caras são um bando de zé ninguém, é difícil explicar porque a Gibson Tal Farlow é uma das guitarras signature mais antigas e de longe a que está há mais tempo em produção (já está em linha há mais de 50 anos). Todos alí tem guitarras signatures, Scofield é o endoser mais antigo da Ibanez, precede até mesmo Steve Vai e Satriani, Larry Corriel basicamente quem fez o nome da Cort, Larry Carlton já teve incontáveis signature na Gibson e é tão conhecido por usar ES-335 que tem o apelido de Mr. 335 (dado pela Guitar Player americana e popularizado pelo New York Times), Albercrombie só nunca teve uma signature porque nunca quis, já que Yamaha, Gibson entre outras marcas tentaram fazer signature dele e ele nunca aceitou.

E acredite uma signature de qualquer um desses caras tem o preço na base de 3 Ibanez JEM Top de linha. Quem paga isso por uma guitarra signature de um zé ninguém?

Enfim, o fato de você não conhecer os caras, não tornam eles menos importantes ou menos reconhecidos na cena profissional do instrumento.

steve vai alem de ser um mestre na guitarra,tem conhecimento o suficiente de não ficar que nem um besta criando topicos idiotas querendo comparar A com B.

Rapaz, uma vez que tu está comentando nos mesmos tópicos idiotas, você também não é essas cocadas todas não.

Pelo menos lá na primeira página, eu digo que o titulo foi uma brincadeira, uma vez que a maioria quando fala de guitarristas técnicos só lembra do G3, quando existem músicos tão bons e influentes quanto eles, muitas vezes até mais influentes ao longo da história.

Tente contabilizar quantos guitarristas começaram a tocar guitarra ouvindo Tal Farlow dos anos 40 pra cá, com quantos viraram guitarristas por conta do Steve Vai e você talvez se surpreenda.

então amigo porque vc não chega ao nivel deles, conheço como mestre Steve Vai,e não Nichendrix se vc fosse o bom vc tava onde ele esta e não ele.

Pois é, como eu também nunca te vi mais gordo, se você fosse bom também estaria no lugar que ele está.

Pelo menos, eu nunca quis ser músico profissional, comecei a tocar por necessidade, assim como comecei a nadar por necessidade, gosto de nadar, gosto de tocar, mas nunca me propus a virar músico profissional.

Pelo menos eu aprendi tudo certinho, não tento mudar a história e os fatos pra agradar o meu gosto ou justificar meus preconceitos.

No fim sua guerra é inútil, uma vez que que fora o Malmsteen, todos os guitarristas do G3 citam citam guitarristas de jazz (inclusive a maioria dos postados nesse tópico) como suas grandes influências, e não eu.

Maiquison G
Veterano
# out/10 · Editado por: Maiquison G
· votar


Nichendrix

OK cara pelo que vimos e discutimos aqui temos gostos totalmentes diferentes.E jamais iremos chegar a um acordo,afinal cada um curti,ouve e gosta do que quer.

Para deixar bem claro só uma coisa,esse questão de distorcer a história ai da música é pq existem teóricos que acreditam de um jeito e ums de outro, é como ciência e religião cada um tem uma versão de como surgio universo e os seres vivos.

Mas pra parar com a discursão como disse anteriormente,respeito muito seu ponto de vista e reconheço que esses guitarrista ai de jazz tocam muito.
Mas minha opnião continua a mesma a respeito dos guitarristas do G3 que pra mim e para todos os amantes do Rock são os melhores.

Só uma grande dica ai Nichendrix, só tenha cuidado com os titulos dos tópicos quando vc for criar cara.Pois todos aqueles que são amantes do rock curtem muito os trabalhos do G3 e a galera sente-se ofendida quando encontra uma expressão dessa"G3 é para os fracos Foda é JG5" mesmo que seja de brincadeira ofende.

Ninguem queria que alguem fala-se mal de nossa mãe e depois disseci foi de brincadeira,acredito que nenhum engoliria uma dessa.A mesma coisa aplico aqui ao Rock.

Em questão da forma em que eu escrevo aqui no tópico,ficam dizendo que escrevo errado.Bom cara a respeito disso eu não sou o unico,poxa tem gente aqui que escreve fora da regência,grandes erros de concordância e ainda assim querem corrigir os outros.
A forma a que escrevo neste tópico,é a forma da linguagem falada,ai quando passa para o escrito tem gente que acha estranho mesmo.Mas isso não vem ao caso.

Bom espero ter posto um ponto final nessa discursão,respeito seu ponto de vista,assim como quero que respeitem o meu.Eu curto Rock vc curti mas o Jazz mas ambos temos a mesma paixão,a música.
Então acho que temos conhecimento o bastante pra ajudar a galera aqui do fórum em vez de ficarmos discutindo.

Falow...

