Marcelo Camelo Improvisando na guitarra, ouçam! [contemporâneo]

Autor Mensagem
Bigtransa
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil
Scrutinizer
Minow

Não sei se ele seguiu ou não as "regras" de composição contemporânea...... mas sei que é perfeitamente possível analisar 500g de merda sob a ótica de um bioquímico ou de um perfumista...... Os resultados podem ser distintos mas de qualquer jeito será merda.....

Scrutinizer
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil
O problema é que não há lógica conhecida na música do Camelo, mas há a possibilidade de haver uma lógica inusitada ali, mas aí não dá pra provar que não há lógica!!!

E nenhum sistema é mais fraco que o tonal atualmente.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


Bigtransa
Não sei se ele seguiu ou não as "regras" de composição contemporânea...... mas sei que é perfeitamente possível analisar 500g de merda sob a ótica de um bioquímico ou de um perfumista...... Os resultados podem ser distintos mas de qualquer jeito será merda.....

Excelente! aahuahuahuaa
Eu sou o perfumista neste caso (Embora na vida real eu seja de fato um microbiologista analisando o que tem na merda)

Minow
Veterano
# abr/10 · Editado por: Minow
· votar


The Root Of All Evil
a peça é aquela Klavierstuck número 10 que eu postei naquele tópico.

Ok, mas posso falar da VII? Conheço ela melhor, é da mesma série.

Isso não é explicação, você teria que definir mesmo que superficialmente cada coisa ai a ponto deu ser capaz de excluir "barulho de guitarra" pelas definições.

Ué, mas eu dei as definições.
Síntese é formar sons a partir de ondas senóides (ou outras), combinadas com outras. Música concreta é usar sons reais sampleados, e o que ele fazia era misturar os dois e mexer nos sons sampleados.
Você tá vendo o Camelo fazer algo remotamente parecido com isso aí?

Xo responder sua pergunta pro Gui.

O que caracterizaria a criação de um novo sistema?

As séries podem ser feitas por exemplo por padrões rítmicos ou movimentos ascendentes ou descendentes sem necessariamente uma altura definida. Não é apenas o tipo de série que se associa logo a Schornberg.

Sobre a Klavierstucke, ela é uma peça serial rítmica e tem uma harmonia tonal meio romântica.
Ela é dividida em séries definidas por tempo.
Tem uma parada legal da peça que é feita liberando os martelos do piano sem tocar as notas, e fazer as cordas soarem com a vibração causada por outras notas, o que gera harmônicos que colorem o timbre do piano dando timbres diferentes pra uma mesma nota.

Sinceramente não sei mais nada da peça e não tenho a partitura.

Mas de qualquer jeito, tá vendo o Camelo fazer alguma coisa parecida com isso? Eu não. Tou vendo ele punhetar a guitarra feito um macaco prego com tesão.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


Scrutinizer
E nenhum sistema é mais fraco que o tonal atualmente.

Como assim fraco?

O problema é que não há lógica conhecida na música do Camelo, mas há a possibilidade de haver uma lógica inusitada ali, mas aí não dá pra provar que não há lógica!!!

Vocês conhecem várias lógicas de música contemporânea tão fluentemente que são capazes de ouvir e notar na hora que não tem nenhuma destas na música do cara só ouvindo o vídeo uma vez?

Minow
Veterano
# abr/10
· votar


Scrutinizer
O problema é que não há lógica conhecida na música do Camelo, mas há a possibilidade de haver uma lógica inusitada ali, mas aí não dá pra provar que não há lógica!!!

Basta partir do princípio que é uma série que se repete apenas uma vez, com timbres, frequências, movimentos e ritmo aleatórios.
Ha ha ha . =P

Scrutinizer
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil
Peraí, então uma peça atonal seria melhor se ela não fosse baseada em lógica, mas somente no ouvido do compositor?

janick
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil
Cara, eu vou falar aqui o que eu acho sinceramente, sem querer te provocar, nem criar discussão, pq eu já vi que apesar das brigas, tu tem ideias que eu concordo e respeito. Mas é o seguinte;

Ao longo do tempo, das brigas e picuinhas, minhas, tuas, do Leblues, até do Minow que antes de começar a conversar com ele, já mandei ele pra uma caralhada de lugar naquele tópico meu da gravação, isso meio que vai acumulando nos outros ao longo do tempo, e quase sempre de um dos lados vai ter alguém com um pé atras. Cada hora um tenta uma trégua com o outro lado. Às vezes funciona, assim como com o Leblues e com o Minow,, que muitos sabem que já quebrei muito o pau aqui, mas hoje em dia converso com os dois de boa, e troco ideias bem bacanas. Mas tem hora que as coisa meio que dão errado e a gente perde a linha, assim como o Leblues falou mesmo. Ele veio aqui e do nada tomou um xingo. Acho isso errado, independente de quem venha, foi desnecessário como já disse. Não querendo pagar de falso moralista nem nada, mas tipo, desses dois casos, depois que eu comecei a conhecer os caras e conversar com eles melhor, eu vi que era bem melhor que ficar de picuinha, então eu levo isso que eu penso pra cá também, não só pra mim como para os que quiserem tentar e acharem isso interessante. Sacou? Tem hora que nessas tréguas, a gente acaba levando coisas de antes em conta e acaba perdendo a noção mesmo, e acabando com a paciência nossa e alheia. Se alguém quiser continuar essa conversa, sinta-se à vontade.

