Diga sua profissão/formação e como a guitarra se encaixa no contexto!

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# set/10 · Editado por: Fernando de almeida


Diga sua profissão/formação e como a guitarra se encaixa no contexto!

Sabemos que a grande maioria aqui não tem a guitarra/música como profissão ... Então nos diga qual é sua profissão/formação (profissional e musical) e como a guitarra apareceu ou qual é a atuação da guitarra nesse contexto.

Bom começando por mim:

Formação: Pós-graduado em Pedagogia (Uninove) )/ Pós-graduado em Gestão Industrial (GV) / Tecnólogo em Elétrica (Mackenzie) / Técnico em eletrônica (ETEC)/ Técnico em Mecatrônica (ETEC)

Profissão: Projetista Eletroeletrônico e Mecânico e Professor de cursos Técnico e de nível Superior em Eletrônica, Eletroeletrônica, Automação Industrial, Instrumentação Industrial, Mecatrônica. (atualmente sou coordenador de laboratório na Etec Jorge Street).

Na área musical:
- Teoria musical e trompete (Fundação das Artes de São Caetano) e Guitarra (vários cursos rápidos no IGT e Souza Lima e atualmente faço IGT Personal)

A guitarra começou a aparecer quando eu estudava trompete e teoria.
Como na aula de teoria era misturados os alunos de diferentes instrumentos, o pessoal trocava insformações, independente de estilos (clássicos, populares, rockeiros, jazzistas, blueseiros, etc) e instrumentos.
Na hora do intervalo de um dia de aula, os alunos se juntaram para fazer uma JAM e foi quando 4 colegas vieram com suas guitarras. Um era Erudito o outro era do Blues outro do Jazz e outro do Rock ... Bom, nem preciso dizer que uma nova etapa começava pra mim naquele momento ...
A partir daquele dia parti pra guitarra, onde me identifiquei com o gênero Rock (todos os estilos) e como eu já estudava eletrônica nessa mesma época, comecei a associar assuntos de música com assuntos de eletrônica e deu no que deu hoje.

Além de me manter estudando guitarra (um dia eu aprendo a tocar), pesquiso sobre tecnologias voltadas para guitarra (captações, modelações, simuladores, amplificadores e efeitos em geral). As vezes me meto a dar aula de guitarra para iniciantes também.

E vocês?

Fernando de almeida
Veterano
# set/10 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Só acrescentando, hoje mesmo com minha atuação profissional, não consigo ficar sem a guitarra ...
Uma vez, devido trabalho em excesso, fiquei um tempo afastado da guitarra e como resultado eu tive uma queda de rendimento na minha atuação profissional ...
Resumindo, se um dia vou conseguir ser profissional (ou não) na guitarra eu não sei, só que não consigo ficar sem ela!!!

erico.ascencao
Veterano
# set/10
· votar


Formação: estou no último ano de Engenharia Mecatrônica (Poli-USP).
Profissão: tudo indica que serei Engenheiro de Instrumentação (Fernando de almeida, vamos trocar umas idéias aê).

Como a guitarra se encaixa no contexto:
Meu primeiro contato com música foi num aniversário de um primo meu, no qual meu cunhado foi tocar bateria numa pequena JAM. Naquele momento eu comecei a me interessar por tocar bateria. Fiz aula de bateria um tempo depois, toquei como baterista em uma banda de Rock Alternativo e depois montei uma banda de covers de Classic Rock com meu cunhado, banda esta que durou bons 2 anos e rendeu algumas apresentações diversas.

Durante os tempos de banda cover, acompanhei muito o meu cunhado num de seus momentos mais próximos da guitarra - ele havia parado de tocar há uns 10 anos e voltou a tocar na época da banda. Isto acabou despertando o meu interesse nos instrumentos de corda. Vieram as aulas de violão, e logo em seguida a guitarra e o baixo por autodidatismo. Com o tempo fui largando o baixo e a bateria e fiquei só com a guitarra. Hoje toco com o vocalista da minha antiga banda e mais uns amigos, agora como guitarrista.

Meu sonho maior é ter uma vida paralela de engenheiro e músico de fim de semana. Esta minha paixão pelos covers de Classic Rock (estilo que eu tocava na antiga banda e agora também) é muito influenciada por bandas que tocam na noite de SP, como Rock Boxx, Almanak, Kaleidoscope, Mustang 68, Armagedon, etc. Meu sonho é, um dia, ter uma banda neste estilo e com um grau de compromisso a ponto de tocar alguns fins de semana por mês e tirar uma grana para sustentar o "vício" guitarrístico. Se for possível ter uma banda tocando este estilo mas com um foco mais "tributo" do que "balada", melhor ainda.

douglas_agostinho
Veterano
# set/10
· votar


Formação: Ciências Biológicas (UNESP/Rio Preto)

Guitarra: Toco guitarra mais por diversão mesmo! Todo final de semana rola um som com um pessoal!

