Cuidados na compra

    Autor Mensagem
    dfc1980
    Veterano
    # ago/10


    Olá a todos do forum.

    Gostaria de postar um topico sobre cuidados na hora de comprar uma guitarra nova. Muitas vezes você passa meses tentando economizar pra comprar a guitarra do seus sonhos, dai vê uma oferta incrivel pela guitarra e sem pensar compra, depois de um tempo você acaba descobrindo que não é verdadeira.
    Isso aconteceu comigo, a alguns anos atras comprei uma Jackson USA solist no ML, era perfeita. Depois de um tempo tirei os captadores dela pra fazer uma limpeza e para meu espanto, não eram seymour como no anunciado, levei pra um luthier e ele falou que a guitarra era montada, na mesma hora meu animo com a guitarra desapareceu, não acreditei que fui enganado. Apesar da guitarra ser de qualidade, não era o que eu queria.
    Depois disso comecei a pesquisar e tomar muito cuidado na hora da compra de qualquer coisa.
    Hoje a falsificação é muito grande, gibson chinesa por exemplo tem de monte, eu aconselho quem vai comprar uma guitarra ou qualquer outro instrumento novo dar uma pesquisada no site da marca pra ver as caracteristicas.
    Em uma guitarra por exemplo antes de fechar o negocio tire os captadores, veja a parte eletrica o headstock, tente examinar profundamente antes de comprar pra não ter dor de cabeça depois.
    Pra quem quer comprar uma gibson como eu por exemplo tem esse site que mostra algumas diferenças

    Gibson

    Até mesmo as Epiphones estão sendo falsificadas, principalente as series mais caras como a do Slash e Zack, então todo cuidado é pouco.
    Quem puder leve a guitarra a luthier pra ele verificar a autenticidade da guitarra, e desconfie sempre de grandes ofertas.
    Quem tiver mais informações por favor postem pois podemos ajudar muitas pessoas.

    Abs a todos

    eliseuhendrix
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    musicalwe

    cristian1990
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    dfc1980

    Eu vou dar minha opiniao nisso, primeiro ML para mim só serve para pesquisar, nao confio compra nada por la, essas coisas de procura pelo menor preço eu também nao gosto de fazer, prefiro pagar 300 reais mais cara numa loja de confiança com garantia do que compra numa que nao te da nada ....

    Tem que compra em loja de confiança mesmo que voce pague mais caro, e outra se o cara vai compra sei la uma epiphone, ele tem grana para paga um pouco mais caro ..


    E tem o lado que eu chamo de psicologico, você tocou numa guitarra achando que era Jackson, achou que o som era bom e na verdade nem era, se vc ja soubesse que a guitarra nao era jackson , iria critica a guitarra facil ..

    dfc1980
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    cristian1990

    Eu gosto da minha da minha "Jackson" mesmo não sendo original, mais quando eu fiquei sabendo que não era, a parte de ser enganado que me deixou descontente na epoca.
    Quanto ao ML tem bons produtos sim, eu já vendi coisas lá e comprei, mais hoje tomo muito mais cuidado pois tem tbm muitas pessoas desonestas, eu criei o topico pois estou querendo comprar uma gibson e quando pesquiso no ML e tem umas guitarras muito baratas, mais o problema não são as baratas, pois essas vc tem certeza que são imitações, e sim as caras, imagina se vc paga por exemplo R$7000 em uma copia.
    Dai eu dei uma pesquisada nos sites da epiphone e gibson e achei aquela reportagem muito interessante.
    Mesmo em lojas vc pode ser enganado, não digo em uma guitarra, mais por exemplo em um microfone. Quando estava na santa efigenia em SP conversando com o vendedor de uma loja que estava interessado em comprar um shure beta 58 ele me disse pra tomar muito cuidado, pois até algumas lojas estavam vendendo o falso.

    cristian1990
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    dfc1980

    eu ja vi no ml varias falsificasoes mesmo, da ate uma raiva, imagino como vc deve ter ficado, só que em loja como playtech, made in brazil nessa eh dificil trabalha com falsificado e nessas qeu vc tem que ir atras ..... mesmo que o preco seje bem mais caro ;;

    Sir.Paulo
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    É crescente e alarmante o número de produtos falsificados vindos da Ásia. No Brasil, alguns já começam a se difundir e causar sérios prejuízos para o mercado. Além de perdas óbvias para as lojas que comercializam produtos usados, principais vítimas do golpe, a perda de credibilidade das marcas é inevitável.


