improviso JAZZ from Ipanema > kiki

    Autor Mensagem
    kiki
    Moderador
    # fev/10


    Olá caros amigos!

    revolvendo aqui meus arquivos musicais das JAMs outro dia achei uma gravação que eu fiz lá pelo final de 2008. Foi pra JAM from Ipanema, organizada pelo mano makumba.

    Já tava pensando em postar, aí ouvi uma gravação de wave do mano b.frusciante e me animei.

    segue o link:

    http://www.4shared.com/file/226860465/99cc36c9/JAZZ_from_ipanema_kiki. html

    equips:

    guitarra telekiki com caps cabrera.
    não lembro como foi ligado. em linha, talvez com uma pedaleira zoom 707, mas acho que nem isso.

    =================================

    a BT é muito boa, tem umas variações na dinamica e no ritmo, que infelizmente eu não ocnsegui explorar tanto. faz parte de um kit de jazz que eu não lembro como chama. o nome do autor é aebersold acho.

    essa gravação tá meio despretensiosa, fiz ela mais pra treinar a harmonia e as escalas. a ideia era treinar pra gravar o improviso da JAM, que era um trecho apenas, por isso não me preocupei tanto com a dinamica da BT completa.

    o que eu fiz foi ficar tocando ela completa. gravei umas tres vezes eu tocando inteira, essa foi a ultima, ficou melhorzinha.
    depois disso gravei a mixa final pra jam, com violao. achei legal que bastante gente elogiou o resultado. mostra que o estudo vale a pena.

    enfim, desculpem tanto blablabla. espero que gostem. criticas e sugestoes são bem vindas!

    papillon
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    bom demais cara!, simples e gostoso (ui!) de ouvir!!
    hehehe
    parabens ta mt legal mesmo!
    timbre bem bacana
    ql o seu equipamento nessa gravação?
    abraço

    Curly
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    kiki

    cara, gostei bastante, parabéns !

    kiki
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    papillon
    valeu cara!
    o equip tá postado lá em cima!

    Curly
    valeu!
    =)

    kiki
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    se alguem mais quiser ouvir e/ou comentar, nem fico triste...

    Freddie Freeloader
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Ouvi ontem e tive preguiça de comentar hahaha.
    Essa tua guitarrinha eu acho foda(já disse isso antes),e gostei da maneira q vc tocou(o tema e o improviso),mas discordo do q vc disse aí em cima quanto á bt .Eu num achei lá essas coisas não.
    Abçs.

    kiki
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    Cesar Damaceno
    ah, valeu!

    mas por que ce nao curtiu a bt?

    Freddie Freeloader
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Freddie Freeloader
    · votar


    kiki
    mas por que ce nao curtiu a bt?

    Nada contra essa bt especificamente,mas pelo menos pra mim esse tipo de som tem q soar o mais orgânico possível saca?
    Acho q num dá pra reproduzir o suíngue...

    Edit:To ouvindo de novo.Tem umas passagens q o chimbal marca todos os tempos,estacadão mesmo...

    Rabbit
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Mandou bem kiki, curti teu som. Foi melhorando gradativamente.

    B.Frusciante
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    kiki

    Pô, kiki, muito agradável de se ouvir.

    Posso baixar para escutar de vez em quando aqui? rsrs


    Não sou alguém o suficiente para comentar esse tipo de JAM, mas a impressão que eu tive foi que você dominou bem a melodia da música, aplicou num timbre super bonito, suave, sem deixar transparecer o timbre da telecaster, ficou até parecido com um humbucker de baixa saída.

    A execução eu não vi nenhum problema, só estou desacostumado com os poucos vibratos da gravação, apesar de que não deixou o som sem vida mesmo assim.

    Abração :]

    kiki
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    Cesar Damaceno
    saquei.. vou re-ouvir com essa atenção.
    =)

    Rabbit
    valeu mano coelho!

    B.Frusciante
    hum... já que voce diz, é bem provavel que eu tenha usado a 4a posição da tele. eu liguei os caps em serie, pra dar uma "humbuckada". dá um som mais aveludado e cheio, melhor pra usar solo limpo. se não a corda mizinha sai sem sustain.

    valeu pelo comentario!

