Squier Affinity Compensado?

Autor Mensagem
jvms
Veterano
# jul/10


Olá,vi em vários topicos discussôes sobre Ibanez Coreanas e Indonesas (?), B.C Rich's e Squiers de compensado e decidi fazer o teste: peguei uma chave de fenda e fiz cortes na minha Affinty e saiu um pó, como dizem que sai do compensado. Como não sou expert, pode ter sido normal, então vou por umas fotos só pra ter certeza:

http://img121.imageshack.us/i/dsc03284ao.jpg/
http://img651.imageshack.us/i/dsc03285p.jpg/

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


Bertola, cade você ?

=)

jvms
Veterano
# jul/10
· votar


up

Ramsay
Veterano
# jul/10 · Editado por: Ramsay
· votar


jvms

Na verdade, você não fez um corte e sim raspou a pintura!!
O fato é que a madeira, por baixo da pintura, costuma ser áspera mesmo pra dar melhor aderência à pintura, entende??
Mas, isso não impede que a sua Squier seja de compensado e pior, de madeira aglomerada que é a que solta pó quando se raspa!!

PS: Se é que existe alguma guitarra feita de madeira aglomerada.

jvms
Veterano
# jul/10
· votar


Ramsay
Eu meio que cortei raspando. Raspei até chegar a madeira (oque n precisou de muito) e n só a pintura. Vc provavelmente pensou q foi soh a pintura pq eu deixei o pó cobrindo o raspaõ/corte, e essa foi minha intenção, para mostrar o pó.
Sabendo isso (q n foi soh a pintura), fudeu legal neh? Eh compensado ou aglomerado? Tm como sabe? Q eu saiba o pó sai do compensado, como o tubarão diz: q nem fubá.

JowR
Veterano
# jul/10
· votar


jvms
Cara, pra mim isso é FRESCURA!

Gosta da guitarra? Pronto. Morreu.

jvms
Veterano
# jul/10
· votar


JowR
Frescura nada. Até gosto do timbre dela, eh legalzinho, deixo de reserva, mas pra troca as ferragens e captação numa guitarra d compensado/laminado/MDF, n da neh?

JowR
Veterano
# jul/10
· votar


jvms
Se voce acha que vale a pena, a guitarra pode ser até de lata.

jvms
Veterano
# jul/10
· votar


JowR
Vc mudaria as ferragens ou caps d uma guitarra de compensado? Seja uma epi, Ibanez ou squier? Aliás eu paguei po ALDER!!! eu quero alder porra, é meu direito. Mas a guitarra ta comigo, c n acha q eu devo ir atras pra pelo menos t certeza da madeira da minha guitarra?

Ramsay
Veterano
# jul/10
· votar


jvms

Concordo com você, talvez não valha a pena!!

Pra exemplificar, eu tenho uma Cort X11 ano X (não digo o ano pra não inflacionar), mas foi aonde a Ibanez e a Cort, que fabrica todas as guitarras da Ibanez coreanas, testaram pela 1ª vez o uso de basswood em guitarras.

E o som dela é animal, surreal, então, nela eu tirei o captador da ponte e botei um Seymour Duncan PATB-2 e daí o som da guitarra que já era excelente ficou infernal, inacreditável de tão bom, e olha que essa guitarra custou há anos atrás cerca de R$1300,00 e pelo menos pra mim tem o som igual ou melhor as melhores guitarras de marca que custam muitíssimo mais caras do que que eu paguei nela!!

Me desculpe por falar isto tudo que foge ao tópico, mas o fato é que já abrí a parte de baixo da Cort e a madeira basswood dela é bem sólida e lisa e não propensa a raspação!!

jvms
Veterano
# jul/10
· votar


Ramsay
Não precisa se desculpar n. Qualidade d Cort td mundo ja conhece, eh foda. N rola um cap no braço?
Bom, acho q ja deu pra perceber que tm alguma coisa de errado com minha guitarra. Isso vai ser uma merda pois essa guitarra tm um valor emocional mto grande pra mim (1ª guitarra, minha mãe fez uma surpresa).
Amanhã levo no luthier, mas se alguem puder ajudar para me poupar o trabalho, iria ser mto bom. Vou por mais uma foto melhor do corte, sem o pó em cima:
http://img683.imageshack.us/img683/8933/dsc03286v.jpg
http://img256.imageshack.us/img256/1459/dsc03288g.jpg

Ant--
Veterano
# jul/10
· votar


Pelo que estou vendo na 1ª foto, não é compensado. Na 2ª não dá pra ver quase nada. Eu arriscaria dizer que essa madeira aí é basswood ou white poplar.

