"Prazo de validade" de cordas de guitarra

    Autor Mensagem
    AleK
    Veterano
    # mai/10


    Bom, seguinte, até por quanto tempo que eu posso comprar o acordoamento e deixar ele guardado na embalagem original?

    o primeiro acordoamento que eu comprei foi um elixir 0.9 (n tinha 0.10) pra minha SG porque eu não queria esperar vim pela net então comprei esse mesmo... durou incriveis 13 meses até comecar oxidar... lol (sempre deixo a guitarra guardada dentro da bag, acho que ajuda rs)

    Agora estou querendo comprar ALGUNS 0.10, um para colocar na guitarra ja quando chegar e uns outros 2 pra deixar la... "Mas porque isso?"
    Não sei se é sisma minha, mas esse agora que comprei também 0.9 (só quando abri vi que era 0.9 rsrs) sei la, parece que ja veio "vencido" hehehe, as corda não estavam com todo aquele "deslizamento", "lubrificação" de corda nova (não achei palavras melhores ^^) estavam quase a mesma coisa das minhas de 1 anos atras...

    Isso é so sisma minha ou também existe um tempo que as cordas possam ficar guardadas sem perder qualidade mesmo em sua embalagem original?

    Obs: Foi mal pelo texto ^^"

    DiFonseca
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    eu compro varios encordamentos para não ter que comprar depois e não da nenhum problema.

    AleK
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    já deixou algum mais de 1 ano guardado?

    Tomaz.
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Cara, acredito que se vem naqueles plásticos que diz "inoxidável" (ou algo assim) pode deixar um tempão que não dá nada.

    Porque se tu pensar... a corda não é necessariamente nova quando tu a compra.

    AleK
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    É, vou comprar logo alguns pra deixar de reserva aki.
    Valeu ;)

    leo2505
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: leo2505
    · votar


    Ela oxida por causa do suor, e aquelas paradas de acido urico, mas na embalagem creio que não.

    Eu tenho aqui umas cordas na minha guita a 2 meses, estao na capa da gaita, mas to usando, to zerado e nao tenho um centavo pra comprar outras novas, sei q isso pode danifica os trastes e tal além de pegar um tétano mas é isso... euahueha

    edit: é bom não guardar em lugar úmido, pq senão há grandes possibilidades de oxidar

    bpv
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    AleK

    as corda não estavam com todo aquele "deslizamento", "lubrificação" de corda nova

    Provavelmente porque você ainda não tinha engordurado com suas mãos.

    bpv
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    AleK

    Você não costuma passar flanela nas cordas antes de guardar no bag?

    A corda já devia estar preta. Não adianta guardar para preservar da poeira, mas deixar a gordura dos seus dedos na corda.

    Aqui sempre estão limpas e quando vou deixar uma guitarra encostada por uns dias passo um Fast Fret. Tenho corda com mais de 1 ano sem oxidagem. Mas admito ser maníaco com cordas sujas/oxidadas. Me dá uma agonia profunda tocar em cordas enferrujadas. Ps: E só uso suportes de parede ainda. Case só para transportar.

    carnisa1
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    eu sempre passo uma flanela antes de guardar, será que ajuda?

    AleK
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    carnisa1
    ACredito que sim

    bpv
    Mas é exatamente o contrário, quando comprei o primeiro jogo estava 100%, muito boas... ai ja o segundo mesmo estando lacrado ainda não estavam como as primeiras que comprei, apesar de ser do mesmo. Por isso que tinha sismado rsrs
    Mas ainda assim estavam melhores que as primeiras claro.

    Mas agora ta tranquilo vou comprar uns 3 jogos logo e guardar bem guardado =]

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Eu por precaução sempre tenho jogos de cordas reservas pro violão, e no caso tenho violão de aço e nylon, e uso um jogo bom nos dois instrumentos e um barato só pra ser reserva. No caso essas cordas reservas quanto tempo elas duram sem ser usadas? No caso nos dois casos vem em embalagem lacrada, mas estão sempre na bag, e as cordas de aço acredito que não perdem sua propriedade, mas o nylon acho que fica prejudicado nas mudanças de temperatura. Gostaria se tem uma validade, pois vai que deixo anos elas paradas aqui e quando precisar estouram

