Vale a pena colocar cordas 0.11 na minha guitarra?

Autor Mensagem
nivekk
Membro Novato
# jun/14
· votar


JGuitarLastday
velho, bota uma coisa na cabeça: SUSTAIN=PEGADA...
é uma coisa que vem da mão, as cordas mais grossas vão soar por mais tempo e tal (óbvio), mas se vc se educar vc consegue bom sustain com qqr calibre...

E quanto ao conforto, se vc vem d uma 0.09 da vida vai ser bem difícil pra vc acostumar, é provável até que desista da idéia, eu uso 0.11 há muito tempo, ai coloquei 0.13 na minha esses dias só pra ver como era, fiquei um mês e resolvi baixar pra 0.11 denovo, agora parece que as cordas tão frouxas, to pensando em mudar pra 0.12 hehe...
Enfim, é questão de costume, o negócio é não desanimar quando os dedos começarem a doer.

JGuitarLastday
Membro
# jun/14
· votar


Vlw Pessoal. Todas as respostas ajudaram bastante.

Vou fazer o teste, ai falo o que achei!
Que Deus abençõe vcs.

JGuitarLastday
Membro
# jun/14
· votar


Eu nunca consegui me acostumar com 0.09(acho mt macio) sempre usei 0.10

nivekk
Membro Novato
# jun/14
· votar


JGuitarLastday
sempre usei 0.10
ahh então de boa man, só da uns bends e já acostuma...
Provavelmente não vai mais querer dimiuir o calibre.


*obs, só regula essa guitarra, lembre q tu ta aumentando a força q as cordas vão fazer, pode ficar bem difícil de tocar se tiver mal regulada, fora isso ta d boas :)

krixzy
Veterano
# jun/14
· votar


nivekk
eu uso 0.11 há muito tempo, ai coloquei 0.13 na minha esses dias só pra ver como era, fiquei um mês e resolvi baixar pra 0.11 denovo, agora parece que as cordas tão frouxas, to pensando em mudar pra 0.12 hehe...

0.13 com afinação em E?

Se for é muita loucura cara, não existe esse cara que consiga fazer bends, vibratos, tapping, ligados com velocidade e precisão numa tensão dessas, até mesmo o Zakk Wylde que tem fama de ogro não usa uma tensão dessas nas primas pq sabe que se precisar de velocidade ele vai peidar nas técnicas, veja os jogos dele, 0.10 ~ 0.60, 0.11~ 0.70, ele usa calibres exagerados apenas pra base, deixando sempre um calibre mais suave nas primas.

Ganhar corpo e sustein desse jeito não compensa, é pouca diferença pra deficiência que vc terá na tua técnica, timbre encorpado é soma de guitarra boa mais amp bom, e tem que saber equalizar ainda por cima.

nivekk
Membro Novato
# jun/14
· votar


krixzy
0.13 com afinação em E?
sim...

Cara, cê já experimentou?
Um pouco do que a galera fala é lenda velho, não é o cabo de aço q o povo fala tbm, elas são bem duras sim, mas não é impossível de dobrar, o problema é q cansa, bend de até um tom é de boas, passando disso é bem difícil, no meu caso achei boas, eu toco na igreja, lá faço 99% base, 1% solo, então não uso muitas técnicas, e também como disse antes, isso ae foi só pra sair da rotina fiquei um mês só com elas e já voltei pras 0.11

krixzy
Veterano
# jun/14
· votar


nivekk
Já usei 0.13 ~ 62, mas foi em C, e já dificultava a técnica, da pra imaginar em E, e como vc disse, só pra base da de boa, o problema é nos solos, pra fazer as técnicas não compensa, dificulta de mais, no meu caso, que me interesso mais por solos, nunca na galaxia que coloco 0.13 em E kkkk...

Agora um jogo hibrido 0.11 ~ 0.60 seria perfeito pra mim em C, mas não existe, to pensando em montar um comprando cordas separadas pelo strings by mail.

nivekk
Membro Novato
# jun/14
· votar


krixzy
nuss cara nem fudendo que vo ter saco pra ficar comprando corda separada kkk...

Meu, pra mim não adianta pensar em técnica não mano, já desisti de tentar tocar rápido, meu negocio agora é groove kkkk

E tbm se for pra usar 0.13, chega uma hora em que vc acostuma cara, msmo fritando, o bom de corda mais grossa é que te obriga a pensar muito bem antes de tocar uma nota, eu gosto disso, evita os dedos irem automaticamente seguindo alguma escala...
Não me vejo mais hoje usando corda menor que 0.11, esses dias toquei com a banda dum amigo meu, e eles sempre afinam tudo 1/2 tom à baixo...
Rapaz, que tortura que foi, eu não podia tocar, encostava na corda e parecia que a guitarra tava desafinada, não tinha firmeza. hj em dia não rola mais corda frouxa cara, não pra mim rsrsr

SkyHawk
Membro
# jun/14
· votar


JGuitarLastday
Eu uso .010 nas stratos principalmente na com Floyd Rose, também nas semi-acústicas e na Tele vintage e uso .011 nas Les Pauls e na Tele modena com captação hotrails.

