O Set ideal de Caps para Strato - Muitas dúvidas!

Autor Mensagem
steel_guitar
Veterano
# set/10


Fala pessoal, td bem?

Peço desculpas desde já por estar criando MAIS UM TÓPICO, contendo um assunto tão "batido" quanto esse.

Mas a questão é que pesquisei, pesquisei e pesquisei... e acabei ficando com mais dúvidas ainda.
As opções de caps e as sugestões de combinações feitas pelos colegas de forum são tantas (e igualmente tão interessantes) que acabei ficando num DILEMA!
Por isso resolvi arriscar, e abrir um tópico para falar mais específicamente sobre meu caso.

Bom, vamo lá:

To com uma Tagima T635, e estou pensando em trocar os caps dela!
Toco muito John Mayer, Eric Clapton, U2.... e em geral muito Pop, PopRock e Blues....
Por isso, preciso de uma combinação de captadores versátil, que valorize os sons limpos, e que tbm me dê peso e definição nos solos, com o mínimo de ruído possível.

Pesquisando no forum, achei uma série de boas alternativas... mas fiquei mais confuso ainda, e não sei por qual optar.
Vamos a algumas delas:
(Fiquem a vontade para "misturar" as combinações que lancei ai embaixo, certo?) =]

Ponte: Seymour Duncan Hot Rails (com chave para defasar)
Meio: Lace Sensor Gold
Braço: Seymour Duncan Little 59 (com chave para defasar)

Ponte: Dimarzio Fast Track 2 (com chave para defasar)
Meio: Dimarzio Area 58
Braço: Dimarzio HS-2

Ponte: Seymour Duncan Hot Rails (com chave para defasar)
Meio: Dimarzio HS-2
Braço: Dimarzio Chooper (com chave para defasar)

Ponte: Seymour Duncan Hot Rails (com chave para defasar)
Meio: Malagoli Traditional Texas
Braço: Malagoli Custom Alnico Blues

Ponte: (Alguma sugestão de humbucker ativo em forma de single?)
Meio: EMG S
Braço: EMG SA


Aproveitando o embalo ae....
Oq vcs acham do kit ativo EMG-T para Telecaster?
Ouvi dizer que são execelentes! Vcs confirmam?

Aguardo o retorno, pessoal!
E agradeço desde já!

Abraços

T-Rodman
Veterano
# set/10
· votar



Toco muito John Mayer, Eric Clapton, U2.... e em geral muito Pop, PopRock e Blues....
Por isso, preciso de uma combinação de captadores versátil, que valorize os sons limpos, e que tbm me dê peso e definição nos solos, com o mínimo de ruído possível.


Se quiser gastar pouco, o Malagoli Multi-tone é um escudo com captadores legais, que faz exatamente isso. Tem os 5 tons básicos e limpos de uma strato, tem mais 4 novas configurações em série que dão outros sons misturando os captadores que dão um outro colorido para o som, principalmente blues na segunda posição.
São captadores em alnico, e por R$ 370 você leva o escudo e os captadores.
Na Tagima, vai precisar de alargar um pouco o buraco para colocar o escudo com as modificações.
Fiz isso em uma guitarra de um amigo, e ninguém se arrependeu.

amplexos

T.

LipeGuitarrero
Veterano
# set/10
· votar


Exatamente o kit que eu vou comprar pra colocar numa sx sst57.
acredito que vai ficad Duca...

MMI
Veterano
# set/10
· votar


steel_guitar

Você precisa definir em linhas gerais o que quer. Se quiser singles, som de strato de verdade, ou se quer humbuckers ou stacks, o que muda e perde a identidade pura de strato, mas fica bom dependendo da aplicação. Eu tenho um set EMG DG-20, que é ativo, pode ser legal em algumas aplicações, mas são bastante fortes, não são tudo isso, são para uma aplicação específica. Os melhores singles que eu conheço são os Lollar, Rio Grande, Van Zandt e o que mais me impressiona, Lindy Fralin. Tem que ver o quanto você quer investir, o que vale a pena para sua Tagima e o que você chama de ideal.

victorhab
Veterano
# set/10
· votar


só SSL-1 seriam perfeitos pra mim...

