Você é bom em reconhecer timbres?

Autor Mensagem
LipeGuitarrero
Veterano
# set/10
· votar


Kde o resultado??

Pepe Le P
Veterano
# set/10 · Editado por: Pepe Le P
· votar


Galera, desculpe a demora, só botei o pé em casa agora (domingo em família sabe comé...).

Buenas vamos ao resultado então!

Gravação 1

Superstrato (Cort Viva Gold II) com cap da ponte defasado. Ataquei as cordas mais próximo a ponte pra ressaltar mais os agudos. Minha intenção aqui era simular um timbre mais próximo de uma strato.

Gravação 2
Desta vez a guita foi uma... Cort Viva Gold II!!! Aqui com o cap da ponte e atacando as cordas próximo ao começo do cap do braço. Minha intenção aqui era fazer soar como uma superstrato com hb mesmo.

Gravação 3
Adivinhem... Cort Viva Gold II!!! Botei no cap do braço e botei o tone no meio entre o grave e o agudo na tentativa de simular um timbre próximo a uma semi-acústica. Se eu tivesse dedicado mais tempo pra acertar bem a timbragem talvez tivesse sido mais convincente, mas acho que ficou mais ou menos. Essa eu toquei sem usar palheta, da pra notar que a execução ficou "diferente" (pra não dizer uma m****), pois minha técnica de mão direita utilizando os dedos é ainda mais limitada.

Antes que alguém queira me matar eu gostaria de dizer que eu não criei a brincadeira no intuito de enganar a galera, mas queria ver se eu conseguia tirar timbres bem distintos só mexendo nas regulagens da guitarra e a maneira como atacava as cordas, e acho que, ao menos em parte, fui bem sucedido. Pra isso eu tive que lançar a possibilidade de ter usado uma gama maior de guitas (de fato o outro cara que toca na minha tem uma strato, mas não usei). Eu não menti (pois havia a possibilidade de ser eu tocando todas com a mesma guitarra), mas dei uma enrolada pois meu objetivo era tirar o máximo do viés dos ouvintes.

Teve gente que certamente já sabia que eu tenho uma Viva Gold (e até que marca e calibre de encordamento em uso!). Deu pra ver também que, embora exista uma tendência em cada um dos testes, as respostas foram diversas, ou seja, certos timbres remetem a coisas diferentes variando quem escuta (o que é natural), mesmo que existam tendências mais fortes.

Ninguém acertou que era eu tocando nos três casos (eu até gostaria de saber se houve algum motivo especial da escolha nos que se arriscaram ou foi puro chute mesmo) então a palheta autografada Pepe Le P signature series vai ficar para o próximo desafio!

Agradeço a todos que dedicaram um pouquinho do seu tempo para participar!

Sintam-se livres para utilizar este tópico para fazer brincadeiras afins com timbres. Assim que eu receber meu ampli novo pretendo recussitar esse tópico com um novo teste!

Abraço!

Sir.Paulo
Veterano
# set/10
· votar


¬¬

Sir.Paulo
Veterano
# set/10
· votar


Galera, aproveitei uma visita aqui em casa do pessoal da banda e resolvi propor uma brincadeira pro pessoal aqui do fórum.



?

Com essa observação que você fez eu conclui que você tinha usado diferentes guitarras!

Pepe Le P
Veterano
# set/10
· votar


Sir.Paulo
Poisé cara, na verdade essa frase eu coloquei aí justamente para induzir que o pessoal considerasse essa possibilidade, mas em nenhum momento eu disse que gravei com diferentes guitarras (tanto é que teve gente chutando que era a mesma guitarra). Teve até um cara que acertou:

DENNYS_GJA
Cort Viva gold II nas três gravações

1- Single
2- Humbucker Ponte
3- Humbucker Braço

Como eu expliquei, eu queria ver se rolava de "simular" diferentes timbres. Pretendo continuar essa idéia com outros equipos. Acho que é legal até pra abrir a visão.

De qualquer forma valeu por ter participado!

Jaum_Paulo
Veterano
# set/10
· votar


Jaum_Paulo
1. Strato usando posição 4 (ponte e meio).
3. O tipo eu não reconheci, mas é um humbucker no braço.
2. Humbucker da ponte.


Como um humbucker defasado funciona igual as posições 2 e 4 de uma strato (mudando apenas a posição dos singles, obviamente). Considero ter acertado. hehe

LipeGuitarrero
Veterano
# set/10
· votar


Legal =D

Bombastik
Veterano
# set/10
· votar


up só pra mostrar meu descontentamento...

Antes que alguém queira me matar eu gostaria de dizer que eu não criei a brincadeira no intuito de enganar a galera, mas queria ver se eu conseguia tirar timbres bem distintos só mexendo nas regulagens da guitarra

que merda heim?

não é óbvio que com apenas uma guita vc pode "simular" várias outras com técnicas diversas? pra que a guitarra tem mais de um captador? e controles de tone? e volume?

no próximo "teste" do honestíssimo Pepe Le P, vou pular de tópico...