Abraços!

janderimperium
Veterano
# set/10
· votar


Formação: Estudante

Guitarra:me torna um vagabundo necessitado de nota.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


Professor Universitário e Coordenador de Curso (História).
Música sempre fez parte de minha vida, como luthier ou como (pseudo) baixista.
Tocar e praticar a luthiería é um prazer (e rende uma certa graninha também...); sem música eu ficaría doido....
Abçs

JC_Junior
Veterano
# set/10
· votar


Formação: Penúltimo ano de Engenharia Elétrica

Como a guitarra se encaixa no contexto:

Guitarra/música pra mim é como uma fuga das preocupações. Quando eu estou tocando eu esqueço de todos os aborrecimentos. Como o Bertola falou, sem música eu ficaria louco. E tem muita coisa na música que se encaixa com o que eu estudo (equipamentos, sinais e etc). Tenho vontade de montar um estúdio de gravação, pra ter uma renda complementar à minha formação.

Les Guitar
Veterano
# set/10
· votar


Formação: estudante - fundamental completo (atualmente no 1º ano do médio)

Como a guitarra se encaixa no contexto: desde que ganhei a guitarra não larguei mais ela. Vou pro colégio, volto, toco guitarra, vou pro futebol, volto, tomo banho, toco guitarra, janto, toco guitarra, e assim vai hahaha. Agora controlei um pouco o vicio :)

No mais virei no primeiro trimestre desse ano um vagabundo necessitado de nota. (por necessidade tive que controlar o vicio auieheaiheauheaoiuhea

leticia123
Veterano
# set/10
· votar


Formação: estudante

Como a guitarra se encaixa no contexto: me torna uma vagabunda necessitada de nota 2

meu vicio é a guitarra :D

engtmir
Veterano
# set/10
· votar


Formação:Estudante de Engenharia Civil, como faço grade aberta, é meio dificil definir qual seria meu ultimo semestre, poderia ser esse agora, mas tem algumas matérias que ainda tenho interesse em concluir hehe

Profissão:Como sou técnico em edificações também, já trabalho na área de construção civil, tanto como projetista como mestre de obras (não sou peão hein gurizada... aheuiahieuh)

Na área musical:
Comecei com música cantando debaixo do chuveiro (sério!!!) Ai decidi por conta própria estudar a voz (não aprendi mta coisa sozinho não heheeh) Era hora então de começar uma aula certo? certissimo, só q ninguém contava comigo chegando na escola de música, e descobrir que um dos meus vizinhos era professor, só que de bateria... comecei a estudar bateria (fiz apenas dois meses infelismente, na época não tinha bateria nem condições de comprar uma :(
Depois desses dois meses conheci muita coisa interessante de música, inclusive grandes guitarristas como satriani, vai, gilbert evh, hendrix, e vários, vários outros. Como tinha ido com intuito de estudar técnica vocal, acabei por fazer aulas de voz, e qdo estava em casa percebia que faltava alguma coisa para acompanhar minha voz, comprei um violão então... nunca aprendi a tocar o violão, apesar da vontade ser grande...
Depois de quase 3 anos com esse violão quase parado em casa simplesmente me bateu a luz, vou fazer aula de violão.
Pesquisei um pouco e descobri um professor de guitarra do lado do meu escritório, e esse professor me abriu os olhos, pois me mostrou um amp valvulado, me mostrou um set de pedais analógicos, e ali eu tive a visão!!!! 00

Depois desse dia minha vida nunca mais foi a mesma, hoje se eu ficar um dia sem tocar guitarra, eu não durmo... e qdo acontece de eu tocar pouco tempo, tenho pesadelos às vezes...e por aí vai...

Abraços

Giuseppe Miglionico
Veterano
# set/10 · Editado por: Giuseppe Miglionico
· votar


Formação: Estudante do RJ, estou no 4°periodo de Sistemas de Informaçao!

Como a guitarra se encaixa no contexto:Comecei a tocar na epoca de escola (3° ano), tinha uma banda com amigos, tocava bateria(nao gostava de bateria) e comecei a aprender guitarra sozinho, depois acabei saindo da banda, nao tinha muito tempo por causa da faculdade. Devido a saida da banda me afastei um pouco da guitarra fiquei quase um ano sem tocar guitarra, mas nao consegui, voltei a tocar guitarra rsrsrs. Hoje toco guitarra somente por hobby e na igreja, nada profissional!

erico.ascencao
Veterano
# set/10 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Fernando de almeida
erico.ascencao
JC_Junior
engtmir
Formação: Engenheiro/Técnico

Previsão de posts padrão... hehehehehhe!