Abçs pessoal.

janick
Veterano
# abr/10
· votar


Leblues
Uai! Eu sai fazem uns 15 min e tu não tava la! Tinha ficado off rapidão mas voltei!

Vou dar uma baixada la então.

Scrutinizer
Veterano
# abr/10 · Editado por: Scrutinizer
· votar


The Root Of All Evil
Ok, nem digo o mais fraco, mas é pelo menos tão fraco quanto o sistema serial.

Vocês conhecem várias lógicas de música contemporânea tão fluentemente que são capazes de ouvir e notar na hora que não tem nenhuma destas na música do cara só ouvindo o vídeo uma vez?
O de Webern é bem óbvio, mas tirando isso, não.
Você consegue reconhecer qualquer sucessão de tríades/tétrades que são tocadas?

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


Minow
Mas de qualquer jeito, tá vendo o Camelo fazer alguma coisa parecida com isso?

Não e nem vi o Stockhaussen.
Cadê?

Como foi que ele usou ondas senóides pra formar sons se a klavierstuck é tocada num piano? E mais, no piano que o intérprete quiser tocar?

E pelo mesmo motivo acima, como foi que ela é músia concreta?

Logo, o Stockhaussen usou isso dai acima tanto quanto o Camelo, pelo menos na klavierstuck.

Sobre a Klavierstucke, ela é uma peça serial rítmica

O que caracteriza esta serialidade ritmica presente na klavierstuck?

Tem uma parada legal da peça que é feita liberando os martelos do piano sem tocar as notas, e fazer as cordas soarem com a vibração causada por outras notas

Eu posso falar paradas legais que ele fez ali no começo, como por exemplo os barulhinhos percussivos que ele fez no começo e explicar uma característica física praquilo e bla bla bla... vai dar no mesmo.

Scrutinizer
Veterano
# abr/10 · Editado por: Scrutinizer
· votar


Como foi que ele usou ondas senóides pra formar sons se a klavierstuck é tocada num piano?
Ué, cara, os harmônicos superiores de uma nota grave induz a vibração das cordas agudas...

Essa pelo menos eu sei. :}

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


Scrutinizer
Peraí, então uma peça atonal seria melhor se ela não fosse baseada em lógica, mas somente no ouvido do compositor?

Daonde veio isso?
Me perdi o.O

Scrutinizer
Ok, nem digo o mais fraco, mas é pelo menos tão fraco quanto o sistema serial.

Mas o que é a força neste caso? Seria a coerência das regras?

Você consegue reconhecer qualquer sucessão de tríades/tétrades que são tocadas?

Claro!


NOT!

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


janick

Posso estar enganado, mas acho que o Minow soltou aquele cale-se para o Leblues na brincadeira...

como aquelas coisas do OT, como cale-se v@adia

Mas posso estar enganado.

O Minow tem um lado zoador também:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/231456/p0#6728073

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


makumbator

Você está certo!
E a incapacidade de percepção e de relevar do cara lá é que causaram todo o problema.

Leblues
Veterano
# abr/10 · Editado por: Leblues
· votar


whatever..

Scrutinizer
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil
Veio de lugar nenhum, mas responda!

Mas o que é a força neste caso? Seria a coerência das regras?
A coerência na explicação do uso.

NOT!
E foi a mesma pergunta que você me fez!

Minow
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil
Não e nem vi o Stockhaussen.
Cadê?


Tá lá cheio de video no YouTube e partitura por aí.

Como foi que ele usou ondas senóides pra formar sons se a klavierstuck é tocada num piano? E mais, no piano que o intérprete quiser tocar?

Não tou falando dessa peça, tou falando da obra do Stockhausen como um todo. Síntese é algo em que ele trabalhou extensivamente.

E pelo mesmo motivo acima, como foi que ela é músia concreta?

Idem, eu não disse que era.


O que caracteriza esta serialidade ritmica presente na klavierstuck?
Tempos determinados para cada série mesmo.

Eu posso falar paradas legais que ele fez ali no começo, como por exemplo os barulhinhos percussivos que ele fez no começo e explicar uma característica física praquilo e bla bla bla... vai dar no mesmo.

