Um fraseado de outro planeta, com um guitarrista de outro mundo!

Autor Mensagem
SK8Boy
Veterano
# set/10
· votar


André Lisboa
De fato, o Allan Holdsworth não é desse planeta msm!!!

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


erick_guitar

Cara, realmente é o tipo da coisa, esse cara, como todos os outros que ganharam o Guitar Idol são muito bons, mas ainda não vi um que seja nada de outro mundo. Isso não é demerito para os caras, a verdade é que na música é muito difícil dar um passo adiante, fazer algo que de alguma forma seja novo (mesmo quando não é).

E é nesse ponto que 99% dos caras muito bons se encontram, no ponto onde são só mais um cara muito bom, que não traz nada que seja tão característicos que tu possa chamar de novo (novamente repito, mesmo que não seja).

Aqui no fórum mesmo eu conheço pelo menos uma meia dúzia que tocam tanto quanto ou mais que esse cara, e até alguns que fariam a mesma coisa de forma muito mais articulada e cheia de sutilezas ritmicas, melódicas e harmônicas que são de cair o cú da bunda.

Sobre achar que as pessoas estão presas há alguns monstros, realmente eu acho que esse comentário deixaria de ser pertinente quando você reparar no trabalho de alguns dos citados aqui, já que muitos deles se tocassem no guitar idol faria esses carinhas que competem lá ficar com cara de criança brincando de carrinho vendo uma Ferrari. Embora eu duvide que algum deles consiga ganhar, já que nenhum tem penteados da moda, é bonitinho e atrai a atenção do público. Putz quer mais feio que o Pat Martino??

makumbator

Cara, não só é uma ótima explicação, mas mesmo que você se atenha unicamente ao improviso, o fraseado é o que diferencia um grande improvisador de um nowhere man que toca muito ou um que não toca tanto com muito feeling. Nesse ponto eu nem admiro tanto guitarristas, mas saxofonistas são de arrepiar, quando vejo os Charlie Parker da vida tocando eu me pergunto o que ele tinha de anormal, já que até a forma de respirar do cara era diferente (de fato e não musicalmente) e é um dos pontos mais fodas de pegar da forma dele tocar é manipular a respiração de forma a ela também fazer parte da articulação da música.

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


erick_guitar

Esse aqui, eu acho de outra galáxia:



Abs

ps. e o Greg Koch. São meus artistas galáticos! hehe

Alan_Domingues
Veterano
# set/10
· votar


Guthrie Govan improvisando = Sem palavras.

The Root Of All Evil
Veterano
# set/10
· votar


Não troco isso aqui nem pelo melhor improviso:



Bigtransa
Veterano
# set/10
· votar


The Root Of All Evil
troca pelo melhor improviso + 50 reais?

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# set/10
· votar


Concordo totalmente com o De Ros. O improviso do China é bom, mas n é nada do outro mundo não. Agora esse Guthrie Govan cara... esse cara puta q pariu... vc pode procurar absolutamente qq coisa dele no youtube, qq merda q ele esteja fazendo (até qd ele liga afina e testa um pouco a guitarra, sério!!!) é foda e tem coisas interessantes.
Ele parece ser totalmente livre de padrões e outras coisas, faz funcionar coisas que normalmente outros caras mesmo bons, nunca tentariam. Além de td, ele consegue tocar praticamente qq coisa muito bem. Por isso que respondo qd me perguntam merda sobre quem tem muita técnica n tem feeling, respondo que ter boa ténica é ter menos limitações para expressar o seu feeling. Esse mendigo maluco consegue tocar quase td q ele imagina.

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


Rei Arthur Pendragon: até qd ele liga afina e testa um pouco a guitarra, sério!!!

heheh. Viu no começo do vídeo ele brincando, fazendo slaps e depois faz um lick com tapping e dá uma risadinha? Até o publico ri... hehe O cara se diverte, faz graça com o instrumento. Eu acho isso sensacional. It´s fun! hehe

Abs

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# set/10
· votar


E pra provar isso, vou deixar duas coisas diferentes aqui... pra vcs sacarem. Em um video, ele faz um solo country destruidor em uma música de jazz, com a banda alterando o arranjo pra ajudar ehhee.
Em outro, o guitarrista Casswell inventa uma base qq pra uma gravação do lick library, e o Govan sai brincando... vejam como até uma coisa boba ele transforma em arte...





