Epi Les paul, ou Memphis MLP-100 + Alnicos?

    Autor Mensagem
    Garcia xD
    Veterano
    # ago/10


    Fala galera....
    Antes de tudo, esquecam os preconceitos e qualquer outra coisa kkkkk Esquecam também "nomes" e lembrem da qualidade quando forem responder.

    Enfim, to em dúvida no que boto na cartinha pro papai noel (que garoto maroto :P), e ai vim procurar uma opinião de quem entende do assunto.

    Me deparei dividido entre as duas situações,
    Comprar um Epiphone Les Paul Standard CherryBurst e deixa-lá originalzinha, OU comprar uma Memphis Les Paul nova e por Alnico 2 Pro do seymour duncan nela?

    Pergunto isso, por que na loja, quando testei uma MLP-100 da memphis senti um som bem parecido de quando eu toquei em uma epi lp std que tinha lá. Som gordo, bem blueseiro, que é útil pra hard rock (que é o que pretendo tocar), é diga-se de passagem muito acessível. Eu só toco à um ano e meio, então gravação ainda não está bem nos meus planos ainda.

    Então, quem poder me passar algumas dicas, sugestões, críticas, vai ser bem vindo. No aguardo....

    (Seria ótimo se quem possui uma das guitarras ou as duas guitarras comentasse sobre.)

    RSKD
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Veja meu Review da Epiphone Les Paul Standard:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/228002/
    .
    Pra mim vale muito mais que uma Memphis com seymour,por varias causas,acabamento,madeira,construção,tarraxas,escala e etc.A memphis só tem um cap melhor,mas não adianta um ótimo cap com uma péssima madeira,sem contar a construção e as tarraxas,que acho que não são tão boas quanto as epiphones(eu disse acho)

    RSKD
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Pergunto isso, por que na loja, quando testei uma MLP-100 da memphis senti um som bem parecido de quando eu toquei em uma epi lp std que tinha lá. Som gordo, bem blueseiro, que é útil pra hard rock (que é o que pretendo tocar), é diga-se de passagem muito acessível. Eu só toco à um ano e meio, então gravação ainda não está bem nos meus planos ainda.
    ----------------
    explicado o porque da dúvida,seus ouvidos ainda não estão muito experientes,mais pra frente vc vai perceber melhor as diferenças.

    Garcia xD
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Pra mim vale muito mais que uma Memphis com seymour,por varias causas,acabamento,madeira,construção,tarraxas,escala e etc.A memphis só tem um cap melhor,mas não adianta um ótimo cap com uma péssima madeira

    Não concordo plenamente caro.... Há reportagens por ai que mostram que essas lp's são feitas as vezes até com 7 emendas de madeira, ou seja, as epi's não se vangloriam pela madeira, já que são praticamente "retalhos".

    -Acabamento Gráfico: tanto nas Gibson's, Epi's ou Memphis, o acabamento gráfico não me incomoda.

    -Acabamento Sonoro/Fábrica: Epi's perdem o crédito ao serem descobertas como retalhos de madeira, memphis podem até ter o mesmo princípio, porem aí sai mais barato ;)

    -Tarraxas: Podem ser compradas por 100 reais no máximo.

    -Escala: Mesma usada pela epi, rosewood contínua, sem emendas.

    pscb
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: pscb
    · votar


    Epiphone cobra muito pelo nome. Essa história de corpo com 7 emendas realmente complicou a situação.

    Memphis é a terceira linha da Tagima.

    Não tem uma que seja boa e não cobre nome? Que tal olhar a famosa Condor Lemon Drop que acabou de ser relançada?

    Sgt. Eddie
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    RSKD
    RSKD
    13 anos, São Paulo / SP, Brasil Cadastrado em 28/12/2009 Mensagens: 287 · Tópicos: 72

    Cara, eu não costumo levar idade em consideração, mas você tem que perceber que tendo 13 anos e pouca experiência de vida, tem que pensar bem no que fala para alguém mais velho.

    Quanto ao tópico, eu realmente não confio em Memphis. Pode ser uma guitarra muito boa, mas eu compraria. A Epiphone é uma boa guitarra, meio cara. Acho que o que você realmente quer é comprar uma Condor CLP2-S e trocar a captação, aí ficaria uma guitarra boa, acima da Epiphone, e bem melhor que a Memphis.

