Duvida sobre modos gregos.

    Autor Mensagem
    DOLLAR
    Veterano
    # fev/10


    Estou estudando os modos gregos, não sei muito ainda, baixei varias apostilas e estou vendo topicos antigos aqui do forum para estudar.

    Mas apareceu uma duvida:

    Tipo, vamos consederar uma musica com o tom em C. Eu posso improvisar usando as seguintes escalas:

    1o grau: Jônio C
    2o grau: Dórico D
    3o grau: Frígio E
    4o grau: Lídio F
    5o grau: Mixolídio G
    6o grau: Eólio A
    7o grau: Lócrio B

    Eu terei uma musica com as caracteristicas do Jonio. Correto?

    Mas, se eu quiser dar a musica, a caracteristica do Dórico, oque eu terei que fazer?

    pelo que eu entendi, terei que usar o "shape" do modo dórico em C, ou seja, fazer Dórico com tom em C. Mas fazendo isso isso, estarei usando a escala de B. Está correto isso?

    espero ter sido claro.

    Edu_Afram
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Edu_Afram
    · votar


    de Bb, mas é mais ou menos isso ai o pensamento, Cm vc improvisa C Dórico,
    pela o pouco que sei é meio complicado dar a sonoridade de dórico na musica toda pq pode ter mil e um acordes, mas eu sei que se usa bastante é dar a intenção em acordes, ex: na musica quando o cara tocar C vc da intenção de dórico

    me corrijam ai galera

    DOLLAR
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    entendi, então tipo, outro exemplo:

    Supondo uma musica em C, eu quero dar uma sonoridade de Frigio na hora da improvisação, qual das duas está correto:

    Fazer Frígio em E (Cuja escala é C)

    ou terei que fazer Frígio em C (Cuja escala é A#) ????

    Minow
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    DOLLAR
    Frígio é um modo menor, então você não vai usar em cima de C. Se você fizer em E, vai fazer E frígio, não C.

    ou terei que fazer Frígio em C (Cuja escala é A#)

    ???

    DOLLAR
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Minow

    Entendi, quando o Tom da musica é menor, uso um modo menor e o mesmo serve para o modo maior. até ai tudo bem. mas ainda tenho a seguinte duvida:

    Se eu quero dar uma sonoridade de um determinado modo, por exemplo:

    Uma musica em C, eu posso usar C Jónio para dar a caracteristica de Jônio, e se eu usar a escala D Dórico, estarei dando a caracterista do Dórico???

    Minow
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    DOLLAR
    Não precisa ser necessariamente o tom da música, você pode pensar em cada um dos acordes.

    Uma musica em C, eu posso usar C Jónio para dar a caracteristica de Jônio, e se eu usar a escala D Dórico, estarei dando a caracterista do Dórico???

    Não, estará dando a característica de C jônio...

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    Boa tarde!!!

    DOLLAR
    Cara, se vc tivesse pelo menos usado a Busca, encontraria um excelente tópico sobre este assunto.
    Inclusive com este texto que já tive oportunidade de postar:
    Cara, eu acho que já postei este passo-a-passo em tudo quanto é tópico sobre Modos... Mas vamos lá. Eu sou brasileiro e não desisto!...rs
    Digamos que seu guitarra-base esteja tocando um acorde de C Maior.
    Vc poderá usar todos os Modos que tenham o acorde C na sua respectiva Tonalidade. Pra saber quais são, responda às seguintes perguntas:
    1 - Em que CH Maior encontraremos o acorde C?
    R - Nos CH de C, F e G
    2 - Em que Graus, dentro dos CH acima, aparece o acorde C?
    R - I, IV e V
    3 - Que Modos correspondem a estes Graus?
    R - Jonio, Lídio e Mixolídio
    4 - Então, quando a Base estiver tocando o acorde C, vc pode tocar qualquer um destes Modos (C Jonio, C Lidio e C Mixolídio). Experimente tocar todos eles em cima DO MESMO ACORDE e tente sentir a diferença no clima de cada um deles...


    Da próxima vez, use a BUSCA ou leia o tópico abaixo:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/143428/

    Se não tiver a resposta à sua dúvida, vc pode deixar sua questão lá ao invés de criar outro tópico.
    Valeu!!!

    SevenTool07
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    WTF é CH??

    Tomaz.
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Campo Harmônico.

    Caio Gomes
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    SevenTool07

    Campo Harmônico.

    DOLLAR
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Penta_Blues

    Sim, eu usei a busca e a usei bastante e ainda a continuo usando, mas se tratando de modos gregos que é um assunto muito, mas muito grande, nem sempre conseguimos tirar todas as duvidas usando a busca. Eu já tive e ainda tenho varias duvidas, se eu não tivesse usado a busca, vc teria visto um topico por dia meu, mas não foi isso que aconteceu.

