"Já procurei na BUSCA e não achei nada", então...

Autor Mensagem
silvio_rp
Veterano
# fev/11
· votar


Penta_Blues
Cara, devia ficar destacado um link GRANDE ou mesmo as regras propriamente estampadas na página inicial do fórum e com isso os moderadores ja suspendendo pessoas por esse tipo de infração por alguns dias.

Um problema de tópicos antigos é que as vezes eles se estendem muito, muito mesmo e completamente desvirtuados, o que realmente desanima de ler. Esse tipo de coisa (desvirtuar) devia ser deixada pro OT e nos fóruns específicos, o pessoal postar com mais bom senso.

E o melhor de todos é o GOOGLE. As buscas relacionadas à música, em português, no google sempre remetem ao fórum do Cifraclub nos primeiros resultados.

MauricioBahia
Moderador
# fev/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Sugestão:

Eu criei um tópicos pras regras do FCC e postei em todos os fórums como fixo, mas eles ficam escondidos. Assim acontece com outros tópicos fixos. Enfim, acho que deveriam ter uns 3 tópicos "TOP", escolhidos "a dedo" que deveriam ser fixados em "Últimos Debates", no topo e mais evidentes para melhor visualização.

buddy guy
Veterano
# fev/11
· votar


UP !!!

MauricioBahia
Moderador
# fev/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O FCC virou Yahoo Respostas faz tempo... Debates legais mesmo, tô pra ver.

Basta clicar no botão "Enviar Dúvida" na janela onde tem o logo do FCC! O.o Olha aqui:

http://www.cifraclub.com.br/aprenda/

Assim fica difícil alguém sequer ler as regras.

:(

buddy guy
Veterano
# mar/11
· votar


UP !!

MauricioBahia
Moderador
# mar/11
· votar


buddy guy

ok!

buddy guy
Veterano
# mar/11 · Editado por: buddy guy
· votar


MauricioBahia
buddy guy

ok!


Podes crêr,quando começa a enxente de tópicos:"já usei a busca e nada encontrei",a gente dá um up neste aqui !!!! Hehehe........




EDIT-Vale lembrar que,sem contar "o fator preguiça",existem também aqueles que NÃO sabem usar a busca e procurar nada.

Binohendrix
Veterano
# mar/11
· votar


Mas também vale lembrar que a intolerância reina aqui. Se o cara cria um tópico novo esculhambam o cara , se o mesmo for repetido. Se o cara reaviva um tópico antigo para não fazer, SEM SE SE JUSTIFICAR EXPRESSAMENTE O MOTIVO DE NÃO FAZER OUTRO, chamam o cara de coveiro.
Eu sou moderador e membro destaque em outos fóruns( aquarismo e cães) e pra te falar a verdade é bom novos topicos sobre o mesmo assunto pois os conceitos costumam mudar, e muito. Sem contar que se o topico está lá para a 2ª página, geralmente , o assunto é outro nada a ver com o inicial.

buddy guy
Veterano
# mar/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Binohendrix


Mas também vale lembrar que a intolerância reina aqui. Se o cara cria um tópico novo esculhambam o cara , se o mesmo for repetido. Se o cara reaviva um tópico antigo para não fazer, SEM SE SE JUSTIFICAR EXPRESSAMENTE O MOTIVO DE NÃO FAZER OUTRO, chamam o cara de coveiro.
Eu sou moderador e membro destaque em outos fóruns( aquarismo e cães) e pra te falar a verdade é bom novos topicos sobre o mesmo assunto pois os conceitos costumam mudar, e muito. Sem contar que se o topico está lá para a 2ª página, geralmente , o assunto é outro nada a ver com o inicial.





Fala aí meu velho,tudo belê? Velho,eu já expliquei isto aqui uma vez "por alto",mas vamos de novo !!!

Seguinte,o lance que pega sobre tópico :


-ANTIGO

Pode-se upar tópicos antigos(independente do ano que foram criados)e deve,nas seguintes situações: Quando vc tem uma dúvida PERTINENTE ao tópico em questão que o assunto foi discutido.Com isto evita-se criar um novo tópico sobre um assunto que já foi exaustivamente debatido em diversos tópicos em arquivo.Com isto evita-se de "entulhar mais tópicos" sobre um mesmo assunto já debatido,dificultando a utilização da BUSCA e gerando dúvidas.Pois fica complicado do camarada que está pesquisando sobre determinado assunto,decidir entre centenas de tópicos sobre o mesmo assunto.Assuntos estes,que poderiam muito bem "ter sido discutido em um único tópico ou em algúns já existentes"(se caso todos que criaram um tópico repetido,tivessem usado a BUSCA,obedecido as regras e tivessem postado suas dúvidas nos tópicos já existentes)!!!!


