Captadores caseiros faceis e eficientes

    Autor Mensagem
    Decião
    Veterano
    # jul/10


    Como fui tecnico eletronico e sou fuceta aí vai uma dica sobre captadores. Sem mistificação, mistério, complicações. O captador é idêntico um altofalante ou microfone dinâmico. Uma bobina enrolada num núcleo magnético. A vibração das cordas faz variar o campo magnético e resulta numa corrente na bobina que será amplificada. No altofalante é inverso: a corrente na bobina gera movimento mecânico no cone. É lei: campo magnético, elétrico e mecânico. Se você tem dois deles, inevitavelmente é criado o terceiro. O motor elétrico é o mesmo principio, gera o mecânico. Voltando aos captadores, agora a diferença: impedância. A grosso modo, um captador de guitarra tem que ter muitas voltas de fio (fino) para ocupara pouco espaço. O numero de voltas está relacionado com a impedância. O altofalante é baixa impedância (4, 8 ohms). Para 9k ou mais precisa milhares de voltas, como disse com fio muito fino. Isso envolve fragilidade e pouco espaço. Com qualquer numero de voltas (vamos colocar pelo menos acima de 1000 com fio mais grosso, 35 por exemplo em vez de 42) você consegue captar. Só que o sinal elétrico teria uma amplitude muito baixa e necessitaria uma grande amplificação e o que seria amplificado junto? R u i do. Ok ? Isso tudo envolve cálculos matemáticos complexos de engenharia, envolvendo tamanho do núcleo, numero de voltas, diâmetro do núcleo, intensidade do campo magnético, distancias entre os elementos, blindagens, etc Estou falando muito a grosso modo. Eu consertei ultimamente um captador comercial (nem lembro a marca) que abriu o enrolamento (magro, fio fininho). Impossível contar o numero de voltas do fio. Taquei (na mão que nem enrolar fio de pipa) mais ou menos 2000 voltas de fio 35 até onde cabeu. Ficou melhor que antes porque o fio 35 é um trator, nunca mais vai romper. É lógico que não está instalado numa "fender stratocaster", está num velho violão acústico (Rei) que enchi de furos e fiz virar elétrico.
    Agora, a dica de ouro que eu estou fazendo. Eu tenho de sucata um ima (desculpe o termo, fudido,) de antigos discos winchester de computador. V. quase não consegue descolar ele de um alicate. Fiz uma ferradura de ferro comum retangular e achatada e colei ele atrás. O campo passa para o ferro. Como ele tem um campo magnético muito forte, com poucas espiras (e fio mais grosso, fácil de manipular) vou enrolar duas bobinas em ponte (vou chutar 2500 espiras em cada uma). As pontas das ferraduras estão calibradas para a quinta e sétima casa do violão nas harmônicas de ressonância só que lógico irão na boca do lado contrario. Todos os controles (volume, tom) ficarão no amplificador para não gerar fios longos e ruídos. Ganhei um DiGiorgio quebrado e vou aproveitar só o braço e fazer o bojo maciço e tacar esse ima. Ah. vou precisar aterrar a carcaça no negativo por causa de ruidos. Mandarei p/ vocês os resultados..

    Jg Destroyer
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Decião
    Muito legal a explicação sobre os captadores.

    Mas como assim captadores no violão? Apenas pra captar o som "eletricamente" ou pra uma espécie de guitalão (termo ridículo, ok auiheiuhea)?

    Raizen
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Decião
    sucata um ima (desculpe o termo, fudido,) de antigos discos winchester de computador

    São imãs de neodimium.

    slashandhendrix
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Decião
    Como fui tecnico eletronico e sou fuceta aí vai uma dica sobre captadores. Sem mistificação, mistério, complicações. O captador é idêntico um altofalante ou microfone dinâmico.

    Uma bobina enrolada num núcleo magnético. A vibração das cordas faz variar o campo magnético e resulta numa corrente na bobina que será amplificada. No altofalante é inverso: a corrente na bobina gera movimento mecânico no cone.

    É lei: campo magnético, elétrico e mecânico. Se você tem dois deles, inevitavelmente é criado o terceiro. O motor elétrico é o mesmo principio, gera o mecânico. Voltando aos captadores, agora a diferença: impedância.

    A grosso modo, um captador de guitarra tem que ter muitas voltas de fio (fino) para ocupara pouco espaço. O numero de voltas está relacionado com a impedância. O altofalante é baixa impedância (4, 8 ohms). Para 9k ou mais precisa milhares de voltas, como disse com fio muito fino.

    Isso envolve fragilidade e pouco espaço. Com qualquer numero de voltas (vamos colocar pelo menos acima de 1000 com fio mais grosso, 35 por exemplo em vez de 42) você consegue captar.

    Só que o sinal elétrico teria uma amplitude muito baixa e necessitaria uma grande amplificação e o que seria amplificado junto? R u i do. Ok ? Isso tudo envolve cálculos matemáticos complexos de engenharia, envolvendo tamanho do núcleo, numero de voltas, diâmetro do núcleo, intensidade do campo magnético, distancias entre os elementos, blindagens, etc Estou falando muito a grosso modo.