    Dicas contra Falsificação (Gibson)

    É crescente e alarmante o número de produtos falsificados vindos da Ásia. No Brasil, alguns já começam a se difundir e causar sérios prejuízos para o mercado. Além de perdas óbvias para as lojas que comercializam produtos usados, principais vítimas do golpe, a perda de credibilidade das marcas é inevitável. É impressionante a proliferação crescente de guitarras falsificadas oriundas da China. Ícones de consumo como Gibson, Fender, PRS, Ibanez, Gretsch, Taylor e Epiphone sofrem com vigor dessa indústria paralela. As falsificações infringem o direito de propriedade e alimentam o comercio ilícito.
    É importante distinguir réplica, cópia e falsificação. A réplica é uma reprodução perfeita. Concebida com a intenção de recriar com exatidão uma peça original que agrega conceitos e fatores históricos. Ou seja, é a arte de reeditar um design ou um referencial com absoluta minúcia. Esse tipo de clonagem não visa dividendos comerciais, apenas recria a peça baseada num conceito.Já a cópia é produzida em larga escala e sem autorização do fabricante original. É o típico exemplo de apropriação do patrimônio intelectual sem a intenção de se "passar" pelo original, é caso de empresas tradicionais no mercado que produziram exemplares similares ou inspirados no original, contudo utilizam logomarca própria.
    Agora a falsificação é uma reprodução de baixo custo que exala a contundente intenção de ludibriar o consumidor. Utiliza a logomarca original de maneira indevida e sugere, de forma técnica e visual, que a peça é genuína. As falsificações fogem de padrões definidos por leis de copyright, regras de patente e domínio de marca registrada. Não recolhem royalties e são produzidas sem autorização dos fabricantes originais. É o caso das guitarras falsas com a logomarca Gibson – exemplares feitos na China que são vendidos no comércio eletrônico por custos econômicos.
    A falsificação rompe com a ética e estética, apresenta um plano perspicaz que incita o desejo e consumo. Mas é a escolha dos desavisados.
    Veja as diferenças das especificações técnicas de uma Gibson Les Paul autêntica e uma falsificação produzida na Ásia.

    DETALHES DO HEADSTOCK

    Original -Logotipo centralizado e levemente inclinado. A madrepérola utilizada na incrustração do logo tem coloração amarelada. Capa protetora do tensor possui 2 mm de espessura fixada com dois parafusos e formato de "sino". A angulação do headstock é acentuada, de 14 a 17 graus
    Falsa - Logotipo "fora de centro" com deslocamento acentuado. O material utilizado no inlay do logotipo é de madrepérola artificial, com coloração clara e opaca. Capa protetora do tensor possui 0.7 mm de espessura fixada com três parafusos e o formato é diferente do original da Gibson. A angulação do headstock é sutil, abaixo dos 7 graus.

    DETALHES DO BRAÇO

    Original - Contornos traseiros sem muita definição de formato. Voluta sem relevo. Nut ou capotraste confeccionado de Corian, material sintético que combinam minerais naturais e polímero acrílico puro. O acabamento lateral dos trastes e frisos é pouco arredondado.
    Falsa - Contornos traseiros com definição de formato. Voluta com relevo. Nut ou capotraste de plástico com acabamento grosseiro. O acabamento lateral dos trastes e frisos é arredondado em demasia.

    DETALHES DO CORPO
    Original - Cavidades dos captadores são limpas e permitem a visualização do tampo frontal de maple. Cavidade de parte elétrica escavada com simetria e interior limpo. Os componentes elétricos montados sob uma capa metálica.
    Falsa - Cavidades de captadores são sujas e cobertas com tinta preta. Na maioria das vezes, não é possível visualizar a espessura do tampo frontal. As cópias mais grotescas utilizam películas plásticas que imitam os veios da madeira do tampo superior. Cavidade da parte elétrica apresenta formato diferente da original e os componentes elétricos estão fixados diretamente na madeira.

