presciso de conselhos sobre improvisos.

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/10


    n sei explicar , mais principalmente em musicas de ritimo um pouco acelerado (nem prescisa ser metal , coisas a mais de 130 bmp mesmo) eu tou tendo muita dificuldade improvisar algo que paressa mais profissional sabe?
    o problema não é tecnica ,não sou um steve vai,mais minha tecnica e velocidade não aceitaveis até,
    e eu sempre decoro varias posiçoes da escala no braço antes de improvisar ,então o problema tb n é n conheçer a escala q eu tou tocando.

    então só me resta pedir algums conselhos a vcs.

    Stalingrado
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    O problema talvez seja vocabulário.
    Eu resolveria isso ouvindo bastante música nesse estilo e tirando os solos.

    zackslashvai
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    se voçe tirar alguns solos de musicas que cheguem perto de seu estilo voçe vai aprimorar bastante suas improvisaçoes

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Stalingrado
    talves seja isso, cara sinceramente ,eu tou cansado de improvisar só solos regulares.

    mais talves n seja isso , pq eu ouço muito musica , quando n estou tocando guitarra estou jogando videogame(/nerd) e quando estou jogando videogame estou com meu ipod ligado ouvindo musica.
    nas 7 horas diarias de escola (q eu praticamente n frequento xP) eu fico com o ipod no ouvido ouvindo musica direto . e n é só um estilo ou outro n ,meu ipod tem 9168 musicas selado . eu acho q ouvir musica n é o problema xP

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    zackslashvai
    ai que ta o estranho da coisa , a maior parte das musicas que eu sei tocar são desse estilo. o problema é improvisar nele.

    Stalingrado
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    rhoadsvsvai
    Mas aí é que tá, tu tem que passar a deixar de ouvir e então começar a analisar os solos, cara.
    A estrutura, as técnicas utilizadas, a base por trás do solo, o ritmo, saca?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Stalingrado
    então o seu conselho é eu pegar a musica q eu tou com dificuldade de aprender,e estudar harmonia e melodia dela ?

    makumbator
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    rhoadsvsvai

    Mas vc tem problema para improvisar por ser mais rápido(questão mais técnica), ou porque te faltam idéias em progressões mais aceleradas? Ou é devido à ter várias mudanças de acordes passando rapidamente?

    Eu sempre improviso pensando em um tema, nunca em escala x ou y(sempre que penso em escala, o improviso fica sem vida, repetitivo e escalar demais). Eu crio um tema simples com o instrumento e passo a desenvolver o mesmo de várias formas, depois posso trazer mais um tema, misturar com o primeiro, chamar o primeiro como uma reminiscência no final...enfim, tento deixar a coisa mais musical e menos mecãnica.

    Minha sugestão é: desenvolva temas! Estude as escalas de determinada harmonia e progressão, e depois pense em algo cantável(a escala vai servir de base no inconsciente, mas sem aquela coisa racional demais).

    O estudo da estrutura da música e solos de outras pessoas também ajuda.

    Stalingrado
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    rhoadsvsvai
    Dissecar a música, seria a expressão certa.
    Eu pude evoluir bastante quando comecei a fazer isso. Mas passei a fazer com todos os instrumentos.
    Isso me ajudou bastante a ter uma visão mais ampla, tanto que consigo criar os arranjos da minha banda sozinho.

    Pega o solo de Sultans Of Swing, por exemplo.
    Observa o timbre da guitarra, as técnicas utilizadas no solo, como a base se comporta (baixo, bateria e guitarra base).
    Aí tu pensa: "Em que isso vai servir pra mim?"
    Eu não sei te responder exatamente como tu vai usar, mas que tu vai evoluir, vai sim.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    makumbator

    Mas vc tem problema para improvisar por ser mais rápido(questão mais técnica), ou porque te faltam idéias em progressões mais aceleradas? Ou é devido à ter várias mudanças de acordes passando rapidamente?



    acho q o problema é tanto a segunda pergunta quanto a terceira

    Eu sempre improviso pensando em um tema, nunca em escala x ou y(sempre que penso em escala, o improviso fica sem vida, repetitivo e escalar demais). Eu crio um tema simples com o instrumento e passo a desenvolver o mesmo de várias formas, depois posso trazer mais um tema, misturar com o primeiro, chamar o primeiro como uma reminiscência no final...enfim, tento deixar a coisa mais musical e menos mecãnica.