- E quando não se deve upar tópicos velhos e por que?

Não se deve upar tópicos velhos para dizer coisas que não são pertinentes ao assunto discutido no referido tópico.Ou para dizer coisas que não mais interessam no momento,algo que não terá mais relevância(tanto para o criador do tópico,quanto para geral do fórum).E por que não se deve fazer assim? Porque agindo assim,ao upar tópicos velhos sem necessidade,o cidadão que dá o UP,"age de forma deselegante" com os demais colégas.Pois upando um tópico antigo INDISCRIMINADAMENTE,joga para trás tópicos recentes com assuntos pertinentes,atuais e traz à tona,assunto(s) que não carece ser mais debatido sem necessidade.Por isso não se deve UPAR tópicos velhos À TOA.

-QUANTO A CRIAÇÃO DE TÓPICOS NOVOS

Isto automáticamente já foi explicado à cima,na questão sobre tópico antigo e é claramente explicado na regra 1.3.(da "cartilha" de regras do Fórum Cifra Club) !!!!



1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário.

buddy guy
Veterano
# mar/11
· votar


Vale à pena upar de novo !!!

Jube
Veterano
# mar/11
· votar


Opa, de certa forma nosso amigo silvio_rp tem razão, quando lanço determinadas buscas as vezes aparecem topicos exageradamente grandes com diversas páginas e, infelizmente, muitas coisas inuteis como a tal desvirtuação. O busca funciona, mas como nosso amigo disse, o google sempre é mais preciso

No fim da para dar um descontinho pequenininho

buddy guy
Veterano
# mar/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Jube

Opa, de certa forma nosso amigo silvio_rp tem razão, quando lanço determinadas buscas as vezes aparecem topicos exageradamente grandes com diversas páginas e, infelizmente, muitas coisas inuteis como a tal desvirtuação. O busca funciona, mas como nosso amigo disse, o google sempre é mais preciso

O que também é irrelevante !! Pois basta simplesmente upar o referido tópico e postar nele sua dúvida(tendo ele "zilhões" de páginas inúteis ou não).O que manda é o título do tópico,e se o mesmo se enquadra na sua dúvida em questão.Que assim sendo,além de vc colaborar com a organização do fórum(agindo dentro das regras),vc ainda fará com que o referido tópico,passe a ter "UTILIDADE" !! Simples assim !!


No fim da para dar um descontinho pequenininho


Uma suposição:Será que se eu sair por aí,infringindo as leis(mesmo que eu cometa uma leve infração),a lei irá deixar de me punir,dentro do que reza o ordenamento jurídico e me darão "descontinho pequenininho"?

MauricioBahia
Moderador
# mar/11
· votar


buddy guy

Vale!

Córtex Frontal
Veterano
# mar/11
· votar


Li todo o tópico, ja vi que desde o ano passado o buddy guy e o
MauricioBahia ja vem alertando sobre isso, explicando com Muita paciência.
Obvio que quando começamos aqui no forum, ficamos meio perdidos, fazemos besteiras..

Com o meu primeiro cadastro aqui, mesmo, eu abri muitos tópicos repetidos, por falta de conheçimento.

Acho que o principal é isso mesmo, puramente conheçimento. O problema é quando apareçe os ''malandros'' como teve um user que postou nesse tópico, e isso é reflexo de todos, sempre pedindo ajuda, para tudo, mesmo hoje em dia quando tudo é mais facil

Imagina na epóca que só existia as ''revistinhas'' mesmo..

MauricioBahia
Moderador
# jul/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Um up informativo!

Tenho visto que muitos que tentam usar a busca, mas não acham resposta (as vezes pq não procuraram direito) e criam um tópico repetido alegando que "a busca na sanou sua dúvida". Isso é um equívoco, pois o fórum provém debates e não respostas em sua essência, mas...

Nas regras tá lá: "1.4. Deixe claro o assunto do tópico no título. Títulos como "preciso de ajuda", "alguém sabe..." podem fazer com que o tópico em questão seja fechado e/ou apagado. "

Então, se não achou na busca, pega um tópico existente e continua o debate! Assim, a informações fica concentrada em menos tópicos sobre o mesmo assunto, evitando que o o user que usa a busca receba centenas de tópicos iguais e fique confuso e, frustrado por não saber onde clicar.

Na verdade o user que não acha algo na busca e cria outro tópico igual está contribuindo para o problema que ele mesmo evidenciou: "Procurei mas não achei..." e será pior ainda pro próximo, pois terá que encarar mais um repetido.

Então o segredo é continuar os assuntos em aberto, evitando redundância.

A busca avançada é "diliça": filtra por data, tema, últimas respostas...

Abs ;-)

MauricioBahia
Moderador
# jul/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


hhehe!

