Coil split e dois pots de volume diferentes

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: erico.ascencao


    Olá povo,

    Durante minhas divagações guitarrísitcas, tive uma idéia e gostaria de perguntá-los sobre a viabilidade de sua implementação.

    Sou fã do recurso de splitar humbuckers, principalmente pela sua versatilidade. O principal problema deste recurso é a inadequação do potenciômetro de volume, pois para humbucker é usado um valor e para single é usado outro. Devido a tal problema, o som do humbucker splitado não vai ser tão legal quanto a um single de verdade - pelo menos teoricamente.

    Para solucionar este problema, comecei a pensar se seria possível montar um circuito com dois pots de volume (um de cada valor) e uma chave seletora de duas posições. Com a chave na posição no-split, o humbucker não ficaria splitado e o pot de volume funcional no circuito seria o de valor adequado a humbuckers, sendo este pot responsável por controlar o volume de todos os captadores (inclusive eventuais singles de verdade). Com a chave na posição split, o humbucker ficaria splitado e o pot de volume funcional no circuito seria o de valor adequado a singles, sendo este pot responsável por controlar o volume de todos os captadores. Note que sempre haverá um pot de volume "burro", que não faz nada.

    Perguntas:

    1) Dá pra fazer esta loucura?

    2) Alguém tem um testemunho verídico da diferença entre um humbucker splitado e um single de verdade (considerando mesmas madeiras, mesma posição do captador no corpo da guitarra, etc)?

    3) Quais são os valores de pots recomendados para single e humbucker (só pra aproveitar o assunto do tópico...)?

    Van_Lorien
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Van_Lorien
    · votar


    erico.ascencao
    Cara, acho que até dá pra fazer isso, mas acho meio loucura. Uma coisa que quem sabe seja mais viável, baseado no que eu li num fórum gringo (o não oficial da Warmoth) esses dias, seria adicionar um resistor de valor x em paralelo a parte que gera o split, a fim de que quando o humbucker é splitado, o valor do potenciômetro de volume se altera.

    Não sei se isso é viável pra essa tua ideia, mas o que eu li era em se tratando de guitarras HSS, aí se usava um pot de 500k pro volume e quando a chave seletora tivesse nos singles, ele se alteraria para aproximadamente 250k. Segue o texto que fala isso:

    Assuming you've got the above humbucker, single coil, single coil with standard Strat 5 way switch (i.e. not megaswitch or the like), and standard Strat 1Vol, 2Tone controls:

    "Give the 'bucker its own tone control (wire the other one to the other Pups), and then wire a 470k or 560k resistor across the tone control for the single coils. Then install your 500k Volume pot.

    When the single coils are on, the effective resistance at the Volume pot is around 250k....when the 'bucker is by itself, you're at 500k."

    Simple and easy.


    -

    3) Quais são os valores de pots recomendados para single e humbucker (só pra aproveitar o assunto do tópico...)?

    O "recomendado" é 250k pra singles e 500k pra humbuckers, apesar de isso ser relativo, já que na teoria, com os pots no máximo seria o mesmo que se ele não estivesse ali (embora isso só ocorra de verdade nos do tipo "no load").

    kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    erico.ascencao
    po, um cara acabou de fazer um treco parecido, le ai:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/232415/

    ele botou uma chave a mais na strato, e colocou dois pots de volume (iguais), só pra deixar duas opções e mudar direto.

    acho que é simples, a principio nao vejo por que nao daria pra fazer.

    legal mesmo seria fazer essa chave junto do botao do split, automaticamente, pra eliminar uma chave na mao, mas acho que é pedir demais!

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    kiki
    JURO que quando li o título desse tópico tinha certeza que o "autor" tinha baseado as idéias nesse tópico do cara que colocou dois volumes independentes na strato!!! xDDD




    o/

    Neirocker
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    JURO que quando li o título desse tópico tinha certeza que o "autor" tinha baseado as idéias nesse tópico do cara que colocou dois volumes independentes na strato!!! xDDD[2]

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Floyd N Roses
    Neirocker

    Eu ia postar lá, mas a idéia do cara era diferente.