Não, não vai, porque o Stockhausen pensa na vibração de uma nota e quais harmônicos esta mesma vai gerar em outra e como essa adição vai alterar o timbre e a ressonância das outras fundamentais.
Ele pensa de maneira espectral.

O Camelo faz barulho na guitarra.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


Scrutinizer
Ué, cara, os harmônicos superiores de uma nota grave induz a vibração das cordas agudas...

Dizendo assim, faz parecer que sempre que alguém tocar uma nota grave no piano vai estar usando esta técnica e portanto estaria caracterizando a música como ... essa dai, nem lembro qual.

Minow
Veterano
# abr/10
· votar


Leblues
makumbator
está enganado.


Tá não, zé.
Pare de levar tudo a sério, a vida é colorida, com suas nuvens de algodão doce, montanhas de jujuba e rios de chocolate.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


Scrutinizer
E foi a mesma pergunta que você me fez!

Teria sido a mesma pergunta s eu tivesse visto um vídeo uma vez e afirmado que o cara não usou a progressão X e Y de tríades e tétrades.

Sacou?

A coerência na explicação do uso.

Como assim na explicação do uso?
A explicação do por que de se usar tais notas, tais intervalos e tudo mais?

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


Scrutinizer
então uma peça atonal seria melhor se ela não fosse baseada em lógica, mas somente no ouvido do compositor?

O termo "melhor" me impede de responder esta pergunta!

Minow
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil
Dizendo assim, faz parecer que sempre que alguém tocar uma nota grave no piano vai estar usando esta técnica e portanto estaria caracterizando a música como ... essa dai, nem lembro qual.

Você fala como se fosse algo totalmente aleatório, mas não é.
Entenda que é uma maneira diferente de pensar, não é apenas nas fundamentais que se pensa e sim em todo o espectro e no controle da série harmônica através dos pedais do piano.
É muito tenso compôr dessa maneira, manja como é difícil escrever aquelas coisas quadradinhas de contraponto, que você demora 10 minutos pra escrever uma nota e se errar alguma coisa tem que apagar a porra toda? Então, imagine isso tendo que levar em consideração a porra da série inteira.

Leblues
Veterano
# abr/10
· votar


Minow
Não sou da tua panelinha, limite suas brincadeiras estúpidas para com eles, estou aqui na moral pra discutir um assunto com seriedade, se quiser ficar de putisse volte pro OT.

Scrutinizer
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil
Mas o que eu disse é que não foi usada uma lógica que eu conheça, e isso é bem óbvio. Assim como você pode ter certeza de que alguém não compôs um jazz.
Pra ser sincero eu sinto toda hora que não estamos falando da mesma coisa...

Explicação do porquê se usa tal teoria no lugar da outra.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


Minow
Você fala como se fosse algo totalmente aleatório, mas não é.
Entenda que é uma maneira diferente de pensar, não é apenas nas fundamentais que se pensa e sim em todo o espectro e no controle da série harmônica através dos pedais do piano.
É muito tenso compôr dessa maneira, manja como é difícil escrever aquelas coisas quadradinhas de contraponto, que você demora 10 minutos pra escrever uma nota e se errar alguma coisa tem que apagar a porra toda? Então, imagine isso tendo que levar em consideração a porra da série inteira.



Este post agora fez mais sentido...

E qual o resultado disto auditivamente?
É perceptível? Ou fica apenas perceptível se você fizer os cálculos no papel pra perceber?

Scrutinizer
Veterano
# abr/10
· votar


estou aqui na moral pra discutir um assunto com seriedade
HUAHUAHAUHUAHUAHAUHUAHUAHAUHUAHUAHAUHUAHUAHAUHUAHUAHAU

Eu não vou me meter. :~~

O termo "melhor" me impede de responder esta pergunta!
Ok, não é fundamental à discussão, é só para te entender...

janick
Veterano
# abr/10
· votar


Scrutinizer
Onde tu não foi chamado não dá pitaco rapaz. Foca na tua discussão que é melhor pra ti.

Minow
Veterano
# abr/10 · Editado por: Minow
· votar


The Root Of All Evil
E qual o resultado disto auditivamente?
É perceptível?

É perceptível, mas tem gente que faz umas loucuras de síntese que só no papel, com uns troços loucos lá em cima na série harmônica que só existem numa fórmula mesmo. O Stockhausen não, ou pelo menos não sei! Hahaha
Mas o estudo do timbre dele é algo surreal.

Existe um estilo totalmente baseado no espectro sonoro chamado espectralismo, mas eu não tenho muito conhecimento sobre pra discutir.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


Scrutinizer
Ok, não é fundamental à discussão, é só para te entender...



Que fofo ^_^

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Marcelo Camelo Improvisando na guitarra, ouçam! [contemporâneo]