Dicas para guitarristas iniciantes sobre solos !

Autor Mensagem
Bach_Rocker
Veterano
# ago/10 · Editado por: Bach_Rocker


Eu preciso de ajudaa !!! sou guitarrista iniciante, com um mês mais ou menos... Porém sou um pouco apressado, e queria a ajuda de vocês para dicas, de criação de solos, eu sei de cabeça algumas escalas, porém não consigo transformá-las em solo... Queria saber se vcs poderiam me ajudar... Eu sei que ainda preciso de muita teoria e formação, mas toco musicas como nothing else matters toda, com solo, introduções como a de one (incluindo o solo) e a musica afraid to shoot strangers do iron maiden, então eu acredito que posso fazer alguma coisa.

Jinkxs
Veterano
# ago/10
· votar


Bach_Rocker

A melhor dica qeu posso te dar....

Use a busca.

Tem muito material didático no FCC. Use a busca, entre nos tópicos, leia seu conteúdo e seja feliz.

erick_guitar
Veterano
# ago/10
· votar


Bach_Rocker
Eu preciso de ajudaa !!! sou guitarrista iniciante, com um mês mais ou menos... Porém sou um pouco apressado,

1- Não tenha pressa, tudo tem o seu tempo e aprender música e guitarra leva muito tempo.

mas toco musicas como nothing else matters toda, com solo, introduções como a de one (incluindo o solo) e a musica afraid to shoot strangers do iron maiden

2- Seja humilde

3- Procure um bom professor, estude, treine e pratique!

Abraço

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bach_Rocker: Eu preciso de ajudaa !!!

Então se ajuda! ;-) Pesquisa no fórum, que tem tudo o que precisa (vide tópicos fixos), e aplica o que tem aprendido pois esse tópico aqui, ULTRA repetido, fatalmente será fechado...

Boa sorte.

Cavaleiro
Veterano
# ago/10
· votar


Bach_Rocker


Me desculpa mas com um mês você não deve tocar nada disso decentemente, mesmo que seja um prodígio.

Bach_Rocker
Veterano
# ago/10
· votar


eu sei que tem bastante material por aí, mas eu não achei o que eu queria e vcs não estão entendendo... eu só quero uma luz, para ver mais ou menos o que me espera, só preciso de uma coisa, transformar as escalas que eu sei em solos...
Pentatonicas - B (maior e menor) C (maioor e menor) são as que eu preciso...

Bach_Rocker
Veterano
# ago/10
· votar


Cavaleiro

cara se vc tá duvidando, problema é seu... eu posso até tentar postar um vídeo no youtube e te mando o link dps...

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bach_Rocker: só quero uma luz, para ver mais ou menos o que me espera, só preciso de uma coisa, transformar as escalas que eu sei em solos...

http://www.youtube.com/results?search_query=usando+pentatonicas+aula&a q=f

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/124871/

Abs

Bach_Rocker
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia

obg ae cara !!! mas eu já fui ae... eu vi muita teoria, só q eu só ttenho um mes de guitarra

tscaranto
Veterano
# ago/10 · Editado por: tscaranto
· votar


Bach_Rocker

Seguinte, sem pressa como o erick_guitar falou

Se liga na sonoridade e no feeling das frases e das notas que vc toca, deixa isso entrar na sua alma um pouco a cada dia, repita aquelas frases ou licks que vc curtiu e repare a nota que repousa na harmonia.

Sabe intervalos? Se não sabe aprende, vc aprendeu a pentatonica maior e menor em B e C certo? vc sabe os intervalos que caracterizam a escala?

Pega um blues C , simples, C7, F7 e G7 pega o primeiro desenho da escala menor que vc deve saber aquele comunzão que tem por ai em todos sites e brinca com ele, sobe e desce mas sinta as notas e como elas caem na harmonia

vai la na segunda corda (B) pega a nota d# ( ta no desenho q citei acima ) e manda ver um bend de 1 tom, vai cair na tonica da harmonia q é o C, repara, ficou legal não ficou? põe feeling, esquece velocidade por enquanto, isso é com o tempo por cima do feeling

voltei a estudar guita a poco tempo, sempre toquei batera e tinha dificuldade pra entender escala, modos, solos, harmonia

faz um mês que to me dedicando e procurando entender o contexto da teoria, a aplicação e com esforço to até entendendo modos gregos.

vc disse q toca algumas musicas ae já, então analisa uma delas, sabe campo harmonico? identifica a musica se ta no campo maior ou menor e quais os graus que ta caindo os acordes da musica

tem algum solinho q vc faz em cima dessas bases não tem?
novamente agora para os intervalos, pega frase por frase e tenta entender um pouquinho delas, algo do tipo em cima desse G o cara parou o solinho no D e o D é a 5 justa do G, ficou bonito vou tentar algumas frases na pentatonica de G parando no D e é isso, vai tentando, tentando, tentando, q vc consegue

no meu caso eu sou crente e peço pra Deus me capacitar e vou correndo atrás q tudo vai fluindo, tente o mesmo de coração

valeu, qualquer coisa estamos ae, acho que consegui te passar algumas coisas pra vc correr atrás e estudar, não tente mta coisa ao mesmo tempo, vai passo a passo.

abraço

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bach_Rocker

Não dá pra criar solos só decorando escalas. Escalas não dizem coisa alguma! Tem que ter criatividade e saber o que está fazendo. Há licks, bends, vibratos, ligados, tipos de palhetadas, etc... Fora a teoria! Cada coisa no seu tempo.