Só nao entendi pq vc toca John Mayer e quer hot-rails ou humbuckers...

steel_guitar
Veterano
# set/10
· votar


T-Rodman
Fala cara, bão?
Valew pela dica ae!
Entao... eu ouvi msm falar sobre esse kit!
Entretanto, nos reviews que li sobre ele (que surgiram a um certo tempo atrás, logo na época em que esse setup foi lançado), o pessoal tinha uma certa "descrença" frente ao Multi-tone ... Isso pq a Malagoli prometia que com ele era possivel fazer uma série de combinações diferentes, por um preço mais do que acessivel!
Mas... vendo os reveiws feitos pelo Joe Moghrabi, no YouTube, me surpreendi...! O som é muito legal!

No entanto, não sei se foi impressão minha, mas parece que o Multi-tone dá um ruído consideravel, não dá????
E me responde mais uma coisa....
Com esse set, usando a opção dos caps do braço e da ponte ligados juntos, eu conseguiria chegar próximo do som de um hambucker (na ponte)????
Ou então, isso seria possível em alguma outra posição????

Digo isso pq preciso de peso nos solos, mas tbm preciso de qualidade nos sons limpos...
Por isso, nas opções acima, sempre cogitei um mini-humbucker na ponte...!

MMI
E ae, mano...!
Então, cara...
Como disse aí em cima, preciso de peso nos solos, mas tbm preciso de qualidade nos sons limpos...
Por isso sempre pensei em um humbucker em forma de single na ponte...
Tipo... se eu botar uma chave para devasar esse mini-humbuker, e usa-lo defasado junto com o cap do meio (por exemplo), terei tbm uma boa resposta nos sons limpos????

E quanto a configuração:
Ponte: Seymour Duncan Hot Rails (com chave para defasar)
Meio: Malagoli Traditional Texas
Braço: Malagoli Custom Alnico Blues


Oq vcs acham??? Vale a pena????
Ou existe algum outro mini-humbucker (para ponte) que se sairia melhor, visando as duas situações (som saturado e limpo)????

E no caso de uma Telecaster???
Suponhamos que eu colocasse um Hot Rails na ponte.... qual outro cap single casaria legal, para o braço???
(partindo do msm princípio: solos pesados, e bons sons limpos)

Sei que oq estou buscando possa ser utopia!
Mas gostaria de saber se é possível chegar bem próximo ao equilibrio da junção desses dois mundos!


Agradeço desde já!
Abração!

steel_guitar
Veterano
# set/10
· votar


victorhab
Mal aee... seu comentario chegou enquanto eu escrevia o meu....
SSL-1??? Em todas as posições????

Só nao entendi pq vc toca John Mayer e quer hot-rails ou humbuckers
Não toco SÓ John Mayer....
E não é pq tenho tal referencia, que quero um som ABSOLUTAMENTE identico ao dele!
Quero ter, no meu timbre, um pouco da minha própria caracteristica sonora, tbm!

Up ae!
Valew!

Abraço

raf.pp
Veterano
# set/10
· votar


Desculpe mudar um poouco o assunto, mas esses caps aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-156538806-captadores-fender-cus tom-shop-texas-special-_JM

São realmente fender?... tenho uma Strato MIM e gostaria de deixar o mais próximo de uma MIA Custom shop....

steel_guitar
Veterano
# set/10
· votar


raf.pp
A linha Custom Shop Texas Special™ Stratocaster® realmente existe!
E a fama é ótima!!
E ao que tudo indica, os caps do link que vc postou aí, parecem ser os Fender sim!
Pelo menos, os da foto! rs!


Dessa forma, não tem com saber, cara....
Vc vai ter que ver com o vendedor se o produto dele é realmente original!


abraço

victorhab
Veterano
# set/10
· votar


steel_guitar
Não toco SÓ John Mayer....
E não é pq tenho tal referencia, que quero um som ABSOLUTAMENTE identico ao dele!
Quero ter, no meu timbre, um pouco da minha própria caracteristica sonora, tbm!


É que hot rail nao tem NADA a ver com ele... husahusau

SSL-1 no braço e no meio + um rot-rail na ponte(já que dizem ser muito agudo o ssl1 aqui), um SHR-1b seria perfeito.

Essa config seria perfeito pra mim, não precisaria nem de outra guitarra.


Por isso, preciso de uma combinação de captadores versátil, que valorize os sons limpos, e que tbm me dê peso e definição nos solos, com o mínimo de ruído possível.
Sei nao, mas o que te indico parece ser a melhor opção pra você também...

