Pra vocês que adoram dizer que músicos eruditos não sabem improvisar:

Autor Mensagem
Bigtransa
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil
heheehehhehe.... então a piada não deu certo....


Bigtransa
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil
Leblues
Hehehehehhe..... O pai de um amigo meu é produtor de óperas e esse meu amigo sempre falava da Liriel pra encher o saco do pai...... O velho ficava muito puto....

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


Bigtransa

Caralho, que foto horrenda que botaram ai no vídeo!

Bigtransa
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil
assiste o número que vale a pena....

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


Bigtransa

Eu to vendo ehehehehe

Não sou muito exigente com este tipo de coisa ai não, então pra mim tá bom.

Leblues
Veterano
# abr/10
· votar


Bigtransa
haha essa mina ia no Raul Gil!!!

pscb
Veterano
# abr/10 · Editado por: pscb
· votar


Essa respulsa à partitura se deve, creio eu, em muitos casos, por o cidadão não ter paciência para aprender a lê-la. Então, é mais fácil dizer que não precisa disso pra ser músico, que o Hendrix não lia, que músico erudito não sabe improvisar.

Esse caso parece o mesmo de quando um guri diz "não aprendo teoria, não serve pra nada, eu toco com o Guitar Pro". Ele diz que não serve porque tem preguiça de aprender.

Se o cidadão não sabe ler partitura e é bom instrumentista, ok. Mas se lesse partitura talvez fosse melhor músico. Aprender partitura, teoria, improvisação etc. torna qualquer um músico mais completo. Todos conhecimentos nessas áreas são bem-vindos.

Quando eu toco violão clássico, eu uso partitura. Não tem cabimento improvisar nesse tipo de música. E se eu não usar partitura, de onde vou tirar a música se nem há registro da época (digamos, século XVIII) para eu, digamos, tirar de ouvido? Também não tem no Guitar Pro.

Quem não quer aprender partitura, não aprende. Mas negar esse recurso, como eu disse, me parece algo como a fábula da raposa e as uvas.

Observação: Eu não dedico esse post a ninguém. Falo por experiência própria: eu fugia de partitura porque achava um saco ter que aprender a ler. Então eu pensava "não preciso disso". Até que resolvi aprender e melhorei meu aprendizado de imediato.

Bigtransa
Veterano
# abr/10
· votar


Costa 85
Ninnguém ta negando esse recurso, até porque qualquer jumento aprende a ler e não demora muito.... só não acho que seja o único recurso (ainda mais pra guitarrista).....e dá pra estudar harmonia, teoria, improvisação sem saber ler.....

pscb
Veterano
# abr/10 · Editado por: pscb
· votar


Bigtransa

Concordo que pra guitarra não é o melhor recurso. Mas esculachar o músico erudito por ele só usar a partitura não tem cabimento, como alguns fazem (não lembraria nomes agora).

Separar a música em popular e erudita eu acho complicado. Embora "necessário", às vezes isso gera uma guerrinha de qual dos lados é melhor: o erudito que toca peças complicadíssimas ou o guitarrista fodão que só improvisa e tá se lixando pruma coisa mais formal.

james_the_bronson
Veterano
# abr/10
· votar


Costa 85
Quando eu toco violão clássico, eu uso partitura. Não tem cabimento improvisar nesse tipo de música. E se eu não usar partitura, de onde vou tirar a música se nem há registro da época (digamos, século XVIII) para eu, digamos, tirar de ouvido? Também não tem no Guitar Pro.



Pior ( melhor ) que tem no GP \o/ !!!

maspn
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil


e tu entende música erudita pra questionar?

james_the_bronson
Veterano
# abr/10 · Editado por: james_the_bronson
· votar


Sobre o tópico: Não lembro de ver gente dizendo que músico erudito não sabe improvisar. Ao contrário, só escutei professor fodão falando que dizem isso...

Fica soando como uma inverdade plantada para supervalorizar a música erudita/antiga ao criar essa situação de surpresa quando mostram que os eruditos sabem improvisar...

Seria como eu espalhar o boato de que que músicos populares não sabem ler partitura ou não são bons nisso, e logo depois selecionar músicos populares bons nesses expedientes e mostrar para todo mundo...

pscb
Veterano
# abr/10
· votar


james_the_bronson

Tocar violão com tablatura eu acho péssimo. Só se for a linha da melodia, aí é mais rápido hehehe

Mas se tiver mais de uma voz (digamos, melodia e baixos), a partitura é o melhor recurso pra mim.

