Hoje decidi, quero realmente evoluir!

    Autor Mensagem
    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # fev/10


    Bom galera, quero evoluir na teoria, saber de tudo porque vou entrar em aulas mas não vai ser tão rapido assim pra eu entrar nas aulas, me passem uma lista na ordem do que preciso aprender da teoria, finjam que sou iniciante em guitarra, mas por favor, na ordem mesmo, é porque sempre entro em tópicos que são necessarios ter conhecimento de outras, tipo, quero aprender escalas e ai aparece: para aprender escalas você vai precisar saber da formação dos acrodes (e não sei disso). Bom, não sei absolutamente nada e nem sei daonde começar.

    Les Guitar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    quii bom. eu só tenho tempo pra tocar musicas que eu gosto por causa dos estudos. :/

    Tomaz.
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    intervalos, formação de acordes, campo harmônico
    nisso já dá de brincar bastante

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Tomaz.
    Nessa mesma sequencia? Rere, ja peguei trauma disso.

    Tomaz.
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Pra ser sincero não lembro da sequência, mas acredito que possa ser estudado dessa maneira sim...

    Cara, acredito que eu possa passar esse link aqui, afinal é tudo disponível pelo Marcelo Mello gratuitamente.

    http://www.marcelomelloweb.kinghost.net/mm_materialdidatico.htm#aposti las

    Procura aí se algo mais te agrada.
    http://www.marcelomelloweb.kinghost.net/mmtecnico_estruturacao.htm

    Aqui sobre teoria. Dá uma lida, ele fala no início da pauta e localização das notas na partitura. Esse site é muito bom, muito material útil... Blues, heavy metal, jazz, hard rock, rock'n roll, bossa nova, sem falar de instrumentos como gaita de boca e piano.

    Abraço e bons estudos

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Tomaz.
    Opaa, valeu!

    Les Guitar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    boa sorte pra ti cara, eu me limito a apenas tirar musicas,e eu adoro hehe

    De Ros
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    LeondelFefon


    Hoje decidi, quero realmente evoluir!


    O mais importante é decidir isso também amanhã, e depois de amanhã, e depois de depois amanhã, e depois de depois de depois de amanhã, etc, etc, etc...


    Ah sim, a ordem do Tomaz,

    intervalos, formação de acordes, campo harmônico

    está ótima! Divirta-se!

    Abraços!

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    De Ros
    Ah loko, obrigado cara. Vou decidir isso amanhã também, vou ficar que nem você (tomara)kkk.

    Blackus
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    É só arranjar uma pedra do seu respectivo elemento.

    djvini10
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    É só arranjar uma pedra do seu respectivo elemento.

    asokasoksoaskoask....

    Nerds viciados em pokemon ¬¬

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Só não to entendendo isso, ajudem ae:
    Intervalo Simples e Composto

    O intervalos simples é o que não ultrapassa a oitava. O intervalo composto é o que ultrapassa a escala.


    Tomaz.
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    LeondelFefon

    Intervalos compostas são nonas, 11ª, 13ª por exemplo, pois ultrapassam uma oitava...

    Por exemplo, C D E F G A B C. O último C começa a compreender uma nova oitava. Então uma nona (no caso um Ré numa oitava acima) seria um intervalo composto. Pelo que eu sei é isso aí.

    Czr
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Hoje decidi, quero realmente evoluir!


    pokemon?

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Tomaz.
    Ahh cara, brigado ae, agora eu consegui entender, é que quando falou de escala eu fiquei pensando, que escala é essa?

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: [M]@a.[K]!ller
    · votar


    Bom, vou fazer um resumo do que eu aprendi até agora, se eu estiver errado, me corrijam, por favor.

    Resumo
    Intervalo Ascendente é quando a nota mais grave é tocada primeiro.
    Intervalo Descendente é quando a nota mais grave é tocada por ultimo.
    Intervalo Melodico é quando tocamos o intervalo nota por nota.
    Intervalo Harmonico é quando o intervalo é tocado como se fosse um acorde.
    Intervalo Simples é quando o intervalo não passa de sua oitava, exemplo:

    e-1-3-
    B-----
    G-----
    D-----
    A-----
    E-----

    Intervalo Composto é quando o intervalo passa de sua oitava, exemplo:

    e-1-14-
    B------
    G------
    D------
    A------
    E------

    Intervalo Natural é quando o intervalo só tem notas de sua tonalidade, por exemplo, se for Dó Maior e tiver uma nota nesse intervalo que seja fora da tonalidade, por exemplo, A#, não será Intervalo Natural.
    Intervalo Invertido é quando trocamos as posições das notas, tipo:

    Intervalo entre as notas C e E é = 2 tons = terça maior (3M)

    Intervalo entre as notas E e C = 4 tons = sexta menor (6m)


    Hendrixiano
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    LeondelFefon

    estude teoria aplicando ela, não analisando abstratamente, isso conta muito..

    veja a musica como uma coisa só, estude intervalos exemplificandopra mesmo no braço da guitarra... forme os acordes, escute a tonica a terça e a quinta interagindo e separados, ou seja, tocadas melodicamente ...

    um bom curso em forma de livro pra estudar teoria disciplinadamente eh o Harmonia e Improvisação do Almir Chediak.. é composto de 2 volumes
    O mesmo autor publicou Dicionário de Acordes, outra obra prima!