Morva
Veterano
# set/10
· votar


steel_guitar

eu acho q pelo som q vc toca num tem a necessidade de usar humbuckers, pq vc num vai precisar de mta distorçao..

pra esses sons ai os singles ficariam melhor na minha opiniao.

steel_guitar
Veterano
# set/10
· votar


Morva
victorhab

E ae, caras...!
Blz?

É que hot rail nao tem NADA a ver com ele... husahusau

EXATAMENTE!
E é justamente aí que entra o meu "pitaco sonoro"... manjou?
rsrs!

Realmente, victorhab...
Talvez o uso dos SSl-1 em conjunto com o Hot Rails gere o equilibrio perfeio entre grave, médio e agudos!
E de repente nem seja necessário defasar o SHR-1b, não é msm?

E tipo...
Qual é sua opinião sobre o Seymour Duncan Little 59.
Quais caracteristicas (sonoras gerais, e em termos de resposta) o diferem nitidamente do Hot Rails????

Obrigado mais uma vez ae, pessoal!
Vcs estão me ajudando muito!

Aguardo o retorno!
abraços

jervieira
Veterano
# set/10
· votar


O que posso te indicar seria o set da Fender Samarium Cobalt. é um set de captadores noiseless mas que não tiram as características dos captadores single coils.

Não conheço muito o som do John Mayer que você citou como referência, mas particularmente eu gostei muito deste set de captadores pois os coloquei na minha Tele da Squier e gostei demais do resultado.

T-Rodman
Veterano
# set/10
· votar


steel_guitar

No entanto, não sei se foi impressão minha, mas parece que o Multi-tone dá um ruído consideravel, não dá????
E me responde mais uma coisa....
Com esse set, usando a opção dos caps do braço e da ponte ligados juntos, eu conseguiria chegar próximo do som de um hambucker (na ponte)????
Ou então, isso seria possível em alguma outra posição????


1. Não notei esse ruído que você mencionou.
2. com as 4 opções de 'tone' que seriam somados captadores braço+meio, Braço+ponte, Ponte+meio e ponte+braço+meio você tem os captadores somados, ou seja, trabalhariam como humbucks mesmo.
Dos sons que sei de cabeça, tem um deles que é bem bluesy, e outro bem country - puxando bem uma telecaster. Decerto que um deles me lembra algo bem ritmico puxado para o rockabilly, estilo que você mencionou.

Na ocasião, eu comprei esse kit junto com o kit multi-strato que vou colocar em uma guitarra que estou fazendo. A multi tone, inicialmente iria para uma Gianinni Sonic que estava sendo arrumada. Mas os testes preliminares colocavam no bolso os captadores que estavam na Tagima do meu amigo no chinelo (um deles era Cabrera alnico). Então a gente colocou o set da Tagima na Gianinni, e colocamos a multi-tone na Tagima. Sinceramente, no final das contas, foi o máximo que achei possível fazer na Tagima.
Quando cheguei do luthier na casa dele, ele fez uma cara estranha, mas tentou esconder. Testou a Gianinni e gostou. Começou a testar a Tagima e ficou doidão, uma hora tocando direto na minha frente, até que fui embora e deixei a guitarra lá. Foi uma coisa bem legal de ver, e se você ainda está com o escudo e captadores originais, vai sentir algo semelhante, rs, é o que espero.
Aqui em casa, o padrão é: Fender American Deluxe Strato HSS, Telecaster custom made com Seymour Duncan mini humbuck ativo, Line6 Variax 300, Fender MIJ Jaguar - e esse escudo não ficou pra trás, como o kit original da Tagima com o captador da ponte trocado não era páreo para as outras. Agora, essa guitarra conseguiu entrar no páreo. Antes essa Tagima ficava bem muda, se fosse gravada com uma das outras guitarras em conjunto.
Em palavras, é isso que eu consigo descrever sobre esses captadores. A expectativa é bem maior ainda na multi-strato, mas esses eu ainda vou testar num futuro próximo, quando minha custom strato estiver pronta.

amplexos

T.

megadeth2612
Veterano
# set/10
· votar


steel_guitar

Com relação ao som do John Mayer, o timbre final vai muito além de um set de captadores.