    Quanto a sua resposta, foi bastante esclarecedora.

    agora devido a sua resposta, surgiu uma outra duvida,

    se a base tiver tocando um acorde de C eu posso usar C Jonio, C Lidio e C Mixolídio, como vc disse.

    mas como tambem ao se criar uma base, usa-se os modos gregos, por exemplo, pra criar uma base com o tom em C, o guitarrista base escolheu um dos modos que deu carcteristica a aquela base, então eu tbm terei que usar para fazer o solo o mesmo modo que ele usou para faz a base, correto?

    DOLLAR
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    por exemplo,

    imaginel o CH de C:

    1º grau: C
    2º grau: Dm
    3º grau: Em
    4º grau: F
    5º grau: G
    6º grau: Am
    7º grau: Bm5-


    vamos supor uma musica que tem como base a seguinte sequencia: C Em e Am.

    a primeira coisa que vem a cabeça pra improvisar é usar C Jonico, D Dórico, E Frígio e etc....Mas com isso estarei dando uma caracteristica do Jonico, ou seja, feliz. correto?

    Mas se nessa msm base (C Em e Am) eu quiser dar a caracteristica do Lídio por ex. Qual das duas opções está correta:

    1) C Lídio ? Tonalidade está em G, correto?
    2) F Lídio ? Tonalidade está em C, correto?


    E se, nessa mesma base eu quiser dar intencão Mixolídio?


    Outra coisa, como estou usando um CH MAIOR, eu poderei apenas dar intencões dos modos maiores, por ex.:

    CH de C MAIOR, eu poderei dar qualquer intenção? (Jonico, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio ou Lócrio).

    ou, por o CH ser MAIOR, só posso escolher um modo Maior ?? (Jonico, Lidio e Mixolidio)


    Já li varios outros topicos antigos, mas essa parte ainda está confisa pra mim.

    valeu

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/10
    · votar


    DOLLAR
    Procura uma video aula do Edu Ardanuy chamada Improvisaçao sobre Modos, vai esclarecer mt suas dúvidas.

    Leandro_Strato
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    DOLLAR
    Cara como o Minow falou
    você pode pensar em cada um dos acordes.

    nesse exemplo que vc deu vc pode fazer o seguinte usar os modos maiores Jonio, Lidio, Mixolidio durante o C, e durante Em e o Am usar o Dorico, Frigio etc...
    Pensa em cada acorde, tente dar essa intensão por acorde...
    Se estiver errado alguem me corrige pq não sou nenhum expert nesse assunto hehe

    horwatich
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Leandro_Strato
    DOLLAR

    Para entender e aplicar modos gregos você deve conhecer intervalos. Separem por acordes e estudem as diferenças entre os modos por semitons. Por exemplo a diferença entre o C jônio e C lídio está na quarta e entre C jônio e C mixo está na sétima. Assim fica muito mais facil de raciocinar sobre "intenções" no solo. Então estudem intervalos e esqueçam os shapes...

    DOLLAR
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Então, pelo que eu entendi:

    nessa sequencia que exemplifiquei: C Em e Am

    o C eu posso usar um modo maior e Em e Am posso usar um modo menor, mas assim estarei varias intencões no mesmo solo,

    ex: no C uso o C Jonio, no Em uso o E Dorico, e no Am uso o A Frigio.

    isso não soará estranho? por estar usando tantas intencões.

    DOLLAR
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Depois de tanto usar a busca aqui do forum e pesquisar em outros sites, acabei achando esse video no youtube:

    http://www.youtube.com/watch?v=tzAYyAAKV04

    que esclareceu praticamente todas minhas duvidas, teve uma coisa que o cara falou, que era minha principal duvida, talvez seja de muitas pessoas, isso que ele falou foi o que me fez entender tudo, foi a chave do quebra-cabeça.

    o que falou foi o seguinte: se eu usar o 'shape' de C (C D E F G A B C) oque vai definir se a sonoridade é jonica, mixiolidio ou frigio, vai ser a base que estiver no fundo. Ou seja, a harmonia eh que vai defeinir tudo.

    ex: se eu ficar tocando o mesmo 'shape', apenas ficar tocando notas aleatorias dele, e a base tiver em C, vai soar Jonio, e se a base mudar de acorde, for para um Em e eu continuar a tocar o 'shape' de C, vai soar Frigio.

    Foi isso que eu entendi. O que manda é a base, o que pra mim foi uma grande surpresa, pois sempe achei que oque definia a sonoridade (intencão), era o 'shape' que eu estava usando.


    Obrigado a todos que me ajudaram.

    Kyuss_Age
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Pq não consigo entender as coisas dessa forma?

    Se eu sei a tônica aplico os modos no braço inteiro da guitarra.

    Eu leio essas explicações e fico boiando.

    doubletalking
    Veterano
    # mai/13
    · votar




      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre modos gregos.