Como fazer palhetas de Osso By «««Arimoxinga»»»

Autor Mensagem
Arimoxinga
Veterano
# jul/10 · Editado por: Arimoxinga


Bom galera estou aqui para passar um tutorial bem facil porém trabalhoso, isso é um prato cheio para handmades.

Materiais

Martelo
Arco de serra com a serra é claro

Pedra de amolar faca, e
lixa D'água N°360
(Fig.3).

Um osso de Costela de Boi ou Vaca hehehe (Fig.1)
Piloto de escrever em cds
Paciência e força nos Braços

só Isso!!

Começe lavando o osso com uma bucha e detergente para tirar qualquer residuo de sangue ou gordura no meu caso. Depois de limpo vc terá que serra-lo no meio apoiando-o na parte do martelo usada para tirar pregos da madeira e encostando o cabo em uma parede. (Fig.2)
Pronto! Agora com o osso serrado em dois vc irá escolher uma das quatro pontas do osso a mais reta possivel pois totalmente reta será dificil de encontrar, então colocará uma palheta sua em cima do local escolhido e ira fazer o contorno com o piloto de escrever em cds. Feito isso ira cortar (com o Arco de serra) o mais proximo possivel das linhas feitas com o piloto para economizar esforço por sua parte. Passando por isso sua palheta deve ficar mais ou menos assim (Fig.4, 5 e 6)
Agora começa realmente o trabalho ralação e mais ralação literalmente. Você irá ficar umas 2h para dar forma e espessura simetricas e que te agrade. Você pode ralar na pedra ou em uma lixa de Ferro N° 100 ou superior. No meio do caminho ela deverá estar mais ou menos assim (Fig.7 8 e 9). A parte escura nas costas da palheta é o miolo do osso vc terá que raspar até que fique menos crespo e escuro possivel não exagere.
Depois de mais algum tempo raspando e ralando palheta e dedos na pedra ou lixa já estará com outro aspecto assim (Fig.10).

Depois desse ultimo passo estará quase pronta faltando apenas refina-la com a lixa D'água, recomendo nesse momento ir até uma PIA e molhar a palheta ea lixa dai então invente uma forma de segurar a palheta sem que os dedos encoste na lixa se não vai comer algumas de suas unhas como aconteceu comigo. se preferir não lixe as laterais deixe-as um pouco crespas isso fará com que a palheta produza um som diferênte tipo mais arrastado dai vai de seu gosto. depois disso pegue sua tolha de banho pois é felpuda enxugue a palheta e começe a esfregala na toalha apaiada em uma mesa ou no chão isso ira lustrar sua palheta mais ainda agora esfrega feito homem porra =D pronto fica assim (Fig.11, 12 e 13) Repare que na figura 11 temos duas palhetas uma que eu já tinha feito (a da DIREITA), e a que fiz para o tutorial (ESQUERDA). A diferênças Bruscas de som entra elas a mais fina reproduz o som mais brilhante e estalado a mais Grossa um som mais CHeio e encorpado falando isso ouvindo unplugged. é isso pessoal espero que esse tutorial só venha a SOMAR para vcs Handmades artesãos.

Figuras:

Fig.1
Fig.2
Fig.3
Fig.4
Fig.5
Fig.6
Fig.7
Fig.8
Fig.9
Fig.10
Fig.11
Fig.12
Fig.13

Agradecimento ao Remo Yaconi cujo criou um topico que me deu a idéia de fazer palhetas de ossos.

EDIT:. AHH lembrei agora a durabilidade dela é muito boa o bico vai demorar muito para se gastar dai todo esse trabalho não vai precisar ser repetido por um bom tempo.

EDIT2:. Também gostaria de pedir a aqueles que possuem uma V-Pick se puder por favor fazer o contorno dela em uma folha de oficil scanear e upar para download aqui seria legal pois assim todos nós poderias ter acesso as famosas V-Picks mas só que no feitas de Osso. e outros materias escolhidos por nós



Peace!

gizvanni
Veterano
# jul/10
· votar


legal

Guitar_hell
Veterano
# jul/10
· votar


Legal esse tutorial dá pra se ter novos timbres, o timbre dessa palheta deve ser espetacular! É um pouco trabalhoso mas que tá afim de ter uma palheta dessa vale a pena sim!

Uma boa para os artesãos!