Dê uma olhada nas guitarras e amplificadores que ele usa.

victorhab
Veterano
# set/10
· votar


steel_guitar
Realmente, victorhab...
Talvez o uso dos SSl-1 em conjunto com o Hot Rails gere o equilibrio perfeio entre grave, médio e agudos!
E de repente nem seja necessário defasar o SHR-1b, não é msm?


Isso!

steel_guitar
Veterano
# set/10
· votar


T-Rodman
Cara...
To maravilhado com o custo-beneficio deste set!
Fiquei realmente muito animado com ele, e acho que vou de Malagoli Multi-tone na strato msm!
Talvez seja a melhor pedida, tanto em termos de custo e versatilidade.
Valew cara!
Muito boa dica!

victorhab
E no tocante a combinação SSl-1 + Hot rails, cara... Fique tranquilo... não desisti dela não!
Acho que vou manda-los na Telecaster, e assim ficar com duas guitas capazes de suprir todas (ou quase todas) as configurações sonoras que eu precisar!

Agora me fala uma coisa...
E se eu substituisse, por exemplo, o SSl-1 por um Malagoli Traditional Texas ou por um Malagoli Custom Alnico Blues???
Me refiro puramente a "custo-benefício" msm, certo pessoal....?

A minha proposta de set para Tele ficaria assim, então:

1) Set mais caro.
Ponte: Hot Rails
Braço: SSl-1

OU

2) Set mais em conta
Ponte: Hot Rails
Braço: Malagoli Traditional Texas OU Malagoli Custom Alnico Blues

Oq vcs acham???

E sobre o Little59???? Oq vcs dizem???
Little59 ou Hot Rails????????



megadeth2612
Com relação ao som do John Mayer, o timbre final vai muito além de um set de captadores.
Dê uma olhada nas guitarras e amplificadores que ele usa.


Isso é fato!
Essa conclusão serve tanto para John Mayer, quanto pra qualquer outro guitarrista... seja ele profissional ou não!

A começar dos captadores, no caso da strato signature do John Mayer (segundo específicações) são usados 3 caps Big Dipper single-coil Stratocaster...... e reza a lenda que esses caps possuem menos médios e mais graves do que um texas special normal (por exemplo).
Entretanto, esses caps foram projetados unica e exclusicamente pra ele, e não são comercializados separadamente... pelo menos até agora!
Sendo assim, vc só terá esses caps se comprar a tal guitarra.
Sem falar no equipo restante do cara!

E torno a dizer oq eu já disse logo ali em cima:
Não toco SÓ John Mayer....
E não é pq tenho tal referencia, que quero um som ABSOLUTAMENTE identico ao dele!
Quero ter, no meu timbre, um pouco da minha própria caracteristica sonora, tbm!



Valew ae pessoal!
Esses seus esclarecimentos estão fazendo a diferença!
Estão me ajudando muito msm!

Aguardo novamente o retorno!
Obrigado!!!

Abraço

steel_guitar
Veterano
# set/10
· votar


UP AE, pessoal!

Por favor.....

Para Telecaster...
Oq vcs acham da combinação:
Ponte: Hot Rails
Braço: Malagoli Traditional Texas OU Malagoli Custom Alnico Blues



E quanto ao Little59????
Alguma opinião ou critica ae???

Valew!
Aguardo retorno!

Abraços

T-Rodman
Veterano
# set/10
· votar


Faça o up na strato e deixe a tele pra depois. Acho que você nem vai precisar da tele depois de fazer o up na strato. Duas das combinações da multi-tone emulam bem uma tele.
Daí você dá um tempinho, e quem sabe já não compra um par certinho para a tele. Se for muito diferente os captadores do braço e ponte, vai ficar quadrada a guitarra. É melhor comprar os pares que os fabricantes já disponibilizam para as teles.

amplexos

T.

victorhab
Veterano
# set/10
· votar


steel_guitar
Custo x Benefício malagoli ganha...
SSL-1 só se vc quiser realmente gastar...

Vitor Djun
Veterano
# set/10
· votar


Só registrando minha opinião (e pq também estou pesquisando e testando uns caps para strato):

- Acho o Hot Hails um lixo (questão de gosto).


O que te atrai no timbre dele? Acho que ele foge um pouco das referências que vc citou.