Rei Arthur Pendragon
Veterano
# set/10 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


MauricioBahia
Pode crer. Fora de série mesmo. Eu conheci o som desse cara por acidente, há um tempo atrás(uns 3 anos). Tava lendo uma entrevista de um guitarrista foda, n lembro qual, e ele citava vários caras fodas, mas no meio ele disse que o único cara que conseguia tocar td era esse Govan, um desconhecido. Fui atrás de escutar o cd e tb achei coisas no youtube, cada vez mais eu tentava me provar q n podia ser (sabe qd vc tenta se convencer q um zé roela nerd n pode ser melhor que os seus ídolos?), e procurava mais coisas dele só pra me assustar de novo.

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


Rei Arthur Pendragon

Que tal numa fretless?



Eu conheci ano passado pelo Youtube mesmo.

Abs

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
Esse tb é foda, assustador. Outro que domina fretless é aquele Bumblefoot, tow baixando os cds desse maluco tb. Mas no caso dess Bumblefoot, ele parece mais interessado em zoar mesmo fazendo humor com as músicas.

engtmir
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
Rei Arthur Pendragon
CARA****

Como pude ficar esse tempo todo sem conhecer esse tal de Guthrie Govan... O cara é mosntruoso, e só conheci ele agora com esses vídeos que vocês postaram, muito obrigado, salvaram minha existência na Terra... aheuhahiuahiue
Já tô pensando aui em pegar esse material e transcrever para estudar o fraseado dele... fo** foi esse vídeo do jazz country, sei lá... aheuihaieh

Abraços e muito, muito obrigado!!!

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# set/10
· votar


engtmir
Fico feliz de divulgar a volta de Jesus, vá com Deus irmão!

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# set/10
· votar


O fraseado é ótimo, fato.
Mas o timbre, puta que pariu! Aí sim, de outro mundo.

engtmir
Veterano
# set/10
· votar


Rei Arthur Pendragon
Pior é que até tem a semelhança com aquela figura barbuda, e de cabelos encaracolados e longos... aheiuahiehaiuhe

Outra coisa fo**** q ese louco faz são os slaps na guitarra, massa PRA CARA****

Alucinei com ele tocando, mto bom de verdade!!!

Abraços

mr. chapolin
Veterano
# set/10 · Editado por: mr. chapolin
· votar


O gutrie Govan é um monstro tbm....mas vejam esse maluko aki....
Alex hutching







Vejam esse aos 3:15 qndo ele tah dando o exemplo de loop....

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# set/10
· votar


mr. chapolin
Boa velho! O Alex destrói, vou botar o meu preferido dele aqui, de um concurso com um pedal de loops da BOSS, q vc pode montar músicas gravando várias partes e programando pra tocar automaticamente :



erick_guitar
Veterano
# set/10
· votar


Nossa, eu também não conhecia esse Guthrie Govan, tinha visto um video dele só uma vez que um amigo mandou, agora vi esses aqui no tópico e realmente o cara é um monstro!


Obrigadão por apresentar esse cara.

De Ros
Veterano
# set/10
· votar


erick_guitar

De nada!

Pepe Le P
Veterano
# set/10
· votar


Eu me lembro que alguém fez uma jam com uma música do Govan aqui no fórum e botou um pedaço do solo dele (da música original) tocando o tema e teve um pessoal comentando o solo do cara tipo: "bah, baita solo, muito be produzido e fraseado excelente, um dos melhores da jam na minha opinião!", hehehe.

