Como reduzir o chiado (ruídos)

    Autor Mensagem
    Luiz 7
    Veterano
    # ago/10


    Eu vejo vídeos de várias banda, em shows ao vivo, e tento entender o que fazer pra tirar os ruidos, pois vendo os vídeos não se escuta chiado nenhum, as vezes os guitarristas chegam a tirar a mão da guitarra e mesmo assim não tem ruídos, chiados, nada. Queria saber o que posso fazer pra pelo menos diminuir pois aqui chia muito, principalmente quando eu coloco a guitarra em single. Obg

    ogner
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Luiz 7

    Ter bons equipamentos. Cabos, captadores, fontes. Tudo revisado, rede eletrica confiavél e blindagem da guitarra! isso ajuda bastante.

    Se vc tem um cabo xexelento, captadores singles ruins, fonte ching-ling para os pedais, amplificador de 1980 sem revisão!! Num dá!!

    Hehehe...Blindagem da guitarra e bons cabos já é um começo.

    Se não souber oq é blindagem use a Busca e a Busca Avançada aqui do forum que tem muita coisa sobre isso..

    Abço.

    marcosshrp
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Luiz 7
    Cara, vo te faze uma revisada rápida antes que seu tópico seja fechado, é simples.

    Nas bandas não se escutam ruidos pq depois da gravação o audio passa por um trabalho chamado de mixagem e sonorização.. é ali que o engenheiro de som equilibra e tribla qualquer tipo de problema técnico como ruidos estálos, etc..

    mesmo assim realmente o nivel de ruido dos intrumentos é baixíssimo..

    A causa do ruído é a falta de filtragem do amplificador e da fonte, onde os mesmos captam as interferências externas e da propria rede.. portanto revise seu equipamento conforme as dicas do próprio fórum...

    Use a busca..

    Axo que ja podem fechar o tópico..
    abs

    Vinícius Iron
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Luiz 7

    Bom, cara, no caso dessas bandas que fazem grandes shows, eu quero te deixar bem claro que eles usam muitos racks de efeito, dentre eles Compressor/Limiter, para a redução de ruídos. Mas eu não sou a pessoa mais certa pra te explicar isso. Entra na sessão de amplificadores, que lá eles te explicarão com bem mais detalhes como funcionam os Racks.

    Para o uso caseiro de amp e guitarra (com single-coils), tu pode usar um NS-2 Noise Supressor da Boss. Ajuda bastante. Vale frisar que o teu ampli e o(s) teu(s) falante(s) contribuem para a qualidade do som.

    Abraços

    JC_Junior
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Uma grande possibilidade de redução de ruídos em shows ao vivo é que, maioria dos casos, não se usa a rede elétrica e sim geradores de energia (aqueles parecidos com conteineres). E também no equipamento dos músicos eles possuírem algum tipo de condicionador de energia que filtram os ruídos que provém da alimentação. Além, é claro, de ter equipamentos excelentes.


    Condicionador de energia:


    Frente

    verso

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Vinícius Iron
    Bom, cara, no caso dessas bandas que fazem grandes shows, eu quero te deixar bem claro que eles usam muitos racks de efeito, dentre eles Compressor/Limiter, para a redução de ruídos.
    Sei lá, comigo compressor é sempre uma fonte de ruidos. Achei que era assim com todo mundo o.O

    Luiz 7
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    ogner
    Cara, tenhos cabos novos que comprei ainda esse ano, fonte original da Boss e Amp novo. Imagino que seja na guitarra mesmo então, vou pesquisar sobre essa blindagem mesmo

    marcosshrp
    falo também em show ao vivo, é muito difícil de ouvir ruídos, mas estou entendendo isso com o que o Vinícius Iron falou.

    Obrigado

    Luiz 7
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    ogner
    moro em uma casa nova, que foi feita em 2007, com rede elétrica toda nova também :D mas ja estou pesquisando sobre a blindagem mesmo, obg :D

    Vinícius Iron
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Dark Fallen Angel

    Mas vai ver tu tá certo. É que não sou tão entendido sobre o uso de Racks, ainda... tô aprendendo já bastantes coisas lá na sessão dos amplis.

    Mas acho que o NS-2 já é uma boa pra dar uma eliminada nos ruídos...

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Luiz 7

    Pqq nessas perguntas ninguém nunca lembra de falar sobre o ATERRAMENTO DA REDE ELÉTRICA????

    É simplesmente a parte MAIS importante pra eliminar o ruído! Num adianta ter equipamentos caríssimos, fazer blindagem, comprar ns2, benzer o ampli, diminuir pedais na cadeia... se não aterrar a rede! afunda uma haste de cobre de 2,40m padrão na terra e liga na rede! simples! Da uma pesquisada aí que tem informação no fórum, ou qualquer vendedor de qualquer loja de materiais pra construção pode te explicar. Abs!

