Giannini Les Paul

Autor Mensagem
rickymaster
Veterano
# jul/10


Pois bem...

Esta semana me surgiu uma oportunidade que creio ser bem bacana...

Um amigo ofereceu uma Giannini Les Paul, que segundo informações é 78 ou 74, por R$600,00 com case.

O que eu quero saber é...estas Gianninis Les Paul dos anos 70 são equivalentes a qual outra guitarra? Só para eu ter uma base.

Daqui a umas duas semanas vou tocar nela pra ter noção...mas a ansiedade é grande.

Se puderem ajudar...

Segue uma foto dela: http://twitpic.com/26k65w

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


rickymaster
São equivalentes a uma.... Giannini 78.
Por esse preço está justo. Não pague mais do que isso por uma Giannini, pois não vale....
Abç

WeS Guitar Hero
Veterano
# jul/10
· votar


Não sei te dizer alguma equivalência para ela.
Mas eu vi bons comentários sobre estas Les Paul's da Giannini.

rickymaster
Veterano
# jul/10
· votar


Mas, não há nada comparável?

Em qualidade, só pra eu me basear mesmo...

Vejo toda hora Gianninis dessa época por mais de 1000

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


rickymaster
Vejo toda hora Gianninis dessa época por mais de 1000
Isso é coisa de picaretas que querem supervalorizar artificialmente uma guitarra só pelo fato dela ser velha, quando, na verdade, qualquer Condor CLP2S é melhor (excetuando os capts) que ela.
Abç

Emogotic
Veterano
# jul/10
· votar


Eu concordo plenamente com o que o Bertola comentou acima, mas que as Giannini antigas eram superiores as Giannini fabricadas atualmente, isso é um fato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


Emogotic
Giannini antigas eram superiores as Giannini fabricadas atualmente, isso é um fato.
Depende de que linha da Giannini.
Mas, no geral, as antigas tinham melhores madeiras (apenas) e algumas captadores importados do Japão (Gotoh), que eram bons.
Abç

Pedro 95
Veterano
# jul/10
· votar


Cara, se for giannini nao vale muito a pena pagar mais que 650, pois pelo o que vi na foto parece estar bastante esculhambada, mas a guita eh maneira. O preco ta bom. No mercado voce encontra uma nova por esse preco, mas eh das vagabundas.

Emogotic
Veterano
# jul/10
· votar


Bertola

Foi mais ou menos isso mesmo que eu quis dizer. Eu me refiro mais as stratos, também tive a oportunidade de pegar numa do modelo igual a do B.B. King que era excelente.
Obrigado pelo acréscimo.

rickymaster
Veterano
# jul/10
· votar


E como identificar os Gotoh? Tem como?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


rickymaster
Não. Geralmente eram os de capa cromada.
Essa série aí já é dos anos 80, e não dos 70 como ele diz ser. Os captadores eram importados do Japão, mas já não eram mais os Gotohs.
Abç

rickymaster
Veterano
# jul/10
· votar


Bom falar com quem entende =D

ELe tambem nao tem esta informacao correta

So o que ha de informacao na internet, onde a maioria eh dos 70

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


rickymaster
Pois é, não é o caso dessa.
Abç

Ant--
Veterano
# jul/10
· votar


rickymaster

Aproveite e confira o entalhe do tampo. Eu já toquei numa e achei o tampo meio diferente do padrão Gibson. No mais, os caps eram bons, a guitarra pesava muito e o acabamento era tosco.

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


Giannini parece que nunca fez coisas BRUTAS de verdade.
AEeAHuEAHUAEhAEU

Ah não ser que eu esteja enganado.

Ant--
Veterano
# jul/10
· votar


Guilherme 90
Giannini parece que nunca fez coisas BRUTAS de verdade.
AEeAHuEAHUAEhAEU

Ah não ser que eu esteja enganado.


Voce está enganado. Nos tempos áureos alguma coisa boa saía de lá vez ou outra.

Eu acho meio sacanagem ficar metendo o pau na Giannini, porque antes da globalização, ou antes ainda, quando o processo de importação era quase um mistério alienígena, a Giannini era a única empresa nacional a colocar no mercado instrumentos musicais de um nível mais aceitável. E cansei de ver músicos brasileiros tocando em suas Stratossonic até fazer buraco na escala.

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


Ant--

Mais aí não é do meu tempo, cara.

Zero Zen
Veterano
# jul/10
· votar


Ant--

Voce está enganado. Nos tempos áureos alguma coisa boa saía de lá vez ou outra.

Só se era a madeira ! E só vez ou outra, pois o grosso da matéria prima era exportado.