    Eu consertei ultimamente um captador comercial (nem lembro a marca) que abriu o enrolamento (magro, fio fininho). Impossível contar o numero de voltas do fio.

    Taquei (na mão que nem enrolar fio de pipa) mais ou menos 2000 voltas de fio 35 até onde cabeu. Ficou melhor que antes porque o fio 35 é um trator, nunca mais vai romper. É lógico que não está instalado numa "fender stratocaster", está num velho violão acústico (Rei) que enchi de furos e fiz virar elétrico.

    Agora, a dica de ouro que eu estou fazendo. Eu tenho de sucata um ima (desculpe o termo, fudido,) de antigos discos winchester de computador. V. quase não consegue descolar ele de um alicate.

    Fiz uma ferradura de ferro comum retangular e achatada e colei ele atrás. O campo passa para o ferro. Como ele tem um campo magnético muito forte, com poucas espiras (e fio mais grosso, fácil de manipular) vou enrolar duas bobinas em ponte (vou chutar 2500 espiras em cada uma).

    As pontas das ferraduras estão calibradas para a quinta e sétima casa do violão nas harmônicas de ressonância só que lógico irão na boca do lado contrario.

    Todos os controles (volume, tom) ficarão no amplificador para não gerar fios longos e ruídos. Ganhei um DiGiorgio quebrado e vou aproveitar só o braço e fazer o bojo maciço e tacar esse ima. Ah. vou precisar aterrar a carcaça no negativo por causa de ruidos. Mandarei p/ vocês os resultados..


    Só pra melhorar a leitura. ;P

    Van_Lorien
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Decião
    Uma dúvida: existe algum tipo de diferença tonal entre o fio 42 e o 43? Eu li nuns fóruns gringos que um captador de 10k enrolado com fio 43 equivale a mais ou menos um de 7k com fio 42.

    Zedosal
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    por causa do número de espiras que vc consegue com o diferente diametro do fio vc tem uma impedancia diferente.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Decião

    Cara muito legal isso!!!!!

    DINO EK
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Posta o resultado ai pra gnt ver dai, eu fiz um com aqueles dois imas (que vc joga pra cim e eles se separam parecendo um truque de magica) que vc encontra em barracas ai, e entao enrolei fio, mas foi pouco, e meti durex

    ai tnho que aumentar no ultimo o meu amp pra quase nao escutar direito ^^

    mas quando vc terminar, posta ai o seu trabalho com fotos, videos, musicas

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    awg43 e normalmente usado em strato e awg42 em telecas

    Decião
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Ola, Van Lorien. Eu quase não entro no Computador, me desculpe. Faço muitos trabalhos para mim. Sou aposentado. Tenho sítio e faço até serviço de pedreiro. Tempo mais cheio do que quando estava na ativa. Fui técnico do tempo da válvula antes da Informática.

    Vamos lá com os captadores. O que v. perguntou sobre diferenças de timbre em função de bitola do fio e numero de espiras. Quanto mais os fios estiverem perto do núcleo magnético vai ser melhor para as altas freqüências (agudos), o contrario para as baixas frequencias. O ideal seria o enrolamento todo estar o mais perto possível. Com fio mais fino e enrolamento feito com bobinadora você consegue mais esse resultado. Com fio mais grosso e enrolamento manual a tendência é muitas espiras ficarem longe do núcleo devido ao cruzamento diagonal que sobrepõe uma à outra espira porque você não consegue a homogeneidade lado a lado das espiras e camadas com a mão. Por isso que são caros. Você imagina uma bobinadora de precisão enrolando milhares de espiras mais finas que cabelo,
    onde se consegue mais espiras, mais impedância, mais ganho, mais timbre e menos ruído.
    A delicadeza é igual placa de circuito de computador nas soldagens.

    Sobre o que falaram 10k fio 43 ser igual 7k fio 42...pelo pouco que conheço deve haver diferença na amplitude do sinal de saida. O de 7k deve ser ligeiramente melhor em baixas freqüências e tem menos ganho. Depende muito do amplificador. Eu penso que um bom captador tem que ter uma média de ganho das frequencias em função da impedância para a aplicação dele. Cada corda tem uma freqüência X e entra no cálculo.
    De guitarra é diferente de baixo e vai por aí. Estou conseguindo transmitir a idéia ?

    Veja bem não sou luthier, engenheiro e especialista, nem artista. Tenho conhecimentos técnicos, uma oficininha no porão. Fiz matemática, tudo bem, já li alguma coisa, já fiz alguns cálculos mas estou usando a minha experiência com o meu bom-senso em projetos não digo de precisão, mas o mais simples possível porque.. não tenho saco... e tempo...
    Vocês são feras, eu, curioso.

    Então, se enrolar na mão, capricha, não estique muito o fio apesar de usar o mais fino possível e mantenha o maximo paralelismo. Se quebrar não tente emendar, arranque e comece tudo de novo. ("É soda, véio").

