Tutorial:Como Modificar Um Captador Single Coil Cerâmico Para Alnico

Autor Mensagem
De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Visto o post do Kyuss_Age, venho esclarecer que meus posts foram irônicos.

E para as crinaças que estão lendo agora - jamais tentem fazer isso em casa sem a supervisão de um adulto!


(droga, fui irônico de novo... Saco!)

Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo
já fiz exatamente isso que você fez...... também já troquei os imãs cerâmicos por outros de alnico em barra e já experimentei rebobinar....... já consegui bons resultados e outros nem tanto..... Achei a experiência e os tópicos interessantes, talvez a enxurrada de posts irônicos tenha sido devido à maneira que o tópico foi escrito, ainda assim não acho legal tirar o mérito da experiência..... Ao tirar o imã cerâmico o captador pode ter ficado pior, mas e daí? é o tipo de coisa que só se pode comprovar na prática....... Vale destacar que graças a iniciativas parecidas que o instrumento se tornou o que é hoje. Do ponto de vista prático pode não valer a pena pois hoje é possível comprar captadores de alnico direto de hong kong a 20 reais com frete incluso, mas o que seria de nós sem a curiosidade e o espírito inovador...... pior que fazer merda é não fazer nada.....

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Bigtransa

Tem razão. Peço desculpas por ter desvirtuado o tópico e acho bem válido que se faça experiências!

Abraço!!

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


Kyuss_Age
exatamente!
por isso escrevi aquilo!

De Ros
a culpa é toda sua!!!

bom, como sou moderador, tomarei providencias. foi um prazer conhece-lo


(brinks)

Zero Zen
Veterano
# mai/10 · Editado por: Zero Zen
· votar


kiki

Kyuss_Age
acho que é bom esclarecer, pra voce e pra outros desavisados que possam passar pro aqui, que metade do que foi dito aqui nesse tópico é ironico, então cuidado ao interpretar as coisas...


Oh vida ! Oh dor ! Oh dúvida cruel !

Como devemos orientar aqueles que fazem generalizações equivocadas?

a) Devemos corrigí-los em tom professoral para, talvez, sofrer a acusação: "é Sr. Sabe Tudo" ?

b) Devemos ironizá-los ? Ensinando e divertindo os outros e a nós mesmos um tantinho ?

c) Ou devemos ignorar certas sandices, permitindo que o erro ou as afirmações descabidas prosperem e se eternizem ?

Voto no 2 ! Pois os erros ensinam mais do que os acertos. E um pouco de diversão não faz mal a ninguém.

Kyuss_Age

É bom esclarecer pra você e para os demais que mesmo posts irônicos confundem a cabeça da molecada que vasculha o google.

Então...


É a pura verdade ! Mas para aqueles incapazes de entender uma ironia, nem aulas com o maior dos catedráticos vai resolver. E afinal de contas, os assuntos relacionados à guitarra estão longe de se comparar à astronomia ou ciência espacial.

Em último caso, podemos usar a clássica frase do colega Leblues: - Você está cagan*o pela boca !

Obs: Aviso aos navegantes e foristas que não é, e jamais foi, o caso deste tópico !

De Ros

Zero Zen

Espero que tu esteja anotando tudo, não quero ver tu falando esse tipo de bobagem novamente, viu!!!

Huahuahuahuahuahuahuahua!!!!


Nãaaaaaaoooooo ! Nunca mais ! A gente aprende todo o dia ! Por exemplo: Aprendi hoje que não devo fuçar com os captadores singles da minha SX, pois posso provocar a morte prematura deles pelo rompimento do fio da bobina. Graças ao colega forista Sir.Paulo !

Mas me esclareça algumas dúvidas:

1a.) Você estava sendo irônico nos primeiros posts ou esta sendo irônico quando diz que foi irônico ?

2a.) Esta depende da resposta anterior. Você não se sentiu profundamente deprimido por saber que fez uma escolha "menos" vintage ao optar por caps cerâmicos para seu instrumento ?

