Peso(kg) da guitarra influencia?

Autor Mensagem
DanworizniK
Veterano
# mai/10


Fla aew blz!
Andei lendo algumas coisas no forum sobre madeira, e achei algo assim:
- Mogno(nato): madeira pesada
- Basswood: madeira muito leve
- Cedro: um pouco mais leve que o mogno

Comparei o peso(kg) entre 6 guitarras, todas modelo Les Paul. Vou colocar o resultado que tive:

- SX GG1 -------------------- = 3,6kg (Mogno)
- Condor CLP2 ------------- = 3,5kg (Nato)
- Epiphone LP Standard -- = 3,7kg (Mogno)
- Phoenix LP-2 -------------- = 4,5kg (Cedro)
- Shelter Nashville 300 --- = 4,2kg (Basswood)
- Golden GLD 150 ---------- = 4,3kg (Basswood)

Como o Mogno(Nato) acaba sendo mais leve que essas outras madeiras? Lembrando que o peso não é exato, pois não usei uma balança tão precisa, mas não muda o fato de que essas guitarras feitas do chamado "Mogno" eram bem mais leves. Outra coisa interessante, foi que a Phoenix é a mais pesada e a que tem espessura do corpo mais fina(4,2cm), não chegando nem nos 4,5cm(ou mais) das demais guitarras.
Uma outra curiosidade, tive a chance de achar uma Epiphone LP Standar na Teodoro com pintura um pouco mais clara, e o que deu pra notar nitidamente foram varias chapas de madeiras coladas entre si, contei pelo menos umas 9, não que todas sejam assim, mas creio que eles soltem algumas assim no mercado. O_o

Agora minha dúvidas:
1 - Sera que essas guitarras que dizem ser feitas de Mogno sao feitas realmente de mogno???
2 - O pessoal que posta que mogno é bem mais pesado que basswood nunca comparou o peso entre as madeiras e apenas deu um Ctrl+C/V no que leu em algum lugar???
3 - Eu que to viajando nas coisas??? O_o heheh

GuitarHome
Veterano
# mai/10
· votar


- Epiphone LP Standard -- = 3,7kg (Mogno)

É nato também (mogno asiático) e acredito muito que a SX GG1 também seja.

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/10
· votar


é uma questão muito relativa

afinal uma guitarra de compensado é muito leve

todavia ,uma gibson de puro mogno ,feita com cameras ,tambem é leve pra caramba.

então quando for escolher, ignore o peso , e se concentre no som

GuitarHome
Veterano
# mai/10
· votar


rhoadsvsvai

afinal uma guitarra de compensado é muito lev


Não cara, existem guitarras de compensado pesadas também, ou seja, isso de que madeira boa tem que ser pesada não é uma boa saída na hora de escolher uma guitarra.

Como o Mogno(Nato) acaba sendo mais leve que essas outras madeiras?

Bom eu não sei mas arrisco. Essas guitarras que você fez o teste são de Nato mesmo (mogno asiático) e não do mesmo Mogno que as Gibson por exemplo. O nato possue características muito parecidas com o do Mogno. Talvez seja por isso que essas guitarras de Nato sejam mais leve que as demais.

DanworizniK
Veterano
# mai/10
· votar


Passei outro dia na MadeInBrazil, e o cara me falou que quase nenhuma dessas guitarras que dizem ser de Mogno, realmente são, e que na verdade são feitas com outras madeiras(Nato) parecidas mas da mesma falimia do Mogno, por isso classicam como feitas desta "famosa" madeira.

Não me lembro bem, mas o Mauricio Bertola disse uma vez que as Gibson Les Paul pesam em media uns 6-8kg. Se alguem tiver uma dessas pra "desmitificar esse mito"!

rhoadsvsvai
GuitarHome
O peso não deve influenciar muito mesmo neh.
Na hora de escolher uma guitarra melhor não ficar encanando com o peso e ir mais pelo som!

T-Rodman
Veterano
# mai/10
· votar


Não me lembro bem, mas o Mauricio Bertola disse uma vez que as Gibson Les Paul pesam em media uns 6-8kg. Se alguem tiver uma dessas pra "desmitificar esse mito"!

pelo menos não as novas. Toquei numa semana retrasada em loja e não era nada mais pesada que outras do gênero - mas era mais pesada do que a LP Special da Epiphone que é de compensado.

