Duvida análise harmonica de trecho Classico

    Autor Mensagem
    PedroGtr
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: PedroGtr


    Pessoal, eu to com uma duvida na análise harmônica de um trecho clássico.
    A seqüência dos arpejos é esta :

    F , E dim , Dm , C , Bb , B dim , C , C# dim , D
    1......2........3.....4....5.....6........7....8.............9

    É toda tocada em tríades (inclusive os acordes diminutos: somente tonica ,terça menor e quinta diminuta..sem a presença da sétima diminuta).


    Pois bem, do passo 1 ao 5, eu creio estar no campo de F maior ( ou D menor) .
    O que e intriga é o passo 6 em diante; devido á presença dessas outras tríades diminutas.

    Tentei analisar no contexto de campo Menor Harmônico, ou Menor Melódico..mas não estou tendo sucesso, pois a meu ver, os campos em que penso, acabam ao meu ver, não encaixando.

    Pra facilitar possíveis explicaçoes, estou pondo aqui os campos harmônicos

    Menor: Im7 , IIm7(b5), bIII7M, IVm7, Vm7, bVI7M , bVII7
    Menor Harmonica: Im(7M), IIm7(b5), bIII7M(#5), IVm7, V7, bVI7M, VIIo
    Menor Melódica: Im(7M) , IIm7 , bIII7M(#5) ,IV7, V7, VIm7(b5), VIIm7(b5)

    Alguem pode me ajudar a explicar o que ocorre? Que mudança é esta que ocorre e que eu nao estou enxergando.

    Abraços

    LeandroP
    Moderador
    # abr/10
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    PedroGtr

    Acorde diminutos podem ser interpretados como "diminuto de passagem" ou "diminuto auxiliar". Não precisa ser necessariamente diatônicos.

    Ex.:

    C - C#dim - Dm
    C/E - Ebdim - Dm

    Não entendi a progressão que você colocou.

    Os diminutos são Edim, Bdim e C#dim ?

    PedroGtr
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: PedroGtr
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    LeandroP


    Os diminutos são Edim, Bdim e C#dim ?
    exato. sao esses mesmo.


    Poo, foi bem esclarecedor esse lance de eles serem "diminutos de passagem".


    Não entendi a progressão que você colocou.

    Entao, dito isso que vc explicou, no caso, é uma progressão VIII (ou I, como queira) , VII, VI, V , IV ;
    seguido por "diminuto de passagem", como voce disse; depois V; dpois outro "diminuto de passagem" ; finalizando com VI.

    No campo de F maior ( ou D menor)

    Procede corretamente essa análise que fiz?

    ..............................................

    Posso sempre usar entao? Pra dar um ar "clássico" pras musicas? ( tirei esse trecho de um estudo de arpeggios estilo clássico)

    desde já agredeço por essa iluminada que vc me deu nessa duvida

    LeandroP
    Moderador
    # abr/10
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    F , Edim , Dm , C , Bb , Bdim , C , C#dim, Dm

    PedroGtr

    O tom é o F, certo?! Então ele é o Iº maior.

    O Edim é diatônico, ou seja, pertence ao campo harmônico de Fá maior, sendo naturalmente o VII°.

    Os demais acordes são diatônicos também. Pela ordem:

    Dm = VIº menor
    Bb = IVº maior

    Restam o Bdim e o C#dim, que estão fazendo uma ligação entre dois acordes. Estes diminutos são "diminutos ascendentes", pois este é o sentido da ligação.

    Pra usar uma cifra analítica você deve comparar sempre com o Iº grau, como fez com os outros acordes.

    Bdim = #IVº diminuto
    C#dim = #Vº diminuto

    Estes diminutos (Bdim e C#dim) não são diatônicos à escala de Fá maior.

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