Gosto muito da .011 e não tem nada disso de duro não, toco rápido, uso todas as técnicas de shred e bends fortes de blues sem qualquer dificuldade e olha que nas Les Pauls como a escala é curta fica ainda mais pesada em tese.

ogner
Veterano
# jun/14
· votar


um moleque tocando com 0.13
http://www.youtube.com/watch?v=Gp_nPQJyEMU&feature=youtube_gdata_playe r

krixzy
Veterano
# jun/14 · Editado por: krixzy
· votar


nivekk
auhsuahsaushaush.... é costume, se vc passar um tempo tocando com 0.9 vc acostuma, imagina o choque, 0.13 pra 0.9 kkkkkkkkkk

Em Eb eu to usando 0.10 ~ 0.46 numa LP, as primas tão filé, mas os bordões sinto falta de uma tensão a mais, ai só indo de híbrido mesmo n tem jeito.

ogner

uashuashuash.... coitado penando nos bends, a guitarra treme mais q os dedos nos vibratos huehuehueuhe... depois de umas 5 musicas os dedos mal vão ta cansadão, depois q acostuma acho que até rola num blues, agora no rock, metal, não rola.

ogner
Veterano
# jun/14
· votar


krixzy
Nunca toquei com 0.13, deve ser punk mesmo.....

Oq acontece é que quanto mais "pesado" a corda mais bem regulada a guitarra deve estar, pra ficar mais macia....

nivekk
Membro Novato
# jun/14
· votar


Ahh, é o que todo mudo já sabe, nunca vai ter um consenso, sempre vai ter um louco defendendo e outro chamando o cara de retardado, pra quem usa cordas finas jamais vai pensar em por 0.13, mas eu tenho esse problema de querer experimentar, ver o que muda com cordas grossas e tal,
Como o krixzy falou:
Ganhar corpo e sustain desse jeito não compensa
Eu também acho isso, se o cara não se acostuma melhor que troque de uma vez, foi o que eu fiz hahah.

SkyHawk
e olha que nas Les Pauls como a escala é curta fica ainda mais pesada em tese.
Dá diferença?? nunca toquei em strato cm corda maior q 0.11, a q eu tava cm 0.13 é uma les paul.

Van_Lorien
Veterano
# jun/14
· votar


Há uns anos fui mais radical quanto a isso, achando que só tinha pegada quem tocava com .011 pra cima. Babaquice juvenil. O que importa é a pessoa se sentir confortável e gostar do resultado, seja em termos de timbre, pegada, conforto ou qualquer outra coisa.

Eu costumava utilizar .011 numa strato e depois .011 na SG que eu tinha. Hoje utilizo .010 na tele que tá comigo e possivelmente vou seguir com .010 na super strato que eu to construindo com um luthier.

Acho que pra eu voltar pra .011 só pegando uma strato mais vintage ou uma LP, SG ou alguma guitarra com escala de 24.75". O comprimento da escala faz bastante diferença na tensão das cordas. Com escala de 25.5" (padrão Fender), ela tende a ficar mais tensionada.

Abraços!

krixzy
Veterano
# jun/14 · Editado por: krixzy
· votar


SkyHawk
e olha que nas Les Pauls como a escala é curta fica ainda mais pesada em tese.

Na verdade é o contrario, escala curta as cordas ficam menos tensionadas, 0.10 numa LP fica mais macia que em uma escala padrão fender, acredito que 0.10 em uma LP deve ficar com uma tesão pouca coisa a mais que uma 0.09 em uma fender.

SkyHawk
Membro
# jun/14
· votar


krixzy
Tem certeza ? Sempre achei que era ao contrário. Eu tenho 011 em uma Les Paul e em uma Tele e acho a Les Paul mais pesada.

SkyHawk
Membro
# jun/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Duplo

krixzy
Veterano
# jun/14 · Editado por: krixzy
· votar


SkyHawk

Absoluta, veja o próprio bertola explicando isso nesse tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/90169/

Se vc acha mais pesada na sua LP, provavelmente sua LP ta com uma ação mais alta nas cordas, isso se vc estiver se referindo a peso pra fazer bends, no sentido da tensão das cordas.

Agora sobre o som, é claro sua LP vai ter som mais pesado, mas n é por causa da escala, e sim pela construção, e modelo dela.

goonies
Veterano
# jun/14
· votar


SkyHawk

é regulagem da ponte tune o matic que deixa a sensação de maior tensão. Se regular fica manteiga.

Maior a escala, maior a tensão.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


Passando pra deixar meu depoimento pessoal.

Mudei de 010 pra 011 tem uns dias, afinação padrão. O que percebi é que a pegada melhorou horrores... O timbre também deu uma alteração bem perceptível, o timbre limpo ficou mais encorpado, um pouco mais grave, bem denso. O drive também ficou mais encorpado e não sei se é impressão minha, mas parece até ter dado um pouco mais de ganho, sei lá.