    HARDWARE

    Original - Captadores originais da Gibson. Basta verificar a base inferior do pickup, que contém o logotipo Gibson.Pontes, tarraxas e ferragens de procedência identificável. Componentes elétricos de qualidade fornecidos por empresas conceituadas. Os condutores externos dos captadores são de malha trançada ou são cobertas por capa de plástico de material térmico e durável.
    Falsa - Captadores de visual similar aos originais da Gibson. Mas a semelhança é apenas visual. A base inferior do pickup é rústica e não contém o logotipo Gibson. Ponte, tarraxas e ferragens de procedência desconhecida. Os condutores externos são cobertos por capa de plástico maleável.

    ACABAMENTO
    Original - Verniz nitrocelulose com camadas finas sobrepostas e brilho moderado.
    Falsa - Verniz bi componente denso extremamente brilhante.

    MATERIAIS
    Original - Tipos e madeiras mais usuais: Mahogany, Maple, Indian Rosewood, Brasilian Rosewood e Ebony.
    Falsa - Utilizam as seguintes madeiras: Nato, Asian Maple, Sen, Basswood, Grenadilha e Kiri.

    NÚMERO DE SÉRIE
    As reproduções falsas possuem números de séries inseridas com silkscreen. As originais apresentam as numerações gravadas na madeira em relevo. Mas, atenção, alguns modelos originais utilizam o processo de silkscreen (a custom shop e a Les Paul Classic). A numeração das guitarras falsas não fornece o ano, nem o lote de fabricação.

    Os falsificadores chineses sofreram um duro golpe em recente investida das autoridades legais da China. O chinês Yu Hui, a "pseudo" empresária Li Dan e alguns de seus familiares foram condenados a três anos de reclusão pelos crimes que envolvem a comercialização direta e indevida de instrumentos musicais falsificados. A própria China iniciou uma campanha de repressão ao varejo ilegal, investindo na construção de uma imagem mais positiva em relação ao mundo. O momento é oportuno para um enorme "recall", para que possamos questionar o gatilho propulsor do consumo dentro de um contexto sócio, econômico e cultural.

    Publicada na revista Música e Mercado número 45, nov/dez 2009 Por. Henry Ho

    NÚMERO DE SÉRIE
    As reproduções falsas possuem números de séries inseridas com silkscreen. As originais apresentam as numerações gravadas na madeira em relevo. Mas, atenção, alguns modelos originais utilizam o processo de silkscreen (a custom shop e a Les Paul Classic). A numeração das guitarras falsas não fornece o ano, nem o lote de fabricação.

    Os falsificadores chineses sofreram um duro golpe em recente investida das autoridades legais da China. O chinês Yu Hui, a "pseudo" empresária Li Dan e alguns de seus familiares foram condenados a três anos de reclusão pelos crimes que envolvem a comercialização direta e indevida de instrumentos musicais falsificados. A própria China iniciou uma campanha de repressão ao varejo ilegal, investindo na construção de uma imagem mais positiva em relação ao mundo. O momento é oportuno para um enorme "recall", para que possamos questionar o gatilho propulsor do consumo dentro de um contexto sócio, econômico e cultural.

    Publicada na revista Música e Mercado número 45, nov/dez 2009 Por. Henry Ho


    Dicas contra Falsificação (Fender)


    Detalhes de sua composição facilitam o pirateamento e tornam em verdadeiros mestres aqueles que conseguem verificar a autenticidade de uma Fender. Distinguir modelos Fender autênticos é uma arte dominada por poucos, inclusive dos modelos vintage. Tudo isso devido à grande quantidade de variações que se tornaram "submodelos", não se resumindo apenas ao tipo de captador que equipa as guitarras e contra-baixos. Diversos tipos de escudo (turtle, sanduiche, etc), quantidade de parafusos no escudo, ferragens, mudanças na logomarca e disposição de informações no headstock, entre outras coisas, fazem com que seja difícil distinguir se um produto é original ou falsificado.

    http://dc205.4shared.com/img/292812948/6c9f977b/s7/fooos.JPG

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cuidados na compra