MMI
Veterano
# out/10
· votar


nichendrix

Boas, amigo Nic.
Cara, comprei um DVD (Blu-ray, na verdade), que como você diz, "é de cair o cú da bunda". É do Larry Carlton com Robben Ford. Mr 335 arrepia... (desculpe, essa não é a melhor, mas foi o que eu achei na net)

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


MMI

Cara, nem me fale nesses dois, eu tenho ouvido muito os dois, especialmente a fase do Larry Carlton no The Crusaders (uma banda que ele tinha nos anos 70, que acompanhou muita gente famosa como B.B. King, John Lennon e Michael Jackson... é incrível como ele tem a capacidade de criar riffs e solos daqueles que grudam no ouvido, ao mesmo tempo sem se sobrepor aos outros instrumentos.

Bom, mais um pouquinho do JG5:



E o video do Roben Ford com o Carlton que tu postou.



MMI
Veterano
# out/10
· votar


nichendrix

Mr 335 é foderoso...
Só para a galera que não conhece muito, Robben Ford tocou com Joni Mitchell, Jimmy Witherspoon, Miles Davis, George Harrison, Phil Lesh, Bonnie Raitt, Claus Ogerman, Michael McDonald, Keith Richards e por aí vai...
Sugiro que quando você puder, assista esse show dos dois, eles tocam blues nesse show, tem versões como "Rock Me Baby" que são muito legais. Vai por mim...

ViniciusB
Veterano
# out/10
· votar


massa!

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


MMI

Mudando um pouco o instrumento, tem uma galerinha no fórum que não curte muito a ideia do jazz ser uma música de tão alto nível quanto a música erudita, mas esse video aqui é de um programa que eu queria que saisse em DVD (ou Blu-Ray) pra eu comprar, que é o programa do André Previn, que na época era maestro da London Symphony Orchestra e depois da Royal Philharmonic Orchestra.

No caso ele entrevista o Oscar Peterson, e fazem diversos duetos ao longo do programa, tanto de jazz quanto de erudito.



MMI
Veterano
# out/10
· votar


nichendrix

Impressionante! Com certeza, o jazz é o tipo de música que mais se aproxima do erudito. lembro de uma entrevista, acho que era o Isaac Karabtchevsky, se eu não me engano... Ele explicava sobre música popular x erudita. A dita "erudita", explicava ele, se chama assim porque requer uma erudição, é mais difícil de se entender, não é das massas, é mais elaborada.

Como você bem sabe, eu adoro blues, rock e a parte "boa" do que se refere como "popular". Para mim está ótimo o que Keith Richards disse, "all you need to play it is five strings, two notes, two fingers and one asshole". Por sorte, alguns familiares tocaram muita música "erudita" desde criancinha para mim, estudei muitos anos de piano, assim consigo entender minimamente este tipo de música. Por consequência, curto o tal do jazz, mas entendo que é algo meio difícil de ouvir. Aliás, hoje mesmo comprei um CD do Pizzarelli que me deixou bestificado...

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


MMI

É eu tive uma introdução menos suave, em casa era It's Only Rock and Roll... but I like it... ehhehee

Minha mãe sempre gostou de umas coisinhas da Sarah Vaughan, Nat King Cole, Sinatra, mas em geral era rock, blues, soul, pop e bossa. Quando entrei no saxofone, foi um choque inicial muito grande... logo eu era criança, mas alguns meses depois o professor me passou uns bolachões do Charlie Parker, e eu pirei... hehhehehe

O cara é basicamente o Jimi Hendrix do saxofone e do jazz em geral, então foi muito doido ouvir ele, na mesma hora me identifiquei.

Engraçado que o pessoal pensa que pra gostar de Jazz precisa deixar de gostar de Rock and Roll e Blues, precisam ouvir um pouco do começo dessas coisas, quando Jazz e Blues eram virtualmente a mesma coisa e quando o Rockabilly era basicamente uma mistura de Jazz e Rhythm and Blues. Quando você pega Charlie Christian, T-Bone Walker e Scotty Moore, vê que a coisa é bem mais próxima até do que o que as aulas do Duke Robillard tentam mostrar que são.

No geral o Jazz me permitiu gostar mais dos outros estilos, do Punk ao Erudito, parece que depois que você começa a olhar a musica como um todo (no meu caso se deu com o Jazz), a música de repente só conhece dois tipos, boa e ruim.