Cara esse "japa" (na verdade ele é tailandês se não me engano e se chama Jack Tammarath). Eu acho ele um excelente guitarrista e tem um fraseado bacana, mas como muita gente falou tem outro tantos que considero até mais criativos.

erick_guitar
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Entendi seu ponto de vista, tem muita razão mesmo cara! Mas parece que hoje em dia o pessoal tem tanto respeito pelos guitarristas lendarios (que deve ter mesmo) e acabam meio que sei la não acompanhando os novos talentos, como você mesmo disse que aqui no fórum tem muito cara bom, o negócio é que se ouve muito mais o guitarrista pelo seu curriculum. Pode sair um muleque de 18 anos que destrói na guitarra, tira muitos solos dificeis, mas muitos não ligar muito porque ja tem muitos guitarristas ótimos para serem ouvidos.

Não estou dizendo que com todo mundo é assim, eu pelo menos tento ouvir de tudo, tanto bons novos talentos como também guitarristas lendarios e acho que o fato de ser novo e não ter um curriculum com muito experiência, não quer dizer que também não é bom guitarrista e pode se tornar um lendario futuramente também.

Essas coisas que tenho percebido ultimamente.

erick_guitar
Veterano
# set/10 · Editado por: erick_guitar
· votar


Muitos falam ''aah existem muitos melhores'' a gente ta cansado de saber que não existe essa de melhor, existe os estilos musicais e tem aqueles que são bons no seu determinado estilo.

Para mim se o guitarrista tem um bom timbre, técnica, fraseado e criatividade, ja o considero como um bom guitarrista.

erick_guitar
Veterano
# set/10
· votar


L.A.M_Hard_Rock


Os timbres dele são um dos melhores que ja ouvi, todos os timbres dele são bons de se ouvir, não enjoa e não irrita, ele tem muito bom gosto e se preocupa também com o ouvinte para timbre.

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


erick_guitar

Cara, eu discordo de muita coisa.

A começar que ninguém vira uma lenda sem ter pelo menos algum merecimento e também discordo que exista um apego a um certo grupo de músicos de outras épocas em detrimento dos novos talentos.

O que eu vejo é que os novos talentos, em sua grande maioria, não apresentam nada de novo, só fazem o que os outros faziam uma ou duas gerações antes deles e é bem raro ver alguém que tenta sair disso.

Obvio que isso é em parte reflexo da globalização, que permite que mais pessoas tenham acesso às mesmas informações musicais, o que termina fazendo com que haja uma maior uniformidade na música em nível global.

Todavia eu não vejo muitas chances de hoje em dia aparecer um cara de 18 anos e que faça alguma coisa fora do comum, eu conheço até um ou outro que nessa idade já está ou estava nesse caminho, mas que o salto mesmo veio bem depois, e estão longe mas muito longe mesmo de serem um número significativo dentro do total de guitarristas que conheço.

Agora, eu com alguma freqüência vejo uns velhões que ninguém nunca ouviu falar e que na hora de tocar fazem coisas de cair o cu da bunda e sempre me pergunto porque o mundo não conhece esses caras, mas é só olhar os oculos fundo de garrafa, roupas fora de moda, barrigão, careca que a gente começa a ver o porque... hehehehehhe

Outra coisa que discordo é a noção de dizer que o cara é mais um na multidão de caras muito bons, significa que ele seja ruim.

É uma noção errônea que muitas vezes se cria no mundo das artes como um todo. Um físico não é menos físico porque ele não ganhou um Nobel, o cara que projetou construiu o LHC nem doutorado tem, nem em sonho vai chegar perto de um desses prêmios importantes da física ou da engenharia, mas ele é menos engenheiro ou menos físico que os ganharam esses prêmios? O trabalho dele vai ter menos qualidade ou em muitos aspectos será menos importante por causa disso?

Se parar para pensar sem o LHC a maioria das teorias da física que renderão os grandes prêmios nas próximas décadas serão testadas e provadas lá, mesmo que ele nunca ganhe, afinal não criou nada novo, só usou o que já existia para criar uma máquina que permitirá novos experimentos que os modelos anteriores não podiam por falta de tecnologia na época que foram construídos, nada disso é revolucionário.