    Abraços!

    _Frango_
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cara eu comprei uma memphis a pouco tempo.. Estou muito satisfeito com o acabamento da guitar, com excessão das tarrachas.. Mas isso é coisa facil de resolver. Eu estou com o pensamento parecido com o seu, pensei em colocar uns seymour duncan nela, mas ai dei uma pesquisada aki no forum e parei pra pensar direito, é muito captador pra pouca guitarra, vc vai gastar mais com os caps do que com a guitar, então eu decidi comprar uns malagoli mesmo, vai sair baratão e jah da uma boa melhorada no som.. Então se vc é iniciante igual eu e ta com o orçamento apertado é uma boa ir de uma guita mais barata e dar um up nela..

    Tá ai um video de um cara que fez isso.. eu peguei de um outro topico aqui do forum, ele é endorser da tagima e equipou ela com Pickups Cabrera, Tone com push pull e trastes super jumbo..
    Ficou bem legal




    Imfernandes
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Comprei uma Memphis LP tb e não me arrependo em nada!
    Tarraxas grover aqui no Rio custam R$79,00 o jogo.

    Mais pra frente trocarei a captação por Cabrera. Mas sinceramente, para um iniciante como eu, nem disso preciso.

    Outra coisa, seu amp. Vai tocar Gibson, Fender, Jackson ou guitarras tunadas em que amp? Pq dependendo da resposta, vai soar ridículo o som de qualquer guitarra.

    Garcia xD
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    _Frango_

    Porra mas o som fico foda mesmo :D

    Imfernandes
    Vou pesquisar entre as condor's e uma memphis, pra mim é como um jogo de xadrez, duas decisões que realmente me atormentam pelo fato de que se fizer a jogada errada perderei muito tempo e dinheiro =/

    De qualquer forma, o amp que vou usar nela, será um nitrous gs100, tenho um amigo que tem uma lp marca diabo, e que plugou num desses e realmente o som ficou de chorar, magnífico, exceto pelo drive que a meteoro costuma pecar. Mas isso resolvo com um Marshall Guvnor GV-2 =)

    Sgt. Eddie
    SALVE SALVE CIFRA CLUB! O QUE NÃO SERIA DOS GUITARRISTAS SEM ELE? Muito obrigado cara, vc abriu meu olhos para as condors :D Nunca tinha parado pra pesquisar sobre as condors, pois aqui na região (talvez por uma questão de marketing) elas estão muito mal faladas, e existem poucas nas lojas. Sem falar, que muitos aqui também falam dela só por causa do nome um tanto quanto esnobe hahahaha. (condor é marca de papel higiênico aqui)

    Mas agora que fui ver uns vídeos no youtube realmente mudei de opinião, Elas são realmente muito bonitas, e o som e o timbre também é ótimo, sendo que só precisa trocar a captação. Andei vendo alguns tópicos também que mostram a satisfação dos proprietários de condor.

    Muito Obrigado a todos! Se alguem quiser postar observações, sinta-se em casa

    Gui
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    sinceramente, memphis nenhuma vale o que se paga.

    Condor CLP, SX GG1, Shelter Nashville, Stagg LP ou Dolphin DGLP são as LP com melhor custo beneficio

    RSKD
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Sgt. Eddie
    Assim cara,eu to com essa Epiphone a 2 anos,e tipo,ela é muito boa pra mim,com ela eu to satisfeito,pesquisei muito sobre ela e tal,não é porque ela é feita em 3 peças de Nato(é eu achei as emendas,mas foi por causa dos veios da madeira.) que ela vai ser um lixo,as vezes isso mal afeta a qualidade da guitar,não devemos considerar só a madeira,mas sim o processo de montagem,o processo de secagem e bem mais coisas do que simples Madeira,Captadores,Tarraxas e Ponte.

    Garcia xD
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    RSKD
    A tua deve ser uma coreana então... Dizem que aquelas são as que menos tem emenda.

    RSKD
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Garcia xD
    é chinesa

    Spect
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Garcia xD
    A tua deve ser uma coreana então... Dizem que aquelas são as que menos tem emenda.


    A minha é uma G400, são 4 emendas retas, tipo assim: | | |
    Comprei ela ano passado, logo, é chinesa também. O caso daquela LP com 7 pode ter sido alguma coisa mais isolada.