    =)

    Vinicius Nogueira
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Ouvi 2 vezes seguidas, muito legal pra deixar de ambiente.

    makumbator
    Moderador
    # fev/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    kiki

    olha só! Um "after-jam" ! hashashas...inventei esse termo agora...


    vou baixar, e amanhã eu comento

    faz parte de um kit de jazz que eu não lembro como chama. o nome do autor é aebersold acho.


    É de uma série de improvisação de jazz(e adjacências, já que eles agregam brazilian jazz, salsa, etc...)

    O organizador da série é o jamey aebersold.

    Aqui o site oficial:

    http://www.aebersold.com/

    Lembrando que existem trocentas edições diferentes desse editor, a maioria com playback(tem também real books, e métodos).

    Cesar Damaceno

    Nada contra essa bt especificamente,mas pelo menos pra mim esse tipo de som tem q soar o mais orgânico possível saca?
    Acho q num dá pra reproduzir o suíngue...


    Tem que dar um desconto por serem americanos tocando, mas apesar que eu acho que a intenção era fazer a peça com acento mais para jazz americano mesmo, e fugir do original da música. Eu gostei da forma que eles tocaram, foge do esquema João Gilberto, mas para improvisar acho até mais legal!

    Freddie Freeloader
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Freddie Freeloader
    · votar


    makumbator
    Tem que dar um desconto por serem americanos tocando

    Pois é,preconceito é foda...rs.Eu num ouvi muitos bateras gringos tocando musica brasileira,mas o pouco q eu ouvi no geral nunca me agradou.Um q até curto é o Jimmy Lovelace,que tocou com o Wes Montgomery e com o Benson:


    gualtersouza
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    kiki

    Salve, kiki
    Meus parabéns, você está tocando como gente grande. Um fraseado de jazz bem legal e gostoso de ficar ouvindo.
    Não sou muito da praia da MPB, mas ficou bem agradável.
    Não me recordo como você tocava, mas já está amadurecendo, sem dúvida.
    E sem falar que é a telekiki que está lá. Aí se pode ver a versatilidade das teles, que podem fazer mpb, jazz, country e tudo o mais, desde que bem pilotadas.
    Abç e parabéns.

    kiki
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    Vinicius Nogueira
    valeu cara, que bom que ce curtiu!

    gualtersouza
    grande mano gualter! quanto tempo!
    valeu cara! ce que é praticamente padrinho da criança, fico feliz que tenha gostado!

    makumbator
    salve mestre makumba!
    na verdade é mais uma pré-jam, por que foi pra estudar... =p
    no aguardo. sua opinião é muito importante para nós!

    nichendrix
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Fivou muito legal, poderia alternar bends e slides nas partes de slide, como faziam os guitarristas de Jazz da velha guarda, no geral muito bom... e mesmo sendo uma tele, ficou com um som bem jazzy.

    MarcosBorba
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Olha, jazz é algo realmente difícil... pra falar a verdade é meu objetivo como guitarrista conseguir tocar um jazz legal. Estou bem longe de seu nível atual =]
    Porém, eu ainda não senti em seu solo AQUELA coisa, que faz de um improviso, um grande solo... O timbre ficou legal, bem "cool". A execução ta tranquila, mas o fraseado em si que eu acho que poderia ter dado uma extrapolada a mais, sei lá, podia ter pegado a música no laço e dominado ela hehehe.
    Ainda sim, ta muito boa a gravação. Pena que o jazz tenha um papel tão secundário (pra não dizer terciário ou quaternário heheh) aqui no fórum.
    Abraço, e boa sorte com o jazz.

    makumbator
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    kiki

    Gostei bastante. Também achei o fraseado e timbre bem cool jazz(o que me agrada na guitarra), foi intencional? Para mim foi o seu melhor timbre de guitarra que ouvi. É bem puro, sem penduricalhos, mas para esse tipo de jazz é o que há!

    Comentaram sobre a falta de vibrato, pois bem, nesse estilo bem específico eu prefiro sem vibrato, nota limpa mesmo. Nesse ponto vc foi bem feliz(dentro do meu gosto, é claro).

    A melhor parte do improviso para mim foi a que começa em 2:59 que me pareceu bem solto(achei bem engraçadas aquelas travadinhas rítmicas que vc fez, quase saindo do tempo...hehehe muito legal isso)


    Mas o trecho de 0:53 a 1:55 também ficou show, pois foram boas variações da melodia original(mas sem exagerar)

    As partes que vc toca o tema original, como no começo, ficaram bem casadas com a sonoridade da base.

