Efeitos na Tablatura [Para Iniciantes]

    Autor Mensagem
    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: [M]@a.[K]!ller


    Tenho percebido muitos usuários com dúvidas sobre o que é pull-of, hammer-on, tapping, etc. e como eles são escritos nas tablaturas. Então, vou dar uma explicação por cima sobre isso. Vamos lá!

    Hammer-On:
    É quando você toca uma nota e martela outra nota logo em seguida. É bem usada pra "economizar" palhetadas.
    Na tablatura é representada por um h. Ex:


    e-----
    B-----
    G-----
    D-2h3-
    A-----
    E-----

    A tablatura acima é executada desse jeito: coloque o dedo na corda D, casa 2, palhete a corda D e enquanto o som estiver soando aperte a corda D, casa 3 com qualquer outro dedo.

    Nesse vídeo tem exercicios para Hammer-On:



    Pull-Off:
    É o contrario do hammer-on, ao invés de martelar a segunda nota para obter a seqüência de primeira nota, depois segunda nota, você vai puxar a segunda nota para obter a seqüência de segunda nota, depois primeira nota.
    Dá pra entender mais nesse video:

    Na tablatura é representado por um p. Ex:

    e-----
    B-7p5-
    G-----
    D-----
    A-----
    E-----

    A tablatura acima é executada desse jeito: você posiciona o dedo 1 na casa 5 da corda B, o dedo 3 na casa 7 da corda B. Agora você palheta a corda B, vai sair o som da casa 7, ai você vai puxar o dedo 3 pra baixo mas deixa o dedo 1 no lugar dele, ai vai sair o som da casa 5.

    Bend:
    É quando você empurra a corda pra cima. Dependendo da força o bend pode mudar de tom (os mais comuns são de 1 tom e meio tom).
    Representado na tablatura por um b e as vezes pode ser representado por ^ também. Tem também os bends em que são representados assim: 1b3, que significa você dar um bend na casa 1 até chegar no som da casa 3 (Obrigado Guitarboy666!). Ex:


    e-----
    B-----
    G-----
    D-----
    A-8b-
    E-----

    e-----
    B-----
    G-----
    D-----
    A-8^-
    E-----

    ou

    e---------
    B---------
    G---------
    D---------
    A-8b10--
    E----------

    A tablatura acima é representada desse jeito: você toca a casa 8 da corda A e a empurra pra baixo ou pra cima.
    Video sobre bends:


    Vibrato:
    Consiste em tremer (vibrar) a corda.
    Na tablatura é representado por ~. Ex:

    e-----
    B-----
    G-8~~-
    D-----
    A-----
    E-----

    A tablatura acima é executada desse jeito: você toca a casa 8 corda G e treme o pulso, se a corda começar a variar de som você fez certo.
    Vibratos:


    Slide:
    É quando você desliza de uma nota pra outra. Em qualquer direção (esquerda, direita).
    Quando o slide é ascendente (a primeira nota é a mais grave) ele é representado assim: /. Quando o slide é descendente (ultima nota é a mais grave) ele é representado assim: \. Ex:

    Ascendente:

    e-----
    B-----
    G-----
    D-3/5-
    A-----
    E-----


    Descendente:

    e-----
    B-5\3-
    G-----
    D-----
    A-----
    E-----

    Um video vale mais que 1kk de palavras!


    Tapping:
    Consiste em usar as duas mãos no braço da guitarra pra tocar certos licks.
    Na tablatura é lido por T em cima da tablatura, quando tiver um T você vai pressionar bem forte e jogar pra baixo a casa que manda na tablatura com qualquer dedo da sua mão direita (se for destro).

    T
    e------
    B------
    G-12-1-
    D------
    A------
    E------

    Nessa tablatura nós deixamos a casa 1 pressionada na corda G, pressionamos com a outra mão a corda 12 e rapidamente empurramos a corda pra baixo. É como se fosse um pull-off com duas mãos.


    Harmônicos:
    Bom, aqui eu não vou explicar bem os harmônicos porque acho que pra quem ta começando esse é uma técnica meio difícil (principalmente o Harmônico Artificial), talvez eu aborde sobre eles em outro tópico.
    Eles são bem usados por músicos como Joe Satriani, Zakk Wylde, Steve Vai e outros. São basicamente feitos por causa da construção do braço, pra esse efeito você tem que ter uma guitarra reguladissima.
    São representados nas tablaturas por HA (Harmônico Artificial) e HN ou H (Harmônico Natural). Ex:
    Harmônico Artificial:

    HA
    e---
    B---
    G---
    D---
    A---
    E-2-


    e

    Harmônico Natural

    HN H
    e---- e----
    B---- B----
    G---- ou G----
    D-12- D-12-
    A---- A----
    E---- E----


    Video sobre harmônicos (se quiser se arriscar tente aprender, mas vai ser dificil, recomendo treinar palhetada alternada primeiro):

    ________________________________________


    Bom, acho que é só, se ficar faltando algum efeito postem ai, qualquer erro também podem falar. Espero ter ajudado.

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: [M]@a.[K]!ller
    · votar


    AVISO: Os videos não são meus, apenas peguei do YouTube pra poder mostrar melhor pra vocês como é a técnica (ou então passar uns exercícios).

    JP_dragon
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    muito bom cara,vc fez um tutorial da tecnicas de guitarra
    (na verdade so achou eles pra gente e deu uma explicada) mas ficou muito bom ^^

    mqolf
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    LeondelFefon
    Muito bacana sua iniciativa ... acho que vai ajudar bastante gente.
    abs !

    malucobeleza666
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Rapaz, Muito boa iniciativa, tópico do kralho cara, parabéns!


    ^^

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    JP_dragon
    Hehe, peguei de um monte de outros sites umas ideias, não sei me expressar direito quando tô escrevendo, no mais, brigado!

    mqolf
    malucobeleza666
    =P

    kiki
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    LeondelFefon
    legal! muito bom!
    é verdade, sempre aparece mesmo...

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    kiki
    Brigado! É que fazia tempo que não postava algo no forúm, tinha visto uma pergunta desse tipo ai então pensei em fazer o tópico.

    Guitarboy666
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    LeondelFefon
    Boa!!
    Geralmente eu vejo nas tabs o bend assim :
    8b10 ,que é palhetar a nota na casa 8 e dar um bend até chegar no som da casa 10...

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Guitarboy666
    Tem esse também. Mas depois eu faço um tópico mais explicando tecnicas que tem que ser precisas como o bend ou então os harmonicos, ai vai ser um "avançado" dos bends e o básico dos harmonicos.

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    up

    DiFonseca
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    só o do tapping que achei o cara meio bobão, mas ta velendo. :D

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    DiFonseca
    Sotaque de baiano. =P

    [/up]

    kiki
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    é importante destacar uma coisa:

    não existe "regras oficiais" pra notação de tablatura, muito menos na internet.
    então as vezes voce ve ligado como 4h6p4, as vezes como 4^6^4.
    entre outras variações...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Efeitos na Tablatura [Para Iniciantes]