Konrad
Veterano
# set/10 · Editado por: Konrad
· votar


Formação: Bacharel em Filosofia, terminando Licenciatura em Letras. Iniciando Pós em Linguística e Literatura. Técnico em Tradução.

Profissão: Professor, tradutor, intéprete e secretário.

Na área musical: Estudei um pouco de violão quando adolescente, fiquei sem tocar alguns anos e há dois comprei uma guitarra, procurando ter um hobby. Hoje não vivo sem. Pior que crack.

Onde se encaixa a música: Hobby, contraponto, válvula de escape. Uma área em que posso ser ruim sem me preocupar muito com isso.

Konrad
Veterano
# set/10 · Editado por: Konrad
· votar


xáparala

nvm95
Veterano
# set/10
· votar


Estudante =) 1º do ensino medio rs.

Eu tinha um fanatismo por aprende a tocar, delirava ao ouvir musicas que tinha algo marcante com a guitarra desde então decidi que iria aprender e hoje estou procurando um pedal novo para comprar =).

nvm95
Veterano
# set/10
· votar


corrigindo, 1°Ano.

Pepe Le P
Veterano
# set/10
· votar


Sou Licenciado em Ciências Biológicas e atualmente faço mestrado em Genética e Biologia Molecular. Eu adoro música e faz uns 10 anos começei a tentar expressar minhas idéias musicais através da guitarra (sem muito sucesso). Música sempre foi uma diversão que até começou a ser permeada por um ar de compromisso desde que formei uma banda com grandes amigos.

Ainda almejo um dia ser um bom guitarrista, e recentemente começei a sair do plano teórico e literalmente partir para a prática!

locaosks
Veterano
# set/10 · Editado por: locaosks
· votar


Sou Técnico em eletrônica formado à 2 anos e atuando na área desde que me conheço por gente! huauhaua No começo do ano ai vo começar a fazer mecatrônica... por enquanto como técnico to me dando bem ($$) rsr e olha que eu sou peão!

OBS: Antes eu era assim:

Formação: Estudante

Guitarra:me torna um vagabundo necessitado de nota.



Como a guitarra se encaixa nisso? Handmades à rodo!!! fora a eletrica das guitas... que não é coisa de outro mundo né... (e que ainda rende um troco)

Não pretendo ser profissional na música, só me divertir mesmo! Mas ainda sim adoro estudar guitarra!

Sem música eu não funciono cara, tá no sangue! não trabalho sem.... trampando sempre em assistência técnica sempre foi de boa, metal o dia todo, sem dó! rsrs

AbçOo!

Minow
Veterano
# set/10 · Editado por: Minow
· votar


Minha profissão:

Eu trabalho com cinema na área de som direto, mas no momento estou trabalhando como sonoplasta na Globo num projeto de documentários para o público internacional. Além da mixagem final, o meu trabalho exige que eu sonorize os filmes com músicas, texturas, efeitos, foley e ambientes. Claro que eu muito provavelmente não estaria fazendo isso se não fosse músico, a música ajuda e muito no que eu faço. Felizmente convivo com ela todos os dias.

Minha formação:

Comecei a estudar música em 94, eu entrei pra um grupo excelente que é hoje a Orquestra de Sopros da Pro Arte, que tá gravando um cd com o Egberto agora. Comecei tocando flauta doce e depois passei pra transversa com a melhor professora que eu já tive na vida. Depois saí do grupo e comecei a aprender violão. Logo pulei pra guitarra e fiz aulas de violão, guitarra e percepção musical.
Eu atualmente curso música no Conservatório Brasileiro de Música, um curso voltado à produção musical, inspirado em um curso de Berkley (que já era pra eu ter acabado, por sinal).
Além das matérias musicais, harmonia, percepção, arranjo, etc, tenho aulas em estúdio voltadas a parte técnica da produção também. Isso me ajudou a seguir algo numa linha mais de estúdio, em contraponto (com o perdão do trocadilho) ao som direto de cinema, que é outro estilo e ritmo.