    Como já falei, digamos, se você enrolar só 100 espiras, você vai ter um sinal de saída no fio de alguns MICROvolts e precisa amplificar (junto com ruído devido a muito baixa impedância) milhares de vezes e se você tem 7000 espiras você terá dezenas de MILIvolts na saída e precisará amplificação bem menor (centenas de vezes).

    Voltando aos altofalantes como exemplo. O woofer tem uma bobina maior e o espaço maior entre o entreferro e a bobina móvel. Bom p/ as baixas freqüências. O twitter é o contrario, bobina menor, menos folga, mais apertado e fio mais fino porque vai trabalhar com corrente menor. Bom para os agudos.

    Além disso, a área de captação perto das cordas é muito pequena, o que tem que envolver uma impedância maior para bons resultados, sem sacrificar nem graves nem agudos.

    Com captadores artesanais, como o ouvido humano não percebe muito o ruído ou diferenças de timbre principalmente em alta potencia na bagunça doméstica (claro que tem o mínimo aceitável), tudo bem. Agora para gravações de alta fidelidade, padrão RIAA tem que ser tudo profissional. Aquele som puro, equalizado, perfeito.
    Desculpe pela Bíblia, não tem jeito.

    Decião
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Jg Destroyer.

    É o seguinte. Toco um pouco de violão por ouvido desde moleque. Tipo Dilermando Reis e algumas musicas que pego sozinho. Posso até pagar um violão eletrico importado novo. Não é isso. As vezes passo semanas sem relar no violao. Só que adoro fuçar e fazer experiencias.

    Paguei 40 pau outro dia num violão de marca barbante quebrado. Consertei. Comprei dois imas captadores baratos na loja , fiz buracos para eles, controles, interruptores.

    Funcionou precariamente com ruido. Timbre bom mas com muito ruido. Corda de aço. Coitado daquele violão, vou detornar de novo.

    Agora, veja bem, tenho um Digiorgio serie autor de estimação há quase 40 anos que foi presente da minha mãe. Está impecável.
    Comprei um minusculo captador tipo microfone (deve ser de eletreto) colei nele com massinha por fora sem danificar nada, pelamordedeus.Paguei só 20 pau.

    Liguei o fiozinho dele e saiu um puta som, só o microfone e o fio num valvulado que eu montei também. Como pode ? sem bobina, sem nada, um cubo menor que uma borracha de apagar lapis, fiquei besta. so que...... teve um problema: microfonia.. tenho que deixar o volume do meio para baixo e tirar graves, alem de ficar de costas para o amplificador.

    Constatei que é devido ao bojo do violão ser auto ressonante (não é eletrico) e um violão eletrico adequado para isso deve ter bojo maçiço o que vai ser minha proxima empreitada com outro violçao quebrado que ganhei do meu primo onde vou aproveitar o braço.

    Decião
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Raizen, que que é isso, neodiminum?

    Só sei que são muito poderosos, inclusive estou procurando sucata daqueles primeiros vinchester que tem esse imas. São uteis para muitas coisas. Aqueles pretos que parecem marmitas.
    Os de hoje são menores com motores mais fracos e tem imas mais fracos.

    Me falaram que na fabricação de imas tem uma mafia no mundo. É uma tecnologia fechada que está na mão de poucos.

    edalko
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Decião

    Parabéns!!
    Finalmente alguém está explicando o real funcionamento de um captador e sua construção. Muito interessante o seu tópico.

    Abrax

    Ian Anderson
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Prabéns pelo tópico

    Raizen, que que é isso, neodiminum?
    Eh um tipo de material usado para imas, Como AlNiCo e Ferrite

    Lukas Gabriel
    Membro Novato
    # set/19 · Editado por: Lukas Gabriel
    · votar


    e muito facil fazer um captador caseiro eficiente, nem precisa desse moonte de firula.

    basta colar um mic de eletreto comum com os furos virado para o violao e isolando os lados, de forma que ele fiquei virado apenas para o violao.

    o mic vai captar as ondas das cordas e transformar em sinal eletrico, ja testei e funfa mt bem.

    edit: microfonia 0, o mic nao vai poder receber ruidos externos, apenas vibrações

    LeandroP
    Moderador
    # set/19
    · votar


    Lukas Gabriel
    edit: microfonia 0, o mic nao vai poder receber ruidos externos, apenas vibrações


    Não seria o ruído também uma vibração?
    °,°

    Delson
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Lukas Gabriel
    basta colar um mic de eletreto comum com os furos virado para o violao e isolando os lados, de forma que ele fiquei virado apenas para o violao.

    Teve um cara que fez algo assim. Procure por Lester William Polsfuss.

    Lukas Gabriel
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Não seria o ruído também uma vibração?

    mas ruído tipo o som, o microfone vai estar isolado, so o tampo do violão faz contato com a entrada de som dele

    Teve um cara que fez algo assim. Procure por Lester William Polsfuss.

    caramba so apareceu Les Paul, o cara é um mito kk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captadores caseiros faceis e eficientes