Troca de tensor

    Autor Mensagem
    kem69
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: kem69


    Ola a todos. Sou novo aqui no forum, apesar de acompanhar a um bom tempo como visitante.
    Estou com um "pequeno problema" e resolvi pedir ajuda aqui pelo bom nivel dos frequentadores...
    Tenho um Fink Les Paul comprada por mim em 1984... Toquei bastante nessa guitarra, até que perto de 1990 ela caiu no chão e quebrou no corpo a parte onde se parafusa o braço, deixando o braço com jogo. Se não bastasse, na epoca o braço deu sinais de estar empenado, e aqui em Santos não conhecia nenhum luthier. Tentei eu mesmo ajustar o tensor e claro, espanei o mesmo.
    Bom, 20 anos depois (hoje) resolvi restaurar a guitarra.
    A parte do corpo ja esta resolvida, mas ainda sobrava o braço empenado e o tensor solto.
    Depois de muita pesquisa, vi o "metodo" do ferro de passar roupa para tirar a escala. Não é que funciona, e foi bem facil...
    Bom... removi o tensor, que nada mais era que um parafuso de 43cm, reto, com um bloco de latão preso na extremidade que ia dentro do braço.
    Bom, agora o pedido de ajuda (antes que alguém mande eu levar num luthier, pra mim a graça é eu mesmo fazer, não importando se der errado... ).
    Primeiro, por curiosidade... esse tensor tinha realmente algum utilidade?!? Funciona um parafuso reto???
    Segundo e principal. Qual modelo de tensor eu coloco no lugar? E onde acho (São Paulo)?
    O ajuste é pelo headstock... a canaleta dentro do braço tem 6mm de largura, 10mm de profundidade e 42,5cm de comprimento... O bloco de latão ocupava um slot quadrado de 1,2cm x 1,8cm com 1,5 de profundidade...
    E terceiro... Os trastes estavam de final... Mas eles eram daqueles bem finos, nada de jumbo...e claro que com a escala na mão eles ja foram retirados e vou colocar outros. mas se eu colocar jumbo, vou ter que levantar o capotraste (nut). Existe alguma dica ou simplesmente coloco uma folha de 1mm de madeira ou de plastico embaixo dele? Caso o melhor seja trocar o nut, o que uso para fazer os slots para as cordas?
    Obrigado pela ajuda...
    Valew.

    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    kem69
    O tensor é assim mesmo, os que eu já vi são levemente curvos, quando você aperta ele, ele força o braço para trás, quando você solta e le deixa que as cordas puxem o braço para frente.

    Encontrar tensor em SP, eu procuraria na teodoro, lá tem várias lojas que vendem acessórios e miudezas para instrumentos.

    Existe alguma dica ou simplesmente coloco uma folha de 1mm de madeira ou de plastico embaixo dele?
    Em uma das minhas guitarras tenho 3 pedaços de folha de cobre em baixo do NutLock (é uma Floyd), já tá a uns 4 anos e tá muito bem! hehe

    Daqui a pouco aparece o pessoal aqui e responde as outras dúvidas!
    Flws

    kem69
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Marcos, primeiro obrigado pela resposta. Terça a tarde vou na Teodoro procurar, mas queria ir ja sabendo o que procurar.
    Mas sobre o tensor que estava dentro dela... Não tem curvatura nenhuma... é realmente um parafuso adaptado com um bloquinho de latão preso na extremidade que fica dentro do braço. E nem flexivel ele é... se vc faz força pra entorta-lo, ele enverga e fica... não volta...

    guschard
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    kem69
    o tensor por si só não eh curvo, mas qdo vc coloca ele no braço, ele fica com uma pequena curvatura q aumenta conforme vc aperta o parafuso

    c vc vai na teodoro d qq jeito, pergunta pra algum luthier la onde da pra arranja
    eh lojas eu acho q nao tem msm

    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    kem69
    O da minha guitarra, quando coloquei fui orientado a deixá-lo levemente curvado, tá funcionando muito bem, mas isso deve ter a ver com a construção do braço, como não tenho muita certeza não vou te confirmar nada.

