Modos Gregos Menores

    Autor Mensagem
    Daniel Reis
    Veterano
    # ago/10


    Sei que existem milhares de tópicos aqui sobre o assunto, mas nenhum deles abordou de modo preciso a resposta de uma dúvida que tenho:

    Sabemos que os os Modos Gregos são o Jônio, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio, e Lócrio (sem detalhes).

    Na prática, por exemplo, aplicamos esses modos facilmente, NESSA ORDEM com acordes maiores...

    Mas com os menores?

    Por exemplo:

    Gm...

    Não pode comecar pelo Jônio, ir para o Dórico até o Lócrio, pois se trata de um acorde menor.

    Se ele (esse acorde) começa no Eólio, depois vai para o Lócrio, Jônio, Dórico, Frígio, Lídio, e Mixolídio? É isso? É só dar uma volta a partir do início (nesse caso Eólio) nas mesmas classificações?

    AB-JDR-94HI
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    http://whiplash.net/materias/guitarshred/000598.html

    Filippo14
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    não, calma, pelo q eu sei, ´se é por exemplo Gm, o tom é A#, então vc pode começa pelo jônio só q no tom de A#, é essa a sua dúvida?

    Daniel Reis
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Entendi, então o Jônio, nesse caso, não é com a tonica do acorde?

    Filippo14
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    então, quano o acrode é menor, o tom deve passa a se otro, num é por exemplo, se o acorde é Gm o tom , não é G, Gm na verdade passa a se o relativo menor do A#, então pra vc sola, vc temq sola em A#

    Daniel Reis
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Vamos ver se eu entendi:

    Então no caso do acorde Fm, ele é relativo de G#? Isso mesmo?

    Esse é o jônio de Fm?

    Filippo14
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    é isso, q nem Am q é relativo menor de C

    Daniel Reis
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Beleza, para matar a dúvida me dê então o prosseguimento do que você me disse inicialmente:

    "Gm na verdade passa a se o relativo menor do A#, então pra vc sola, vc temq sola em A#".

    Esse é o Jônio de Gm, o A#...

    Qual seria os outros então?

    Dórico, Frígio... até o Lócrio?

    AB-JDR-94HI
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    se tu tiver como arruma um professor vai ajudar demais viu cara...
    falando nisso vou estudar... flw...

    Filippo14
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    então mano, é q na vdd eu perdi meus modos e acabei esquecendo um pouco então num sei te fla agora, va tentando descobri onde sola cada modo, é como na penta, os modos variam de 0,5 a 1 tom de espaço cada um, seria um bom treino vc descobri sozinho
    flw abrass

    FAP
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: FAP
    · votar


    Daniel Reis

    Nesse caso acho que você está se referindo a campo harmônico, e não a modos gregos em si. Mesmo tendo pouco de conhecimento no assunto, acho que posso dar meus pitacos hehehe

    Ao fazer o Gm, os acordes seguintes a serem tocados depende da escala que você está. Supondo que esteja na escala de Gm mesmo (que é equivalente à A#), então este seria o eólio - aí eu acho que se encaixa com aquilo que você falou, que bastaria partir do eólio e seguir dando a volta no campo harmônico.
    Já se estivesse na escala de F, o Gm seria o dórico. E assim por diante.

    E respondendo a tua última pergunta, o campo harmônico de Gm (ou A#) seria:

    Jônio: A#
    Dórico: B#m ( = Cm)
    Frígio: C##m ( = Dm)
    Lídio: D#
    Mixolídio: E# ( = F)
    Eólio: F##m ( = Gm)
    Lócrio: G##ø ( = A meio diminuto)

    Espero ter ajudado :)

    Arimoxinga
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    eu não sei muito tbm mas pelo que já andei lendo tenho em minha mente assim:



    Cada modo vai servir para um acorde especifico tipo> eólio > um acorde menor.
    Frígio> menor com a 2° menor
    Doríco> menor com a 6° aumentada
    lócrio> em acordes diminutos
    lídio> maior com 4° aumentada
    mixolídio> maior com 7° menor
    Jônio> um maior



    desculpa não por na ordem certa é que fui colocando os que lembrei primeiro.


    Peace!!!!


    Filippo14
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Arimoxinga

    então, mas se vc estiver improvisando, numa base, uma bem simples C- G- Am- F, vc vai te q usa o jônio no C-G e F e o eólio no Am, assim num vai ficar faltando algumas notas, por exemplo, eu num poderia puxa do jonio num impro desse pro dórico e depois pro frigio?

    Arimoxinga
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Filippo14


    pelo que eu entendi sim pq se vc começar a solar em C vc pode correr todos os outros modos por que eles são apenas inversões do primeiro qualquer que seja agora para começar nesse caso ai tem que ser Jônio pq é um acorde maior


    Peace!!


    gui_paranhos
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Filippo14
    Cara, você tem que seguir o campo harmônico. Do primeiro grau dele, sei o modo jonio, do segundo, o dórico, do terceiro, frígio, do quarto, lídio, do quinto, mixolídio, do sexto o eólio e do setimo o locrio. No caso dessa harmonia que você citou, do acorde de C sairia um jônio, pois ele é o primeiro grau do campo harmônico, do G sairia um mixolidio, do Am, um eolico e do F um lídio. Acredito eu que seja mais ou menos isso. Corrijam-me se estiver errado.

    Daniel Reis
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Agora entendi perfeitamente.

    Obrigado!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Modos Gregos Menores