Quem começar? A primeira coisa é decorar as notas no braço, das cordas LA e MI, pelo menos até a 12ª casa, pra saber onde estaá "pisando"....

Porém sou um pouco apressado,

Então, vai acabar tropeçando! hehe

Abs

Bach_Rocker
Veterano
# ago/10
· votar


tscaranto

valeu mesmoo cara !! acho que agora eu to entendendo alguma coisa, pq eu só quero pegar o instrumento e sair tocando um monte de coisa... a minha ideia foi sempre começar pela pratica, pra entender, e dps a teoria, só muitas coisas não se encaixam pra mim ainda... mas msmo assim vlw... ahh e mais uma coisa, tem como vc me ensinar teoria musical pela neet ?? dps qlquer coisa eu envio meu email, e há qnto tempo vc toca violão e qual a idade ideal pra vc começar a tocar ??

Filippo14
Veterano
# ago/10
· votar


Bach_Rocker

mano então cara, um dos problemas está aí. Vc tem q aprende a teoria junto com a pratica pq, eu sei q tem mtas pessoas aqui q num gostam mtu de teoria (eu so uma delas), e mtas outras q num sabem nada de teoria, mas pra ser um bom musico vc tem q sabe, tem q estuda num tem jeito, como já flaram acima tem q estuda escalas campo harmonico entre outras coisas, pra mim a teroria é tão importante quanto a prática, só q mais chata

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bach_Rocker: eu só quero pegar o instrumento e sair tocando um monte de coisa...

Aprende os "4 acordes mágicos"! ;-)



Abs

Bach_Rocker
Veterano
# ago/10
· votar


uahauhauah nossa strike ?? uhauahuahuahauha
cara sem querer ofender mas tem coisa muito melhor usando os 4 acordes mágicos

Bach_Rocker
Veterano
# ago/10
· votar


obg ae mesmo pela ajuda mas, strike eu não engulo

tscaranto
Veterano
# ago/10
· votar


Então, to indo para a facu agora e quando eu voltar te passo um link com algumas licoes selecionadas de teoria para vc estudar, ai se vc tiver dúvida vc me pergunta

eu aprendi violão acho que com uns 14 anos mas ai eu ja fui pra bateria, hj tenho 26 e toco bateria em uma igreja, de vez enquando toco guitarra ou baixo lá também

tive lampejos de estudar guitarra durante esse tempo, mas eu era meio perdido no mundo heheh ee as coisas não entravam na minha cabeça, agora voltei a estudar e to indo bem

idade ideal eu não faco a minima ideia, acho q a partir do momento que você conseguir segurar um violão já da pra começar a dedilhar hehehe...

já vi na igreja um garotinho de uns 8 ou 10 anos tocando no louvour um violão, mas foi um dia especial e tals depois nunca mais vi ele, mas ele tocava legalzinho já

abraço até +

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bach_Rocker: obg ae mesmo pela ajuda mas, strike eu não engulo

Pelo visto vc nem ao menos viu o vídeo...

Bom, boa sorte.

Caneta Espiã ò.ó
Veterano
# ago/10
· votar


mas toco musicas como nothing else matters toda, com solo, introduções como a de one (incluindo o solo) e a musica afraid to shoot strangers do iron maiden

2- Seja humilde




"seja humilde" aposkaspkpasokpoaskpoaskpsok

De Ros
Veterano
# ago/10
· votar


Bach_Rocker

Dicas para guitarristas iniciantes sobre solos !

A minha dica é: Arruma um professor que tenha muita paciência (já que é bom que alguém tenha paciência dentro de uma sala de aula, e pelo seu tópico e suas respostas, esse alguém definitavamente não é você...).