Abraços

steel_guitar
Veterano
# set/10 · Editado por: steel_guitar
· votar


Vitor Djun
Acho que ele foge um pouco das referências que vc citou

Não foge "um pouco".....
Foge COMPLETAMENTE!
E esse é o lance...
(vide resposta que já dei em outros dois coments acima):
E não é pq tenho tais referencias, que quero ter tbm sons ABSOLUTAMENTE identicos aos dos caras!
Quero ter, no meu timbre, um pouco da minha própria caracteristica sonora, tbm!


Quanto ao que me atrai nele:
O ganho, o grave, o corpo que produz no timbre, e o peso nas distorções (sobretudo nos solos).

Entretando, não o tenho como uma ideia fechada!
Tal cap ainda faz parte de uma pesquisa!

Sugestão de algum melhor, na sua opinião??


T-Rodman
Pra strato, matou....!
é Multi-tone, e tá decidido...!

Daí você dá um tempinho, e quem sabe já não compra um par certinho para a tele. Se for muito diferente os captadores do braço e ponte, vai ficar quadrada a guitarra. É melhor comprar os pares que os fabricantes já disponibilizam para as teles.

Mas problema é justamente esse cara... Qual escolher???
Não sei...! E só saberei lá na frente se continuar pesquisando, assim como to fazendo agora!

Aproveitando a conversa ae... me dê uma dica...!
Manda uma sugestão de um kit "pronto" de caps pra tele, por favor!
Nem que seja pra transforma-la, a grosso modo, numa tele com "alma de les paul".. (já que com o multi-tone na strato já terei as emulações de uma telecaster).

To aproveitando a oportunidade pra já tirar essas duvidas com vcs ae tbm, pessoal!
Espero que vcs possam me ajudar com isso tbm!

Valew!!!!
abraço

T-Rodman
Veterano
# set/10 · Editado por: T-Rodman
· votar


É esse que te interessa, certo?
Seymour Duncan STHR-1b Hot Rails Telecaster Lead Pickup
creio que o par dele seria esse:
Seymour Duncan STK-T1n Telecaster Humbucker Neck Pickup
ou esse:
Seymour Duncan STHR-1n Hot Rails Telecaster Neck Pickup

O primeiro par, coincidentemente é o que veio em uma telecaster custom que comprei de um luthier.
Me espere uns dias que eu posto foto da guitarra, dos caps, e te falo alguma coisa mais concreta. Como esses dias estava vendo mais o baixo que comprei também do mesmo luthier, e mais a multi-tone do meu amigo, essa guitarra ficou meio de lado.
Creio que meu par de captadores da tele seja esse primeiro kit que te citei: STHR-1b + STK-T1n. Com um pouco de paciência e sorte, esse kit de captadores pode chegar na sua mão por cerca de R$ 400, comprado no ebay, sem impostos (que daria R$ 600, caso for tributado, ou seja, é o preço a ser levado em conta).

amplexos

T.

steel_guitar
Veterano
# set/10 · Editado por: steel_guitar
· votar


T-Rodman

Sim... a principio sim!
Mas como disse, o Hot Rails não é uma ideia fechada....
Posso muda-la a qualquer momento, tendo em vista o melhor aproveitamento possivel do som, tanto limpo quanto saturado!

Por isso, estou aceitando sugestões variadas...
Td pra que eu consiga encontrar a melhor opção para transformar minha guita numa Tele com som de Lespaul, descaradamente!

Por isso, sugestões sobre outros kits tbm são muito bem vindas!


Me espere uns dias que eu posto foto da guitarra, dos caps, e te falo alguma coisa mais concreta.


Ok, mano...
To no aguardo!

[EDIT]
E quanto ao SD JB jr. ???????????????
Oq vcs acham???
Melhor pra ponte do que o Hot Rails???
Ou ele é mais agudo, assim como dizem????


Muito obrigado galera!!!
Tão fazendo a diferença!

Abraços

Vitor Djun
Veterano
# set/10
· votar


steel_guitar

Opa! Perdoe-me, não me atentei aos seus comentários acima...

Sobre o Hot Hails, deixe-me explicar primeiro pq o desgosto: aos meus ouvidos é um captador de ganho alto sim, mas com timbre de absolutamente NADA (sem personalidade, pra não dizer que o acho simplesmente feio)

Nessa mesma linha, utilizei por alguns anos na posição ponte, o Little 59.

Fato 1: não é comum utilizá-lo nessa posiçao, e a negada por ai repete aos 4 ventos que "little 59 fica legal no braço, que hot rails é melhor na ponte, bla bla bla...."

