Limpando uma Floyd rose

    Autor Mensagem
    MAIDENMANIACO2009
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: MAIDENMANIACO2009


    bom pessoal vou ensinar a vcs como fazer a limpeza de uma floyd rose

    vc vai precisar de:

    jornal

    papel toalha

    wd 40

    esponja (daquelas de cozinha ) que nao arranhe

    bom bril

    como:

    1. tire as cordas , tire as molas da sua floyd , depois retire-a dos pivos.depois disso vc tera sua floyd rose livre , ou seja nao estara presa a guitarra.

    2. pegue o jornal e estenda-o sob uma superficie lisa e reta.coloque sua floyd sobre o jornal , e borrife MUITO wd 40 sobre ela .deixe passar 2 dias.

    3. desmonte sua floyd (TODA) e com a esponja que nao risca , limpe ela , so com o wd 40 que ainda esta nela . feito isso passe o papel toalha , uma folha para cada parte para nao acumular sujeira.

    4. passe o bom brill na floyd (mas sem choro nem vela) com vontade, apos isso ela estara brilhando . ate a ferrugem vai embora.

    5. repita o processo com o papel toalha , e cuidado para nao acumular sujeira!

    6. remonte sua floyd com cuidado .

    7. com um pano seco retire os residuos que sobraram na floyd.

    8. recoloque a floyd na guitarra e seja FELIZ!!!!!!

    OBS: a minha floyd eh cromada, ou seja nao sei se o resultado sera o mesmo com outras cores, esta semana estarei pegando um floyd preta, e repetirei o processo com ela , quando terminar posto o resultado .

    espero ter ajudado
    qualquer duvida eh so perguntar

    abç

    Konk
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Konk
    · votar


    MAIDENMANIACO2009
    Interessante... Mas cara, 2 dias ? Isso não é muito ? Digo, o braço da guitarra vai ficar sem pressão alguma por 2 dias. Não pode dar alguma problema caso o cara use cordas mais grossas ?

    E outra... Quais são as partes que mais enferrujam na floyd e que tem que tomar um certo cuidado ? Não sou muito familiar com ferrugem na ponte Floyd Rose e queria saber os locais que preciso tomar um cuidado especial...

    Você só esqueceu de uma coisa maiden... Adicionando o número 9:
    Pegue uma vela, passe (com força, pra tirar lasca da vela mesmo) nos lugares onde tem atrito com os pivôs, e daí sim monte !

    Isso evita o atrito entre a ponte e os pivos, diminuindo o desgaste de ambos !

    Edit: E outra, se precisar mudar a ação das cordas, deixe todas as cordas frouxas, tire a ponte, ajuste os pivos, lubrifique os pontos de atrito da ponte e daí sim bote-a de novo. Faça isso quantas vezes necessário... É MUITO demorado mas o risco de causar danos aos pivos e os lugares que entram em contato com os mesmos é praticamente 0.

    MAIDENMANIACO2009
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Konk
    quanto ao tempo eu chutei 2 dias , pois moro em brasilia e aqui eh muito seco entao seca em quase um dia.e so da problema se ficar MUITO tempo se pressao.

    o que mais enferrujam sao os sadles , pois eh aonde nos apoiamos as maos. e TODOS os parafusos , ate o que segura o bloco. e o encaixe da alavanca(na alavanca e na ponte)

    e essa da vela eu nao conhecia!eu conheço a tecnica da micro-retifica, que "afia" a floyd.

    abç

    Konk
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    MAIDENMANIACO2009
    A da vela é pra justamente evitar o desgaste... Pode ser usado vela mesmo ou aqueles hidratantes labiais de cacau.

    Quanto a micro retífica, nunca ouvi falar.

    Bom tutorial. Tomara que esse ritual com o bombril não arranhe a ponte.

    Tu pode fazer essa macumba aí toda... Ou...



    É só importar, custa uns 15 dólares a lata, mas pode ser re-aproveitado pelo menos 10 vezes dependendo da quantidade de ferrugem.

    Olha o vídeo ! :D

    GuitarHome
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    MAIDENMANIACO2009
    Vish trabalhão em cara mas deve valer a pena hehehe.
    Por enquanto minha Floyd (que é Black cromo, acho que é assim que se chama) está bonitinha, vamos ver mais pra frente...
    Abraços e valeu as dicas man.

    jonas.hetfield
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Não aconselho ninguém a tirar uma ponte Floyd rose da guitarra apenas pra limpar...