Arimoxinga
Veterano
# jul/10
· votar


Guitar_hell

é bem legal cara principalmente pra quem não que tá comprando palheta direto por que as de plástico perdem o bico rapido ainda mais se o cara tiver a mão pesada demais.

Peace!

Marc Snow
Veterano
# jul/10
· votar


Arimoxinga
Posso encomendar uma de osso de bódi pra tocar uns forró arretadjo?

TeXuGo TuNeLoSo
Veterano
# jul/10
· votar


Uia, vou usar pra motor elétrico (que uso em Odontologia no laboratório) com um disco diamantado acoplado pra fazer os cortes! Acho q vai ficar ainda mais show!

Parabéns pelo tutorial!

Arimoxinga
Veterano
# jul/10
· votar


Marc Snow

kkkkkkkkkkkkkkkk no natal vou mandar pelo meu vô Santa Claus uma pra tu hehehe só faltou encaixar capritôto para escrotar mais ainda

TeXuGo TuNeLoSo

é uma boa cara tem unas maquinas tipo essa para odontologia que tbm faz o mesmo trabalho porém não tenho nem uma das duas hehehe foi no braço mesmo. vlw

Peace!

L.K.R
Veterano
# jul/10
· votar


Arimoxinga
Sabe dizer + - se a duração da ponta é melhor?
e se ela solta aquela "farofa cavernosa" no corpo da guitarra xD

Eu tinha uma de plástico que era buxa de tocar porque sujava toda guitarra, ai troquei pra as dunlop 2.0 que duram bastante e nao suja mas sei lá.. acho que seria melhor tentar isso^^

Arimoxinga
Veterano
# jul/10
· votar


L.K.R
Sabe dizer + - se a duração da ponta é melhor?

rapaz a duração não sei mas creio que muito tempo por dois motivos

1 o Osso é muito resistente a desgaste por atrito pra vc ver eu ralando na pedra demora pra desgastar quando mais nas cordas da guitarra

2 o atrito é bem pouco com a corda já que o osso vai está bem liso quando a palheta estiver pronta dai outro fato para a duração dela.

ela solta aquela "farofa cavernosa" no corpo da guitarra xD

hahaha solta não pow passei um bom tempo tocando com ela e não soltou nada, a não ser..... que vc pegue um osso de um Boi que sofra de osteoporose kkkkkkk

Eu tinha uma de plástico que era buxa de tocar porque sujava toda guitarra,

Nunca tive esse problema não com nenhuma palheta minha pegada suave vc deve ter hein? hahaha


Peace!!

Denayse
Veterano
# jul/10
· votar


Parabéns :D

Arimoxinga
Veterano
# jul/10
· votar


Denayse

Obrigado!!!


Peace!

L.K.R
Veterano
# jul/10
· votar


Arimoxinga
dia 16 que começa as ferias da escola vou fazer a minha

Arimoxinga
Veterano
# jul/10
· votar


L.K.R


legal se der posta aqui se gostou as dificuldades qualquer coisa e ateé a foto dela tbm hehehe boa sorte


Peace!

Guitar_hell
Veterano
# jul/10
· votar


Arimoxinga

É essa é boa mesmo dura muito e é ideal para os pedreiros da guitarra!

hauhauahauahuauhaa

rotiv
Veterano
# jul/10
· votar


o som fica bom com essa palheta? quer dizer, melhor que a de plastico?

Sir.Paulo
Veterano
# jul/10
· votar


Arimoxinga

|oO|

Muito legal!!!!!

Valew cara !!!!

Arimoxinga
Veterano
# jul/10
· votar


rotiv

cara da uma mudada no som sim a maior diferênça que notei foi a da palheta que fiz mais fina, essa como as de outros materias tbm cada material da um som diferênte dai vai do gosto do cara mas eu gostei do som tirado pelo osso.

Sir.Paulo

Opa tranquilo cara! temos que passar pra frente oque sabemos!


Peace!

Bigtransa
Veterano
# jul/10
· votar


Arimoxinga
legal..... parabéns pelo capricho.....

Arimoxinga
Veterano
# jul/10
· votar


Bigtransa

Vlw Men!


Peace!

lindoso
Veterano
# jul/10
· votar


Arimoxinga
Muito bom cara, parabéns, palhetas diferentes abrem portas pra diferentes tipos de timbres, gostei

E se puder gravar as diferenças sonoras, poste aqui.:)

Vlw!!