    RSKD, não dá para saber aonde tem emendas só vendo os veios. A Epiphone, assim como diversas outras marcas, cola uma folha de madeira por cima, para não mostrar as emendas. O unico lugar que dá para ver elas é nas laterais da guitarra. Anyway, não sei também se você se referiu aos veios dessa parte, então posso ter entendido errado.

    RSKD
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Spect
    É,falei das laterais.

    iurycaculla44
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    poh tem as novas les paul golden ja vem com capatadores wikison e ela eh muito elogiada compra uma dessa e deixa pra fazer um upgrade mais tarde

    Garcia xD
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    golden pelo que eu sei é quenem fiat, um monte de gente fla mau por causa do 147 e do uno, mas na verdade n eh tao ruim assim.....

    mas acho q as golden são muito "alternativas", já que até no visual não tentam se parecer com condors, epis e gibsons =)

    Imfernandes
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Me permitam um texto um pouquinho mais longo. Mas é que às vezes fico me perguntando se todo mundo aqui que entende tanto de "luthieria" toca tanto quanto ou tem ouvido absoluto. Não me levem a mal, não quero "bater" em ninguém, simplesmente tentar abrir os olhos em uma outra direção.

    Um dos maiores fotógrafos que já existiu, Henri Cartier Bresson, fotografava com uma máquina bem simples de propósito!! Ele dizia que a foto está no fotógrafo e não na máquina (não exatamente com essas palavras, mas era exatamente esse o sentido). Ninguém jamais contestou as fotografias dele!!!

    É pq é uma tendência o que está acontecendo aqui. Participo de uma comunidade de fotógrafos tb e as pessoas estão preocupadas com a construção da máquina, com o zoom, etc. As fotos que são colocadas para a análise da galera têm sempre os mesmos comentários. Existe um parâmetro técnico de luz, sombra, blá blá blá e tudo é vista com aquele crivo. A arte foi pras picas! Fotos tiradas com máquinas simples só recebem bons comentários se tiverem passado por photoshop, o que seria o mesmo que trocar captadores por aqui.

    Aqui analisa-se madeira, quantas camadas, o quão puxado é o olho do fabricante, se as tarraxas são cromadinhas ou não, timbre muitas vezes analisados à parte dos amps, etc, etc. Cadê a música??? Cadê a arte??? O timbre da sua guitarra tem que ser igual a qual Gibson? A do Slash ou a do Jimmy Page?

    É óbvio que uma Gibson tem melhor construção do que uma Memphis assim como uma Mark III da Canon (usada por fotógrafos da National Geographic na selva!!!) é melhor que uma Yashica.

    Mas sou categórico em afirmar que dá para fazer arte numa Memphis e numa Yashica tb!!!

    Quem pode ter uma Gibson, ótimo! Não pense duas vezes. Compre uma, mas vá fazer música!! Pq uma Gibson serve exatamente para isso, fazer música!

    "Mas eu não quero gastar dinheiro duas vezes!"
    Gaste o necessário para fazer música! Não compre guitarras que trastejam, que o som falha, que, em última análise, te impeça de fazer música.

    Vc não precisa de uma máquina com a construção de uma Mark III da Canon se vc não vai passar dias acampado na selva pegando sol, vento e chuva para fotografar rinocerontes, entendeu???

    A comparação com máquinas fotográficas foi só para tornar a visualização do problema mais ampla.
    Estou aberto ao debate.

    Desculpem a comunicação longa.

    pscb
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: pscb
    · votar


    Imfernandes

    Acredito que o fórum tem com uma das funções alertar sobre guitarras que podem vir a dar problemas, além daquelas que cobram muito por o que oferecem.

    Tempos atrás eu tocava em várias Epiphone Special, já que muitos amigos tinham. E nunca chegava a uma sonoridade interessante. Com o tempo descobri o óbvio: a guitarra era ruim, assim como a pedaleira (muitas vezes, Zoom 505) e o amplificador. Hoje, consigo bons timbres com a busca de equipamentos de qualidade.

    No caso do colega Garcia xD, entrou aquela coisa de gastar mais em captador (Seymour Duncan) do que na guitarra (Memphis), algo pouco recomendável. Então, fica a dica de buscar uma opção como uma guitarra melhor ou captadores mais baratos.