Fato 2: acho o som dele, na ponte mesmo, bonito pra caralho. E se vc não busca timbres específicos, mas personalizados, acredito que ele mereça um teste.

Só não sei como ele funcionaria splitado, pois nunca o testei assim.

Espero que essas ideias tenham contribuido para sua pesquisa.

Abraços!

Dreh28
Veterano
# set/10
· votar


Cara, na minha Fender Stratocaster eu coloquei o Seymour Duncan Jb Jr. (humbucker em forma de single) e deixei os fenders originais no meio e braço e ficou muito bom.

Vc pode tbm: Colocar o Jb Jr. na ponte, original no meio e colocar
o Little 59 no braço.

Vai ficar ótimo.

Agora, isso depende de qnto quer gastar...

Se quiser investir mais, pegue os caps da RIO GRANDE que são excelentes!

steel_guitar
Veterano
# out/10 · Editado por: steel_guitar
· votar


Vitor Djun

Sussa, véio.... ;)

Po cara... faz tempo que to jogando perguntas e pedindo opiniões a respeito do Little59 ae... E ainda bem que vc apareceu pra falar do dito cujo tbm!
Valew!

Então... de ontem pra hoje, pesquisando em alguns outros lugares tbm, estava próximo de chegar a decisão pelo Little59 na ponte, e depois do seu comentário, acho que ela está se estabelecendo!

Pelo que tenho aprendido a respeito do Little59, é um cap encorpado, com som gordo e definido, além de ter uma sonoridade própria muito agradavél, está correto????
Alguns dizem até que, ao coloca-lo na ponte, o som passa a lembrar uma Lespaul, tendo ótimo desempenho tanto nos sons limpos quanto nos saturados, isso confere????
Se sim, vai cair como uma luva pra mim, já que preciso de bons resultados nas duas situações.

Minhas constatações estão certas?


Vitor Djun
Dreh28

Suponhamos que eu decida pelo Little59 pra ponte da minha Tele... oq vcs acham do JB Jr. pro braço???

Isso msm! JB Jr. no braço!
Li algumas opiniões que diziam que o Jb Jr na ponte, dependendo da guitarra onde é instalado, faz com que o som fique absurdamente estridente e agudo...!

Entretando, os elogios são muitos quando falam do seu desempenho com som limpo!
Então, pela logíca, colocando-o no braço eu automaticamente teria um equilibrio das frequencias agudas, tendo assim uma ótima opçao de som clean no braço tbm.
Oq vcs acham????


Dreh28

Se quiser investir mais, pegue os caps da RIO GRANDE....

Ahhhh... se eu tivesse essa grana toda! =/
rs!


Valew pela força pessoal!
Estou no aguardo!

Abraços

Vitor Djun
Veterano
# out/10
· votar


Opa, vamos por partes...

- Alguns dizem que o little na ponte pode soar com pouco brilho, meio "abafado"... Eu não achei. No entanto, destaco que utilizava pots de 500k (alguns dizem que isso "deixa passar" mais agudos, outros que não....)
Não sei se isso influenciava tanto no timbre final, não tenho propriedade no assunto.

Pra mim ele é gordo, definido e com sonoridade agradavel sim: limpo, saturado e até com ganho alto. Ele foi minha aposta numa época em que tocava numa banda cover, e precisava de resultados satisfatórios em todas essas situações.
Não me arrependo.


- Acho que as características sonoras de uma Les Paul vão um pouco além dos caps... Não polemizemos...

(Mas cá entre nós.... Se eu tivesse uma guitarra com construção diferente de uma lespaul, e buscasse certas "similaridades tonais", o Little seria meu eleito, entende? ;)



Não quero ser didático demais nos comentários, mas acho que algumas coisas são importantes serem ditas, até para os demais usuários que por ventura pesquisem por aqui.

Discutimos aqui impressões e recomendações, mas não se esqueça que a "receita de bolo" não é exata. As vezes a logica, e o "equilibrio de frequencia" desejado simplesmente não se confirmam na prática!!
Enfim, é só testando mesmo....



Finalizando aqui meu "merchandising" da Seymour Duncan, acho que você está numa posição extremamente cômoda.
Teste-os e veja como soam.
Se não gostar, são captadores relativamente fáceis de passar pra frente...


Abraços!