Arimoxinga
Veterano
# jul/10
· votar


lindoso

legal cara vou ver se faço isso essa semana!


Peace!

testemunha
Veterano
# jul/10
· votar


muito legal cara, mas eu não tenho paciência pra fazer uma hahaha. Abraço!

Arimoxinga
Veterano
# jul/10
· votar


testemunha

hahaha entendo cara! Obrigado.



Peace!

Jafet
Veterano
# jul/10
· votar


Arimoxinga

cansei só em ler o tutorial... faz aí e coloca pra vender que eu compro na sua mão pra testar :P

Iversonfr
Veterano
# jul/10 · Editado por: Iversonfr
· votar


Arimoxinga

Muito legal cara! Parabens!

Eu não tenho uma V-Pick, mas vê se essas fotos aqui não te ajudam em alguma coisa:

FOTO 1
FOTO 2
FOTO 3

Edit: MAIS UMA LEGAL

Arimoxinga
Veterano
# jul/10
· votar


Jafet

hehehehe pra vender fica dificil. mas, é um pouco cansativo mesmo

Iversonfr


Opa vlw cara um camarada aqui do forum disse que ira fazer esse contorno pra mim se ele fizer eu ponho o link aqui pra quem quiser.


Peace!

renansena777
Veterano
# jul/10
· votar


gostei cara parabens

Arimoxinga
Veterano
# jul/10
· votar


renansena777


vlw ai cara!



Peace!

Floyd N Roses
Veterano
# jul/10 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


Arimoxinga
POW CAAAAraa...MUITO LEGAL!!! Tutorial EXCELENTE man!!! Fez NO CAPRIXO mesmo hein!!! ;DDD

O SACO é q o pessoal aqui em casa num é muito de comê carne [eu so o unico CARNIVORO da familia...=P]...mas vo tentá convencê a "mama" aqui a faze umas costela no fim de semana!!! ^^ ...DAI eu faço essa palheta...o som deve fica MUTCHO LOKO!!! =D


Mass...aproveitando o assunto!!! Quando vi o tópico do Remo Yaconi...e vc falô da palheta de osso e talz...tive uma ideia também!!! :D

Lembrei de um pedaço de uma concha [que devia sê BEM GRANDINHA...intera] que eu tinha achado otro dia aqui na praia e pensei..."Porque essa concha não poderia virar uma PALHETA??!!!"...e mãos a obra!!! ^^

Já de cara foi bem mais facil do que pensei...mas só pq eu tinha dois jeitos pra cortá aquela concha no formato de uma palheta...com uma serra...muito esforço e cuidado...OU do jeito MAIS LEGAL...o modo BRUTALITY...que é "quebrando ela com dois alicates e vendo no que ia dá"!!! E...no momento...como eu não tinha nenhuma serra por perto...foi no BRUTALITY mesmo!!!

E NUM É QUE DEU CERTOO!!! :D ...entre todos os pedaços quebrados...surge na minha frente UM TRIANGULO CERTINHO!!! :DDD ...MUITO CAGADO!!! xP

Dai só o que eu tive que fazê foi da uma lixadinha [com uma lixa de ferro mesmo (a unica que eu tinha mais "à mão")]...pra dexá uma das pontas do triangulo mais "pontuda" [pra ficá mais facil de pegá na palheta]...e PRONTINHO...

...tenho uma PALHETA DE CONCHA!!! |=D)

E os som fica BEM legal viu...bem BRILHANTE...bem "DIFERENTE DO NORMAL"!!! Ótimo pra fazê umas bases com aqueles acordes "cheios"...por sinal!!! =)

Só não tirô uma foto agora pq a camera ta sem bateria...mas se alguém se interessar fala ai que eu ponho umas fotos!!! ;]

Só não tenho como fazê um Sir. TUTORIAL...como esse que o Arimoxinga fez...pq praticamente não teve um "processo de fabricação"...foi só QUEBRÔ/LIXÔ/TOCÔ!!! xD


EITA...se pá já falei DEMAIS!!! ^^





Abração!!! o/

Iommi Young
Veterano
# jul/10
· votar


caaaaraííí véééi, é fiiiiiiixxxxttaaaaaayyyleee, kkkkkkkkk, massa de mais cara, muito boa a iniciativa, parabens !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fazer palhetas de Osso By «««Arimoxinga»»»