T+.

Just Kidding, all the time !

Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


De Ros
Não acho que você tenha desvirtuado...... só esclareceu algumas bobagens que foram ditas sobre captadores de alnico serem melhores e soarem necessariamente "vintage"...... sua participação como sempre foi excelente e representou de forma brilhante o glorioso estado do Rio Grande do Sul.

Zero Zen
Veterano
# mai/10 · Editado por: Zero Zen
· votar


Bigtransa
kiki

Não sei porque, mas tenho a ligeira impressão que os comentários jocosos não são dirigidos à experiência propriamente dita, mas sim, dirigidos à equivocada admissão de que os imãs de alnico são superiores aos cerâmicos. E principalmente ao carater vintage daqueles, de forma exclusiva e vinculada.

Quanto ao culpado de tudo isso, devo concordar que foi o De Ros que começou tudo ! Ele é o único responsável ! Eu não fiz absolutamente nada ! Sou inocente ! Podem ler meus posts !

hehehehehe

Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


Zero Zen
Não sei porque, mas tenho a ligeira impressão que os comentários jocosos não são dirigidos à experiência propriamente dita, mas sim, dirigidos à equivocada admissão de que os imãs de alnico são superiores aos cerâmicos. E principalmente ao carater vintage daqueles, de forma exclusiva e vinculada.

Mas muito se comentou sobre tais colocações equivocadas e quase nada se falou na experiência, o que no fim das contas dá no mesmo.....

Kyuss_Age
Veterano
# mai/10
· votar


Zero Zen

Em último caso, podemos usar a clássica frase do colega Leblues: - Você está cagan*o pela boca !

Obs: Aviso aos navegantes e foristas que não é e jamais foi o caso deste tópico !


Eu? Não sou eu não hein?!

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bigtransa: representou de forma brilhante o glorioso estado do Rio Grande do Sul.

ô Loco meu!

:-)

Abs

ps. explicação do post: estou fazendo uma brincadeira com o termo "glorioso" que remete ao Fausto Silva. Não estou desacatando os comentários do Bigtransa, tão pouco diminuindo o De Ros e/ou o Rio Grande do Sul.

ogner
Veterano
# mai/10
· votar


Zero Zen
Quanto ao culpado de tudo isso, devo concordar que foi o De Ros que começou tudo ! Ele é o único responsável ! Eu não fiz absolutamente nada ! Sou inocente ! Podem ler meus posts !


Concordo, meu post foi exclusivamente de reiteração da forma da lei, que é explicita e de facil compreensão. Usou Alnico e não é vintage. CADEIA!!!!

Com caps singles, onde vc é obrigado a ser vintage sempre,


É obrigatorio e pronto. Is the law!! Cumpra-se.

Konrad
Veterano
# mai/10 · Editado por: Konrad
· votar


xapralá.

Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Ainda me utilizando dos termos do Fausto Silva digo que o De Ros tanto no pessoal quanto no profissional é um grande sujeito, assim como você......

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


Bigtransa
assim como você......

Vindo de você, o Maurício deve estar alerta.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Konrad: Vindo de você, o Maurício deve estar alerta.

Positivo.

assim como você......

Há uma vírgula entre nós, ui!

hehe.

_____________________

ps. explicação do post: o user Bigtransa é conhecido por seus comentários eróticos. Não estou desacatando o Bigtransa, tão pouco achando que erotismo não seja uma coisa bacana. O uso do "ui" foi outra brincadeira, sem motivo discriminatório. Não, não sou gay. Telma eu não sou gay.

Explicar posts é muito chato hein! E chega de desvirtuar o tópico!

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


Konrad
Cara eu Copiei isso de um Blog achei interessante e criei um tópico, mas o mérito é do dono do blog (Paulo May) não meu eu coloquei no final a fonte.

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Mea culpa, mea maxima culpa...

Estou com a ligeira impressão que esse tópico vai terminar em piada de gaucho...