Eu acho meio sacanagem ficar metendo o pau na Giannini, porque antes da globalização, ou antes ainda, quando o processo de importação era quase um mistério alienígena, a Giannini era a única empresa nacional a colocar no mercado instrumentos musicais de um nível mais aceitável. E cansei de ver músicos brasileiros tocando em suas Stratossonic até fazer buraco na escala.

Não é sacanagem. Sacanagem era o que a giannini fazia, explorando o músico brasileiro. Com a reserva de mercado, ou você usava giannini (ou Finch, Ookpik) ou comprava instrumento usado de algum músico poderoso a peso de ouro. A importação era proibida. Até peças de reposição para os produtos da Giannini você não conseguia.

E assistência técnica era um lixo. Eu sofri na carne com esta marca ! Não dá para relevar.

Ainda que a madeira fosse boa, os "artesãos" muitas vezes, conseguiam estragar uma boa peça, fabricando instrumentos com medidas fora das especificações. Erros grosseiros.

Qualquer guitarrinha chinesa tem mais padrão de qualidade que uma gianneca. As Finchs e Ookpiks, pelo menos, respeitavam as medidas padrão de corpo e braço, embora usassem hardware nacional, de qualidade inferior.

E a importação era proibida pois havia o "similar" nacional. As Gianninis.

T+.

Ant--
Veterano
# jul/10
· votar


Zero Zen
Ainda que a madeira fosse boa, os "artesãos" muitas vezes, conseguiam estragar uma boa peça, fabricando instrumentos com medidas fora das especificações. Erros grosseiros.

Qualquer guitarrinha chinesa tem mais padrão de qualidade que uma gianneca. As Finchs e Ookpiks, pelo menos, respeitavam as medidas padrão de corpo e braço, embora usassem hardware nacional, de qualidade inferior.


Respeito sua opinião, mas acredito que se por um lado vc teve algum problema com a marca (sempre considerando tempos passados), outros podem não ter tido. Mas o que eu quis dizer é que numa época muito pobre de instrumentos no Brasil a Giannini colocava no mercado algo que podíamos pelos menos aproximar aos modelos dos nossos ídolos. Vamos aproveitar que vc e eu temos mais ou menos a mesma idade e voltar até noassa adolescência nos idos de 1979. Era possível ir a uma loja de instrumentos musicais e ver uma Strato pendurada como na foto abaixo:
http://www.giannini.com.br/painelgiannini/imgs/produto_ant/132_img.jpg

Não vejo tanta diferença assim das Fenders dos anos 70. E para um adolescente era muito bom poder empunhar uma dessas e achar parecida com a que o hendrix usou em Woodstock, por exemplo.
Agora vamos imaginar que a empresa não existisse. O que sobraria para nós, voltando lá nos meados dos anos 70? É aí que quero chegar. Eu ainda acho que naquele momento foi bom ter aquela opção no mercado.

Zero Zen
Veterano
# jul/10 · Editado por: Zero Zen
· votar


Ant--

Não vejo tanta diferença assim das Fenders dos anos 70. E para um adolescente era muito bom poder empunhar uma dessas e achar parecida com a que o hendrix usou em Woodstock, por exemplo.
Agora vamos imaginar que a empresa não existisse. O que sobraria para nós, voltando lá nos meados dos anos 70? É aí que quero chegar. Eu ainda acho que naquele momento foi bom ter aquela opção no mercado.


Como afirmei alí em cima, a importação era proibida em razão de termos, "alegadamente", um sucedâneo fabricado aqui, as guitarras giannini !

A época era pobre "por causa" da giannini, para favorecer o mercado cativo, sem concorrência de peso.

Não tivessemos esta empresa produzindo guitarras, muito provavelmente a importação estaria liberada, de forma a suprir a lacuna de mercado.

Assim, a giannini foi um entrave, um empecilho a ser superado pelo músico naquela época. Atrapalhava os músicos, ao invés de ajudar.

Existiam a Finch e Ookpik, mas a produção era tão pequena que não faria diferença.

Aliás, estas duas marcas, mesmo tendo nacionalizado todos os componentes/partes faziam instrumentos muito mais bem construídos que a marca famosa.

E é aí que me apego. Os instrumentos da Giannini eram ruins, mal feitos, fora das especificações. Braços fora das dimensões usuais, colocação de trastes inaceitável. Qualidade comparável às tonantes encapadas em courvin.

Na minha modesta opinião era puro desleixo, pois a Finch e Ookpik faziam instrumentos corretos sem importar um único componente.