MMI
Veterano
# out/10
· votar


nichendrix

hahahaha... Nem tão suave. Meus pais gostavam desse pessoal também, mas meu irmão (mais velho) me mostrava o rock, Led, Pink Floyd, e foi esse vírus que me infectou para o resto da vida. Aí eu, ignorante, fazia como muito garoto daqui, "música clássica e jazz não presta, eu sou do rock!". Mas ouvia sim... Como disse, demora um pouco para se entender essa vertente mais erudita da música. Mas até hoje, se me perguntam que tipo de música eu curto, a primeira coisa que vem à cabeça é ROCK! Talvez você também, senão seria Nicparker, Nicmontgomery, sei lá o que... hehehehehe

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


MMI

É por aí mesmo... o rock é uma doença auto-imune... heheheheheh

Konrad
Veterano
# out/10
· votar


MMI
nichendrix
Nicparker, Nicmontgomery

Nichchristian, Nichfarlow (esse ficou legal)

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


Konrad

Que onda... heheheheehehehe

TG Aoshi
Veterano
# out/10
· votar


nichendrix
No geral o Jazz me permitiu gostar mais dos outros estilos, do Punk ao Erudito, parece que depois que você começa a olhar a musica como um todo (no meu caso se deu com o Jazz), a música de repente só conhece dois tipos, boa e ruim.

hehue! Engraçado que comigo foi a mesma coisa. Depois que comecei a escutar músicas (e músicos!) mais ligados ao Jazz é que comecei a não só a olhar a música como um todo, mas também a escutá-la com maior detalhismo.

Foi onde também, talvez mais por causa dos artistas que ouvia, que por causa do Jazz em si (até porque, apesar da influência clara, quase todos esses artistas não se encaixavam bem nesse estilo), que comecei a me livrar desse (mal) negócio que chamam de gênero musical (huehuehu! =p).

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


MMI

Mas é o tipo da coisa, o Keith Richards de vez em quando toca uns jazzinhos, o Charlie e o Brian Jones também tocavam em bandas de jazz, o Charlie inclusive tem uma banda de jazz e de vez em quando sai em turnê nela. O Page também tocou muito a fase mais jazzy da cena musical londrina, junto com o Jack Bruce e em menor grau até o Clapton pegou um pouco essa fase e o cd mais novo dele é um grande testamento disso.

TG Aoshi

É uma hora a cabeça e o ouvido sentem a necessidade de ir mais longe e de sair da mesmice, aí que vem o grande pulo do gato... hehehehhe

MMI
Veterano
# out/10
· votar


nichendrix

Exatamente. Muitos desses caras mais "míticos" passaram por uma fase jazz ou pelo menos admiram. Até mesmo o Eddie Van Halen nesse período de inatividade da banda declarou que ouviu muito e estudou música erudita e jazz.

Aliás, o Eddie (que acho um dos deuses do rock) acabou por deflagrar sem querer um câncer, que é a noção de guitarrista quanto mais rápido melhor, técnica e qualidade é sinônimo de velocidade. Até hoje muito garoto pensa assim e acho que até algumas bandas que parecem uma diarréia de notas (porque no final o que sai é uma mer** mesmo) também assim o acham. Quem percebe que não é uma questão de velocidade e começa a querer sair e entender cromatismos, escalas, polirritmias, aquelas modulações malucas etc., o caminho obrigatório é o jazz.

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# out/10
· votar


nichendrix
TG Aoshi
E olha q comigo aconteceu exatamente o mesmo rsrs.

clebergf
Veterano
# fev/12
· votar


Mas que tópico maravilhoso...merece o up com certeza. :D

Johnpdv
Veterano
# fev/12
· votar


As vezes me sinto mal por não conseguir gostar de Jazz, será que tem algo errado com meus ouvidos? :( ... os caras mandam muito, mas pra mim, esse som nunca vai me fazer arrepiar os pelos do corpo. O que vale é o que cada um sente com a musica.

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


Johnpdv

será que tem algo errado com meus ouvidos?

Não, provavelmente com sua idade. Não diga dessa água não beberei, pode ser que quando você estiver com o dobro de sua idade, estará se arrepiando com um cara desses.
O que vale é o que cada um sente com a musica. (2)

folha_nunes
Veterano
# fev/12
· votar


John Patitucci só tocou com fera a vida toda.

o baixista de sorte.

quer dizer: sorte não, competência.

clebergf
Veterano
# fev/12
· votar


Johnpdv

Que isso cara...fica de boa, pode ser com o tempo vc irá curtir ou não...e isso é normal, tem vários músicos fodas de outros estilos que não escutam jazz.
Esse seu pensamento vem do fato de o estilo ser endeusado por alguns como um dos estilos supremos da música, mas longe disso, é apenas mais um estilo musical e que pode agradar ou não....

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


A formação inclui quatro dos maiores guitarristas do século XX, são eles:

Tal Farlow
John Abercrombie
Larry Carlton
Larry Coryell
John Scofield



http://javafree.uol.com.br/files_user/files/1/50/D3/jackie-chan-meme.p ng

Vinícius Iron
Veterano
# fev/12
· votar


Eu tenho alta preferência do Jazz Fusion sobre o Jazz Clássico, mas ainda sim curto ouvir esses caras. Ainda quero dar uma estudada nos acordes, escalas e fraseados do Jazz para incorporar na minha música. É isso tipo de estudo que separa um guitarrista comum de um avançado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a G3 é para os fracos, o foda é o JG5