Apenas Solar

    Autor Mensagem
    Flauta e Violino
    Veterano
    # dez/03


    Olá,

    Como meu nick já diz, toco flauta e violino. Mas, gostaria de estudar também a guitarra.

    Só que com um detalhe. Gostaria apenas de solar nela e não usar acordes. É possível eu ser um guitarrista apenas de solo, apenas tocando a melodia????? Ou estaria sendo um guitarrista incompleto?

    Vejo que a guitarra usa palheta, com isso, para mim, só poderíamos tocar uma corda por vez (ou seja, fazendo apenas uma voz). Pergunto: Como tocar as partituras para guitarra expostas, por exemplo, neste site onde há a parte melódica e tmabém as cifras acima. Como se harmoniza as cifras com a melodia? Quando eu chegar em uma nota que tiver uma cifra acima o que faço? Toco a nota ou apenas a cifra? Algumas vezes podemos tocar a cifra pois a nota está dentro, mas já peguei algumas partituras em que isto é impossível pois se armo o acorde não tenho como tocar a nota do pentagrama????

    Espero ajuda!

    Obrigado.

    Flautista e Violinista.

    Melodic Man
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    é possivel sim....

    com as notas vc forma acordes... mas nao seria um guitarrista completo sem eles...

    caiohleal
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    puts cara, besteira isso

    caiohleal
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    vc só irá solar bem se vc tiver uma noção dos acordes

    yvo
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    eh isso ai, como vc vai saber por exemplo q escala usar se vc nao tiver noçao alguma de acordes? nao vai saber o campo harmonico da musica, nao vai saber compor...

    yvo
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    alem do q vai ser um pe na bunda ensinar soh solos pra alguem, sem usar acordes

    Dave Murray
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    as escalas sao formadas a partir dos acordes...e sem sabe-los portanto nao saberia como solar dentro da escala...

    thunderbreaker
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    aff palhacada essa coisa d escala conheco 1 kra aki da minha cidade q sola p carai e nunca estudo escala nem nda alem do q ele eh quase analfabeto

    Roosevelt
    # dez/03


    Bom, pra vc que vai começar, eu acho que vc n devia ficar encanando com isso, pega e sai tocando e ja era, se vc quer fazer apenas solos, pega o solo e faz, tem as linhas (cordas) e os numeros (casas) ai vc aperta, vai tocando e ja era... mais pra frente vc se preocupa com estudo teorico e em se aprofundar no assunto...

    ___LC___
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Dave Murray

    as escalas sao formadas a partir dos acordes

    Eu acho q eh ao contrario, os acordes
    eh q sao formados a partir das escalas.

    MKazan
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Flauta e Violino
    só solar... vc quer dizer solos de apenas uma nota por vez, né.

    hum, na boa, vc seria um guitarrista mais completo se fizesse acordes tb. muitos guitarristas "casam" notas soltas com acordes durante seus solos. O resultado é muito bom.

    yvo
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    thunderbreaker

    se vc ker seguir o exemplo dele e solar usando o ouvido ate achar uma nota boa, va em frente..

    a escala eh pra ajudar, ms se vc nao ker se dar ao luxo de decora-la e treinar nos seus improvisos..

    garanto q esse cara da sua cidade iria tocar melhor ainda do q vc dizq ele toca se soubesse

    AgSarola
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Cara na minha opnião, vc já tem uma grande vantagem pois já sabe muita teoria musical e isso vai te ajudar muito. Agora os acordes são junções de notas (tríades) e estas estão dentro de escalas que vc vai usar pra solar!! Po vc vai ter que aprender os acordes pra aprender a tocar legal!! Sem contar os Riffs..... Como dizia Hendrix.. uma base firme é sempre importante!!! Viva a guitarra base!!! hehehe

    metal_defender
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    uma base firme é sempre importante!!!

    base e importante demais nossa...e foda esse povo q nao ve importancia na base....

    Dave Murray
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    logico...uma base bem feita eh tao importante quanto um solo bem feito...

    Kirk
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    bom... se base.. sem solo... vc quer solar? entao vc vai ser obrigado a estudar acordes, harmonia e talz...

    Flauta e Violino
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Olá pesssoal!