    Dentro da galeria na teodoro, lá no fundo no canto esquerdo tem uma luthieria que vende acessórios, e na lateral esqueda, também tem umas 2 lojas que vendem acessórios, você também pode procurar nas luthierias, que se eles não tiverem, com certeza saberam indicar um lugar legal pra você!

    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    kem69
    Essa imagem dá uma explicação legal do funcionamento.
    http://www.seagullguitars.com/double-action-truss-rod-adj.jpg

    kem69
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: kem69
    · votar


    Sim, usando esse "tensor de ação simples", pelo que eu entendi até agora, a canaleta tem que ser curva, fazendo com que o meio do tensor fique mais afastado da escala, para que ao se ativar o tensor, ele tenda a ficar reto e assim faça pressão no braço.
    O problema é que o slot para o tensor nessa guitarra é completamente reto em todas as direções... Ativar ele só vai comprimir o braço sem direção, mais nada... ou estou errado???

    kiki
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    kem69
    muito legal sua iniciativa! aproveite essa guitarra pra fazer essas experiencias, ajdua muito a entender o instrumento.

    Primeiro, por curiosidade... esse tensor tinha realmente algum utilidade?!? Funciona um parafuso reto???
    sim, claro que sim! o tensor é necessario pra compensar a tensao das cordas.

    mas ele nao deve ser reto, como ja disseram, e sim curvo. estranho.

    eu tenho aqui um desenho de uma tele, que o tensor vai por trás do braço (com aquela faixa de gambá)
    http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/projeto/tensor_braco.gif
    a curvatura é dada por uma faixinha adicional colocada dentro da canaleta, que é feita reta.

    O problema é que o slot para o tensor nessa guitarra é completamente reto em todas as direções... Ativar ele só vai comprimir o braço sem direção, mais nada... ou estou errado???
    sim, é isso mesmo. deve ser curvo.
    verifique se nao á uma curvatura, mesmo que bem leve, na canaleta.
    é coisa de milimetros de diferença. meça a profundidade com um paquimetro, nas pontas e no meio da canaleta.

    Qual modelo de tensor eu coloco no lugar? E onde acho (São Paulo)?
    bom, existem varios modelos. primeiro precisa ver qual serve na sua guitarra.

    na minha, uma telecaster (instalada como no esquema acima) eu usei esse: http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/componentes/tensor.JPG
    ele é bem simples, deve ser mais ou menos como o que voce descreveu.
    é da marca walker, um fabricante do sul do brasil, eu comprei pelo mercado livre.

    tem uns que vendem numa canaleta quadrada de metal. por fora ela é reta, e encaixa na canaleta feita na madeira, tambem reta. e por dentro a barra ja vem curvada. é mais preciso o negócio.

    Existe alguma dica ou simplesmente coloco uma folha de 1mm de madeira ou de plastico embaixo dele? Caso o melhor seja trocar o nut, o que uso para fazer os slots para as cordas?
    pelo que o pessoal disse, parece que dá pra levantar um pouco a altura, eu nunca vi isso. mas parece uma solução mais simples.

    dá pra fazer outro, não é tão complicado. de osso dá pra fazer na mão, precisa de lixa, uma serrinha fina (não é muito facil arrumar), uma lima fina talvez. de metal nao sei como faz.

    dá uma olhada em alguns sites, tem varias fotos, tutoriais, etc. tudo em ingles.
    www.projectguitar.com
    www.guitarbuild.com
    www.buildyourguitar.com

    as coisas que eu postei da minha guitarra tão aqui, se quiser dar uma olhada:
    http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/

    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    kem69
    Olhando a foto que o kiki postou eu lembrei, o lugar do tensor na minha era reto, mas o filete que eu usei pra tampar atrás era curvo!