Um arquiteto é menos arquiteto por não é um Oscar Niemeyer que fez coisas que antes se pensavam impossíveis? Ou porque não teve a oportunidade de criar uma cidade planejada praticamente sem nenhum limite imposto à sua vontade pelos clientes?

Então porque um músico ser um músico muito bom, mas não ser revolucionário, seria um demérito para ele? Será que só é músico quem é do outro mundo?

Ironicamente eu vejo isso com muito mais presença nas gerações mais novas, que tanto são imediatistas quanto muito fechadas (a despeito da facilidade de obter informação). Eu raramente vejo alguém acima dos 30 dizendo que é bom isso e todo o resto é ruim ou fazendo briga porque se fulano é bom, beltrano é ruim, ou dizendo que só equipamento X presta e tudo que não for daquele jeito é porcaria.

Quem eu vejo batendo nessas teclas e tocando um samba de uma nota só é sempre o pessoal mais novo. Então talvez sua reflexão seja muito mais válida ao contrário.

De Ros
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Droga, só dá para te positivar uma vez...
Senão tu já tava com +100 só para começar!!!

erick_guitar
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix


Não estou dizendo que com todo mundo é assim, eu pelo menos tento ouvir de tudo, tanto bons novos talentos como também guitarristas lendarios e acho que o fato de ser novo e não ter um curriculum com muito experiência, não quer dizer que também não é bom guitarrista e pode se tornar um lendario futuramente também.


Cara não sei se eu me expressei mal ou você não entendeu muito o que eu quis dizer.

mas ele é menos engenheiro ou menos físico que os ganharam esses prêmios? O trabalho dele vai ter menos qualidade ou em muitos aspectos menos importante por causa disso?

É isso o que eu penso, um guitarrista é menos guitarrista do que os que são lendarios? O De Ros por exemplo é menos guitarrista do que os 8 que ganharam o concurso Double Vision? Claro que não! Pelo o que eu entendi você afirmou isso com ironia e a sua opinião pelo o que vi é a mesma que a minha.

Na minha opinião cada um tem o seu estilo como eu disse anteriormente e alguns são bons no seu determinado estilo (não quer dizer que são ruim em outros estilos). Um guitarrista metaleiro não quer dizer que toca mais do que um guitarrista Pop Rock, os 2 tocam bem no seu estilo entende? O Steve Vai não é melhor do que o Satriani e bla bla, essa é a minha opinião, não existe melhor, existe bons guitarristas nos seus estilos.

Não sei se me entendeu errado ou foi eu mesmo que te entendi errado, se foi eu peço desculpas!

Abraço

engtmir
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix
De Ros
erick_guitar
Agora vocês que tem um ouvido melhor que o meu, vocês já perceberam que em algumas apresentaçãos dessas ao vivo na televisão, que por vezes, os guitarristas estão com a guita desafinada??? Alguém já prestou atenção nisso, ou eu que to ficando neurótico?!?!?!?! 0o

Abraços

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


De Ros
Droga, só dá para te positivar uma vez...
Senão tu já tava com +100 só para começar!!!


Rapaz, ganhei um +1 do De Ros.

Valeu cara, embora raramente comente nos teus tópicos eu já to de olho no teu trabalho tem pra mais de 10 anos e é realmente muito enriquecedor poder conviver, mesmo que virtualmente, com alguém que eu acompanho musicalmente há tanto tempo.

erick_guitar
É isso o que eu penso, um guitarrista é menos guitarrista do que os que são lendarios? O De Ros por exemplo é menos guitarrista do que os 8 que ganharam o concurso Double Vision? Claro que não! Pelo o que eu entendi você afirmou isso com ironia e a sua opinião pelo o que vi é a mesma que a minha.

