Tocar em uma banda famosa deve ser uma merda.

Autor Mensagem
bruno_novatorj
Membro Novato
# out/16
· votar


Minha opinião:

1º Não da pra comparar um trabalho normal em um escritório com uma banda.
2º não da pra comparar uma banda cover ou autoral de pouca expressão com uma banda de sucesso mundial.

Tudo na vida tem rotina, mas se fosse faz o que gosta, esse desgaste é mais suave..

sandroguiraldo
Veterano
# out/16
· votar


Não tenho uma banda atualmente, mas toco na igreja há 15 anos.
Minha rotina de "shows" hoje é quarta e domingo eventualmente um sábado. Sei que toco mais vezes que pessoas que estão ralando com banda própria.

Embora não sejamos uma banda no sentido mais aceito da palavra, não deixamos de ser uma, porque tocamos juntos já há 2 anos nessa formação.

O repertório não é tão variado. Temos cerca de 150 músicas no repertório, mas as reuniões semanais giram em torno das mesmas últimas 25 músicas.

Detalhe: o público é sempre quase o mesmo.

Tem algumas coisas que funcionam bem pra mim e embora saiba que não funcionará bem pra todos, quero exemplificar:

*Tocamos covers de outros artistas gospel, mas temos autonomia nos arranjos. Muitos podem não concordar, mas se for pra tocar igual a gravação, coloca o CD pra tocar.

*Por poder tocar mais livre, a música tem um esqueleto que respeitamos; melodia, acordes, passagens, mas podemos improvisar no meio dela, acrescer um solo, deixar um momento "só as vozes". A música nunca sai igual 2 vezes. Isso é bom? Isso é ruim? Depende...

*Alguns integrantes desse grupo tem horários de trabalho mais complicados e nem sempre podem estar em todas celebrações. Guitarrista vira batera... batera vira baixista e por aí vai. Geralmente os músicos de igreja sempre tocam mais de um instrumento, justamente por isso.

*Às vezes, uma mulher canta uma música de homem; nossa principal vocalista canta músicas do Juliano Son por exemplo...

Tudo o que citei pode não ser a situação ideal, nem representar a realidade de outras bandas, mas pra nós tem dado muito certo. Cada culto é diferente, o clima é diferente, nunca se sabe ao certo como as coisas irão acontecer, no lado bom da coisa.

Às vezes tocamos uma música e, no melhor evangeliquês, "o fogo pega". O pessoal começa a dançar e a cantar. Se você nunca teve a oportunidade, sugiro pelo menos conhecer o trabalho da Bethel Church, uma de nossas inspirações, pra entender melhor o que estou dizendo.

daimon blackfire
Membro Novato
# out/16
· votar


Imagina a vida do Slash

bruno_novatorj
Membro Novato
# out/16
· votar


daimon blackfire

Aposto que deve ser muito mais emocionante e interessante que a minha kkkkkkkkk

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Na verdade a visão de muitos meu caro entamoeba é de quem rala a semana toda e vai tocar no final, mas com a profissionalização, é isso que tu faz...

Antes tinha que encarar o computador e algumas pilhas de papel no escritório, como músico tens que encarar o instrumento, e muita, mas muita gente chata, porque eles são quem te levam aonde tu quer ir... É o famoso "fazer sala"... As vezes ouvir baboseiras e concordar pela frente ao menos...

Claro, tem seu lado legal... Fora de horário comercial ir pra um bar, beber umas cervejas ao longo do dia entre um som e outro... É essa liberdade, de ir fumar meu cigarro quando eu quero, o motivo mor que me faz ralar cada dia mais, pra não precisar sair do ramo...

Como tudo na vida, tende a cair na monotonia rotineira...

bezerrabru
JJJ

Exatamente... Quem gosta de tocar é feliz tocando, adicionando seus elementos a música e tal... Pode ser feliz no gênero que for...

bezerrabru
Veterano
# out/16
· votar


Ismah
Exatamente o que eu penso... Ser feliz tocando o que gosto...
Música pra mim é prazer....

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


sandroguiraldo
A música nunca sai igual 2 vezes. Isso é bom? Isso é ruim? Depende...

Isso é ao vivo, bicho, até ACDC que é igual do começo ao fim da carreira rola dessas... Em região X a música Y é a preferida na outra região, gostam mais da Z e tal... Montar repertório para banda como tal, envolve uma pesquisa legal nas rádios o que está mais em alta - claro os carros chefes são indispensáveis, mas não creio que ACDC tenha 2 horas de sucessos plenos para executar - posso estar enganado.

batera vira baixista e por aí vai. Geralmente os músicos de igreja sempre tocam mais de um instrumento, justamente por isso

Isso é o que uma banda de baile faz - vide Roupa Nova. O batera não quer ser conhecido como O BATERA DA IGREJA TAL - ou até quer, mas normalmente não, pois é visto como sendo "para deus" e não "para os homens"... Não há aquela disputa de ego "EU sou o vocalista", não importa quem cante, importa que catem.

O que geralmente acontece em bandas de baile também é rotacionar por estilos, pois uma música calma e suave, não poderia ter o vocal do finado Lemmy Killmister, que é rouco e rasgado.

Às vezes, uma mulher canta uma música de homem

Isso é normal, aqui também rola um som da Joan Jett, Janis Joplin, e a voz do cara é totalmente outra. Essa é a vantagem de ter mais de um canário que é mais comum em igrejas e bandas de baile... Dá para jogar com timbres...

E vale a regra de que cada um crê que arte musical está em um estilo. Isso faz com que quem escute rock cante como quem canta rock, que envolvem temas, técnicas e demais detalhes, que caracterizam o rock... Não que isso o impeça de cantar outras coisas, mas vai sair descaracterizado...

E quando tentam dá nisso...
https://globoplay.globo.com/v/3675671/

https://www.youtube.com/watch?v=EAoE5PuCaR4
(assista todos dessa play list)

sugiro pelo menos conhecer o trabalho da Bethel Church

Eles são referenciais para engenheiros também. São um p*&# trabalho bem feito...!

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


bezerrabru
Exatamente o que eu penso... Ser feliz tocando o que gosto...

Tem gente que é feliz só tocando, não importa o que seja.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar em uma banda famosa deve ser uma merda.