    Primeiramente obrigado pelas respostas! Entendi que a Base (acordes) são importantes!

    Mas, vcs não me responderam como poderei fazer uso de uma partitura que tem a melodia e as cifras logo acima de algumas notas??????????

    Falo de partituras e não tablaturas!

    Aparece, por exemplo, uma cifra de Dó (Dó, Mi, Sól, Dó), mas na melodia, logo abaixo da cifra de Dó encontro um Lá ou qualquer outra nota que não entra no acorde e ainda por cima não há possibilidade de se tocar conjuntamente com o acorde armado, pois o dedo que deveria tocar a nota está sendo usado em outra casa para se formar o acorde?????

    Puxa! O negócio é complicado pra dedéu!

    Por favor, alguém me explique isso!!!!!!

    Obrigado!

    Flautista e Violinista.

    Flauta e Violino
    Veterano
    # dez/03 · Editado por: Flauta e Violino
    · votar


    Para complementar....

    Hoje eu toco assim a guitarra: Vou tocando a partitura, (nota por nota, uma de cada vez)... quando aparece as cifras eu ao invés de tocar a nota abaixo da cifra eu toco apenas a cifra, mas percebo que algumas vezes sai desafinado?!?!?! Estou tocando certo ou não?????

    Existe algum programa que transforma cifras em tablaturas?

    Mais uma vez obrigado!

    Flauta e Violino

    AgSarola
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Cara eu estudei teoria mas de uma maneira genérica, não me aprofundi ao ponto de aplicá-la ao instrumento!!! Ficarei devendo, mas temum programa que mostra a cifra e a partitura... é o Guitar pro 4!!!

    Blade
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    pra falar a verdade eu conheço um pouco de partitura pq já toquei trombone mas ainda naum compreendi a sua dúvida

    Flauta e Violino
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Blade,

    Vou tentar simplificar: Numa partitura de sopro temos apenas uma linha melódica, basta segui-la. Numa partitura de violão clássico temos várias vozes (linhas) Temos que tocá-las ao mesmo tempo.

    Nas partituras de guitarra que conheço, assim como nas de teclados que são em clave de sol, temos a melodia e em cima de algumas notas as cifras.

    Minha dúvida é a seguinte: No teclado eu toco as cifras com a mão esquerda e a melodia com a mão direita, mas como faço isso na guitarra??? Como tocarei as cifras e a melodia ao mesmo tempo?

    Até.

    Flauta e Violino.

    Flauta e Violino
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Por favor, alguém me tire esta dúvida que postei acima!!!!

    Obrigado!

    Sversut
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Cara>
    Você sabe Partitura e quer pular fora de acordes??
    Partitura (eu não sei), mas sei que é muito mais complicado que cifras, acordes,
    Acordes é moleza entender, inclusive Escalas, donde se originam os acordes.
    Não tenho competência pra te responder, mas penso que vc deveria aprender formação de acordes, campo harmonico, que é faicl em relação à Partitura...
    Falowww
    Sversut

    GuitarMetal
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Velho, se um dia vc for tocar numa banda, imagine a cena:
    Entra o teclado com um fundo pesado e denso ....
    A batera rufando ... os pratos zunindo ...
    Aí entra vc com um solo fora do comum na velocidade da luz ...
    Depois vc para, senta cruza os braços, até chegar a sua hora novamente, enquanto o outro guitarrista ou tecladista seguram a base ...
    Cara, fala sério ... que papo é esse de so quero solar ...
    No inicio, vc até pensa assim ... com o passar do tempo vc mesmo vai sentir necessidade de executar aquela base animal ..
    Imagine vc tocando Dream Theater. Pensando desse jeito, não toca.
    Abraços.

    Dave Murray
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    pow nao sei nao...quando eu toko a partitura toco soh as notas tao nas linhas e nao a cifra q tah em cima...

    GuitarMetal
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Cara, na boa ... vc perguntou se é possivel apenas solar ...
    na minha opiniao: sim, mas fica vazio.

    Outra coisa: quando na partitura vc encontra um acorde, se nao for executar o acorde, execute a linha de baixo do mesmo (da progressao de acordes em questao).

    Mas fica mais uma vez o conselho: nao entra nessa de apenas solar que é furada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Apenas Solar