Não sei, mas com o tempo pegando várias guitarras na mão, o negócio mesmo é sentir o som, não ficar vendo esses detalhes de madeira nas guitarras, se é tampo maciço nos violões e sim outros detalhes como som, braço, ergonomia, coisas que vão te ajudar diretamente e não só na teoria.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mai/10
· votar


Gente, por favor: PESO da guitarra não é sinal de qualidade!!

é só ver na lista ai. as piores les pauls são as mais pesadas. e dai? preferem uma golden de 4,3 kg ou uma epiphone standard de 3,7?

Overdriver
Veterano
# mai/10
· votar


Na verdade nenhuma dessas é realmente de mogno, não do mogno utilizado numa Les Paul de verdade. As Les Pauls antigonas eram pesadas, cerca de 4,5 quilos, algumas de 5 quilos. Já ví no "My Les Paul" gente dizendo ter Les Paul do anos 70 com até 7 quilos.

Powerslave158
Veterano
# mai/10
· votar


influencia...na coluna principalmente hehe

DiFonseca
Veterano
# mai/10
· votar


dependendo da densidade da madeira influencia sim, não é do peso da guitarra, depende dos tipos de madeira também, cada uma cata certos tipos de frequência.

espero não estar enganado.

megadeth2612
Veterano
# mai/10
· votar


DanworizniK

É mito, não pesam tanto assim.

Ed Gomes
Veterano
# mai/10
· votar


Se voce olhar pelo prisma da ortopedia, sim, influencia muito!!!
Agora, com relação ao som, acho que é pouco. Em geral, um instrumento com massa maior gera sustain maior, mas com relação ao timbre, o que define é o tipo de material. Imagine uma guitarra feita de pedra. Sustain imenso, mas timbre estridente. Imagine agora uma guitarra feita de madeira de caixote. Soa bem, até porque, madeira de caixote é marupá, muito usada pela Tagima.
Avalie bem. Boa sorte.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


As Gibsons Les Paul antigas (60/70) pesam em torno de 4,5 à 5,2 Kg (eu exagerei acima! Sorry!).
De fato, o peso da guitarra não é sinônimo de boa qualidade sonora, até porque, compensado (material ruim), é mais pesado que madeira (afinal é um composto).
Porém...Quase todas as guitarras (verdadeiramente) vintages que peguei (tanto para regular quanto apenas para experimentar mesmo), e que soavam excelentemente, eram pesadas...
Abçs

Mamarques
Veterano
# mai/10
· votar


cara, a minha golden LP modelo novo eh basswood e eh bem pesada...nunca medi o peso, + deve se aproximar de uns 4 kilos facil

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


DanworizniK

Tem um texto interessante sobre mogno que acho legal agregar à este tópico:

Dêem uma lida nisto aqui

Iommi Young
Veterano
# mai/10
· votar


Pode crer, pensa numa guitarrinha pesada é a GOlden GLD séries! ela é de basswood, eu tenho uma SX SSG STD e quando comprei achei que era de isopor cara, muito leve mesmo, fiquei até com o pé atras, mas tem um ótimo som :).


A me tirem uma duvida, a Golden GLD é "braço interiço" em maple. COMO É POSSIVEL ISSO? Interiço nao é o corpo e o braço contruido tudo junto sem junções? nao entendi. =/

Ed Gomes
Veterano
# mai/10
· votar


Um detalhe: guitarras tendem a perder peso com o tempo, devido a secagem mais completa (principalmente depois que a produção aumentou para atender a demanda), mudanças na pintura (absorção e perda de massa) entre outros fatores.

Iommi Young
Veterano
# mai/10
· votar


UP!

Me tirem uma duvida, a Golden GLD é "braço interiço" em maple. COMO É POSSIVEL ISSO? Interiço nao é o corpo e o braço contruido tudo junto sem junções? nao entendi. =/

Ramsay
Veterano
# mai/10
· votar


Iommi Young

Cara essa Gold GLD é de corpo inteiriço mesmo (Necktrue) e deveria ter um puta som se não fosse os captadores de baixa qualidade e o corpo em basswood também de baixa qualidade!!
Porque existe basswood de baixa e alta qualidade dependendo de onde foi fabricado!!
Como uma dessas custa cerca de R$650,00, o basswood deve ser asiático e de baixa qualidade, mas, mesmo assim, valeria a pena comprar e instalar uns humbuckers Kent Armstrong, ou Malagoli e talvez se tenha um som muito bom, pq o necktrue aumenta muito o sustain da guitarra!