A mistura:

A mixagem de música e a mixagem de cinema são coisas bastante distintas. O fato de eu ter tido contato com os dois lados além da gravação de campo (do cinema), me deu uma visão mais ampla da área de som em geral. Seja na diferença do equipamento de campo com o de estúdio, como no uso extremamente diferente dos mesmos softwares, que se dá nessas diferentes áreas (a troca dos compassos pelo timecode, por exemplo).
Isso tudo combinado com a música me dá meios de trabalhar o som de maneira mais livre, criando ou manipulando, gravando ou mixando. Isso é muito bom, porque eu vejo que cada área que eu exploro ajuda nas outras e amplia meus horizontes.
É isso, espero um dia vazar da TV (porque ninguém merece trabalhar em televisão) e trabalhar com produção musical e sound design paralelamente.

Obs: acabei divagando pra um pouco além da guitarra.

Ricb
Veterano
# set/10
· votar


Trabalho nas Bocas, calma gente sou dentista....kkkkkkkkkkkkkkk

Sou Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares e Ortodontia,
e professor adjunto em Disunçao Temporomandilar.

Fiz conservatorio musical e meu instrumento sempre foi o violão erudito., erroneamente chamado de clássico.Toquei violão seriamente por 10 anos quando tive de escolher entre virar concertista e morrer de fome aqui no Brasil ou mudar de pais.
Foi ai que entrou a Odontologia........

Hoje, toco Guitarra....... violão agora é lazer.

Tudo começou quando dei uma guitarra e um combo para minha filha no seu aniversario de 10 anos a 2 anos atraz...............ela pegou a guitarra e so tocou umas 3 vezes.A guitarra dela ficou linda pendurada na parede....... dai como bom curioso fui experimentar.... Fu***, é pior que droga....
No sabado fui na Teodoro , ja que Santista so sobe para Sampa pra passear aos sabados...rsrsr, e fiz a festa....

Toco guitarra por hobby , diariamente, a partir das 23 h, pois tenho que trabalhar, brinco com todos que este é o meu remedio
contra o ALZHEIMER

Abç a todos

Ricb
Veterano
# set/10
· votar


Fernando de almeida

Cara , parabens pelo topico, não sei se foi intencional, mas vc fez com que pudessemos associar os nicks com os donos que são pessoas de carne e osso, tirando um pouco da frieza de se comunicar com pessoas que vc não tem a minima ideia de quem são.

Sempre tive a curiosidade de saber quem seriam as pessoas por traz dos varios nicks acima e achei tão legal que tb coloquei o meu.

Acho que os moderadores poderia dar um stick neste teu topico


Abç

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


Profissão: viver.

Formação: segundo período de publicidade.

Música: apaixonado, poré, apenas hobby. Apesar de na minha área de atuação estar incluso o caminho dos jingles e consequentemente ficar próximo da música até no trabalho eu não me interesso muito, estou querendo seguir carreira com fotografia publicitária.

Guitarra: algumas aulas de violão incentivadas por um amigo e logo depois descobri que eu achava legal a postura do guitarrista no palco, eles eram os mais posers, aí comecei a tocar guitarra por conta própria, sem professor, e tô nessa há 5 anos que não valem por 2 de estudo forçado.

ogner
Veterano
# set/10
· votar


Formação: ADM, passei por umas 5 faculdades!!! Hehehehe!!
Profissão: Proprietario de um ótica no RJ e distribuição de resina termoplastica em SP.

Na área musical:
Fiz aulas com alguns bons professores particulares e na Souza Lima entre outros cursos menos famosos, em MG e RJ.

A guitarra:
7° série, tudo começou! Acho que 1994, será?? Um grande amigo do colégio entrou na aula de guitarra, eu tb!!! Nunca mais parei, tempos que toco mais, tempos que estudo de verdade, tempos que mal ligo...E assim vai!!!
Já dei aulda de guitarra tb, no RJ e em Floripa onde morei 2 anos, e la tocava em barzinhos as vezes.
Tive 1 banda séria, mas tocava bateria. E varias entre amigos de final de semana. Hoje ( a muito tempo já devido ao trabalho e morar distante) só toco em casa e muito as vezes com os amigos em estudio.

Futuro:
Pretendo ainda estudar bastante e quem sabe montar uma banda mais por diversão com amigos, tenho alguns que tb são "musicos". Tenho um estudio em parceria com um amigo e pretendo dar um UP nele assim que as coisas se acertarem mais.

Engraçado que minha trajetoria foi muito tortuosa em questao de estilo, descobri minha paixao por stratos a muito pouco tempo.

Não, não vivo sem, nunca viverei e ainda terei varias stratos, leia-se Fender fodon@as! Hehehe

Meu sonho maior é ter uma vida paralela de engenheiro e músico de fim de semana(2)
A princípio é isso que espero tb...Só troque o engenheiro por qualquer coisa que me dê dinheiro!! hehehehe!! E talvez o fim e semana se torne algo mais sério, quem sabe!

locaosks
Veterano
# set/10 · Editado por: locaosks
· votar


Headstock invertido

Guitarra: algumas aulas de violão incentivadas por um amigo e logo depois descobri que eu achava legal a postura do guitarrista no palco, eles eram os mais posers, aí comecei a tocar guitarra por conta própria, sem professor, e tô nessa há 5 anos que não valem por 2 de estudo forçado.

