Problemas no encaixe corpo-braço

    Autor Mensagem
    grpst
    Veterano
    # abr/10


    Pessoal, estou tendo uns problemas com uma giannini aqui!
    Não to com grana pra mandar pro luthier então foi tudo caseiro!
    Pintamos a guitarra com meu tio, que é pintor profissional, e envernizamos o braço. Nem taquei tinta na área de encaixe bdo braço, mas creio que o problema todo foi na hora de tirar os trastes para a pintura e a recolocação!
    Encaixei todos de forma que entrassem ao máximo na madeira, encaixaram bem legal mesmo, porém, continua trastejando muito, em varias casas, quanto bato a corda solta, ta ok, a altura da pestana ficou legal! Tentei regular pela ponte, mesmo aumentando ao máximo e as cordas ficando um pouco altas, continuou trastejando!
    Um amigo meu deu duas dicas: 1º como a área onde o braço encaixa no corpo está irregular, comprar uma lixa grossa de madeira e deixar nivelado, pra que o nível do braço baixe alguns milimetros com relação ao corpo. 2º Caso não dê jeito, comprar lixa d'agua e lixar os trastes. Se nada der jeito, o braço ta empenado, ai só luthier!
    O que vocês acha?
    Abração

    MatheusFarage
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    trastes desnivelados

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    grpst
    Cara, certas coisas não dá para um leigo fazer, não é...
    Agora, se eu entendi direitom vc retirou os trastes antigos e os colocou de volta depois? Isso é totalmente errado....
    Abç

    Leo-RJ
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Ih... acho que esse braço já era. Leve sua guitarra ao luthier imediatamente.

    MMJr
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    grpst

    E o tensor???
    Voce mexeu no tensor???


    Valeu...

    kiki
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    grpst
    bom, como ja falou o mestre bertola, tem coisas que nao é pra se fazer sem saber!

    =p

    ao contrario do que diz o titulo do seu topico, parece que o problema nao tem nada a ver com o encaixe do braço com o corpo (que seria simples de resolver).

    trastes nao se reutiliza.
    se tirou, poe novos.
    e se nao sabe como põe, nao tira!

    voce desnivelou totalmente a escala, os trastes devem estar todos tortos.
    recomendo procurar um luthier pra mandar fazer de novo.
    ou voce mesmo refaz, mas dando uma GRANDE pesquisada antes em como fazer a escala.

    use a busca, procure material em sites, tem varios tutoriais por ai.

    T-Rodman
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    kiki

    A área do encaixe também tem relação sim. Pelo que eu aprendi, não dá pra fazer braço e área de encaixe justo, porque depois que você passa verniz no braço, ele muda de tamanho.
    Tem outra coisa curiosa: antes do verniz, um braço tem quina na área dos trastes. Depois, ela fica arredondada. Não sei se você consegue entender o que estou dizendo, mas foi o que aprendi e vi quando acompanhei a construção de um baixo. Não é lixado os cantos para ficarem arredondados. Eles são até cortantes em 90º antes de se passar verniz. depois do verniz, fica tudo redondinho.

    grpst
    De qualquer forma, só um luthier avaliando pra ver o caso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas no encaixe corpo-braço