Leo-RJ
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Certamente. Tenho um grande amigo de Niterói, dono do estúdio El Sonoro, que tem 3 Gibson Les Paul, uma delas é ano 77, com o braço bem gordo. As outras duas são dos anos 90.

Hoje de manhã liguei para ele e pedi para pesar a bichinha (a irmã dele tem aquelas balanças digitais que mulheres adoram deixar no banheiro para 'verificar' se estão mais magras), e esta Gibson, que é a mais pesada das três e única que estava em casa (eu pedi para ele pesar as três), pesou 5,1kg. Ficando aí na margem que o Bertola falou.

Ele prefere o som dessa ao das outras três, contudo tocar com ela em pé é um sacrifício, pois a coluna dois depois de uns 20 minutos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


Iommi Young
Cara, eles colocam lá que o braço seria inteiriço, mas não é. É colado mesmo...
Leo-RJ
Pódiscrê!
Abç

Hsan
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Iommi Young
Cara, eles colocam lá que o braço seria inteiriço, mas não é. É colado mesmo...


Bertola será que eles querem dizer que o braço é feito em 1 peça só, e não em 3 - como os da Ibanez RG - ou mais peças?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


Hsan
Não cara, foi equívoco deles mesmo.
Eu já regulei essas guitarras. O braço é colado.
Abç

JCSK8
Veterano
# mai/10
· votar


Caraca, achei a condor leve. Sei não, vou pesar minha CLP pra ver, pesa muito.

Frey
Veterano
# mai/10
· votar


Bom, se influencia no som eu não sei, mas falam que as Les Paul dão bastante dor nas costas...
Mesmo assim vou comprar a minha. :P

Elvenfoot
Veterano
# mai/10
· votar


rhoadsvsvai
todavia ,uma gibson de puro mogno ,feita com cameras ,tambem é leve pra caramba.

Além de ser leve ela tira uma fotos ducaralho!!! :)

MMI
Veterano
# mai/10
· votar


Bom pessoal, fiquei curioso com este tópico. Fui pesar minhas guitarras modelo Les Paul.
Gibson Dark Fire - 4,0 Kg (é "chambered")
PRS - 4,0 Kg (de longe a melhor Les Paul que tive)
Gibson - 5,2 Kg
As outras nunca tive curiosidade de pesar, hoje foi a primeira vez que levei uma guitarra ao banheiro, para colocar em cima da balança da patroa.

Quer saber minha opinião sobre o título do tópico, se o peso da guitarra influencia? NÃO. Qualidade e tipo das madeiras, construção, ferragens, captação conta muito mais na qualidade geral de uma guitarra.
Abç

GuitarHome
Veterano
# mai/10
· votar


Hsan
Eu pensei nisso, mas também não acredito, e nesse caso deveriam usar o termo "one piece".

ThiagoGasb
Veterano
# mai/10 · Editado por: ThiagoGasb
· votar


uma tonante eh bem pesadinha e nao eh por isso q ela seja boa

MMI
PRS - 4,0 Kg (de longe a melhor Les Paul que tive)


prs= les paul? viajou em menino

nichendrix
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
DanworizniK

A única influência que o teso pode ter sobre um instrumento é no sustain, uma vez que este é produto ou de ressonância acústica ou do aumento da massa. Assim guitarras mais pesadas teriam uma tendência a ter mais sustain.

Todavia é algo muito relativo e você só conseguiria provar isso em duas guitarras exatamente iguais (algo teoricamente possível, mas impossível na prática). Uma vez que o instrumento é afetado por inúmeras variáveis além da massa da mesma, não é raro você ver situações onde esta tendência é até contrariada, como no caso das Les Paul dos anos 59 ou das atuais VOS, elas são guitarras consideravelmente mais leves, por conta do uso de madeiras com maior tempo de secagem, todavia isso faz com que os veios fiquem mais próximos, fazendo a madeira vibrar de forma mais uniforme, portanto aumentando a ressonância acústica da mesma e conseqüentemente seu sustain, mesmo que seu peso raramente chegue aos 4kg.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Peso(kg) da guitarra influencia?