    sidguitar1
    Veterano
    # out/21
    · votar


    AleK
    se a corda esta dentro do plastico q algumas marcas colocam (vem escrito em ingles geralmente vci corrosion protection nas daddario q uso,detesto elixir hehe,na giannini tem involucro protetor anticorrosivo,etc), entao enquanto estao dentro do palstico lacradas e pra nao ter como oxidar,ja q a embalagem deve ser a vacuo ou com algum produto q evite corrosao enquanto nao exposta ao ar), oq oxida a corda e o oxigenio hehe,meio obvio mas a maioria nao pensa nisso,claro q o suor,acido urico,etc aceleram isso,mas so o fato de vc abrir o plastico do jogo de cordas ja inicia o processo de oxidaçao,se tiver muita umidade pior ainda,uma soluçao q talvez alguem critique,vc pode colocar dentro da embalagem q abriu e nao vai usar tao ja um pouco de oleo de maquina (o mais comum é o singer), bastante gente usava em armas e coisas q oxidam muito so de ficar sem uso,coloca o oleo e lacra o plastico(e so esquentar uma faca ou metal e apertar o palstico q ele gruda,se nao consegui mete uma fita adesiva)os bordoes desses jogos de corda no estilo elixer q prometem durar uma vida vem com um teflon,essas demoram bem mais pra oxidar paradas,abraçao

    sidguitar1
    Veterano
    # out/21
    · votar


    nao vi q tinha desenterrado o topico de 10 anos hehe

    sidguitar1
    Veterano
    # out/21
    · votar


    anderson_gesteira
    acho q nao tem problema as cordas de nylon ficarem anos paradas(desde q as de aço,ou q tenham algo de metal estejam em um involucro anticorrosivo como citei acima )o nylon eu nao acredito q perca as propriedades por ficar algum tempo parado,a temperatura q vc falou teria q danificar sua bag e instrumento antes hehe,ja vi violoes em escolas q dei aula q acho q tinha uns 10 anos so com as cordas de nylon,ai vc colocava os bordoes e pau hehe,abraçao

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    sidguitar1 No caso só eventualmente que teria temperaturas fora do normal e por pouco tempo. No caso as cordas de nylon estão lacradas na embalagem anti corrosiva. Tive a duvida porque já teve uma vez que comprei um jogo de corda novo e não era das mais baratas que a corda estorou sozinha, sorte que deu pra emendar (era uma A) e estava com a afinação normal e tinha usado antes, ai fiquei pensando que podia ser um estoque muito antigo e a corda estava ruim. E como são cordas pra emergência, c ponho e logo estoura do nada ai fico bem na mão.

    sidguitar1
    Veterano
    # out/21
    · votar


    anderson_gesteira
    se vc usou antes provavelmente ficou alguma dobra q vc nao viu,ai a corda quebra mesmo,ou bem raro mas pode vir de fabrica ja quebrada em algum ponto,fora isso so se a pessoa for novata e passar da afinaçao e continuar apertando a corda pq estragar dentro da embalagem anti corrosiva acho pouco provavel

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    sidguitar1 Isso de ser novato e passar do ponto já aconteceu. kkkkk. Mas depois do vergão que ficou no meu braço prestei mais atenção. Mas da corda que estorou realmente do nada, pois no caso tinha trocado todo o jogo de cordas e com uma semana (de pouco uso), fui usar o violão e tava a corda quebrada perto da ponte, sorte que tinha deixado sobrando bastante corda na tarracha e só puxei e afinei e usei. Ai depois disso não tive mais problema nem com essa e nem com as outras. Então o provavel que a corda tenha vindo com defeito, pois atualmente estou com um outro jogo de corda que já vai fazer 2 anos e estou usando de boa (não é um uso tão grande, mas as cordas revestidas estão bem oxidadas quase expondo o nylon haha)

    dicq
    Membro Novato
    # out/21 · Editado por: dicq
    · votar


    Tem gente usando o corrosion x(produto anti corrosivo usado em armas, importado)para aumentar a vida util das cordas, vejam, mais para o fim da página:

    http://forums.ernieball.com/ernie-ball-strings/56616-prolonging-string -life.html

    https://www.ultimate-guitar.com/forum/showthread.php?t=1377371

    Drinho
    Veterano
    # out/21
    · votar


    dicq

    As cordas mais usadas por artistas que tem o som consagrado na guitarra são as cordas comuns que estragam rápido.

    Nos EUA essas cordas custam 6 mango, pra que prolongar a vida? Se usar um ou dois jogos por semana não pesa nada no bolso deles….

    Para nós tá sofrido mesmo…

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Prazo de validade" de cordas de guitarra