Bach_Rocker
Veterano
# ago/10
· votar


tscaranto
obrigadão cara !!! poo eu tenho 14 anos... e eu comecei violão e guitarra praticamente ontem!! uahuahauauauah não tenho idéia alguma de intervalos, e eu não gravei as casas, mas se eu parar pra ver ja sei todas elas pq eu sei o macete... eu não passo de um leigo na guitarra, ai eu comecei a tentar criar solos a partir de solos q eu jah sabia, no início deu certo, mas eles ficam muito curtos e não chegam ao que eu quero... por isso vim procurar ajuda aqui no fórum, pq eu já tenho alguma ideia de escalas porém não consigo transformá-las num solo

Bach_Rocker
Veterano
# ago/10
· votar


De Ros

uahuahauhauahuahau boa ideia !! na verdade eu tenho muita paciencia siim, olha bem prao meu lado !! eu tenho sede de musica, e to explicando aqui o meu problema, ja mostrei todos os lados possíveis, já recebi respostas que me ajudaram bastante, e um mega veterano como vc ainda não entendeu oq eu quero passar, q não vale só pra mim, mas pra bastante gente !! que decepção

GOREFESTA
Veterano
# ago/10 · Editado por: GOREFESTA
· votar


Queria saber se vcs poderiam me ajudar... Eu sei que ainda preciso de muita teoria e formação, mas toco musicas como nothing else matters toda, com solo, introduções como a de one (incluindo o solo) e a musica afraid to shoot strangers do iron maiden, então eu acredito que posso fazer alguma coisa.

Uma coisa que eu acho estranho nessa molecada superdotada que aparece aqui é que eles tocam musicas completas com solo e não sabem nem ao menos copiar um lickzinho e jogar uma ordem diferentes de notas para inventar um solinho "proprio". Na boa, moleque toca solos de outras musicas, tem internet e não consegue nem chupinhar ideias para começar a compor algo? Pepagem da boa essa ai!
Ou ele esta tirando as musicas no guitar hero e eu nem entendi

A minha dica é: Arruma um professor que tenha muita paciência (já que é bom que alguém tenha paciência dentro de uma sala de aula, e pelo seu tópico e suas respostas, esse alguém definitavamente não é você...).(2)

MauricioBahia

Aprende os "4 acordes mágicos"! ;-)

Eu vi, pelo menos... da para tirar quase toda a discografia do Legião com isso ai. Transforme em power chords e da para tirar mais um tanto de musicas de heavy metal hehehehehe

De Ros
Veterano
# ago/10
· votar


Pois olha, nem um "mega-veterano" (palvras tuas) como eu, nem o ainda mais veterano MauricioBahia entendemos o que tu quer passar.

Será que o problema é nós que não entendemos por sermos muito burros ou será que tu que não passou a mensagem direito?

fripp
Veterano
# ago/10
· votar


Minha dica é: desista. Vc certamente está preocupado em tirar onda e não em sacar o que é música. Pelo visto, por mais fabilidade natural que você possa ter (e não duvido que tenha), arte não é pra você. Então, velho, pica a mula!

marcos.
Veterano
# ago/10 · Editado por: marcos.
· votar


fripp
hsuahsuash

De Ros
esse é o tipo de pessoa que ta sempre ''certo''

Bach_Rocker
Veterano
# ago/10
· votar


De Ros
Se eu não tivesse passado a mensagem, ninguém iria entender correto ?? mas como então o tscaranto me entendeu??
enfim, vc tão veterano não deveria ficar discutindo com alguém da minha idade...

GOREFESTA
vc se esqueceu de um pequeno detalhe de que eu nunca estudei teoria, e tenho apenas um mes de violão

Tomaz.
Veterano
# ago/10
· votar


e um mega veterano

Ah lá, De Ros, te tirou pra tiozão.
Mostra pra ele como se faz! ahaha

Tomaz.
Veterano
# ago/10
· votar


Mas bah, cara... larga um pouco dessa arrogância.
Assim muitos perdem a vontade de te ajudar...

Aproveita caras como o De Ros, que são guitarristas profissionais, humildes e que ainda tentam ajudar aqui no fórum... Tu ser arrogante e tentar pagar de espertinho pra cima dele, só vai ser pior pra ti.

Tudo que ele pode te ensinar, ele já aprendeu... então pra ele tanto faz. Mas tu, que está atrás de conhecimento, deveria se colocar numa situação mais humilde, ficar quieto e aprender com quem sabe mais que tu.

Quanto ao tópico... não tem muito mistério.
Isso é com o tempo. Não adianta muito tu te matar estudando. Tem coisas que vem naturalmente com o tempo... Muitas coisas que tão te falando, e que tu vai ver, tu não vai enxergar à princípio. Mas com o tempo, e contato com o instrumento, tu vai começar a ver as coisas de um jeito diferente.

O que posso te sugerir, é que "decore" (não gosto dessa palavra) as notas no braço da guitarra. Em todas as cordas... É importante que tu não fique preso apenas à shapes de escalas, mas também saiba que nota tu tá tocando.

Quando for praticar escalas, toque-as devagar. Preste atenção no som delas, que em músicas tu vai notar a presença delas, e vai lembrar como elas soam, o que já te ajuda na hora de tirar uma música.

Enfim, acho que é isso.

MauricioBahia
Moderador
# ago/10
· votar


De Ros

Tinha que ser de Niterói.... hehe

Vlw tio!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Dicas para guitarristas iniciantes sobre solos !