Mas para ajudá-lo a identificar, compensado é feito de lâminas de madeira intercaladas. As partes externas costumam ser melhores, mas o enchimento normalmente é feito de madeira fraca, barata e de crescimento rápido. Ao ser raspado em sua espessura, lembra os biscoitos wafer (a espessura seria a lateral da cavidade, e não no fundo como vc raspou).

Quanto à qualidade da madeira, depende muito da peça escolhida e do tratamento que ela recebeu. A variação pode ser enorme. Analise o som que vc é capaz de extrair dela, principalmente desplugada. Se for legal, com sustain e presença (sem ser "chôco") é porque a madeira é decente.
E se for decente, curta a bichinha porque fica cada vez melhor com o passar do tempo.
Boa sorte :)

jvms
Veterano
# jul/10
· votar


Ant--
Muito obrigado, nas duas primeiras fotos o intuito era mostrar o pó, característico do MDF e compensado. Vou raspar o lado da cavidade ver oq vc falou.

jvms
Veterano
# jul/10
· votar


A boa noticia eh q a minha Squier n lembra um Waffer, mas minha Tagima JA 2 sim. WTF? :(

JowR
Veterano
# jul/10 · Editado por: JowR
· votar


jvms
A boa noticia eh q a minha Squier n lembra um Waffer, mas minha Tagima JA 2 sim. WTF? :(


ehauheaueh

É, fodeu, manolo.

Ramsay
Veterano
# jul/10 · Editado por: Ramsay
· votar


jvms

Então, você quer dizer que a Tagima A2 é feita de compensado, ou seja com camadas alternadas de madeira??

E quando raspou a lateral do fundo da sua Squier é granulado ou sólido??

jvms
Veterano
# jul/10 · Editado por: jvms
· votar


Ramsay
Olha, eu só vi pelas laterais da capinha de proteção pq era meia noite e realmente tava sem saco pra abrir-la e ver por dentro mas tudo indica q parecia um waffer como esse: http://forums.epiphone.com/default.aspx?g=posts&t=11058

Oq vc quer dizer com granulada, esplique um pouco melhor, vc quer dizer c a madeira aparecia pela pintura com um top de maple, sim, dava para ver bastante. Amanhã eu raspo mais e vejo melhor.

Ramsay
Veterano
# jul/10
· votar


jvms

Não estou entendendo direito afinal qual a guitarra cuja lateral parece um wafer, ou seja, com várias camadas??

jvms
Veterano
# jul/10
· votar


Ramsay
A que disse que tem as laterais que parecem um waffer é a Tagima. Ainda n raspei a Squier o bastante pra saber, termino amanhã, agora é muito tarde. Muito obrigado pela ajuda.

MauricioBahia
Moderador
# jul/10
· votar


jvms

Presta atenção no que o Ant-- disse...

Abs

Turok
Veterano
# jul/10
· votar


Olhando a primeira foto não parece compensado. Tá com cara de madeira mesmo. Veja que bem no meio da guitarra tem a linha de emnda de duas pranchas de madeira (comum em guitarras de baixo custo) a parte superior da foto é mais clara e esta cor acompanha o interior da cavidade das molas, inclusive a linha de emenda. Na parte inferior da foto a madeira é mais escura, que também acompanha para o interior da cavidade. Se fosse compensado teria somente uma fina lâmina de madeira como acabamento externi e não teria emenda de duas placas de madeira. Dentro da cavidade veriamos o famoso sanduiche. Como a tinta é transparente podemos ver claramente a madeira. Normalmente guitarras feitas de compensado, aglomerado, MDF não são pintadas com tintas transparentes, mas sim com tintas sólidas sem transparência, justamente para não aparecer os detalhes.

jvms
Veterano
# jul/10
· votar


Tirei mais algumas fotos e tá parecendo com o link q eu mandei:
http://img340.imageshack.us/img340/2518/dsc03295n.jpg
http://img341.imageshack.us/img341/2827/dsc03295h.jpg
http://img256.imageshack.us/img256/8298/dsc03291p.jpg
O acabamento é bem áspero e inferior ao resto do corpo. Também é assim na cavidade da Floyd. Na primeira vez que ví n estranhei pois n achei q fossem dar um bom acabamento as cavidades, embora minha Squier tenha. Nas fotos é possivel ver laminas uma em cima da outra.