    Minha sugestão é: desenvolva temas! Estude as escalas de determinada harmonia e progressão, e depois pense em algo cantável(a escala vai servir de base no inconsciente, mas sem aquela coisa racional demais).

    O estudo da estrutura da música e solos de outras pessoas também ajuda.


    uma coisa q me deixa em duvida , quando os musicos mais experientes falam , é oque diabos eles querem dizer com a palavra estudar? estudar a escala seria decorar as notas que a constituem e saber de cor e salteado aplicar ela no braço?

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    rhoadsvsvai

    Velho, pra improvisar SABENDO o que está fazendo é preciso ser versado. Isso quer dizer conhecer o braço da guitarra e suas notas, suas nuances. Portanto, é questão de estudo e prática. É a mesma coisa de um carinha que fala um idioma fluentemente e sabe escrever tudo. Agora poetizar em cima da linguagem é outro papo... Aí é questão de sentimento e, neste quesito residem os os grandes guitarristas. Eles sabem as palavras que usar, mas usam estas palavras de forma brilhante, e muitas vezes única. ;-) Neste contexto, já não estamos mais falando em improvisar, mas repito, poetizar!

    Abs

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    MauricioBahia

    e existe algum estudo especifico pra eu me tornar versado? ou é só experiencia? (se for experiencia eu tou ferrado ,pq ja toco guitarra a 6 anos e nada de ser versado.)

    Marc Snow
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    rhoadsvsvai
    O problema talvez seja vocabulário.
    Eu resolveria isso ouvindo bastante música nesse estilo e tirando os solos.

    se voçe tirar alguns solos de musicas que cheguem perto de seu estilo voçe vai aprimorar bastante suas improvisaçoes

    tu tem que passar a deixar de ouvir e então começar a analisar os solos, cara.
    A estrutura, as técnicas utilizadas, a base por trás do solo, o ritmo, saca?

    Minha sugestão é: desenvolva temas! Estude as escalas de determinada harmonia e progressão, e depois pense em algo cantável(a escala vai servir de base no inconsciente, mas sem aquela coisa racional demais).

    Dissecar a música, seria a expressão certa.


    Meu Deus, que aula!!! Falaram tudo aqui!

    Transformem isso num tópico: Dicas de Improvisação

    Pepe Le P
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Poisé cara, eu tenho um pouco esse problema na hora de improvisar, como meu vocabulário ainda é reduzido ele muitas vezes soa repetitivo e "sem sal".

    Uma coisa que funciona pra mim é ir testando idéias. As vezes surge uma frase bacana pra um tema e a partir dele tu acaba desenvolvendo um solo bacana. Outro exercício legal é imaginar (ou cantar) uma melodia que case bem com a música e tentar tirar ela na guitarra, e ir desenvolvendo a partir daí. Obviamente ter um repertório de licks vasto também ajuda.

    Eu também sinto que tenho um pouco de dificuldade de usar o "silêncio" e os repousos num solo, parece que eu entro numa ansiedade de continuar atropelando notas (não necessariamente rápidas) quando talvez naquele momento uma nota bem sustentada (ou mesmo uma pausa) cairia muito melhor!

    Começei a participar das jams essa semana, mas estou achando um exercício muito interessante! Talvez existam poucas maneiras melhores de aprimorar o improviso do que improvisando! E tendo uma galera pra comentar e te dar retornos e sugestões torna o lance ainda mais positivo.

    Tenho certeza que se tu continuar praticando sem entrar na neura que tudo que tu faz não ta legal tu vai ir te aprimorando cada vez mais!

    Penta_Blues
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Boa tarde!!!

    rhoadsvsvai
    Fora a ajuda de um bom professor, vc pode dar uma iniciada por aqui:
    http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=1&q=improviso&bo olean=1&forum3=1
    http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=1&q=improvisar&b oolean=1&forum3=1
    http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=1&q=improvisa%E7 %E3o&boolean=1&forum3=1

    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Tópicos repetidos podem ser apagado caso a moderação ache necessário.

    Valeu!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a presciso de conselhos sobre improvisos.