Enfim, só tive benefícios. Outra coisa que eu lia muito, que com cordas 011 era mais difícil tocar trechos rápidos, ligados e tapping; pra mim ficou foi bem mais fácil. Parece que a corda encaixa melhor nos dedos e pra mim isso facilita. Bends de um tom e meio rolam com a mesma facilidade de antes.

Tô achando é que em breve vou partir pra 012.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

É possível ter "aumentado" o ganho. Na real aumentou a energia liberada (som mais grave = mais energia), logo a tendência é o drive aumentar.

Quanto aos bends e tal, vc vai perceber mais a longo prazo, depois de tocar 4horas vai ver que cansou mais que com cordas mais leves.

krixzy
Veterano
# jun/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Posta um vídeo ai de vc fazendo solos bends taps e ligados com uma velocidade elevada e mantendo a precisão, essa que quero ver rs...

Assim que os dedos começarem a cansar vc se perde no caminho, um bend aqui outro ali é moleza.

Sir Vinex
Veterano
# jun/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Posta um vídeo ai de vc fazendo solos bends taps e ligados com uma velocidade elevada e mantendo a precisão, essa que quero ver rs...

Assim que os dedos começarem a cansar vc se perde no caminho, um bend aqui outro ali é moleza.
²

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


krixzy
Assim que os dedos começarem a cansar vc se perde no caminho, um bend aqui outro ali é moleza.


Pra mim tá sussa.

Quando troquei, passei umas 2 horas e meia tocando e não tive nenhum problema de cansaço nos dedos, ou perda de técnica relativa a algum possível cansaço (minha técnica que é ruim por natureza mesmo... kkkk).

O único problema até agora são os calos que estão surgindo nos dedos.

nivekk
Membro Novato
# jun/14
· votar


Ahh, cada um deve saber o que pode ou não, se o cara não consegue dobrar uma 0.11 é idiotice se manter nela, mas se o cara tiver um pouco mais de força 0.11 torna-se até mole demais...
É igual qualquer outra coisa que envolva fazer força, no começo vc não pode ir muito longe, mas depois de um pouco de treino torna-se fácil.
Então não tem essa de depois de algum tempo tocando o cara cansar e sei la o que, é só treinar.


E quanto ao ganho que aumenta, é até meio óbvio isso. Até mesmo com a guitarra desplugada percebe-se que tem mais volume com cordas grossas, ou seja: mais volume= mais saida= mais ganho.

Rachmaninoff
Veterano
# jun/14
· votar


Essa história de corda grossa é culpa do Stevie Ray Vaughan, naquela entrevista que ele disse que usava .013... muita gente leva isso como verdade absoluta, mas não é o caso. Deixo aqui um vídeo do Billy Gibbons, do ZZ Top, que tem um timbre monstro. Neste vídeo, ele conta como o B. B. King o convenceu a tocar com cordas .007 (sério!):



A história é a seguinte: o Billy Gibbons usava .012, segundo ele, pra ser um daqueles "bad boys" do blues. Aí, um belo dia, o B. B. King viu aquilo e questionou:

- Ei cara, e essas cordas grossas? Pra que ficar fazendo tanta força?
- É pra ter um timbre mais encorpado.
- Mas é pra isso que servem o volume e os botões do seu amp.

... e o Billy Gibbons passou a usar cordas leves desde então. A pegada dele é super leve, ele faz menos força, e nunca teve tendinite (e toca desde os anos 60). Eu parti pra essa filosofia há uns anos atrás, e não me arrependo. Uso .008 na minha Ibanez Universe e .009 na minha Gibson Les Paul, e sou feliz :)

Van_Lorien
Veterano
# jun/14
· votar


e sou feliz :)

Isso resume tudo! O que importa é ser feliz, seja com cordas .0005 ou com cabos de aço (ou qualquer outro material) na guitarra, o que importa é gostar do resultado, tanto o som quanto o conforto.

Rachmaninoff
Muito legal a história! e mais ainda as guitarras do Billy. Eu particularmente não me sinto muito confortável com cordas muito finas, mas é questão de gosto mesmo, prefiro .010 pra guitarras com escala de 25.5" e .011 pra 24.75", dessa forma consigo boa tocabilidade com um timbre que me agrada.

Abraços!

diegodavid
Veterano
# jun/14
· votar


Encordoamentos mais grossos desgastam mais os trastes ?

Van_Lorien
Veterano
# jun/14 · Editado por: Van_Lorien
· votar


diegodavid
Creio que sim pois haverá uma maior área de contato com os trastes, além de mais massa vibrando, mas não sei se isso é muito perceptível.

Abraços!

goonies
Veterano
# jun/14
· votar


to ussando um hibrido da ernie ball. .12 até .56 numa ibanez RG escala de 25.5"

http://www.ernieball.com/products/electric-strings/1726/not-even-slink y-nickel-wound

.12 .16 .24 .32 .44 .56

afino meio tom abaixo. gosto muito do som.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vale a pena colocar cordas 0.11 na minha guitarra?