Cara, eu gosto muito do Sydney Carvalho, é um grande produtor e guitarrista, e não sei quem ganhou o concurso, mas acho difícil ter alguém lá que dê pra dizer, esse deixa o De Ros no chinelo. Até porque o De Ros já te um estilo característico, uma marca registrada. Lembro que a primeira vez que ouvi ele fiquei interessado porque ele fazia umas misturas que destoavam um pouco da cena dos "super shreders" que ganharam forma na cena nacional dos anos 90.

Enquanto os outros eram mais uniformes e nitidamente influenciados por uma meia dúzia de músicos, o De Ros era um dos poucos que traziam algumas influências diferentes, hora com elementos de outros estilos, hora abordando o tipo de música que ele fazia na época de uma maneira não muito comum ao estilo.

Hoje eu acho mais fácil de ver isso, quando ele começa a postar videos aqui com influência do tango, de alguns tipos de música regional, uns toques de fusion aqui, um pouco do Enio Moriconne acolá. Só isso já faria com que ele continuasse bem diferente da maioria dos guitarristas que tenho ouvido na mesma praia.

Agora pergunta quantos fora do meio conhecem o trabalho do Marcos De Ros??? Isso pra mim é uma pena.

Isso que eu quis dizer com a analogia dos velhinhos, não me referindo especificamente ao Marcos De Ros, mas a uma situação que certamente ele vive.

Pois tem muitos músicos, que por não tocarem o que está na moda ou em alguns casos por não terem o perfil desejado para a mídia e fica sem aparecer, conheço um monte de professores de música que tocam horrores e que raramente conseguem se apresentar da forma adequada pois não tem espaço na mídia para firmar seu nome, muitos até nunca gravaram suas obras para ter algum ganho comercial com isso.

E é uma realidade que atinge até mesmo músicos consagrados, quantos aqui já foram a um show do Heraldo do Monte? Quantos aqui já compraram um album dele? Quantos aqui pelo menos ouviram falar dele? O cara era considerado um dos melhores guitarristas do mundo por dois dos maiores guitarristas de todos os tempos, Joe Pass e Barney Kessel.

Agora me diga, você acredita que dariam um Guitar Idol pra esse Pernambucano aqui??
http://www.brasilfesteiro.com.br/elenco/HERALDO_DO_MONTE/foto_heraldo_ do_monte1.jpg

Isso que eu quis dizer, com o fato de que o reconhecimento não determina se o cara é bom ou ruim, nem mesmo a contribuição para a música e a capacidade de inovar determinam isso. Tanto que vemos músicos que tem uma contribuição significativa para a música seja local ou globalmente e que não tem reconhecimento.

Da mesma forma, não seria correto você pegar e tirar o mérito de quem é um músico excelente só porque ele não inventou nada que os outros olhem e digam, oh! ele fez algo novo. E inclusive existem grandes exemplos disso na história, como é o caso do John Pizzarelli, o cara toca indo e voltano, faz maravilhas na guitarra, mas se tu for ver, ele não faz nada que o pai dele não fizesse 30 anos antes, ele vai ser menos músico que o pai dele por isso?

Enfim, não tinha ironia e nem sarcasmo no que falei, o que tinha mesmo é uma constatação, que é a de que na realidade atual, ser um bom músico (ou artista no geral) virou um demerito, se ele não for reconhecido, preferencialmente reconhecido e inovadoro.

O que ao menos pra mim é um absurdo.

EDIT: antes que você pegue ar e encare os dois posts como uma crítica a você.


Eu não estou criticando sua opinião e nem você pessoalmente, eu só usei um post seu, onde você falava da sua percepção do assunto, para poder expor como venho percebendo as coisas já há alguns anos, em alguns pontos a minha percepção e a sua se encontram, em outras se distanciam e são até meio que antagônicas.

Novamente, isso não faz a minha percepção mais válida ou menos válida que a sua, só diferente.

erick_guitar
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix


Entendi! Você tem muita razão cara, realmente isso é fato.

Respeito a sua opinião e agora com esse esclarecimento concordo muito contigo!

Talvez eu me expressei mal mesmo.

Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Um fraseado de outro planeta, com um guitarrista de outro mundo!