Duvida sobre modos gregos.

    Autor Mensagem
    DOLLAR
    Veterano
    # fev/10


    Estou estudando os modos gregos, não sei muito ainda, baixei varias apostilas e estou vendo topicos antigos aqui do forum para estudar.

    Mas apareceu uma duvida:

    Tipo, vamos consederar uma musica com o tom em C. Eu posso improvisar usando as seguintes escalas:

    1o grau: Jônio C
    2o grau: Dórico D
    3o grau: Frígio E
    4o grau: Lídio F
    5o grau: Mixolídio G
    6o grau: Eólio A
    7o grau: Lócrio B

    Eu terei uma musica com as caracteristicas do Jonio. Correto?

    Mas, se eu quiser dar a musica, a caracteristica do Dórico, oque eu terei que fazer?

    pelo que eu entendi, terei que usar o "shape" do modo dórico em C, ou seja, fazer Dórico com tom em C. Mas fazendo isso isso, estarei usando a escala de B. Está correto isso?

    espero ter sido claro.

    Edu_Afram
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Edu_Afram
    · votar


    de Bb, mas é mais ou menos isso ai o pensamento, Cm vc improvisa C Dórico,
    pela o pouco que sei é meio complicado dar a sonoridade de dórico na musica toda pq pode ter mil e um acordes, mas eu sei que se usa bastante é dar a intenção em acordes, ex: na musica quando o cara tocar C vc da intenção de dórico

    me corrijam ai galera

    DOLLAR
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    entendi, então tipo, outro exemplo:

    Supondo uma musica em C, eu quero dar uma sonoridade de Frigio na hora da improvisação, qual das duas está correto:

    Fazer Frígio em E (Cuja escala é C)

    ou terei que fazer Frígio em C (Cuja escala é A#) ????

    Minow
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    DOLLAR
    Frígio é um modo menor, então você não vai usar em cima de C. Se você fizer em E, vai fazer E frígio, não C.

    ou terei que fazer Frígio em C (Cuja escala é A#)

    ???

    DOLLAR
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Minow