    Hawkings
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Estou com mesmo problema do LeondelFefon
    sei somente 1 escala por inteiro, que é a de Am e a Am pentatônica, to precisando saber mais de teoria, na prática eu acho que to bom pra quem pratica guitarra faz 6 meses, gostaria de saber também o que deveria aprender primeiro.

    Agradeço desde já. :)

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Hendrixiano
    Mas eu pego a guitarra, coloco no tópico de intervalos e bora. Fico tocando os exemplos que ele dá. É porque não sei absolutamente nada mesmo, não sei nem que que é esse negocio de tonica, terça, quinta.

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Hawkings
    sei somente 1 escala por inteiro, que é a de Am e a Am pentatônica

    Facil, você pega essa escala e muda pra outro lugar do braço, tipo, se ta em Am, você passa a primeira nota da escala pra nota que você quer que a escala pegue. Tipo, a primeira nota é a Lá, que está na casa 5 corda 6, se você quer que a escala vire Gm você pega a primeira nota e passa pro G, que é casa 3 corda 6. Ai o resto você toca igual que você toca na Am, mas proporcional. Vai ficar assim:


    e-3---6-
    B-3---6-
    G-3--5--
    D-3--5--
    A-3--5--
    E-3---6-


    Machine Gun Man
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Se o Peidinho evoluir, vai virar um Charizard invertido...

    Cara, dá pra achar muita coisa na busca. Se era a "ordem" que você queria, agora já tem. O resto está na busca.

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Machine Gun Man
    Ja aprendi bastante, agora to realmente gostando de guitarra.

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: [M]@a.[K]!ller
    · votar


    Exemplo de Intervalo Invertido.
    C - D = 1 Tom = Segunda Maior (2M)
    D - C = 5 Tons = Sétima menor (7m)

    Ahh moleque, agora que to realmente aprendendo, achava que era mais dificil. É facinho.

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: [M]@a.[K]!ller
    · votar


    Ahaaa, eu consegui aprender o basico de Formação de Acordes. Vou postar os tópicos que eu usei pra aprender até agora.
    Intervalos
    Trítonos
    Formação de acordes.

    Eu aprendi tudo nessa mesma sequencia, sem tirar nem por, eu ja tinha ido nesse tópico de formação de acordes e só tinha entendido até o segundo post. Agora sabendo Intervalos eu entendi tudo. Obrigado pela força que vocês me deram galera, hoje foi praticamente 5 horas estudando guitarra, sem perder a empolgação, é legal ver que realmente estou aprendendo. Vou largar os jogos que eu jogava de uma vez e mergulhar na guitarra porque é muito bom mesmo hein!!
    Obrigado especialmente há:
    Tomaz. por me passar a sequencia do que eu devo aprender.
    De Ros por me dar essa mensagem de incentivo.
    LeandroP por ter feito os tópicos sobre Intervalos e Trítonos.
    tiago_rsilva por ter feito o tópico de Formação de Acordes.

    EDIT: Nossa, como eu pude me esquecer? Tem um cara qe é aqui do FCC que me add no msn, eu esqueci o nick dele mas ele sempre me passa umas dicas bem feras sobre guitarra, e eu decidi tentar realmente aprender guitarra meio que por conta dele. Lá no MSN ele tem nick de Carlão. Também tem o Nerferus que me dá outras dicas e quase sempre me passa umas apostilas legais.

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Galera, to afim de treinar com metronomo, pra poder ir com a velocidade láááá em cima. Não to satisfeito com minha velocidade. Quero saber como eu posso treinar com metronomo, tipo, o que eu faço. Eu sei que tem que tocar do jeito que o metronomo toca e também aqueles lances de 3 notas em cada batida. Mas quero saber alguns exercicios pra velocidade em metronomo, e também saber como eu posso aproveitar ao maximo o metronomo. Porque quero voltar das ferias com muita velocidade.

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Up

    tapinga
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    [M]@a.[K]!ller
    Cara se vc realmente q evoluir acho q tem q aprender partitura
    o estudo fica organizado alem de vc poder ter um auxilio quanto aos ritmos

    a partitura parece chato mais depois vc vera os beneficio da partitura
    sao tantas informações q vc toca uma musica sem nunca tela ouvido

    é isso ai ta minha opiniao
    FLW

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Hoje decidi, quero realmente evoluir!