PS.: Não sei se vc se atentou ao meu primeiro post, mas estou falando do little como cap para a STRATOCASTER. E só pra terminar de te confundir, pq não pensa nessas modificações para a stratocaster mesmo, deixando assim a telecaster com um som tradicional dela própria? Acredito que isto seria um set tão ou mais versátil ainda.

steel_guitar
Veterano
# out/10
· votar


Vitor Djun

Fala cara, blz??

Muito obrigado pelos esclarecimentos aí!
Sem dúvida estão me ajudando muito, e agora, mais do que nunca, estou a pouco de escolher o Little59 pra ponte!

Acho que as características sonoras de uma Les Paul vão um pouco além dos caps... Não polemizemos...

Sem dúvida...!
A própria construção da lespaul potencializa a caracteristica da sonoridade... trocando em miúdos, é o resultado de todo um conjunto de fatores, que tbm incluem os caps!

Mas é como vc msm disse, pela necessidade de se ter "similaridades tonais" as da lespaul, talvez o Little59 seja a tacada certa msm!
Ou até, "na pior das hipóteses", produzir uma combinação sonora nova.... talvez um meio termos entre strato/lespaul, por exemplo!
O lance é que td me leva a crer que realmente valha a pena tentar!

Quanto ao lance de strato ou tele, vou te explicar:
Neste msm tópico, e tbm pesquisando em algumas outras plataformas, recebi ótimas indicações do set Multi-Tone, da Malagole, conhece?
E lhe asseguro, cara... custo benefício incrível!

Com o sistema de chaveamento comum (5 posições), vc tem uma strato normal... com caps que possuem melhorias nas frequencias de grave, e geram um som mais encorpado doq um single comum, sem entretanto perder a sonoridade brilhante que é caracteristica deste tipo de captador.

Ao acionar o chaveamento paralelo, vc ganha 4 novas configurações em série, que geram respostas que fogem completamente ao sistema de chaveamento de um strato convencional.
Usando essa chave, vc pode ter as combinações braço+meio, Braço+ponte, Ponte+meio e ponte+braço+meio.


Tendo essa grande gama de opções, poderei emular, na própria strato, sons que normalmente eu só conseguiria na tele.
E por conta disso, resolvi equipar a tele pra falar "como se fosse" uma lespaul (ou bem próximo disso), entende????



E quanto ao JB JR.??????
Alguém tem alguma opinião a respeito do JB JR no braço, pra embalar bons timbres limpos e tbm saturados?????

Aproveitando o embalo...
Achei um Little59 e um JB jr, originais, novos, na caixa.
Ambos por 299 lascas, cada!
Vale a pena? Tá bom o preço, ou tá na média?



E quanto ao lance dos potenciometros de 500k deixarem passar mais as frequencias de agudo????
É verdade msm?
Aguem sabe confirmar ae???
Opiniões???

Agradeço muito pessoal!
Estou no aguardo, novamente!

Abração

Jaum_Paulo
Veterano
# out/10
· votar


Não li o tópico todo (preguiça), mas deixo umas dicas:

- Dica 1: Pelas referências que você passou, fique longe de: Hot Rails, JB, FT, etc. São todos captadores de alto ganho, e passam longe do som que você descreveu. Principalmente Hot Rails na ponte, as vezes o pessoal se engana achando que equilibraria cortando um pouco os agudos por ele ser grave. Mas é um erro fatal, o captador tem um peso muito maior na composição do som, um HR na ponte mata todo o agudo, desfigurando a posição da ponte. Além de ser um captador de alto ganho, ou seja, ele VAI distorcer só de chegar perto de um overdrive, ou em alguma palhetada mais forte. Pra esse tipo de som o melhor seriam captadores de ganho moderado.

- Dica 2: Pense nos médios. Poucos médios significa som mais ameno/vintage/tradicional. Muitos médios significa som moderno/jazzy. Eu pessoalmente não gosto de ter médios na ponte e no braço não, e vice versa.

Eu, pessoalmente, ou colocaria uns singles mais fortes pra usar as posições 2 e 4. Ou (minha opção favorita) colocaria dois little 59' na ponte e no braço, usaria as posições 2, 3 e 4 pra liga-los em paralelo pra deixar a guitarra totalmente sem ruído, e desligaria o cap do meio.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Set ideal de Caps para Strato - Muitas dúvidas!