    TODOS

    Uma outra alternativa é ter dois pots de volume, um de 250k e um de 500k, mas numa arquitetura mais próxima das LP. O de 250k controlaria o volume dos singles sempre e controlaria o volume do humbucker quando splitado. O de 500k controlaria o volume do humbucker não splitado, ficando "burro" quando este estivesse splitado.

    Eu venho trabalhando esta idéia desde que comecei a trabalhar a possibilidade de ter uma Strato levemente modificada para adicionar funcionalidades de superstrato (captação HSS ou HSH e Floyd Rose). Pensei numa Fender Deluxe Players Stratocaster: colocaria um JB Jr na ponte, aproveitaria aquele botãozinho (que originalmente serve para dar mais opções de timbre) como o splitador do JB Jr e deixaria um tone geral e os dois outros pots sendo os de volume.

    kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    erico.ascencao
    aproveitaria aquele botãozinho (que originalmente serve para dar mais opções de timbre)
    q?

    ce ta falando da chave seletora?
    se for, acho melhor nao. qualquer que seja a configuraçao dos caps, é bom ter chave seletora.

    ou adiciona mais botoes, ou poe push-pull (não sei bem como eles funcionam, mas acho que é como adicionar uma chave on-off por cima do pot).

    dá pra por chaves tipo da red special do brian may
    http://www.performing-musician.com/pm/dec08/images/BrianMay_011.jpg
    =p

    ou poe uns "interruptores", tipo a resonet futurama do george harrison
    http://www.thecanteen.com/newfut.jpg
    http://www.thecanteen.com/harrison2.html

    MMI
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    erico.ascencao

    Entendi que você está batalhando em potenciometros de 250k e 500k, certo... Mas me pergunto se a idéia que você persegue não seria mais ou menos a da guitarra do Steve Morse. Eu já tive essa guitarra, me arrependo de ter vendido essa (uma das poucas). Mas a idéia das chaves dela é interessante, acho mais fácil do que push-pull, além de ter durabilidade maior. Pelo menos os potenciometros push-pull que vi são todos "China", nenhum era grande coisa.
    Abç

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    kiki
    Repare que a guitarra tem um botãozinho branco entre os dois pots de tone. Este botãozinho adiciona combinações extras de captadores: ponte-meio-braço e ponte-braço. Eu penso que seria útil usar este botãozinho ao invés de adicionar uma nova chave seletora.

    MMI
    Sim, acho que é mais ou menos por aí. Mas acho que colocar chaves seletoras extras seria uma heresia à Fender - mesmo eu já cometendo as heresias de colocar uma Floyd Rose e um JB Jr e mesmo ela sendo mexicana. Como eu disse pro kiki, a idéia seria aproveitar o botãozinho branco que já está lá para fazer esta função de seleção. Se o botãozinho for chumbrega, eu troco depois.

    kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    erico.ascencao
    isso nao é um botão, é uma marcação da escala que caiu no escudo.

    kipohaéça?
    nunca tinha visto isso.

    MMI
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    kiki

    isso nao é um botão, é uma marcação da escala que caiu no escudo.

    Não, é um botão...
    "1-Push-Button On/Off Switch: Activates Bridge Pickup in Positions 4 and 5 of Blade Switch"
    Esse botão não deve ser "chumbrega" não.

    janick
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    erico.ascencao
    Champs, na boa, põe um humbucker full size e foge do JB ok?

    Já tive um na minha Fender Mex Deluxe. E fica agudo demais JB + Alder, realmente. Tenta um Tone Zone ou Paf Clássico que tem frequências mais equilibradas cara. Existem também outros captadores com graves mais pronunciados e medios/agudos mais equilibrados, que seriam melhores opções.

    Abç!

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    janick: põe um humbucker full size e foge do JB ok?

    Mesmo um JB full size daria este problema de "agudeza" que você citou? Que outras alternativas de mini-humbuckers (ou humbuckers em formato de single) existem, sem ter um ganho muito alto?

    Cavaleiro
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    erico.ascencao

    Cara, gostei da sua idéia.

    Se der certo, vou plagiar haha

    Não gosto do volume quando splito o Humbucker, ainda mais EMG, a pedaleira ajuda porque eu salvo o mesmo setup com volumes diferentes, aí quando eu splito, uso o footswitch e fica bom.

    Mas é enjanbrando mesmo..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Coil split e dois pots de volume diferentes