Com essa observação que você fez eu conclui que você tinha usado diferentes guitarras! (2)

e viva o fcc...

rafael_cpu
Veterano
# set/10
· votar


Eu acho que a brincadeira foi válida.
Você conseguiu timbres diferentes (apesar de eu ter acertado a enquete: strato variando apenas captadores e tone) o suficiente para enganar muita gente.

Abraço.

T+

Pepe Le P
Veterano
# set/10 · Editado por: Pepe Le P
· votar


Bombastik
Po cara, peço desculpas se você se sentiu enganado de alguma maneira.

Acho que você ta forçando um pouco a barra em duvidar da minha honestidade assim, mas enfim não se pode agradar a todos.

Algumas pessoas conseguiram sacar escutando o som e derem palpites bem próximos do "real" ou do que eu estava querendo simular.

não é óbvio que com apenas uma guita vc pode "simular" várias outras com técnicas diversas? pra que a guitarra tem mais de um captador? e controles de tone? e volume?

Mas é fato que muita gente cria tópicos perguntando qual modelo mais adequado pra tirar o som X ou Y (que certamente existem) sem no entanto explorar a possibilidades do seu equipo.

Como eu falei eu peço desculpas a qualquer um que se sentiu ludibriado, mas eu não menti em nenhum momento. Espero que mais gente aproveite o tópico para fazer comparativos, algumas vezes isso pode até ajudar alguém a escolher um equipo ou mesmo desmistificar alguma crença ou mito.

Como dito no tópico original o objetivo não era acertar tudo, mas verificar a que cada som remete em cada um.

no próximo "teste" do honestíssimo Pepe Le P, vou pular de tópico...

É uma pena, pretendo colocar mais testes nesse estilo no futuro. Enfim, participa quem quiser, respeito sua decisão.

Bombastik
Veterano
# set/10
· votar


Pepe Le P
pretendo colocar mais testes nesse estilo no futuro

que bom! mal posso esperar!

vou aproveitar que falamos de honestidade e serei honesto com você. o que me deixa puto é o "nível" dos testes realizados aqui no fcc.

já vi muitos tópicos com "testes" como o seu. eram coisas assim:

"ouça gravação com meu Fender Bassman"

aí vai os trouxas, escutam, elogiam e o criador do tópico, na maior pegadinha do mallandro, diz: "rá! era apenas um vst, tudo digital! é pra vocês aprenderem que a simulação digital de hoje é muito boa!" puxa vida, que lição boa a gente aprendeu hoje!

teve outro que gravou dizendo se tratar dum puta ampli top de linha pra depois revelar que se tratava dum amp medonho (meteoro?).

pra mim vc fez a mesma coisa. "induziu" (nas suas próprias palavras) a gente a pensar que se tratava de mais de uma guitarra pra no final - "rá! pegadinha do mallandro! era só minha cort viva em todas as gravações!" puxa vida, mas que lição incrível a gente aprendeu hoje!

afinal, você diz que não enganou e que não mentiu mas a verdade é que foi isso que aconteceu. se vc disse que a banda foi na sua casa e vc gravou um teste, deu a entender que usou mais de uma guita. disso, pra no final dizer que o "teste" foi gravado com apenas uma guitarra, então qual foi o objetivo além de enganar as pessoas?

entre provar que vc pode conseguir mais de um timbre nessa guita ou enganar quem ouve a gravação eu voto na segunda opção.


quando rolam tópicos assim, a gente sempre responde porque é uma "brincadeira" saudável chutar com qual guitarra o fulano gravou tal coisa, strato, tele, lespa, etc. e não pra falar que sou foda porque acertei essa porra. teve gente que fez uns tópicos bem legais com testes verdadeiros, não pegadinhas de mau gosto. se é pra fazer um lance desses, porque não fazer direito? parece que pra certas pessoas enganar os outros é mais legal.


resumindo, o objetivo do seu tópico foi apenas provar que vocês estava certo. legal!


mas como sabemos que vc considera que não mentiu, não vou insistir, pense como quiser.


mas enganar um monte de gente com um "teste" desse naipe, só aqui no fcc mesmo.

pra finalizar, parabéns, muito bom seu teste.

/honestidade

Pepe Le P
Veterano
# set/10
· votar


Bombastik
Como você disse, cada um pense como quiser. Embora você discorde da minha opinião eu considero meu teste "verdadeiro" e acredito que a grande maioria das pessoas não levou pelo mesmo lado que você.

aí vai os trouxas, escutam, elogiam e o criador do tópico, na maior pegadinha do mallandro, diz: "rá! era apenas um vst, tudo digital! é pra vocês aprenderem que a simulação digital de hoje é muito boa!" puxa vida, que lição boa a gente aprendeu hoje!

Não vou entrar nessa discussão, mas se eu chegasse nessa conclusão escutando uma gravação comparativa, gravada com as mesmas condições, isso em faria refletir.