T+.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


Zero Zen
E é aí que me apego. Os instrumentos da Giannini eram ruins, mal feitos, fora das especificações. Braços fora das dimensões usuais, colocação de trastes inaceitável. Qualidade comparável às tonantes encapadas em courvin.

Na minha modesta opinião era puro desleixo, pois a Finch e Ookpik faziam instrumentos corretos sem importar um único componente.

Concordo integralmente com cada palavra sua.
Abç

Zero Zen
Veterano
# jul/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Concordo integralmente com cada palavra sua.
Abç


Não faz isso não Dr. Bertola ! Vou ficar convencido. kkkkkk

Abx.

doubletalking
Veterano
# jul/14 · Editado por: doubletalking
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Uma como essa vale a pena ?? Vale a partir de quanto?







DoisUm
Membro Novato
# jul/14
· votar


doubletalking

Bem modesto o amp do primeiro video, hein? haha

Por acaso eu tenho uma giannini antiga tambem, mas dos anos 70.
Apesar da chave seletora estar meio zuada, o som dela não é ruim nao. O que eu acho horrivel é o braço. A escala tinha um verniz bem grosso (que eu tirei) , e é muito curta nas primeiras casas, entao pra quem tem maos grandes dificulta bastante o encaixe dos dedos na hora de fazer acordes.

doubletalking
Veterano
# jul/14 · Editado por: doubletalking
· votar


DoisUm
mas se tratando das madeiras são boas? elas vem cheio de emendas? ou são bem construídas?

DoisUm
Membro Novato
# jul/14 · Editado por: DoisUm
· votar


doubletalking

O corpo é madeira sólida, nada de sanduiches, ou semelhantes.
A pintura nao me permite identificar nenhum tipo de emenda, mas nao posso assegurar que ela nao as tenha. Infelizmente nao tenho conhecimento pra identificar o tipo de arvore, mas raspando a tinta, a cor e desenho da madeira se assemelham com essa: Foto.

Um outro detalhe que vale comentar é que apesar de ponte, captadores, tailpiece, potenciometros, tarraxas, jack, chave, etc estarem muito bem instalados, a parte traseira da guitarra parece ter sido feita com muito desleixo. As furações dos parafusos que prendem as tampas sao absurdamente tortas.
Já as tampas, nao sei se sao as originais giannini, mas foram feitas bem porcamente, tanto no material quanto no acabamento.

Em questao de peso(kg), ela é bastante confortavel, e um tantinho mais leve que minha outra LP. Um detalhe interessante é que o corpo é menos abaulado, e o bumbum (se é que isso existe em guitarras) é um pouco mais estreito, alem de braço e escala serem mais finos que o normal.

O som dela é bem gordo, e fica muito bom com distorçoes mais pesadas. Já o som limpo nao me agrada tanto, mas eu nao costumo gostar de LP clean mesmo.

Nao sei muito o que falar.... qualquer duvida posta ae. ;)

T. Forge
Membro Novato
# jul/14
· votar


Ant--

Como já disseram aí. O mercado de guitarras nacionais nos anos 70 foi marcado pelo monopólio da Giannini, que fabricava instrumentos bem toscos.

A marca que talvez tenha sido essa "salvadora do músico brasileiro" foi a Dolphin, já nos anos 80. O Assale, sim, se preocupou em construir instrumentos seguindo o máximo possível as especificações das grandes marcas e dar ao brasileiro a chance de tocar uma guitarra realmente com alguma qualidade por um preço em conta. E em uma época onde a importação já não enfrentava tantas barreiras quanto na década anterior.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


doubletalking
Essa é dos anos 80....
Até as Shelter Nashville, se bem tratadas por um bom luthier são equivalentes à elas...
Já disse: Não paguem mais de R$ 500 numa Gianóca.
Abç

doubletalking
Veterano
# jul/14 · Editado por: doubletalking
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Só mais uma pergunta, caso o indivíduo mesmo assim compre uma guitarra dessas gianninis, ao levar em um bom luthier e mandar fazer os reparos necessários, bons captadores, trastes, ferragens, etc, essas guitarras ficariam melhor que uma epiphone?

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


doubletalking

Provavelmente... Percebo o que já foi dito no tópico, no meu baixo:

- Melhores madeiras
- Peça única (ao meno o meu é)
- Captação ou importada, ou malagoli (confesso que não é das piores, troquei pq eles estavam mal cuidados e quebrados)
- Ferragens razoáveis - o cromado da ponte não saiu fácil do meu baixo, só com banho ácido, o que para um objeto de <30 anos é surpreendente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Giannini Les Paul