Putz!! Porque fui dar ideia...

Zero Zen

Eu também voto no 2, mas na internet a ironia não é tão facilmente compreendida...

Acho que é culpa dos teclados que usamos, que, como todos sabem, são cerâmicos. Só os teclados de máquina de escrever são alnico, mas as boas mesmo eram as Remington pré-CBS de 68, que eram alnico 2!

Sobre a pergunta:

Você estava sendo irônico nos primeiros posts ou esta sendo irônico quando diz que foi irônico ?

Eu estava ironizando quando utilizei a ironia (de modo assaz irônico, diga-se de passagem) para ironizar a generalização da falta de dignidade dos irônizaveis captadores cerâmicos frente aos superiores, tanto na envergadura moral quanto de estatura sonora e, porque não dizer (e com isto já dizendo) dignos e soberanos do universo guitarristico, captadores feitos com a liga mais almejada pelos pobre mortais, infinitamente superiora e dona de um poder absoluto, a incrível liga de aluminio, niquel e cobalto (entre outros metais não nobres mas ao menos senhores feudais) a maravilhosa, fantástica e superpoderosa liga ALNICO 5!!!!

Acho melhor parar de assistir Monty Phyton.

Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
O uso do "ui" foi outra brincadeira, sem motivo discriminatório. Não, não sou gay. Telma eu não sou gay.

Só é gay quem dá a bunda e gosta...... você pode passar a vida inteira dando, se não gostar nenhuma vez não é gay......
_______________________________
ps. explicação do post: Só continuei desvirtuando o tópico porque achei imporrtante colocar este pequeno esclarecimento sobre a sexualidade masculina

Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo
achei que o Paulo May era o Sir Paulo

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


Bigtransa
Calma ai cara se não vão fechar meu tópico de novo!!


hehehehehehhehehehehehe

Eu sou Paulo Campos mesmo!!!!!!!

Will Bejar
Veterano
# mai/10
· votar


ogner
Usou Alnico e não é vintage. CADEIA!!!!
Datena???

GOREFESTA
Veterano
# mai/10
· votar


Zero Zen
Oh vida ! Oh dor ! Oh dúvida cruel !

Como devemos orientar aqueles que fazem generalizações equivocadas?


Bom, pelo menos aqui no forum podiam criar uma tag para ironia, tipo assim:
[ironia] blablabla [/ironia]. Assim, os pobres visitantes/foristas que não sabem interpretar um contexto saberiam quando posts são ironicos ou não

Aprendi hoje que não devo fuçar com os captadores singles da minha SX, pois posso provocar a morte prematura deles pelo rompimento do fio da bobina. Graças ao colega forista Sir.Paulo !

Eu aprendi que a vedação usada para proteger os singles da sx de ataques nucleares não é problema apenas da minha guitarra

De Ros
Acho que é culpa dos teclados que usamos, que, como todos sabem, são cerâmicos.

Droga! Preciso de uma maquina de escrever com conexão usb!

Ah, antes que esqueça... [/ironia]

Bigtransa
também já troquei os imãs cerâmicos por outros de alnico em barra e já experimentei rebobinar

E como e onde pode rebobinar um captador? É verdade que quanto mais voltas maior a saida?

Zero Zen
Veterano
# mai/10 · Editado por: Zero Zen
· votar


GOREFESTA

Bom, pelo menos aqui no forum podiam criar uma tag para ironia, tipo assim:
[ironia] blablabla [/ironia].


Em verdade, em verdade vos digo: - Os emoticons já foram inventados !

Mas eu não sei se é possível utilizá-los na plataforma do FCC. Além do mais, eles são muito xexelentos. hehehehe

Bigtransa
também já troquei os imãs cerâmicos por outros de alnico em barra e já experimentei rebobinar

E como e onde pode rebobinar um captador? É verdade que quanto mais voltas maior a saida?