Pra ilustrar, um vídeo muito legal e bem humorado (apresentado lá na Moderação pelo Chris), feito pela moderação de um fórum que tem mais de 4.000.000 de usuários registrados. É em inglês, mas acho que tá valendo!



MauricioBahia
Moderador
# ago/11
· votar


Frase do dia:

"A chave para se encontrar alguma coisa é saber como procurar".

;)

LucasBM
Veterano
# ago/11
· votar


Eu particularmente não vejo mal em criação de tópico semelhante, desde que seja para dúvidas diferentes.

Eu mesmo só posto isso: "Não achei na BUSCA." Quando não existe nem TÓPICO sobre isso.

Existem certos tópicos porém que às vezes nem compensa upar.

Ex: Tópicos com intrigas, bate-boca sem argumentos, xingamentos, etc. Assim como tópicos com flood e com os "X vs Y" muito discutidos aqui sobre dizer qual guitarrista/guitarra/banda/estilo é melhor (Mesmo que esteja nos posts e não no interesse do dono do tópico).

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


LucasBM

Tenho visto que muitos que tentam usar a busca, mas não acham resposta (as vezes pq não procuraram direito) e criam um tópico repetido alegando que a busca não sanou sua dúvida. Isso é um equívoco, pois o fórum provém debates e não de respostas.

Nas regras tá lá: "1.4. Deixe claro o assunto do tópico no título. Títulos como "preciso de ajuda", "alguém sabe..." podem fazer com que o tópico em questão seja fechado e/ou apagado. "

Então, se não achou na busca, pega um tópico existente e continua o debate! Assim, a informações fica concentrada em menos tópicos sobre o mesmo assunto, evitando que o o user que usa a busca receba centenas de tópicos iguais e fique confuso e, frustrado por não saber onde clicar.

Na verdade o user que não acha algo na busca e cria outro tópico igual está contribuindo para o problema que ele mesmo evidenciou: "Procurei mas não achei..." e será pior ainda pro próximo, pois terá que encarar mais um repetido.

Então o segredo é continuar os assuntos em aberto, evitando redundância.

A busca avançada é "diliça": filtra por data, tema, últimas respostas...

Abs ;-)

renatocaster
Moderador
# set/11
· votar


MauricioBahia

Então, se não achou na busca, pega um tópico existente e continua o debate! Assim, a informações fica concentrada em menos tópicos sobre o mesmo assunto, evitando que o o user que usa a busca receba centenas de tópicos iguais e fique confuso e, frustrado por não saber onde clicar.

Então o segredo é continuar os assuntos em aberto, evitando redundância.

O que mais me impressiona é fato de que vários usuários aqui não conseguem entender isso.

Deveria ter uma ferramenta no forum que bloqueasse (pelo título do tópico) o usuário de forma que ele nem conseguisse criar um tópico repetido, como o clássico "Qual guitarra comprar" por exemplo, hehehe.

Tipo quando vc vai fazer um cadastro em algum site e o nome de usuário que vc quer usar já existe. Mais ou menos por aí, hehehe.

Pode parecer maluquice, mas sei lá, evitaria as dezenas e mais dezenas de topicos fechados diariamente por esse motivo.

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


renatocaster

É cara. Mas está pra vir aí uma alteração de layout que acho vai facilitar a busca.

Abs

renatocaster
Moderador
# set/11
· votar


MauricioBahia

É cara. Mas está pra vir aí uma alteração de layout que acho vai facilitar a busca.

Ô, tomara hein! Os usuários que acessam o forum com mais frequencia agradecem, hehehe.

Talvez assim não seja mais necessário ficar realizando "5S" toda hora, hehehe.

Arimoxinga
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

cara e sem falar que quando você vai criar um tópico já tem uma busca automática no lado inferior da tela indicando em negrito as palavras semelhantes! nego não entende que não é sempre que vai usar a busca e achar a resposta exata que procura tsc tsc...
E por algum motivo eu sou "cego" e nunca consigo ler esses tópicos fixos que chato isso kkk

Peace!!!

MauricioBahia
Moderador
# dez/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Pra quem ainda não entendeu a regra 1.3, up de Natal! :)

Tenho visto que muitos que tentam usar a busca, mas não acham resposta (as vezes pq não procuraram direito) e criam um tópico repetido alegando que a busca não sanou sua dúvida. Isso é um equívoco, pois o fórum provém debates e não perguntas/respostas.

Então, se não achou na busca, pega um tópico existente e continua o debate! Assim, a informações fica concentrada em menos tópicos sobre o mesmo assunto, evitando que o o user que usa a busca receba centenas de tópicos iguais e fique confuso e, frustrado por não saber onde clicar.