_Dio
Veterano
# jul/10
· votar


jvms
vc tá procurando cabelo em ovo.

jvms
Veterano
# jul/10
· votar


_Dio
N eh uma questão d procurar cabelo em casca de ovo, eu só quero saber se ela é ou n de uma madeira de baixa qualidade.

marcosshrp
Veterano
# jul/10
· votar


jvms
cara, na boua..em quesito madeira de baixa qualidade, só da moral pra ela se ela for no braço do instrumento, isso sem conta o acabamento e a pintura pq as madeiras de baixa qualidade no braço é o que realmente difere se o instrumento pode empenar, torcer, trastejar e assim por diante..

a importancia da madeira no corpo da guitarra pode ser em questão de sonoridade, dai entra a questão que se vc gostar do som da sua guita.. não importa o resto..

Veja se o seu braço esta de acordo com algum padrão de qualidade, se estiver..desencana..

jvms
Veterano
# jul/10
· votar


marcosshrp
Cara, oq vc falo eh bestera, n sei daonde vc tiro isso.
oq vc ta dizendo eh: bota um braço duma Gibson numa Epi Special e ela vai se boa. N vai.
A guitarra tm q ta em "equlibrio" n adianta t corpo ruim e braço bom, os dois tm q ta bons.

GuitarHome
Veterano
# jul/10
· votar


jvms
O que ele quis dizer e o que muitos dizem é que se você gosta do som da guitarra e ela te satisfaz como segunda guitarra não importa se é de madeira ou de folha sulfite. Digo isso porque na época que a Ibanez foi "desmascarada" e muitas RG's estavam sendo feita de compensado o pessoal que antes amava sua Ibanez, amava o som que ela produzia parou de gostar, começou a falar que ela não prestava e e tal, e antes de saberem não pensavam assim.
Mas claro que isso não tira o direito seu de saber de qual madeira ela é feita, até como você disse, você pagou por Alder e quer confirmar.

jvms
Veterano
# jul/10
· votar


GuitarHome
Não estou dizendo q n gosto do timbre, gosto sim, mas numa guita d compensado n vale a pena fazer modificações. Meu primo ta nos EUA, chego ontem, vai me trazer um OFR, Tremol-no, D-Tuna e Tarrachas da Gotoh. Preciso saber se ela é d compensado antes q pona as peças.

GuitarHome
Veterano
# jul/10
· votar


jvms
mas numa guita d compensado n vale a pena fazer modificações

Por que não? Tem um membro do fórum que tem uma guitarra de compensado modificada e diz ser melhor que algumas guitarras dele que teoricamente são bem melhores. Não me lembro bem, mas acho que é o daniel_guitar.

Isso de valer a pena ou não só depende de você, do seu pensamente sobre a guitarra e da sua necessidade. Quer dizer que até pouco tempo poderia valer a pena, e hoje se descobrir que é compensado não vale? Se hoje você tem as duvidas sobre fazer as modificações é porque você provavelmente sente necessidade e acha que vale a pena, se não nem pensaria nessa possibilidade.
Na minha opinião se você gosta da guitarra até vale independentemente de ser de compensado ou não, mas por ser uma guitarra barata seria legal saber investir bem o dinheiro e comprar por exemplo captadores nacionais de boa qualidade etc.
Abç.

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


Por que não? Tem um membro do fórum que tem uma guitarra de compensado modificada e diz ser melhor que algumas guitarras dele que teoricamente são bem melhores. Não me lembro bem, mas acho que é o daniel_guitar.

Isso de valer a pena ou não só depende de você, do seu pensamente sobre a guitarra e da sua necessidade. Quer dizer que até pouco tempo poderia valer a pena, e hoje se descobrir que é compensado não vale? Se hoje você tem as duvidas sobre fazer as modificações é porque você provavelmente sente necessidade e acha que vale a pena, se não nem pensaria nessa possibilidade.
Na minha opinião se você gosta da guitarra até vale independentemente de ser de compensado ou não, mas por ser uma guitarra barata seria legal saber investir bem o dinheiro e comprar por exemplo captadores nacionais de boa qualidade etc.
Abç.


[2]

Hoje em dia, falar que só Gibson e Fender são guitarras professionais, acho meio papo furado. Ah não ser que eu esteja errado, me corrijam.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Squier Affinity Compensado?