Guitar Pro eu deixo pra guitarra e baixo quando bate muita preguiça.

james_the_bronson
Veterano
# abr/10
· votar


Costa 85

huehuehueheuhueheuh lá nos tempos que eu estudava violão clássico, eu me surpreendi como parecia fácil ler duas vozes. Claro que não cheguei no ponto de ler bem a primeira vista, mas a partitura servia como gatilho em vários trechos...

Guitar Pro é ruim nesse caso porque vem com digitação bizarra às vezes...

james_the_bronson
Veterano
# abr/10 · Editado por: james_the_bronson
· votar


The Root Of All Evil
Roqueiros, metaleiros e blueseiros que adoram encher a boca pra falar isso, vejam:

Por que dedicou o vídeo só a esses 3 grupos? E os Sambistas, jazzistas, etc...???

JP_dragon
Veterano
# abr/10 · Editado por: JP_dragon
· votar


sem avaliar questao de com ou sem partitura,improvisaçao ou nao,amei o video a partir do minuto 2:19 até o seu fim.

alguem pode me recomendar musicas eruditas parecidas/mesmo estilo? ou algo como a quinta de beethoven,sou jovem,mais jovem ainda na musica e quero melhor tanto no meu ouvido e gosto musical quanto na minha perfomance.

eu acho que ja ouvi uma musica com o trecho de 3:40-3:45
alguem pode me ajudar a achar?

alguem tem a tablatura de Yanni-The Storm?
ou até partitura,eu aprendo a ler pra conseguir tocar essa musica *-*

Kraise
Veterano
# abr/10
· votar


quem perde tempo pra falar bobagens como esta
ou tem recalque ou não tem o que fazer

Kyuss_Age
Veterano
# abr/10
· votar


Buddy_guitar

Um poeta não pode ser analfabeto, pois a linguagem é sua ferramenta de trabalho. Mas para ser músicos não é necessário conhecer sua ferramenta de trabalho?

Não exatamente ler partituras. Conheço músicos que fizeram testes para tocar em grupos pelo Brasil e só foi exigido conhecimento de cifra, tivesse ótimo equipamento, violão, guitarra e etc. Não exigiam leitura de partitura.

Se fosse assim todo poeta deveria ter graduação em letras.

Mas me responde, Hendrix era tocador de viola?

Kraise
Veterano
# abr/10
· votar


a comparacao com a poesia não é tão boa assim


o instrumento de trabalho do guitarrista/violonista
são todas os (numa guitarra de 22 trastes) , 132+6(-harmonicos) sons que ele pode tirar do seu instrumento e combiná-los do modo correto


ja o poeta deve conhecer justamente a lingua e seus vocabulos para combina-lo do modo correto.
lembrando que faz parte da poesia quebrar certas regras, com certas figuras de linguagem, do mesmo modo como tocamos notas fora da escala

folha_nunes
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil
musicos erunditos são os mais fodasticos do mundo.
improiso naum tem nada ver com estilo.
por ex.
chinbinha do calipso ritmo bem limitado mas toka muito improisando.
masmsteen tem formação erundita e improvisa até d+

Bigtransa
Veterano
# abr/10
· votar


folha_nunes
O chimbinha tem um ritmo do caralho..... puta pegada de mão direita..... (não estou sendo irônico)

Will Bejar
Veterano
# abr/10
· votar


Seria como eu espalhar o boato de que que músicos populares não sabem ler partitura ou não são bons nisso, e logo depois selecionar músicos populares bons nesses expedientes e mostrar para todo mundo...
Nelson Rubens??? kkkkkkkkkkkkkkk

Buddy_guitar
Veterano
# abr/10
· votar


Embora, musicalmente, não veja nada de espetacular, eu respeito o Hendrix pelo que ele representa. De fato, ele abordou o instrumento de uma forma nova, sendo um pioneiro que influencia muitos guitarristas. Pode este motivo ele merece meu respeito.

Leitura de partituras é um mero tópico no universo da música. Não saber ler as partituras é uma grande limitação. Já cansei de ver instrumentistas muito técnicos perderem oportunidades por não saber lê-las. Eu mesmo já perdi muita coisa por conta desta limitação.