Enfim, acho que você poderia guardar sua ironia para um momento mais apropriado. Se você não achou meu teste uma brincadeira saudável e sim um plano maléfico para fazer todo mundo de bobo e rir sozinho aqui sinto que você tenha interpretado por um lado bem distante da minha intenção original.

Se você não aceita minhas sinceras desculpas por ter gerado esse sentimento de ter sido enganado em você, paciência.

Bombastik
Veterano
# set/10
· votar


Pepe Le P

como vc ainda não entendeu, eu explico de novo:

se eu chegasse nessa conclusão escutando uma gravação comparativa, gravada com as mesmas condições, isso em faria refletir.

respondi ao seu tópico achando que de fato, seria um teste "comparativo" pois fui levado pelas suas palavras a acreditar que o seria. no entanto, nesse caso não houve comparação nenhuma.

ponto final.

e não estou sendo irônico dessa vez: continue fazendo seus testes desse jeito que vc achou legal, como só eu que reclamei, todo mundo deve ter gostado.
















...Rá! pegadinha do mallandro!!!

Zedosal
Veterano
# set/10
· votar


Pepe Le P
Sinceramente, gostei da ideia...

Pergunta: A tua guitarra, tem chave push-pull no potenciomentro de volume?? Pois tenho uma Tagima que tem essa chave e nela consigo fazer muitos sons diferentes só acionando ela e ainda mudando a chave de caps...



ps.: Quando tava ouvindo suas gravações (hoje, depois do resultado, e antes de ler a resposta) percebi que poderia ter usado a mesma guitarra, mas só me enganei do modelo (pensei que fosse uma LP)...

aaaaaaaa e pra galera quanto ao fato de sua banda ir até a sua casa nao implica de vc usar varias guitarras, pois se vc for o unico guitarrista (q tem uma guita apenas), nao importam quantas pessoas estejam com vc, só tera uma guita no momento!

Pepe Le P
Veterano
# set/10 · Editado por: Pepe Le P
· votar


Zedosal
A chave push-pull fica no potenciômetro de tonalidade. Até pouco tempo atrás eu não usava quase nunca, mas tirando umas músicas com timbre mais "estrateiro" vi que ela poderia ser uma mão na roda. O meu "timbre de semi-acústica" (utilizando cap do braço e controle de tonalidade) não ficou dos melhores, mas com calma da pra tirar um timbre bem legal pra jazz, inclusive numa jam ae (Jamm Jazzy do JJJ se não me engano) um dos caras que comentou perguntou se eu não estava usando uma semi-acustica com cordas pesadas.


aaaaaaaa e pra galera quanto ao fato de sua banda ir até a sua casa nao implica de vc usar varias guitarras, pois se vc for o unico guitarrista (q tem uma guita apenas), nao importam quantas pessoas estejam com vc, só tera uma guita no momento!


O meu objetivo era que o pessoal não chutasse que era tudo a mesma guitarra de cara por imaginar que eu não teria uma grande variedade de guitarras (o que de fato todos que participam ou comentam as jams devem saber). Teve até gente chutando que era Cort Viva Gold com D'addario 0.10, que é o que uso...hehehe. Ou seja, eu queria que as pessoas fossem o mais imparcial possível na hora de avaliar. Talvez não tenha sido a melhor maneira, mas foi a que me ocorreu.

Obs: eu toco guitarra na maioria das músicas mas o vocalista/violonista assume ela em algumas músicas, geralmente nas que eu canto ou toco violão (que são raras).

Eu tentei usar algum artifício que deixasse em aberto qualquer possibilidade, inclusive de eu tocar com a mesma guitarra em todas as gravações. Infelizmente isso da margens a diferentes interpretação e colegas como o Bombastik podem ter se sentido iludidos (o que não era minha intenção).


Bombastik
Cara, não me venha com esse papinho de "ja que tu não entendeu" ou "rá, pegadinha do malandro" porque se tu tiver um mínimo de percepção (que acreito tu tenhas) tu vai ver que não é o caso. Se tu não aceita minhas desculpas e prefere continuar discutindo nesse nível de argumentação é melhor nem continuar, porque não acrescenta muita coisa.

Tu te sentiu enganado, eu pedi desculpas (que pelo visto tu não aceitou) e tu continuas insistindo e ironizando o tópico. Achei bacana tu ter exposto tua insatisfação, eu sou uma pessoa que leva em consideração conselhos e críticas, mas existem diferentes maneiras de faze-lo.

Se o seu intuito era tentar de alguma maneira desmerecer totalmente meu tópico e me desencorajar a fazer qualquer tipo de teste no futuro por não se adequar ao que você considera "certo" posso dizer que falhou, mas certamente tirarei alguma coisa do seu depoimento... quem sabe duma próxima vez eu tome cuidado pra que mais pessoas, assim como você, não se sintam prejudicadas de alguma maneira.

Fico mais tranquilo que mais pessoas tenham tido outras interpretações e quem sabe até tenham aproveitado alguma coisa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você é bom em reconhecer timbres?