    Luiz 7
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Vinícius Iron
    Nossa, to olhando uns vídeos desse NS-2 Noise Supressor da Boss. Me apaixonei cara, que foda, vou juntar uma grana pra tentar comprar esse pedal :D

    Vinícius Iron
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Luiz 7

    Compra sem medo, é um excelente pedal. Mas olha só... pra tu conseguir usar o pedal para conseguir eliminar 100% do ruído, tu vai precisar de um cabo pequeno para fazer a ligação Return do pedal.

    Eu tenho o pedal aqui em casa, mas faz tempo que eu não uso ele porque o meu cachorro roeu a minha fonte oner, então não lembro muito bem como fazer essa ligação.

    Dá um pulo na sessão dos pedais, mas use a BUSCA. Falo isso porque acabei de levar uma patada indireta do pessoal de lá, sendo que eu nem encontrei a minha dúvida nos tópicos já criados... arrogância e má vontade ao extremo.

    Abraço

    BrunoGF
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Isso de não tem ruídos é lenda...pode reduzir o máximo possível, mas quando se toca em volume alto, com drive e - principalmente - com singles.

    Saca o começo desse vídeo:


    Pra reduzir o máximo, cabos de qualidade e principalmente boas fontes...alguns pedais não aceitam bem dividir fonte com outros, ou com amp...

    JC_Junior
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Iversonfr

    Muito bem lembrado. Um aterramento faz toda a diferença!

    No estúdio da minha banda - o qual projetei a instalação elétrica (estou no penúltimo ano de engenharia elétrica) - possui aterramento.
    Não precisa segurar nas cordas do instrumento para o ruído sumir. É tudo muito silencioso, os únicos ruídos provenientes são da rede elétrica e por causa de um transformador de poste que fica muito próximo do local.

    cristian1990
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    e em show grande mesmo se tive ruido, ele vai se abafado pela bateria pelo baixo, pelo publico gritando kkkkkkkkkkkk .....mas eh dificil ter em show grande ..........

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    JC_Junior

    Exatamente. Aqui no meu home/sala de ensaio também não tinha aterramento quando cheguei. Gastei uns 50 mangos entre haste e fio 4mm, peguei um passa-fio emprestado e fiz a ligação. Antes era impraticável usar o canal Lead. Hoje, ligo meu ampli no canal Lead mais meu set com 9 pedais sem ruído algum, fora baixo, potencia, pc, mesa, vocal. O segredo de ruído sinceramente não creio que seja apelar para pedais tipo o ns2. Nunca vi um guitarrista profissional com um desses (ou muito raro), creio que usar um pedal para este fim seria uma solução meio "gambiarra", ou para alguém que toca em diversos lugares e nem sempre tem o controle sobre a qualidade da rede elétrica, o que não é o caso. Resolver o problema da maneira correta é utilizar cabos bons e principalmente aterrar a rede, ponto. Abs!

    MMI
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: MMI
    · votar


    Iversonfr

    Nunca vi um guitarrista profissional com um desses (ou muito raro), creio que usar um pedal para este fim seria uma solução meio "gambiarra", ou para alguém que toca em diversos lugares e nem sempre tem o controle sobre a qualidade da rede elétrica, o que não é o caso

    O Boss NS2 realmente desconheço quem o use profissionalmente, mas é bastante comum equipamentos desse tipo. Só para exemplificar dois caras que usam um dbx Quad Gate , aqui estão dois videos, tanto do Hetfield como do Hammett do Metallica, ambos usam o mesmo equipamento em seus rigs. Isso que ao vivo ambos usam muito captadores ativos que são famosos por serem extremamente silenciosos.

    Erotomania.
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Tive de ressuscitar esse tópico porque me peguei fazendo a seguinte pergunta: E se eu tocar em lugares que não tem aterramento da rede elétrica? Tenho um mesa boogie combo 1x12 da década de 90 que mesmo com o noise gate sofre bastante com alguns ruídops, principalmente em altos volumes. Tenho usado uma fonte hayonik para pedais 9v e Cabos Santo Angelo NOVOS. Guitarra com humbuckers ativos EMG, etc etc etc ... Tenho um NS-2 e já me recomendaram ligar ele no loop. Fiz uns testes ontem mas acho que estava ligando errado. Como seria também, para liga-lo no loop? como ficariam as conexões? funcionaria legal, por cortar já os ruídos que estão vindo a ser amplificados pelo power amp? Grato, Abs.

    AndrewG1
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Vinícius Iron por acaso esse noise reduction não tiran o sustain a naturalidade do som da guitarra?

    Erotomania.
    Veterano
    # set/12
    · votar


    up?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como reduzir o chiado (ruídos)