Regulagem das Tarraxas

    Autor Mensagem
    paulgilbertgm
    Veterano
    # set/10


    ae galera....um colega meu tem um guitar shelter SG e tipo ele colocou tarrxas Groove .
    O normal era ela melhorar a afinação pois as tarraxas originais shelter são um Cú.Ela continua desafinado.
    Eu tenho uma shelter LP e troquei minhas tarrxas coloquei Gotoh só q nao tive mais problemas frequentes de desafinar.
    Agora eis a questao:
    Ele me perguntou se apertasse os parafuso das tarraxas prejudicaria a guitar.Eu nao soube responder.Entao to pedindo a ajuda de vcs.

    Vlw desde já

    Arimoxinga
    Veterano
    # set/10
    · votar


    paulgilbertgm

    se apertar os parafusos da tarraxas aqueles que seguram a parte que pegamos para girar vai ficar dura e vai acabar remoendo ou partindo essa parte que pegamos!! a melhor opção seria comprar o lock nut para travar as cordas e parar com as desafinações!



    Peace!!!

    iRock
    Veterano
    # set/10 · Editado por: iRock
    · votar


    paulgilbertgm

    O parafuso das tarraxas não vai interferir na guitarra, e sim na pressão que é exercida sobra a "orelha" da tarraxa, deixando-a mais ou menos "dura" de mover. Veja com ele se as cordas estão colocadas do jeito certo, apontando para fora do headstock.

    Stevenzin
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Cara pode não ser as tarrachas... Várias coisas prejudicam desafinação, até cordas velhas...

    paulgilbertgm
    Veterano
    # set/10 · Editado por: paulgilbertgm
    · votar


    iRock
    sim esta td certo....

    Arimoxinga
    qto sai um disso ae????tem q lembrar q ele tem uma SG .... o lock nut nao é pra strato e derivados???desculpe se eu estiver errado..mas me veio na cabeça isso

    Arimoxinga
    Veterano
    # set/10
    · votar


    paulgilbertgm

    pode ser mas acho que possa ser usado em guitarras normais já vi em les paul!! um deve tá na faixa de 50 40$ tem que pesquisar isso !


    Peace!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Arimoxinga
    Vc está totalmente equivocado...
    paulgilbertgm
    Cara, além de colocar as cordas corretamente em sua guitarra, vc deve sempre (de vez em quando) apertar todos os parafusos de suas tarrachas, tornado-as mais "fixas".
    Porém, isso naõ basta. Há que se usar cordas novas, lubrificar os sulcos da pestana e (repetindo) colocar as cordas corretamente (laceando-as em torno da haste da tarrachas, com poucas voltas, depois de afinar vc deve puxá-las e repetir a afinação, até a estabilização).
    Abç

    paulgilbertgm
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    po vlw....mas tipo apertar os parafusos da ''cabeça'' da tarraxa né?e outra coisa como se lubrifica esses sulcos da pestana????Ele ja colocou as cordas novas se apertar as tarraxas agora da problema??
    O intersse ta se tornando meu pq a banda ele é guitar base e eu solo dai as vezes ele faz um bend e talz...depois de feito a corda desce meio tom..ta osso


    Abçs

    Arimoxinga
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola


    por isso que eu disse "acho" :D mas já que estamos aqui se poder explicar pq o lock nut não pode ser ultilizado em guitarras sem floyd ficaria grato pela informação!


    Peace!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/10
    · votar


    paulgilbertgm
    Cara, os sulcos da pestana são lubrificados com grafite em pó ou vaselina sólida (ou mesmo cêra). Os parafusos à serem apertados são esses e os outros (em tarrachas tipo "blindadas", também a que prende no "corpo" da mão). Mas de nada adianta apertar tudo se as cordas forem colocadas de maneira errada e, após afinar vc não puxar as cordas e afinar de novo (repetindo essa operação até a estabilização da afinação).
    Arimoxinga
    Sem ponte tipo"Floyd-Rose" pode. O que não pode é em pontes que não tenham microafinação (mesmo pontes fixas, tipo "Tune-o-matic" podem ter parafusos de microafinação no cordal). Isso porque, ao apertar o "lock-nut" vc naturalmente "eleva" (por presão) a afinação; daí a necessidade de compensar isso num dispositivo de microafinação.
    Como vc pode perceber, microafinação NÃO é característica exclusiva de pontes tipo "Floyd_Rose" (a nomenclatura correta para esse tipode ponte é: Ponte trêmolo (ou móvel)com trava mais dispositivo de microafinação).
    Abçs

    paulgilbertgm
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    vlw....eu posso fazer esse lubrificante pra pestana em casa msmo????

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/10
    · votar


    paulgilbertgm
    Como assim "...fazer..."? Isso vc compra pronto!!!
    Abç

    paulgilbertgm
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    vlw por td...pra lubrificar os trastes é só passer o produto sobre eles neh?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/10
    · votar


    paulgilbertgm
    Não são os trastes cara... São os sulcos da pestana!

    Arimoxinga
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola


    Obrigado pelo esclarecimento!! não tinha pensado no fato que a trava no nut tensionariam as cordas ! e isso explica por que eu vi lock nut em uma les paul. não sabia da microafinação da ponte tune-o-matic...


    Peace!!

    paulgilbertgm
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    e como aplica??

    Symptom
    Veterano
    # set/10
    · votar


    A maioria dos problemas de afinação que eu vejo, a não ser que as tarrachas sejam MUITO ruins, está no nut. Desde que eu troquei o da minha guitarra por um de osso e passei a colocar grafite nos sulcos, nunca mais tive problemas.

    Outra coisa que eu não sei se é caracterísitca da guitarra em si, mas minha SG é menos estável em afinação se comparada à minha tele. Tenho um amigo que tem uma les paul e uma strato e, no caso dele, a strato também possui uma afinação mais estável (sem usar alavanca, claro).

    Enfim, taca grafite no nut e deve resolver. Existe um produto para lubrificar o nut que se chama Big Bends, mas daí já acho frescura também.

    paulgilbertgm
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Symptom
    vlw ae mano......qto custa um nut novo??(bom)

    lukasmatoss
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    levei a um luthier hoje. pedi para trocar as cordas de 0.9 para 0.10 após feito
    chegando em casa. fui afinar. chegando na corda RÉ . comecei apertar chegou uma hora que ficou impossivel de apertar minha guitarra é SX SST 62 e nao tem parafuso para afroxar intao devo passar grafite ??

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Regulagem das Tarraxas