Acho que meu comentário anterior foi um pouco agressivo. Peço desculpas se ofendi alguém. Quero ressaltar que compreendo vocês e respeito suas opiniões, embora a minha sobre a importancia das partituras permaneça inalterada.

Antes de ser crucificado quero lembrá-los de que tenho o direito de expressar a minha opinião. Vocês podem concordar ou discordar, mas sempre devem respeitá-la, da mesma forma que faço com as suas opiniões.

Abraços

Kyuss_Age
Veterano
# abr/10
· votar


Buddy_guitar

Não saber ler as partituras é uma grande limitação.

Não acho.

Só não me preocupei com o que você disse pq foi o único.

Claro, saber ler ajuda muito mas não é nada que impeça alguém de ser um músico reconhecido. Desde que você faça comparações que tenham nexo, será respeitado. Você meio que acaba sendo "pescado" - gravou um solo do Metallica, acredito que você seja fã - o próprio James Hetfield disse que não manja porra nenhuma de teoria - ou seja, ela atira no escuro quando compõe?

Agora, essa de "tocador de viola" e "poeta" - sinto muito, que comparação infeliz.

Deixo outra pergunta: Almir Sater não é músico então?

Obs.: Você carrega o nick Buddy, seria de Buddy Guy? Caso seja, saiba que muitos músicos famosos de blues não sabem ler partitura.

Curly
Veterano
# abr/10
· votar


Kyuss_Age

Caso seja, saiba que muitos músicos famosos de blues não sabem ler partitura.

a maioria sequer sabe ler... o alfabeto...

Curly
Veterano
# abr/10
· votar


É muito positivo para um guitarrista aprender a ler música, mais pelo estudo da música em si do que pela guitarra, já que a notação musical diz muito de como a música "funciona"...

Com relação a guitarra em si, fora da música clássica entendo que ler música é secundário por três motivos. o primeiro é que na guitarra uma mesma nota pode ser executada em duas ou três cordas diferentes, no piano um sinal gráfico corresponde a uma única tecla, mas na guitarra a notação não diz tudo.

O segundo motivo é que a guitarra permite vc raciocinar mais facilemente em termos geométricos, vc aprende a escala de C, se quiser tocar a de D é só chegar duas casas para frente... Num instrumento de sopro, até para o estudo o músico depende de partitura...

o terceiro motivo é que vc pode ser craque em leitura musical, se não praticar, em uns dois anos vc esquece tudo...

Eu não tiro músicas nem toco covers iguais ao cd então as poucas vezes que eu leio as notas da partitura é tocando baixo. Tocando guitarra no máximo dou uma olhada no ritmo das frases

Dogs2
Veterano
# abr/10 · Editado por: Dogs2
· votar


Bigtransa
e dá pra estudar harmonia sem saber ler.....

a harmonia tradicional não, já que ela trata de condução de vozes

Bigtransa
Veterano
# abr/10 · Editado por: Bigtransa
· votar


Curly
Perfeito tudo o que vc colocou..... apesar de que essa "liberdade" na digitação some ou fica bem reduzida quando você tem 2 ou mais vozes..... A leitura tem bastante aplicação pra guitarra, mas como vc apontou é bem diferente do uso que vai ter pra um instrumentista de sopro por exemplo..... É importante um guitarrista saber ler pra ter noção de linguagem e estruturação na hora de escrever arranjos, se comunicar melhor com outros músicos ou até pela guitarra mesmo pra pegar uma peça e estudar..... Só que do jeito que o pessoal coloca parece que um guitarrista pra ser bom tem que chegar numa gravação, pegar uma peça que nunca viu na vida e tocar de primeira...... Isso na guitarra não existe, ou pelo menos eu nunca vi..... Mesmo os instrumentistas de sopro ou eruditos os que já vi fazerem isso geralmente tocam pequenas partes de arranjos compostas de frases simples..... Essa leitura a primeira vista bem desenvolvida é rara de se ver.....

Kyuss_Age
Veterano
# abr/10
· votar


Curly
Bigtransa

Ambos colocaram muito bem a importância referente ao assunto do tópico.

Leblues
Veterano
# abr/10
· votar


hahaha neguinho adora colocar palavras na boca dos outros!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pra vocês que adoram dizer que músicos eruditos não sabem improvisar: