Sem dúvida uma das maiores frustrações que um músico pode passar.

    Autor Mensagem
    The Root Of All Evil
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: The Root Of All Evil


    No passar do dia, o cara tá ocupado, seja no caminho pro trabalho, faculdade ou escola seja enquanto está estudando ou trabalhando e ai vem surgindo inúmeras músicas super legais e interessantes na cabeça.
    Mais de uma música até, as vezes nem termina uma idéia e ai já surge outra ainda melhor!

    Ai chega em casa, pega a guitarra no colo e diz pra si mesmo: vou compor uma música.

    E ai não vem nem um barulho na cabeça, uma melodiazinha vagabunda que seja pra trabalhar em cima...

    É frustrante!
    Fiquei umas 2 horas hoje e não veio nada, mas durante o dia, quando eu não podia....


    Quem passa por isso ou parecido?

    Minow
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    Já levantei da cama no meio da noite pra escrever coisa que me veio na cabeça.
    Comigo nunca funcionou isso de "vou compôr".
    Pra fazer arranjo isso funciona porque é algo mais automático, um pouco menos emotivo e mais prático...

    Obs: e ainda chove... pracaralho.
    Ê laiá.

    Fish Head
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    putz isso e fuuuu...
    acontece comigo tbm mas quando acontece eu tento gravar uns barulinhos (feitos com a boca mesmo) no celular pra ver se eu lembro depois =/

    Minow
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Me lembrou o início do video demo do Record da Propellerhead.



    dnreis
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    leve com bloquinho e anote todas as idéias que você tem durante o dia, e em casa, tente juntar isso e etc

    GuitarRockMan
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    cara me veio uma duvida nada a ver com o tópico sobre esse record ai.... ele tem uma unidade virtual da line 6 pra processar timbres de guitarra tipo um mini pod farm certo...? será que a qualidade é no minimo proxima a de algum produto line 6 mesmo ????? pq isso deve ser mole de comprar no orkut da vida .... ou ñ ?

    ps: eu tb so tenho idéia de musica quando ñ da pra compor nada a solução é realmente apelar pro celular......

    Minow
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    GuitarRockMan
    O negócio foi desenvolvido pela Line 6.
    Mas não tem como comprar pela internet porque é um rack feito só pro Record.
    Mas cara, existem zilhões desses troços por aí, e mais zilhões de tópicos falando deles. Amplitube, Guitar Rig, Revalver, GTR, Rock Amp Legends, Amp Designer, etc.

    Excelion
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Sempre tenho o iPhone e um bloco de notas oldschool+caneta em mãos pra quando aparecer uma inspiração surpresa!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    É foda mesmo não aproveitar os momentos de inspiração... mas o pior é quando você precisa e ele não vem de jeito nenhum! Já cheguei a passar um dia inteiro tentando desenvolver alguma coisa e só saiu bobagens... quando saiu algo que prestava, era o meu subconsciente me fazendo executar um riff que já existia ahuaha =P

    Rodrigues
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Fish Head
    putz isso e fuuuu...
    acontece comigo tbm mas quando acontece eu tento gravar uns barulinhos (feitos com a boca mesmo) no celular pra ver se eu lembro depois =/

    Achei que eu era o único a fazer isso.....as vezes eu to no meio da rua e o povo me ve "cantando" umas paradas estranhas com o celular perto da boca e faz cada cara uhauhauahuahauaha foda-se....

    fill.zanchez
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    Quem passa por isso ou parecido?

    agora ando com um gravador, quando começa a me aparecer idéias na cabeça gravo tudo hehe

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    The Root Of All Evil


    Quem passa por isso ou parecido?


    Eu passo por isso direto,é horrível mesmo.

    De um tempo pra cá eu sempre ando com um celular pra gravar o som,folhas de partitura e um lápis com borracha na ponta [ótima ferramenta para um músico],assim quando me bate uma idéia eu gravo um solfejo da mesma no gravador do celular,se possível eu escrevo isso em partitura na hora mesmo.

    Mas o primordial pra mim é descrever a situação onde eu me encontrava quando a idéia bateu,sempre escrevo ou gravo,sobre o local onde estou [onde,por que estava lá,quantas pessoas tinham,hora,clima,tenho fome,sede,sinto algum cheiro ou sabor etc],o que estava fazendo entre outras coisas,e escrevo também sobre o que aquela idéia queria passar e o que ela conseguiu me passar,como me senti ao tê-la etc.Registro tudo o que possa me levar a uma imersão até aquele momento.

    E lendo essas informações,eu muitas das vezes consigo fazer uma certa imersão até aquele momento,e assim recriar parte da experiência que eu tive,e em alguns casos,até voltar áquela linha de pensamento para poder prosseguir com a composição.Mas no caso de mesmo com isso tudo eu não conseguir "voltar" com aquela idéia,pelo menos não terei perdido tudo,pois eu já terei a frase registrada em partitura ou gravação.

    FAP
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    A maldita inspiração na hora errada!
    Nessas horas eu queria dominar muito a teoria para poder escrever a ideia em uma partitura. Eu tava até pensando em comprar um gravador portátil para que eu possa solfejar quando isso acontecer.

    Rafael do Baixo

    Interessante essa sua ideia de registrar o momento para tentar seguir a mesma linha de pensamento. Vou experimentar fazer isso também.

    Prometherion
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    Acho que isso é bem comum, acontece comigo também.

    Mas existe uma outra situação, quando você tem uma idéia que parece muito boa na sua cabeça, mas quando você toca, soa muito 'menor' do que você imaginou.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Rafael do Baixo

    Esse é o esquema. Lembrar da situação ajuda a lembrar do resto. Contexto é o lance.

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Engraçado, quando eu digo "vou compor" até saem algumas idéias...mas tem que trabalhar bastante encima delas...

    The Root Of All Evil
    Cara, hoje em dia qualquer celular tem câmera...quando surgir essa idéia, põe pra gravar e vê o que dá pra trabalhar quando vc pega a guitarra!!!

    erick_guitar
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    È complicado mesmo, acontece algumas coisas assim também comigo, saio do trabalho e vou direto para a aula chego em casa 23:00 horas, quando você chega em casa sempre tem alguma coisa para fazer por isso que não é todos os dias que pego a guitarra, mas quando eu pego penso em estudar algo novo, tirar um música nova, ou então compor um solinho, mas realmente não da em nada no máximo eu sempre fico improvisando ma mesma escala de sempre, ou seja a vontade é tanta de tocar que você simplesmete só toca! --'

    Cara acho que isso acontece porque pela manha a tua cabeça ta vazia tem espaços para idéias novas, como nós na maioria pegamos a guitarra pela noite depois de todas as responsabilidades feitas a cabeça ja está cheio de informações e isso acredito que seja o principal motivo para não termos idéias de criar algo. MAs o que eu vou fazer tocar guitarra de manha antes de ir trabalhar ? euaheuaheu ;x =/

    Isso é frustrante mesmo, parar de trabalhar e estudar para tocar guitarra é complicado, isso acontece só quando o cara se dedica somente para isso e que queira ganhar a vida com isso, mas para quem ja trabalha e estuda é realmente dificil! POr isso que eu dou a dica, quem ainda não trabalha e não tem muitos compromissos, treine muito, se dedique, estude, crie, aproveita porque a partir do momento que você começar a se ocupar vai ter bem pouco tempo...

    Eu ainda dou graças a Deus porque pelo menos nos finais de semana eu toco bastante guitarra na igreja, la tem um bom grupo com bons músicos e isso ajuda muito no crescimento musical também.

    Mas eu penso assim para ser um bom músico não precisa estudar varias horas por dia (claro que isso é importante e ajuda muito) estár toda hora ouvindo música e coisas do tipo, basta apenas não deixar de estudar e não se desanimar! Sempre lembro que ainda tenho muitos anos pela frente e nesses próximos anos ainda posso crescer muito. E concerteza na minha aposentadoria vou tocar MUITA guitarra para compensar o tempo perdido! heauehaueha ;x

    MAs cara faça como o pessoal te disse também, tenta de alguma maneira guardar as suas idéias...

    Bom essa é a minha opinião!

    Abraço

    Konrad
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    The Root Of All Evil

    Há um ótimo conto do Machado de Assis que trata desse assunto. Hheheh.

    FAP
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Prometherion
    Mas existe uma outra situação, quando você tem uma idéia que parece muito boa na sua cabeça, mas quando você toca, soa muito 'menor' do que você imaginou.

    Essa é clássica também, mas aí eu já tenho uma teoria. Quando você imagina a música, sua mente já tá pensando em tudo: harmonia, timbre, todos os instrumentos, etc. Quando você vai tocar, na hora só pensa na melodia, no máximo com harmonia junto. Daí é que vem a sensação de que parece ser mais tosco do que quando você imaginou. Pelo menos é assim que acontece comigo.

    Prometherion
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Prometherion
    · votar


    FAP
    É isso mesmo, a música geralmente vem 'pronta' na cabeça.

    two
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    Fico puto da vida com isso, tenho altas idéias, no onibus, no banheiro, e em outro "n" lugares, só que quando pego a guitarra, nem sempre lembro das ideias, e o que é pior, costuma não surgir nada. Mas é a vida, nem todos nós somos compositores em tempo integral.

    mzloko
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    o tenso é quando vc axa q compos algo super irado e quando vai mostrar pra alguem..dae te lembram q eh igual de tal musica di sei lah quem... grrrrrrrrrr

    o eskema eh ir correndo p banhero pega u mp3 de 40 conto e gravar c a voiz msm xD...

    all4n_dlima2
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    The Root Of All Evil

    Segunda foi o dia!!! varias musicas, melodias, riffs, solos e etc passaram em minha cabeça... isso enquanto eu estava no transito infernal da av. Brasil... levei exatamente 4:30 hrs para chegar em casa... na boa, no inicio do transito... sairia um blues bem calminho... mas do jeito q eu cheguei em casa (querendo matar alguem)... se eu conseguisse pensar em algo... tenho ctz q só sairia algo de Death Metal pra lá!! :@

    Stargazer
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    Recentemente comecei a compor, e isso passou a acontecer o tempo todo.

    ThiagoGuitar
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    Quando eu tenho alguma idéia... eu pego meu celular e gravo minha voz... fica horrivel.. mas pelo menos nao me esqueço depois

    Fish Head
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Rodrigues
    hsuahsuahsuahsushau
    issae o que importa e fravar o momento mesmo xD

    Guilherme 90
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Geralmente sai alguma composição quando eu esto tocando de bobeira, sem aquele comprimisso na cabeça de "PRECISO COMPOR". Agora mesmo acabeoi de compor uma música muito bacana (Sem me garantir), vou gravar a base e o solo.

    A letra que vai ser foda porque nao so bom disso, mas como cantar a musica eu já sei como..

    ^^

    O negocio é ir tocandod e boa sem se preocupar que vai surgindo melodias bonitas, que voce nem percebe..

    Monsfogueri
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Sem dúvida uma das maiores frustrações que um músico pode passar.

    Pelo menos a maior frustação q eu to passando agr, é ter q deixar a guitarra de lado, para me focar em uma carreira profissional.

    -Dedo Duro-
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    Rapaz, já aconteceu diversas vezes isso comigo, na época em que eu eu alimentava esse sonho de viver da música. De tão puto da vida que eu ficava de não lembrar de nada quando chegava em casa, tentava, de alguma forma, registrar a idéia. Em algumas vezes, já "paguei o mico" de sair correndo para algum bar próximo p´ra pegar alguns guardanapos de papel na tentativa de tentar escrever o que eu estaria pensando... foda... :o)
    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sem dúvida uma das maiores frustrações que um músico pode passar.