Na verdade o user que não acha algo na busca e cria outro tópico igual está contribuindo para o problema que ele mesmo evidenciou: "Procurei mas não achei..." e será pior ainda pro próximo, pois terá que encarar mais um repetido.

Então o segredo é continuar os assuntos em aberto, evitando redundância.

Ludwig van Hendrix
Veterano
# dez/11
· votar


MauricioBahia

Esses tópicos inúteis e repetidos que são fechados pela moderação, não poderiam ser deletados? Facilitaria bastante a busca.

MauricioBahia
Moderador
# dez/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ludwig van Hendrix

Cara, chegou num ponto que não tem como deletar. Só no Fórum de Guitarra há aproximadamente 78.450 tópicos!

Sinceramente, eu não sei como resolver a questão se o user não lê ou entende as regras pra cooperar.

Abs

herikguitar
Veterano
# dez/11
· votar


MauricioBahia

E ai blz?

Olha amigo, de 1 em 1 minuto tão criando um tópico perguntando qual Guitarra comprar no Natal, então achei útil esse Up.

Mas vejamos: Quando reformularam o Layout do site, eu acho que a busca ficou mais complicada de se usar. Antes tinha aquela "busca avançada" e hoje eu não acho ela mais (se achar, me passa o link), e ela era muito útil e era a melhor forma de procurar algo por aqui. Esse novo Layout ficou muito legal, mas eu acho que deveriam manter a busca avançada e a busca normal do jeito que estavam antes.

Agora também tem os Tópicos Oficiais. Acho que tem gente que acha que eles são de infeites. Outros acham que esses tópicos servem para eles lerem todas as página e procurar página por página a solução para sua dúvida, e muitas vezes não conseguem e então criam um tópico repetido, quando na verdade a utilidade de um Tópico Oficial é perguntar sobre determinado assunto e obter sua resposta com a ajuda de outros usuários.

Para isso é também preciso a ajuda de outros usuários. Tem gente que sempre fica repreendendo alguns usuários, principalmente os novatos que ainda não tem muita informação sobre o FCC, e postando os links dos tópicos oficiais pra eles perguntarem por lá. Mais a maioria desses usuários quase nem entram nos oficiais pra ajudar, e então fica difícil. É por isso que alguns Novatos criam um tópico, porque não obtiveram ajuda no Oficial.

Enfim, é um conjunto de fatores que devemos conservar e organizar para manter o FCC mais organizado possível!

Abç!

MauricioBahia
Moderador
# dez/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


herikguitar: Mas vejamos: Quando reformularam o Layout do site, eu acho que a busca ficou mais complicada de se usar. Antes tinha aquela "busca avançada"

Concordo.

http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca

Enfim, é um conjunto de fatores que devemos conservar e organizar para manter o FCC mais organizado possível!

A coisa é complexa, conforme citei acima no post pro Ludwig van Hendrix.

Abs

Ludwig van Hendrix
Veterano
# dez/11
· votar


MauricioBahia

É bem problemático sim. Mas a maioria desses tópicos são de novatos, pois com uma semana aqui você já vê onde tem que postar e o que não postar. Sem contar a galera que usa o fórum mais como rede social do que um local de informação e educação.

Como os que estão aí exigiriam grande trabalho, pelo volume que você falou, o que pode ser feito é deletar sempre que o moderador fechar o tópico, e então enviar uma advertência explicando o motivo do tópico ser deletado. Sei da importância do caráter educativo das mensagens que vocês colocam nos tópicos fechados, mas realmente a busca tende a ficar cada vez mais confusa no futuro, pois sempre vai ter gente nova chegando e fazendo isso, e sobre as regras, acho que uma minoria lê elas, ainda mais agora, na era do twitter.

Só uma sugestão. Abs!

herikguitar
Veterano
# dez/11
· votar


MauricioBahia

http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca

Vlw, tava procurando por ela!

A coisa é complexa, conforme citei acima no post pro Ludwig van Hendrix.

Pois é, existem tópicos repetitivos demais. Não sei se seria possível, mas vocês, Os Moderadores, poderiam organizar uma espécie de Maratona para ir deletando os tópicos repetidos do fórum, principalmente os relacionados a uma ajuda na compra de uma Guitarra. O Fórum ficaria bem mais organizado, mas como já falei, não sei se é possível.

Ah, também acho que deveria aumentar o número de Moderadores por aqui, pois ando notando que existem poucos ativos no momento. (Nunca mais vi o Penta_Blues por ai, por exemplo, vejo mais você e o kiki) Pois com mais Moderadores poderiam ir deletando mais tópicos, já que deixa qualquer usuário livre para deletar tópicos ia virar uma tremenda bagunça.

Abç!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Já procurei na BUSCA e não achei nada", então...