    Nada disso impede que ele também esteja preocupado com os estudos. Não acho que haja uma dicotomia "equipamento x estudo". Acredito que dê para conciliar as duas coisas.

    Existem tópicos sobre música, outros sobre equipamentos... Acho que cabe tudo no fórum.

    ogaitnas
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Imfernandes

    Gostei do post, mas digo que fazer boa músicas ou boas fotos com um bom equipo é bem mais fácil... mas sou suspeito para falar pq tenho guitas baratas, mas com hardware todo trocado para ficar top hauahau eu mesmo fiz e fiz pelo fun de fazer ... hehe antes que questionem...

    Imfernandes
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Costa 85

    Não levantei essa questão aqui especificamente por este tópico. Mas como este, acho que 90% do fórum está mais preocupado com equipamento do que com música. Muitos iniciantes (como eu) que estão recebendo muito mais informação sobre hardware do que sobre como é possível fazer música numa guitarra. Algumas poucas vezes li aqui que músicos como o Eric Clapton, Slash, etc fariam bons solos até numa Gianini. VERDADE!!!
    Claro que cumpre seu papel o fórum quando alerta sobre equipamentos que podem dar problemas. Ainda que problemas possam dar até mesmo numa Epiphone, não é mesmo? Mas não acho que seja isso que está em questão quando estamos falando da madeira da guitarra, p. ex.
    Não me entendam mal, mas não estou convocando o fórum a falar mais de música, só estou convidando as pessoas a pensar mais na música quando forem escolher seus equipamentos e existem muitas marcas que nos permite isso. Mais uma vez, óbvio que Gibson é melhor que Memphis e do que Condor, mas e aí?? Estamos reféns de 4 marcas? Mais nada presta? Com mais nada se faz um som maneiro?

    ogaitnas

    Obrigado pelo entendimento. Mas vou discordar levemente de vc quando diz que fazer boa música com bom equipamento é mais fácil. Não necessariamente isso é uma verdade. Vou fazer uma comparação ridícula e idiota mas só para ficar bem evidente como uma coisa não leva necessariamente a outra - coloque a melhor câmera do mundo na mão de uma criança de três anos que já sabe apertar um botão e muito provavelmente vc não terá uma boa foto, certo?! (a menos que seja um prodígio! hehehe).

    Garcia xD
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Imfernandes
    Falo tudo cara.... realmente, ultimamente os músicos são 90% valorizados pelos seus equipamentos, e pelos artifícios que usam. Porém realmente, a música foi esquecida, realmente.

    Lógico que uma Gibson pode proporcionar mais facilidade para treinar e aprender do que uma tonante =) Mas o fato é que é o seguinte....


    Porque em treinamentos de basquete se usa eventualmente bolas de 4kg, sendo que a normal gira em torno de 350g?

    Porque, preparando o basqueteiro à lidar com bolas mais difíceis de serem manuseadas, se torna muito mais fácil o uso de bolas mais fáceis. Ou seja, o que o guitarrista faz bem, com uma guitarra bem ruim, ele pode fazer excelentemente com uma guitarra boa. Ou seja, os instrumentos mais baratos podem servir até como treino, para ajudar o músico à desenvolver o seu senso de ajuste de efeitos, o jeito de tocar, as melodias,... tudo gira em torno de como você se prepara.

    Concluindo, seria como se uma guitarra ruim desse um desenvolvimento melhor do que com uma guitarra boazuda.

    Acho q deixei claro =)

    Imfernandes
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Garcia xD

    Olha, você pode até olhar por ese lado. Ok. Mas realmente não acho que estejamos falando de uma guitarra bem ruim. Não digo isso por ter uma. Incluo aí as Nashville, as Epi Special, as Strinberg. Claro que não são top, mas são péssimas?
    Nosso senso qualitativo é uma escala com somente duas posições - bom e ruim?

    Garcia xD
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    nashville e epi special não merecem desrespeito, mas sinceramente, o cara que diz que a strinberg les paul (qdo original) é uma boa guitarra tem problema mental

    RSKD
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    A minha lespa tem 2 emendas assim : | |
    então ela é feita em 3 partes e não 7

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Epi Les paul, ou Memphis MLP-100 + Alnicos?