Preciso de dicas para criação: improviso em jazz/fusion;

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # mar/10


    Boa noite pessoal. Eu estou querendo mandar um vídeo meu para um concurso. Tem muitas pessoas mandando vídeos tocando hard, fritando e cia e eu gostaria de pegar um outro caminho.

    Eu gostaria de mandar algo na praia do Greg Howe, mas que não fuja das minhas possibilidades técnicas. Alguns aqui tem ideia disso pelos meus vídeos e sons que já postei.

    O que eu preciso mesmo é ideia de harmonias, quais escalas e modos são legais para serem usados, técnicas;

    imaginei mandar um improviso começando em two-hands, depois um solo, explorando bem as escalas e algumas técnicas dentro das minhas possibilidades (alguns sweeps simples de 3 cordas, tappings, salto de corda, etc). Mas pretendo explorar mais o lado da musicalidade do que a técnica, fazer algo diferente que o pessoal de lá ta fazendo.

    Pretendo à partir disso pegar uns patterns de batera do addictive ou do EZ, gravar um baixo em cima, criar a harmonia e mandar bala no tema. Se vocês puderem me ajudar, agradeço muito

    abçs

    ohm777
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Legal... qual concurso?

    janick
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    ohm777
    Geléia do Rock 2 cara

    ogaitnas
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    janick

    Po, legal cara, espero te ver pelo multishow heeh

    Tenta alguma coisa do Frank Gambale tb, eu acho que tem uns livros (em pdf tem como garimpar no google) dele que tem muitas manhas de improviso, lembro que um vinha com uma renca de samples de áudio junto, não te passo pq perdi faz um tempo junto com uns 90gb de backtracks e pdfs de guitarra em um hd que pifou :(

    janick
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    ogaitnas
    Hm! hehehe o foda é que não é possível usar BT pronta, vai contra o regulamento. Dai eu to pensando em criar alguma coisa! Hm, Frank Gambale. Podem me falar mais caras praouvir, ideias de escalas e modos para eu poder estudar para criar um improviso bacana? Quero ver se eu consigo mandar um som bacana e que fique diferente da maioria, de forma positiva!

    Po, legal cara, espero te ver pelo multishow heeh

    Orra! hahaha seria demais meu, realmente! Mesmo não ganhando nada, só de passar por la seria no mínimo uma experiência excelente!

    ohm777
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    janick
    Cara eu amo fusion de verdade, até postei um vídeo hoje aqui no fórum.
    Maaas... você acompanhou o primeiro programa?
    Acho que você deveria fazer algo mais pop, comercial mesmo para ter mais chances.

    nichendrix
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    janick

    Rapaz, pega aí qualquer coisa do metodo do Jody Fisher que vai te dar uma idéia de por onde começar.

    Zuricow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Cara pretendo participar desse programa tbm, mas ano q vem c tiver. Ate lah estarei melhor.

    Mas se vc for ver videos q outros caras q mandaram ano passodo e entraram, o tal do Leo Justi por exemplo, ele só tocou na guitarra uma composição feita por ele. Interessante, melodia da voz meio chata e a musica meio underground. Enfim, foi o suficiente pra galera chamar ele.

    Parece correto você demostrar tecnica e virtuosismo no fusion, eu tambem faria pra outra ocasião, principalmente pq não aprecio mto essa coisa rapida com tapping e tal. Mas saiba que eles nem apreciam mto isso, eles querem mais saber c o q vc ta tocando "EH LEGAL", se pode ser aproveitado em uma música, ou uma composição. Eles ao ouvirem seu video nao vao parar pra notar o modo grego que vc ta usando, provavelmente o cara q vai avaliar seu video nem entende disso.

    Eu daria preferencia a solos simples e marcantes, e faria alguma demosntração de guitarra funkeada tbm. Fora q tentaria apresentar algum trecho ou alguma composição minha.

    No mais: Boa sorte cara, quero t ver lah!

    janick
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    ohm777
    Hm... eu IA mandar um improviso de Hard Rock, mas praticamente TODO mundo que ta mandando vídeo para guitarra ta mandando Hard Rock - Timbre de Marshall + Pentatonica, pentatonica e pentatonica. E eu pensei, bem, o diferencial pra ganhar essa bagaça é mostrar que eu sei fazer algo diferente de todos esses ai que tão nessa mesmice. Não?

    janick
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    nichendrix
    Hm! Boa! A minha ideia inicial era fazer um improviso em cima de "Jam on Sunny" na versão do Greg Howe, mas, por questões de direitos autorais eu tenho que usar material próprio né?

    Dai eu pensei em criar algo e mandar bala na guitarra. Nada muito técnico; usando a técnica do hard rock que eu tenho, mas focando na questão da criatividade. Mandar um fraseado diferente, alguns recursos diferentes, misturando técnicas de forma pouco usual, quem sabe usar mais de uma trilha de guitarra, enfim.

