Dúvida sobre PRS

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# jun/10 · Editado por: Cavaleiro


Bom Dia povo do FCC.

Recentemente adquiri uma Cort m600t, e lendo um pouco sobre as PRS's acabou surgindo uma dúvida (na verdade duas, hehe).

O coil split faz com que eu troque o som do humbucker fique em single, fazendo com que um som mais Les Paul fique mais Strato, permitindo a versatilidade?

Uma boa PRS (como por exemplo Santana 25th) é capaz de chegar no nível de uma gibson para LP e uma fender para strato?

Penta_Blues
Moderador
# jun/10 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

Cavaleiro
Bom, é uma questão de opinião, mas em termos de timbre eu não acho que um humbucker splitado seja exatamente um single.
Acho que as PRS são, como eu já li, "stradivarius" do mundo das guitarras. Pra mim chegam tranquilamente nas Gibson Lespa, mas não seriam Fender se seus caps fossem splitados.
Como versatilidade, acho que sim, mas não como substitutas para Strato.
Valeu!!!

Raizen
Veterano
# jun/10
· votar


Uma boa PRS (como por exemplo Santana 25th) é capaz de chegar no nível de uma gibson para LP e uma fender para strato?

As PRS, na minha opinião, são superiores aos modelos de entrada tanto de Gibson (Les Paul Studio, Standard e Custom) e Fender (American Standard e Deluxe).

erico.ascencao
Veterano
# jun/10
· votar


Cavaleiro: O coil split faz com que eu troque o som do humbucker fique em single, fazendo com que um som mais Les Paul fique mais Strato, permitindo a versatilidade?

O coil split tira do circuito uma das bobinas de cada um dos humbuckers, ou seja, só uma das bobinas de cada um dos humbuckers é que vai captar a vibração das cordas. Na prática, é como se a captação virasse SS.

Teoricamente o som fica "mais Strato", mas existem algumas pequenas diferenças que para alguns fazem toda a diferença. A primeira é a madeira: as Stratos geralmente são feitas de alder ou ash, o que dá um timbre mais estaladão do que o basswood da sua Cort. A segunda é que o potenciômetro do controle de volume usado em Stratos ou qualquer guitarra só com singles é diferente do potenciômetro usado nas guitarras que têm pelo menos um humbucker - pessoal, confirmem esta informação para mim, se possível citando qual a resistência do potenciômetro em ambos os casos.

Uma boa PRS (como por exemplo Santana 25th) é capaz de chegar no nível de uma gibson para LP e uma fender para strato?

Aí a questão se torna filosófica. Se tem gente que fala que não existe guitarra melhor ou pior, imagina neste nível de instrumento. Gibsons, Fenders e PRSs têm as suas peculiaridades. Pode ser que uma PRS Santana com coil split seja "o melhor dos dois mundos" pra você. O mesmo valeria se você fosse comparar a sua Cort com uma Condor CLP2 e com uma Squier Stratocaster Vintage Modified, ou outra comparação do tipo.

daniel_guitar
Veterano
# jun/10
· votar


Cavaleiro
O coil split faz com que eu troque o som do humbucker fique em single, fazendo com que um som mais Les Paul fique mais Strato, permitindo a versatilidade?

ele vai te dar uma timbre diferente, mais magro com menos ganho, mas não vai ter um som de strato

Uma boa PRS (como por exemplo Santana 25th) é capaz de chegar no nível de uma gibson para LP e uma fender para strato?

se você fala da PRS mesmo não a série SE passam facíl uma gibson standard, a PRS é uma marca excelente

Thiago0
Veterano
# jun/10 · Editado por: Thiago0
· votar


Cavaleiro
Na verdade no caso da strato tem esse modelo:

http://www.prsguitars.com/305/index.php

A prs 305 é basicamente uma Strato tem singles, corpo em alder, eu particulamente sendo strateiro acho essa guitarra linda

Cavaleiro
Veterano
# jun/10
· votar


Penta_Blues

Como eu imaginei mesmo, um recurso para versatilidade e não um substituto, interessante para quem não tem uma LP e uma strato e cansa fácil dos timbres assim como eu.


Raizen

De forma geral eu concordo contigo, eu queria saber se o recurso para splitar ela faria frente a uma Fender, acredito que não.

erico.ascencao

Não tenho dúvidas que isso é pessoal, mas qualidade do timbre deveria ter métricas sim, jogar tudo no subjetivo é meio complicado.

Agradeço muito sua explanação, foi bastante proveitosa, no demais acredito que ela chegue e (na minha opinião) supere a CLP 2 no quesito LP, mas o recurso de coil não faz com que substitua uma squier como strato, por se tratar de um recurso e não um captador single em si, como você muito bem falou.


daniel_guitar

A questão era chegar na LP E na Strato, como o erico.ascencao falou, o melhor dos dois mundos.


Thiago0

A guitarra é linda mesmo cara :O

daniel_guitar
Veterano
# jun/10
· votar


Cavaleiro
talvez essa ainda conseguise melhor isso ( http://www.prsguitars.com/513swampash/index.php ) corpo em ash que também e utilizado pela fender, captadores humbuckers mas que são splitaveis...

erico.ascencao
Veterano
# jun/10
· votar


daniel_guitar: ele vai te dar uma timbre diferente, mais magro com menos ganho

Este timbre vai ser mais magro e com menos ganho em relação ao humbucker, mas deve ser um pouquinho mais gordo em relação a um single na strato. E quem sabe até com mais ganho que um single numa strato.

daniel_guitar
Veterano
# jun/10
· votar


erico.ascencao
exatamente, ainda mais levando em consideração a madeira da guitarra é os captadores estarem direto na madeira, ajudam a não ter aquele estalado classíco de uma strato

Manubio
Veterano
# jun/10
· votar


erico.ascencao
Teoricamente o som fica "mais Strato", mas existem algumas pequenas diferenças que para alguns fazem toda a diferença. A primeira é a madeira: as Stratos geralmente são feitas de alder ou ash, o que dá um timbre mais estaladão do que o basswood da sua Cort. A segunda é que o potenciômetro do controle de volume usado em Stratos ou qualquer guitarra só com singles é diferente do potenciômetro usado nas guitarras que têm pelo menos um humbucker - pessoal, confirmem esta informação para mim, se possível citando qual a resistência do potenciômetro em ambos os casos.

Além de que as PRS, pelo que lembro, tem braço colado, enquanto as stratos tem braços parafusados, o que ajuda demais a ter o "quack" característico de stratos e teles.

Abraço

Cavaleiro
Veterano
# jun/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Manubio

No caso da minha é ponte flutuante, isso tem alguma interferência?

Daniel_guitar

Corpo em Ash ajudaria no Strato, mas não prejudicaria no LP?

Sir.Paulo
Veterano
# jun/10
· votar




daniel_guitar
Veterano
# jun/10
· votar


Cavaleiro
o corpo em alder também, e além de ser só 3 singles...

erico.ascencao
Veterano
# jun/10
· votar


Cavaleiro
De maneira geral, a versatilidade se encontra no meio do caminho entre os extremos:
- nem captação HH nem SSS, e sim HH ou HSH com coil tap
- nem mogno nem alder/ash, e sim basswood ou cedro (por exemplo)
- nem ponte fixa nem ponte flutuante, e sim ponte tremolo

E por aí vai. Lembre-se que tudo é uma solução de compromisso: nunca você vai conseguir resultados iguais aos extremos, mas serão resultados satisfatórios na maior parte das situações.

Cavaleiro
Veterano
# jun/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Sir.Paulo
daniel_guitar
erico.ascencao

Muito obrigado pela explicação, além de saber que comprei a guitarra certa pra mim que busco versatilidade (HH com coil tap, mohogany e ponte tremolo) tirei muitas dúvidas sobre coil tap e PRS em geral.

daniel_guitar
Veterano
# jun/10
· votar


Cavaleiro
realmente essa sua guitarra é muito boa

MMI
Veterano
# jun/10
· votar


Cavaleiro

Cara, vou dar minha opinião aqui porque talvez seja minimamente qualificado, já que já tive várias Fender stratos, entre elas algumas Custom Shop e Clapton, por exemplo, Gibson Les Paul (Custom Shop também) e tenho atualmente 3 PRS que acho que são AS guitarras, dão pau em todas elas facilmente.
Se você pensa nos dois mundos, strato e Les Paul, a série Custom foi pensada exatamente com essa finalidade. Mas na minha opinião pessoal elas vem com um defeito (que atrevimento falar isso!), que é o seletor em forma de botão, é dificil saber onde está a posição do seletor nelas, por isso muita gente troca por um push-pull e chave. A outra série pensada nesses dois mundos foi a 513, eu tenho uma da primeira série, a que tem o braço inteiro em "brazilian rosewood". A 305 citada aqui acima foi baseada nessa guitarra. Só para informar, 513 significa 5 captadores que geram 13 sons diferentes, enquanto que a 305 significa 3 captadores que geram 5 sons diferentes, exatamente como uma strato. Também tenho uma Gibson Les Paul Dark Fire, que tem uma simulação de strato através de captadores e equalização, mas tudo com som passivo.
Mas sua dúvida é sobre comparação... Eu particularmente não gosto de stratos, não acho o som bom nelas, apesar de ter uma Fender strato Custom Shop NOS atualmente, que é a última strato que terei na vida. Posso garantir que dá para enganar bem com elas, dificilmente o pessoal aqui do forum que fala que é bem diferente acertaria num teste cego, especialmente se for feito com a strato com o seletor na posição 4, que é bem o que a Dark Fire simula. Por outro lado, se forem colocadas lado a lado, tocando, nos dedos, a conclusão será que sim, as guitarras soam diferentes, assim como uma Gibson R59 soa diferente de uma Traditional, Classic, Standard, ou mesmo, Epi, Condor etc. Isso vale para Fender Stratos e similares também. Ou seja, é verdade que tem diferenças, mas usando suas palavras, "fazem frente" sim, com toda certeza. Uma outra PRS que tenho, uma Chris Henderson 10 top, de 3 captadores, já vi essa guitarra (a minha) na mão de um guitarrista renomado e famoso aqui de Sampa, que numa comparação lado a lado deixou uma Gibson Custom pequena perto dela. Na verdade, é guitarra para comparar com Custom Shop mesmo, até no preço. Só para lembrar, uma 513 como a minha foi vendida nova nos EUA a mais de 5 mil dólares, grana suficiente para comprar uma Fender e uma Gibson facilmente, mas não do padrão Custom Shop.
Quanto a sua pergunta especificamente, a Santana 25th nunca tive o prazer de tocar para lhe contar, só toquei em 2 Santanas até hoje, mas não foram 25th. Não posso falar a respeito, só que é uma guitarra de uns U$ 3.600,00 lá nos EUA. Mas as Santana não tem som de strato não...
Abç.

Elvenfoot
Veterano
# jun/10
· votar


Eu tenho uma guitarra baseada numa PRS por um luthier foda daqui de bh e digo o seguinte.

Ela é um meio termo entre uma les paul e uma strato, mesmo sendo strateiro, acho que ela dá um pau nas stratos! É uma guitarra muito baleanceada. Chegar a ser engraçado, minha guitarra ficou tão baleanceada com jogo de madeiras e tudo mais, que eu praticamento só uso o meu EMG-SA do meio, que já dá um som completo pra praticamente tudo!

Cavaleiro
Veterano
# jun/10
· votar


daniel_guitar

Valeu cara, eu adorei e recomendo pra todos que estão pensando em comprar uma nova!


MMI

Que inveja das suas guitarras! HAUSHAUS

A 513 é outro sonho de consumo :(


Elvenfoot

Quanto que foi fazer uma PRS no luthier aí? Na época eu pensei em fazer na Copetti Guitars que é um excelente luthier de Floripa.

MMI
Veterano
# jun/10
· votar


Cavaleiro

Que inveja das suas guitarras! HAUSHAUS
A 513 é outro sonho de consumo :(


Que inveja de você morar em Floripa. Ter uma casa aí é outro sonho de consumo. kkkkkkkkkkkk

Cavaleiro
Veterano
# jun/10
· votar


MMI

Ah, se puder compre uma mesmo, Floripa é um excelente lugar para viver.

Todos

Outra dúvida, vou postar aqui porque é específico para PRS minha dúvida.

Qual amplificador vocês utilizam com uma PRS?

Tenho um Marshall MG 50 fx, e usando o Humbucker o timbre fica muito bom agora quando eu ativo coil tap dá um chiado chato dependendo da ativação dos captadores.

Qual seria um amp versátil, se é que existe isso.

Abraços.

MMI
Veterano
# jun/10
· votar


Cavaleiro

Amplificador é algo meio pessoal. Tem alguns muito bons, como Hughes & Kettner, Rivera, alguns Fender, Marshall etc. Uma guitarra dessas pede um bom valvulado.
Pessoalmente, depois que fui na opinião do Sr Paul Reed Smith que sempre toca num Mesa Boogie dado pelo Santana, acho que minhas guitarras PRS falam de verdade no rack Mesa Boogie que tenho. Sei lá, acho que casa bem, parece que se encaixam. Não que as outras guitarras não fiquem legal, mas as PRS para mim tem uma ligação especial nos Mesa, seja desde um som limpo, distorcido ou Hi-Gain. Ali tenho tudo que quero, muita versatilidade.
Quando você "splita" seu humbucker sempre vai dar chiado, mas se incomoda muito pode ser algum problema de aterramento, do cabo ou mesmo das conexões da guitarra.

Raizen
Veterano
# jun/10
· votar


MMI
Sei lá, acho que casa bem, parece que se encaixam.

No video da feira da música americana deste ano, no qual uma equipe faz o teste do Mesa TA-15, muitos comentários falam exatamente isso. O cara está usando uma G&L para testar o TA-15 e muita gente fala que gostaria de ter ouvido com uma PRS pois "casam" melhor....os single coils da Fender não casam direito com o perfil Mesa Boogie.

MMI
Veterano
# jun/10
· votar


Raizen

Sei lá, particularmente não curto muito stratos ou teles. Mas eu ainda prefiro meu Mesa do que meus amplis (pequenos, é verdade) Fender ou Peavey com minha strato ou a PRS com single.
O que me refiro é que mesmo assim, ainda acho que soa melhor as PRS no Mesa do que as Gibson, por exemplo. Para mim, que fique bem claro. O Sr. Paul também pensa assim.

Ian Anderson
Veterano
# jun/10
· votar


Cavaleiro

Sobre o captador, jah vi uma ao vivo uma custom 24, realmente eh uma guitarra extremamente versátil, curti muito a guitarra.

Sobre os caps... eh notória ah diferença entra o HH em serie e o split, sim dah aquele ar de strato, soh que bem mais grave.

O tremolo, a principio (como qualquer tremolo) tende a desafinar.... mas muito menos que uma de menor qualidade, e aprincio existe umas tecnicas onde a corda não desina tão facil (não sei se foi por isso =P)



Ian Anderson
Veterano
# jun/10
· votar


MMI
Ter uma casa aí é outro sonho de consumo.

Eu troco um terreno por "algumas" de suas guitarras
=P

Cavaleiro
Veterano
# jun/10
· votar


MMI

Ah cara! Como eu queria ter um dinheiro sobrando para comprar uma PRS 513 com uma mesa boogie.

Começando MBA, planejando casamento, começa a ficar inviável esse tipo de investimento por enquanto, mas um dia eu chego lá haha. Abraços.

Ian Anderson

Desafina quando o cara abusa da alavanca também, senão não é algo que incomode muito.

MMI
Veterano
# jun/10
· votar


Ian Anderson

valeu! kkkkkk
(As "crianças" não estão a venda)


Cavaleiro

Se me permite, uma "aula de MBA guitarrística": não é questão de ter dinheiro sobrando, é lidar com seus recursos com inteligência e loucura. kkkkkkk
Hoje você tem prioridades outras, mas se é sua meta, você alcança e ultrapassa até. Daí você percebe que a 513 é extremamente versátil, mas bom mesmo é ter várias específicas e não tem versáteis, mas uma para cada tipo de som. GAS...

Cavaleiro
Veterano
# jun/10
· votar


MMI

Pois é cara, esse GAS que acaba com "lidar com seus recursos com inteligência" hahah

Mas sempre vale a pena, nada melhor que a sensação de testar uns equipos novos em suas músicas

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida sobre PRS