    Além de ser trabalhoso todo o processo, é grande a chance de você não saber ajustar adequadamente a guitarra e de ter no minimo o prejuizo de ter que gastar no luthier pra mandar arrumar...

    Fora o empeno, pois as cordas excercem muita pressão no braço...


    Enfim , idéia um pouco 'avuada'...
    Para limpar é só proteger a madeira em volta da ponte, borrifar wd 40, passar uma escova de dente e tirar o excesso com um pano.
    Se estiver muito enferrujada o melhor é levar a um luthier!

    MAIDENMANIACO2009
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    up

    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Sir.Paulo
    · votar


    Edit mandei o video errado

    Só não acho correto passar cera na guitarra, mas o vídeo ate que ajuda um pouco.

    MAIDENMANIACO2009
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Aqui explica +-
    explica oq?

    Curly
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    4. passe o bom brill na floyd (mas sem choro nem vela) com vontade, apos isso ela estara brilhando . ate a ferrugem vai embora.


    acho que não vai ser só a ferrugem que vai embora...

    sr. das caravelas
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    ainda não li o tópico mas lerei agorinha,mas não posso deixar de dizer, que com esse procedimento todo ae filho,trabalheira desgraçada de tirar todas as cordas, tirar a ponte,deixar 2 dias (risco de ferrar com a guitar se não mexer no tensor),desmontar ela TODa etc etc, é melhor pagar 80 conto pra um luthier regular a guitarra todinha ,oitavar ,arredondar trastes ,limpar a guitarra (inclusive a floyd) colocar as cordas e afinar...HAHAHA, enfim...

    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    MAIDENMANIACO2009
    huahuahuahuahua

    Mandei o video errado

    huahuahuaua

    rafael_cpu
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    MAIDENMANIACO2009
    OBS: a minha floyd eh cromada, ou seja nao sei se o resultado sera o mesmo com outras cores, esta semana estarei pegando um floyd preta, e repetirei o processo com ela , quando terminar posto o resultado .


    Amigo, só não passe a palha de aço (Bombril) na ponte preta, dourada ou de outras cores (cosmo black etc.). Porque vai retirar a tinta da superfície.

    T+

    renanozzy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    quem diria, MAIDENMANIACO2009 dando aula..... marvado.

    Jg Destroyer
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    jonas.hetfield
    Enfim , idéia um pouco 'avuada'...
    Para limpar é só proteger a madeira em volta da ponte, borrifar wd 40, passar uma escova de dente e tirar o excesso com um pano.


    Piada, né?

    E só vai estragar a guitarra se for de papelão. Sempre que troco as cordas na minha faço esse processo (mas não deixo 2 dias nem.. Tiro, desmonto, limpo e coloco de volta) e NUNCa aconteceu nada =)

    MAIDENMANIACO2009
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    up

    MMJr
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: MMJr
    · votar


    e borrife MUITO wd 40 sobre ela .deixe passar 2 dias.

    Uma camada de WD40, 10/15 minutos de espera e uma escovinha de dente ja vai resolver o problema...

    A nao ser que a pessoa use a guitarra como bandeja para comer um x-tudo todos os dias.... ;-)

    Valeu as dicas brother...

    Doggy
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Fiz isso hoje mesmo, só não desmontei toda a floyd, apenas tirei da guitarra.

    20 minutos de WD40 e uma escovinha já são o bastante, como o MMJr disse

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mar/11
    · votar




    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Sir.Paulo
    Nunca faça essa cagada de jogar WD no corpo inteiro, fica todo oleoso, se for usar, passe somente nas ``FERRAGENS`` .

    No corpo use uma cera de carro, aquelas gran prix liquidas são boas.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Rodrigo Torresmo Takahara

    Antes eu tinha medo de passar cera nas minhas guitarras, mas agora só uso Grand Prix ela deixa as guitarras muito brilhantes!

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Sir.Paulo
    Nacional a melhor é a gran prix liquida vermelha, só uso ela.

    d1rc3u
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: d1rc3u
    · votar


    aí galera blz? Só pra acrescentar. Comprei minha guitarra no ML no meio do ano passado. O Cara é de Florianópolis e acho q ele surfava com a guitarra. As partes metálicas tinham aquela ferrujem verde e branca de casco de navio. Absurdo. Hoje não tem mais nada. Uma limpeza periódica é essencial. Em toda a guitarra.

    Marcus_guitarra
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    muito interessante, gostei muito dessas dicas! obrgados a todos! vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Limpando uma Floyd rose