Parece que a Malagoli vende kits e partes para montar. Até onde eu sei e é bem pouco, quanto maior o número de espiras, maior a resistência ôhmica e, portanto, mais médios na curva de freqüência. Alguns fabricantes alegam que o que importa é a freqüência de pico. Sei lá !

Mudar o imã, ou o número de voltas do enrolamento ou a espessura da fio, muda tudo ! Por isso as opções para captadores são infinitas !

A saída é medida em milivolts e eu desconheço a forma de medir. Se alguém souber me esclarecer, serei eternamente grato.

Um link interessante para quem quer estripar seus pickups:

http://www.captadores.com.br/loja/catalogo.php?loja=34302&IdDep=37&IdC atSel=167

T+.

Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


GOREFESTA
é isso aí que o Zero Zen falou

GOREFESTA
Veterano
# mai/10
· votar


Zero Zen
Em verdade, em verdade vos digo: - Os emoticons já foram inventados !

Mas eu não sei se é possível utilizá-los na plataforma do FCC. Além do mais, eles são muito xexelentos. hehehehe


Oh sim, com certeza! Mas me parece que uso de tags são mais comuns aqui, apesar de rustico... o complicado de emoticons é que, geralmente, eles são acompanhados daquela variação estranha e pouco legivel do portugues chamado emuxes


Mudar o imã, ou o número de voltas do enrolamento ou a espessura da fio, muda tudo !

O tutorial postado, por exemplo, citou apenas a troca de imã para alnico... neste caso especifico aconteceria de ter um single com graves, medios e agudos iguais quando o single tinha imã ceramico, mas com uma saida mais baixa por conta do campo magnetico criado pelo alnico?

Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


ter um single com graves, medios e agudos iguais quando o single tinha imã ceramico
Não..... o que vai acontecer é um mistério......

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


eita, sai de casa duas horinhas, o negocio rendeu...

Zero Zen
Voto no 2 ! Pois os erros ensinam mais do que os acertos. E um pouco de diversão não faz mal a ninguém.

assino embaixo.

se olhar no meu perfil, a minha frase é "musica é pra se divertir".

mas a administração do fórum está avaliando quem foi o culpado, e voce está na lista dos suspeitos.
grato.

GOREFESTA
De Ros
Kyuss_Age
Bigtransa
Zero Zen
brincadeiras à parte, acho que já foi tudo devidamente esclarecido.

Ironia é uma figura de linguagem, como qualquer outra, e pode ser usada livremente.

quem está pesquisando no google tem que saber ler e interpretar os textos.
se o sujeito não é capaz de identificar uma figura de linguagem, me desculpe, mas não está capacitado a fazer nenhuma pesquisa como auto-didata.

um timbre seco ou duro ou molhado ou o que for é uma sinestesia. vamos nos privar de usar esses termos?

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


Zero Zen
GOREFESTA
no livro do Martin Koch (Building Electric Guitars) tem um capitulo só sobre construção de captadores

dá pra ver esse livro numa pasta 4 shared de luthieria, tem o link em algum lugar aqui do fcc...

Stalingrado
Veterano
# mai/10
· votar


Acho que o Sir.Paulo só não foi feliz em dizer que a sonoridade do cerâmico é pior do que a do alnico.
Porém, o tutorial é útil pra quem tá procurando a sonoridade do alnico, sem ter que gastar uma grana maior. Faz a mudança quem tiver interessado!

Pensem nisso antes de ironizar.

Zero Zen
Veterano
# mai/10
· votar


Bigtransa

ter um single com graves, medios e agudos iguais quando o single tinha imã ceramico
Não..... o que vai acontecer é um mistério......


Poxa ! Você não poderia ser um pouco menos científico nesta resposta ! Estes termos técnicos não esclarecem os neófitos, como eu.

kiki

mas a administração do fórum está avaliando quem foi o culpado, e voce está na lista dos suspeitos.

Mas eu tenho um alibi ! O album do Vandenberg !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tutorial:Como Modificar Um Captador Single Coil Cerâmico Para Alnico