Pow cara... me impressionei, foi exatamente o que eu esqueci de citar no meu post.

AbçOo!

kiki
Moderador
# set/10
· votar


Formação e Profissão:
Arquiteto, formado há 2 anos, trabalhando em escritórios e alguns freelas, e fazendo mestrado em planejamento urbano

Formação musical:
Toco um pouco de baixo, violão e guitarra, nunca fiz aula formalmente, só com amigos e por conta própria.
Já toquei em algumas bandas independentes, nunca ganhei dinheiro tocando.
De alguma maneira a música "disputa" tempo com a minha profissão. Mas toco o tempo todo, assim como o dono do tópico, não conseguiria largar a música.

O mais perto que minha formação profissional passou da guitarra foi quando fiz a minha, que percebi que a luthieria tem muito a ver com a arquitetura (no fundo é um trabalho de desenho industrial). Pegar um projeto em desenho e transformar em coisa construída.
tá aqui o resultado do bichim:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/147707/

Excelion
Veterano
# set/10
· votar


Profissão: Universitário + assistente em algo aí.

Guitarra: Válvula de escape.

fill.zanchez
Veterano
# set/10
· votar


Formação: Cursando Desenho Industrial - Estácio de Sá.

Profissão: Téc de Suporte de TI, trabalhando com suporte a redes de comunicação.

Na área musical: Estudei um pouco de violão quando adolescente, fiquei sem tocar alguns anos e há um comecei a levar a guitarra mais a sério. Apesar do não profissionalismo a música ocupa um grande lugar na minha vida, é o que me alimenta e dá felicidade e satisfação.

Onde se encaixa a música: Não se encaixa, mas há uma ligação entre desenho e música, afinal os dois são artes.

eric bluesman
Veterano
# set/10 · Editado por: eric bluesman
· votar


Formação: Tecnico em Web, pelo senac

Profissão: trabalho com serviços graficos , artes em geral onde tb desenvolvo a area de web tb.

Na área musical: comecei a estudar em escolas de musica da minha regiao (campinas) e hoje estou estudando com um professor particular q esta me ajudando a conseguir entrar no conservatorio dramatico em tatuí, ja q ele tem formacao de la.

Onde se encaixa a música: comece a me interessar por musica ainda pequeno , minha mae sempre acordava a mim e meus irmaos colocando algumas musicas , fui pegando gosto pois ela nos levava a igreja e sempre via alguns jovens tocando , com isso peguei umas ideias com um e outro e fui seguindo meu caminho , enchi o saco do meu pai pra me comprar um violao e apartir dai nao parei mais , comecei a tocar na igreja e a guitarra nunca saiu da minha vida (e nunca saira), hoje dou alguma saulas em casa na seman a noite, estou comprando meus novos equipos com essa grana.

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Formação: Designer Gráfico em Berkeley/EUA, Técnico em Manutenção de Computadores - CEFET, Desenvolvedor Flash certificado pela Adobe. Curso Tecnico em Análise de Sistemas incompleto na Estácio.

Profissão: trabalho com branding na minha empresa.

Onde se encaixa a música: Gosto de poesia, pintura... Artes em geral. Se encaixa nesse contexto. Só sei que fiquei no violão dos 18 aos 38! hehe Então, tem pouco tempo que resolvi voltar, mas tudo bem amadoristicamente. Depois que troquei minha esposa pela música, tudo mudou! \o/

Abs

Ramsay
Veterano
# set/10
· votar


Formação:
Engenheiro civil

Atividade:
Pesquisador tecnológico

Como a guitarra se encaixa no contexto:
Eu sou um hobbysta. Até 2001 eu só tinha 2 guitarras e 1 amp solid state e estava satisfeito com o que tinha.
De lá pra cá me deu um G.A.S e eu comecei a comprar diversos pedais e 2 amps valvulados e estou tentando parar de comprar antes que vire uma coisa compulsiva!!

O G.A.S que dá é semelhante aqueles ao que dá nas mulheres quando vão num Shoping e estouram o cartão de crédito comprando roupas de grife!!

Mas, como eu já tenho quase tudo o que quero eu vou parar e não vou comprar mais nada!! (pelo menos essa é a idéia).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Diga sua profissão/formação e como a guitarra se encaixa no contexto!