    Será? Gostaria de sugestões, pois pode ser que eu possa aprimorar a ideia ao longo do tópico!

    nichendrix
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    janick

    Cara, o lance é que fusion não é Hard Rock tocado com harmonia complicada... tipo, não precisa de grandes técnicas pra tocar fusion, não tem grandes mistérios em termos de execução (obvio tem sempre os Frank Gambale e Allan Holdsworth da vida que adoram aloprar nos arpegios), a chave pra tudo é entender de harmonia e misturar isso com outro estilo, pode ser o Hard Rock, pode ser musica latina, pode ser musica africana, musica brasileira, eletrônica, funk, soul e afins.

    Se você já tem esse entendimento de harmonia qualquer livro básico de jazz pode te ajudar nas progressões mais comuns, mas se você não tem, fica mais complicado.

    Se quiser uma indicação, eu recomendo vc procurar o método do Jody Fisher, já no primeiro livro (o para iniciantes) vc vai ter material de jazz e de harmonia/improvisação o suficiente pra adaptar para o estilo que você quiser misturar, ou como o povo diz, fazer a fusão.

    Se não tem, ele dependendo do teu domínio e do tempo disponível, dá pra pegar ao menos o básico do primeiro livro bem rápido.

    Aqui tu acha o link pro metodo dele completo, desde o iniciante até o avançado com Chord-Melody.

    http://www.mediafire.com/?sharekey=a4ea793b65bc02fa07258ee67c679e4a194 525070a8363553e34c0a955f98962

    Fusion é só aplicar isso em outro ritmo.

    ogaitnas
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    janick

    Vc pode tentar algo bem diferente tipo uma bossa com uma guitarra mais forte, tipo uma base bossa nova style e um solo legal por cima.. algo assim... fica interessante...

    janick
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    nichendrix
    Opa! Beleza! hehehe

    To baixando aqui e vou ler este método. Bem, vou tentar aproveitar até a semana do dia 09 de abril para bolar algo, criar a BT e gravar. São praticamente 3 semanas, imagino que com um pouco de estudo, prática e paciência para criar um tema, pode sair algo bacana.

    Sobre o Hard Rock, nada contra. Eu gosto demais, é meu estilo, mas só que eu estou afim de tentar algo diferente.

    Pois é! É bem nessa ideia que você passou, pegar tais técnicas de Jazz, progressões e coisas interessantes assim, e à partir daí, aplicar isso em outros estilos, até chegar na ideia definitiva do som que eu vou mandar para lá.

    Vou seguir o teu conselho!

    janick
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    ogaitnas
    Hm! Massa também! Apesar de que eu não manjo muito de bossa; acordes e harmonias usadas e coisas assim. E tenho relativamente pouco tempo. Tem algum material que você poderia me recomendar? Obrigado!

    ogaitnas
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    janick

    nesse blog -> bassko.blogspot.com tinha vários livros, não sei se o cara quebrou o site, ou só aqui que não está abrindo pq meu link está uma caca hj a noite.

    Se conseguir abrir vale uma olhada.

    Boa sorte aí :D

    nichendrix
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    janick
    Pois é! É bem nessa ideia que você passou, pegar tais técnicas de Jazz, progressões e coisas interessantes assim, e à partir daí, aplicar isso em outros estilos, até chegar na ideia definitiva do som que eu vou mandar para lá.

    Cara, sinceramente um caminho bem mais fácil que pirar em solos malucos é fazer uma base bem funkeada de triades e tetrades, e mandar um solo em cima usando a nota dos acordes.

    Hm! Massa também! Apesar de que eu não manjo muito de bossa; acordes e harmonias usadas e coisas assim. E tenho relativamente pouco tempo. Tem algum material que você poderia me recomendar? Obrigado!

    Bossa nova de certa forma é um precursor do Fusion assim com o Jazz Caribenho do Dizzie Gillespie, basicamente acordes de jazz e uma batida de samba lento, essa é a idéia basica por trás da Bossa.

    jazzerblue
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    só nao seja exibicionista...

    ogaitnas
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    jazzerblue

    me mostre um guitarrista que não seja hauahauaua

    +1 para o nichendrix que só deu boas dicas até agora :D

    nichendrix
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    janick

    Só não vale cair no preconceito que jazz não tem bend, e essas coisas...

    E dá uma olhada nos Tribal Tech da vida, o Scott Henderson é um mestre do Fusion, especialmente pra fazer uns blues mais complicados, todo jazzisticos.

    janick
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Pensei também, em montar uma harmonia no band in a box, usando os acordes que eu tenho em mente, exportar essa midi, criar uma BT a partir disso, encaixar guitarra aonde precisar na base e depois mandar ver no improviso! E ai, o que acham?

    Tava pensando, vai me poupar um bom tempo e pode me dar boas ideias ao longo do processo :P

    janick
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    nichendrix
    hahahah minha ideia era usar mais cromatismos característicos, mas misturar com uma pegada blues também, manter os bons e velhos bends, vibratos calibrados e outros truques. Mas quero incorporar técnicas mais diversas também no meu som. Só pegando as ideias de vocês e bolando algo já!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preciso de dicas para criação: improviso em jazz/fusion;