    kem69
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: kem69
    · votar


    Kiki, valew pelas dicas... Suas fotos só comprovam o que eu imaginava... no meio do braço o tensor tem que estar mais afastado da escala, senão não funciona...
    Mas qdo perguntei se o tensor tinha alguma utilidade, era esse especifico do meu braço... Braço sem tensor é bom pra fazer churrasco... e olhe lá... hehehe
    Qto ao NUT, faze-lo não acho dificil (sou dentista - esse tipo de coisa é mole pra mim)... o meu medo é errar nos slots para as cordas...
    Marcos, muito obrigado vc tb pelas dicas...
    Mas voltando ao tensor... Pelo que pude perceber, ele é um tensor "caseiro". Da pra ver que foi cortado um bloco de latão, furado, enfiado uma barra de metal no meio, martelado pacas (tem marca de martelada na ponta da barra que vai no latão) e feito rosca na outra extremidade. Até ai tudo bem... Não difere muito de um industrial...
    Mas a canaleta realmente é reta... reta de tudo. A madeira que cobre a canaleta tb é reta, e pior, ela estava colada no tensor... em vez de passarem cola nas laterais, passaram cola na parte que encostava no tensor. Ou seja, além de ter sido colocado reto, o tensor ainda estava colado.

    Vocês sabem quanto de curvatura é o ideal para o tensor? Ou quanto mm de diferença na altura tem a extremidade para o centro do tensor? Essa informação é o que me falta (e bolar como fazer essa curvatura, mas essa acho que dou conta... hehehe - mas se alguem souber exatamente o qe fazer por favor... sou todo ouvidos.
    []s.

    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    kem69
    Hummmmm
    Cara, eu não sei te dizer o quanto tem que ser, na minha fui forçando o tensor até ele acompanhar a cavidade que tava no braço...

    O que veu faria no seu lugar é levar num luthier pra ele ver e te orientar melhor, aí vc conseguiria fazer de acordo com o seu caso.

    kem69
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Marcos, mas ai entra no que falei... quero fazer, não mandar fazer..
    Vou tentando até conseguir....
    Valew.

    kiki
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    kem69
    Vocês sabem quanto de curvatura é o ideal para o tensor? Ou quanto mm de diferença na altura tem a extremidade para o centro do tensor? Essa informação é o que me falta (e bolar como fazer essa curvatura, mas essa acho que dou conta...

    olha só, que eu me lembre eu usei esse desenho como referencia:
    http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/projeto/braco_strato.gif
    é um braço de strato. mas nao dá pra ter precisao alguma.

    e eu acho que a cabeça do tensor ficava com um angulo de 5º no headstock.

    mas procure por um projeto de lespaul, talvez seja melhor.
    vou fuçar aqui ver se tenho algo.

    e pra curvar, acho que pode fazer algo parecido com o que eu fiz, completar com uma tira de madeira lixada.

    kiki
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    é, os desenhos que eu tenho aqui, ou nao mostram o tensor, ou ele tá só uma reta...

    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    kem69
    Entendi, a idéia era levar, só pro cara dar uma luz, mas se você quer ir na raça mesmo, faz o que o Kiki falou...

    Esse link é MUITO legal, tem MUITA coisa... com certeza em algum documento tem algo relacionado a isso (inclusive os projetos de LP)

    http://www.4shared.com/dir/1776809/47eb7b5f/sharing.html

    kem69
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Valew aos dois novamente...
    Marcos, sera que pessoalmente um luthier vai me dar mais informações que o pessoal aqui do forum??? To botando fé no pessoal aqui...

    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    kem69
    Eu sei alguma coisa porque já fiz um curso de luthieria, por hobby mesmo... o que você pode fazer e tentar bater umas fotos e pedir a opinião do Bertola, ele com certeza vai saber a melhor forma de instalar esse tensor.

    kem69
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Marcos... Dei uma passada na Teodoro e acabei perguntando isso prum senhor muito gente boa... Um tal de Tagima... hehehe
    Bom, o Tagima me disse que 6mm de diferença na altura esta otimo. Mas que seria mais facil pra mim colocar um tensor de ação dupla, pq assim não preciso alterar nada no braço.
    Vou comprar um....

    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    kem69
    Com tanta gente, vc conseguiu achar um dos que "menos sabe"!
    Hehehe

    Que bom cara! Boa sorte!
    Posta umas fotos quando terminar!

    kem69
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Comprei o de ação dupla... depois posto fotos...
    Mas pintou outra duvida, que acho merecer outro topico... To com a escala na mão... coloco os trastes antes ou depois da escala colada?!?
    Valew Marcos...

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    mano uma duvida. os filetes que passam pela lateral ( geralmente de cor creme )do braco marcando as bolinhas da escala sairam junto com a escala?

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    As vezes sim. As vezes não. rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca de tensor