Regulagem ponte fixa(abaixar cordas)

    Autor Mensagem
    Slashsan
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Slashsan


    Olá gente,queria saber se alguem pode me ajudar,bom a minha guitarra quando estava aprendendo a tocá-la para mim estava boa ai com o tempo de evoluçao eu peguei em uma de um amigo meu e toquei e vi e pensei,porra como as cordas estao baixas,ai a partir dai nao me senti muito confortavel para tocar,ai eu pensei e mandei para o luthier,bom pedi para ele regular o braço,estava torto, e esqueci de pedi para abaixar as cordas...
    Bom agora pow vo ter que pagar + 100 reais para ele =/ bom ai andei dando uma lida e nao parece muito dificil mas estou com algumas duvidas..

    1° - Para regular a altura é apenas mecher com a chavinha na ponte?
    2° - tenho que fazer isso com as cordas afinadas ou frouxas?
    3° - existe dois lugares para mecher tenho que deixar paralelo ou deixo um mais alto que o outro?
    4 ° - quantos mm tem que estar de distancia do braço? 1mm 2 mm? 3 mm?

    5º - existe guitarras que não dá para abaixar as cordas?

    A minha é uma shelter california special... tentei me informar e nao achei nenhum topico " explicativo" todos diziam leve ao luthier,e o maximo de ponte fixa que axei era sobre tune-o-magnetic e axo a dessa guitarra nao é =/ comparei uma ponte e nao tem nd ave o.O




    Obrigado

    B.Neri
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Primeira coisa: se sua guitar estiver com o braço empenado quando vc abaixar os trastes ela irá trastejar. Sem contar que geralmente os trastes podem ficar mais altos que outros devido a constante tocabilidade, necessitando ser lixados (não faça isso!! mande algum profissional lixar. Se fizer uma cagada já era seus trastes). E outra, se vc mandou o cara regular sua guitar ele deveria ter regulado a altura das cordas e a altura do nut. Leve lá de volta e reclame!

    mas vamos as respostas:
    1° - Para regular a altura é apenas mecher com a chavinha na ponte?
    sim. é necessáiro perceber se o nut tb está numa altura legal. Cuidado para não abaixar demais.

    2° - tenho que fazer isso com as cordas afinadas ou frouxas?
    afinadas.

    3° - existe dois lugares para mecher tenho que deixar paralelo ou deixo um mais alto que o outro?
    é recomendado deixá-los iguais. os sadles (carrinhos) necessitam acompanhar a curvatura do raio da escala. infelizmente não possuo nenhuma foto aqui para te mostrar como irá ficar...

    4 ° - quantos mm tem que estar de distancia do braço? 1mm 1 traste e 2.5 ultimo traste?(confirmando)
    depende da guitarra. Muitas delas ficam bem com 1,5mm. O importante é vc deixar a uma altura confortável e que não deixe trastejar demais fazendo com que os bends e notas comuns percam sua sutentação (há pequenos trastejamentos aceitáveis que podem ser ouvidos sem amplificação, mas que não afetam o som da guitar. Esses são toleráveis. Caso os trastejamentos possam ser ouvidos até com a guita ligada no amp então não serve, aumente a altura delas). Enfim necessita de um equilíbrio.

    5º - existe guitarras que não dá para abaixar as cordas?
    Existe as guitarras com ponto floyd rose que vc não pode abaixar as cordas pelos sadles, pois geralmente essas pontes já vêm com uma altura padrão. O que se pode fazer é abaixar a ponte por completo (ela é sustentada apenas por dois parafusos) para abaixar a altura das cordas. Não conheço nenhuma guitarra que não seja possível abaixar a altura das cordas, até pq isso seria aprático para regulá-la.
    entre nesses sites que tem informações legais:
    http://www.angelfire.com/rnb/cifrasgospel/tm_ajustes_guitar.htm
    http://videoaula.org/regulando-a-guitarra-luthier-paulo-roberto/
    Espero ter ajudado.

    Slashsan
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Nossa mano muito obrigado,amanha vou fazer com calma,hoje ta meio noite..

    Bom acho que trastejando não deve tar mas vou conferir..

    Por estar lendo tudo isso até medo me deu agora xD mas.. errando que se aprende..

    Obrigado mano

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Regulagem ponte fixa(abaixar cordas)