Timbrando do zero

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jun/10


    Buenas, personas.

    Seguinte: brinco na guitarra já faz mais de 10 anos, porém, só brinco. Nunca levei estudo nenhum a sério. Tenho uma grande dificuldade em relação a timbres. Vejam bem, escuto uma música legal, gostaria de chegar a um timbre próximo, porém, não faço idéia alguma de qual faixa de equalização devo aumentar e de qual devo diminuir. É tão complicado que, por exemplo, ouço uma música do Satriani, não faço nem idéia de qual distorção ou simulador de ampli escolher, já que o som da distorção escolhida muda completamente dependendo da equalização.

    Existem dicas de como começar a entender isso? Por exemplo, o que muda no som aumentando ou diminuindo os médios? Minha pedaleira tem 3 faixas de equalização (grave, médios e agudos) que vão de -12 até +12, sem falar nas 3 faixas extras, estou completamente maluco...

    Valeu, pessoal!

    Marc Snow
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Cara, vou te falar que esse é o maldito bicho de 7 cabeças. Perdi a porra do workshop de timbragem que o Ciro Visconti fez e não sei quando vai ter outro!

    GuitarHome
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Kleber Blacklock
    Pra tentar algo próximo do Satriani tente alguma distorção não tão forte com ganho no médio (não high gain) e que seja limpa, algum Marshall por exemplo. Equalização você entope de médios e graves (eu jogo os dois no talo) e agudos conforme for precisando, vai de guitarra pra guitarra, equipamento pra equipamento etc. É mais ou menos isso essa parte. Um pouco de delay e reverb e pra dar uma ambiência legal e pronto.
    Abraço.

    cadojapan
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Tah ai...tenho o mesmo problema que vc cara...seria legal alguem (ou varios) colocarem as ideias aki...o que tah me ajudando agora eh que to tocando com banda agora...e jah mandando um legal aki..queria deixar meu som mais pesado...timbre de trash metal...ate que consegui uma coisa legal na minha pedaleira...o problema eh que som muito grave ferra o ampli...

    testemunha
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Eu acho que o segredo é ir tentando... se você não sabe o que uma configuração faz, mexa nela pra você perceber a diferença... Não sei, mas eu nunca achei tão complicado "imitar timbres".. tenho pouco mais de 3 anos de experiência com efeitos de guitarra, e já consigo perceber os efeitos em uma musica com facilidade, você com 10 anos de experiência, deveria fazer isso intuitivamente. Vai "fuçando" ai que você consegue cara. Abraço!

    MMI
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Kleber Blacklock

    Muda muito de equipamento para equipamento, conforme sua guitarra, captadores, pedaleira, amplificador etc. Se você procurar, vai achar livros sobre isso com um monte de regulagens de famosos, mesmo na net sempre dá para encontrar. Só que no seu equipamento nem sempre dá certo a mesma regulagens. Na verdade, isso acaba dependendo de um estudo desse assunto, como uma técnica mesmo. Muita gente fica pirado estudando sextinas a milhão, escalas, e acaba esquecendo de estudar o próprio equipamento, explorar timbres.
    Começa pelo óbvio, mas precisa ter o equipamento correto. Não adianta querer tirar, digamos, um timbre Metallica de uma tele com 2 lipsticks e uma caixa multi-uso, mas não é o seu caso. Sugiro você esquecer um pouco o estudo das técnicas e das músicas, explore cada botão da sua pedaleira. Coloque todo equalizador em flat, tudo no zero. Veja o que acontece com o som, tente baixar o "tone" da sua guitarra nessa configuração e veja o som. Aumente o agudo e teste de novo, mexa no "tone" da guitarra, mexa no seu amplificador. Você vai acabar achando timbres que te lembram determinado artista, determinada música. Isso vai te ajudar a achar essas respostas, você vai adquirindo prática e acaba ouvindo no rádio um timbre e já imagina que o cara está tocando, por exemplo, com uma Les Paul com os médios no talo e drive moderado, por exemplo. Ou seja, a resposta para a sua pergunta, resumidamente, é treino. O legal é que nisso você acaba achando o seu próprio timbre, isso é bem legal.
    Abç.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Timbrando do zero