    Achei legal que vc tentou(ao menos pareceu)se conter, para nao gastar toda a munição logo de cara(coisa que acontece muitas vezes, e então a gente fica o resto da base sem idéias...hehehe)

    Cesar Damaceno

    É, eu também já ouvi muita coisa com esse cara, é bem legal. Sabe que eu não implico tanto com estrangeiro tocando música brasileira? Acho legal o jeito que muitos tocam, mesmo que fora da pegada do Brasil. E tenho consciência que também não tenho a mesma pegada quando toco música de fora, e nativos daquela música também devem notar isso...

    recentemente fui com uma orquestra daqui para tocar em um festival no sudoeste da França por 15 dias, com músicos e maestros da Polônia, China, Rússia, França, Espanha e Bulgária. Cada maestro trabalhou uma peça de seu país com uma orquestra geral que aglutinou todo mundo. Foi interessante e divertido perceber como eles tocam música brasileira...hehehe.

    kiki
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    nichendrix
    valeu cara!
    é, eu nem usei bend. por tocar pouco guitarra (toco mais violão nylon), não me arrisco muito. e esse treino era pra gravar o final em violão, então nem pensei em usar bends...

    MarcosBorba
    ah, sim, ainda falta muito chão pra virar um improviso de jazz mesmo... poucas horas na gravação inteira eu acho que consegui dar uma cara pro negócio. a meta é sempre tentar criar um novo tema a partir do original. o que eu fiz foi mais passear pelas escalas e harmonias pra me familiarizar...
    um dia a gente chega lá!
    valeu!

    makumbator
    grande professor makumba!

    como sempre preciso e completo. vale uma resposta mais demorada.

    saiba que a culpa disso é sua! lembro bem que quando voce lançou essa jam eu tava numa fase de ouvir jazz, meio começando a conhecer e tal. caiu muito bem. e naquela época eu tinha mais tempo pra treinar.
    =/

    e timbre bem cool jazz(o que me agrada na guitarra), foi intencional?
    intencional foi sim!

    que eu me lembre, eu usei os caps da tele em linha (4a posição, tele-mod 4-way), pra ficar meio humbuckado.

    não lembro como eu pluguei a guitarra. o que eu tenho certeza é que foi simples, por que eu não gravei pra publicar, só pra treinar. tanto é que ficou um ano e meio guardado esquecido aqui!

    outra coisa que eu usei foi a palheta grossa, e um toque bem leve, bem segurado, percebi que isso é fundamental pra tirar esse som jazzy.

    Mas o trecho de 0:53 a 1:55 também ficou show, pois foram boas variações da melodia original(mas sem exagerar)

    nossa, essa hora eu praticamente tropecei! hahahaha

    Achei legal que vc tentou(ao menos pareceu)se conter, para nao gastar toda a munição logo de cara(coisa que acontece muitas vezes, e então a gente fica o resto da base sem idéias...hehehe)
    foi sim! comecei com otema, e fui desenvolvendo devagar, até no final praticamente destruir o tema (naquela hora do tropeço!)

    valeu!!!

    nichendrix
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    kiki
    valeu cara!
    é, eu nem usei bend. por tocar pouco guitarra (toco mais violão nylon), não me arrisco muito. e esse treino era pra gravar o final em violão, então nem pensei em usar bends...


    Tipo o pessoal mais antigo do jazz, sempre faz umas alternâncias entre bend e slide essas passagens que vc usou vários slides quase que seguidos... só pra dar uma variada no som. Por isso comentei, e tb pq é uma sonoridade que me agrada muito.

    Mila Turunen
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    kiki
    #_#

    kiki
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    Mila Turunen
    +_+

    makumbator
    kiki - 3:13 a 3:52
    violão eagle dh69 nylon
    microfone shure lyric
    mesa behringer xenyx 502
    placa de som on board
    software audacity portable

    esse foi meu set na JAM. provavelmente devo ter ligado a guitarra em linha na mesa, então teve o preamp do xenyx.

    (up do mal uma semana depois)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a improviso JAZZ from Ipanema > kiki