Topico Oficial: Sugestões para melhorarmos as JAMS

Autor Mensagem
Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/10
· votar


E só complementando, pois zapeando na página li algo sobre 'imparcialidade'.

Não existe comentário imparcial. Suas impressões sempre serão baseadas além de gosto pessoal, em sua percepção musical que é algo subjetivo.

E não há problema nenhum em ser parcial, desde que seja cordial. Eu, por exemplo, posso não gostar de um determinado solo, mas saberei reconhecer se estruturalmente e tecnicamente a coisa está bem composta e enaltecerei esses aspectos.

Se for pra 'tentar' comentar só baseado em julgamentos técnicos, até os comentários perdem sentido.

Curly
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia

Não, pq tá dando muita briga velho. Tô fora de confusão!

eu vi... tivemos aqui um grande guitarrista e moderador (Marisco) que dedicou muito esforço nas jams, fazia comentários muito construtivos e elaborados, segurava a galera mas acabou cansando... sei lá, não tem como evitar essas brigas...

sou contra qualquer tipo de punição ou banimento, exceto se o cara for um psicopata e nesses anos de forum só vi um caso assim, um bobão que tá sempre tretando nos foruns de pedais e amps, é banido e volta sempre...

então a palavra chave é paciência, sempre vai ter um que se emputece por ter sido criticado ou não ter sido elogiado o suficiente, hehe !

Curly
Veterano
# fev/10
· votar


Konrad

Volte sim! Acho muito bom ouvir (ler) comentários de alguém do seu nível.

imagina, hehe, vlw !

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/10 · Editado por: Christhian
· votar


nettoroses
Pra mim, tem que ter discussão sobre os pontos negativos do solo, pois só assim, o comentado poderá entender o que deve fazer para melhorar.

Velho, lendo isso de novo, imaginei a seguinte situação, só pra elucidar:

Comentário hipotético mais genérico possível:
- Seus bends acabaram não ficando perfeitos em alguns momentos e a construção do solo pareceu um pouco perdida.

Quais serias as possíveis réplicas?

1 - Onde os bends ficaram fora? ouvi aqui várias vezes e pra mim está tudo certo.

Na boa, se mais de uma pessoa ouvir bends fora é pq HÁ bends fora. Mas essa 'réplica' por si só já inspira uma discussão desnecessária e dependendo de quem estiver comentando/replicando é certeza que vira encrenca.

2 - Ah, eu quis mesmo que as frases ficassem desconectadas.
Também é desnecessário. Se voce posta um solo para que as pessoas avaliem e na avaliação dessas pessoas a coisa não ficou boa, ponto final! O que deve-se fazer é entender o que foi criticado e rever os conceitos na próxima.

Dá pra pensar em mais 100 comentários e 1000 réplicas. Em todos os casos a possibilidade de acabar mal sempre dependerá de quem escreve. Dá pra confiar nisso cegamente? Melhor limitar, na minha opinião.

Konrad
Veterano
# fev/10
· votar


Curly
imagina, hehe, vlw !

Sério. Volta e meia vejo um vídeo ou tópico antigos seu(s) por ai. Eu sou chegado (ui) numa praia mais jazz/blues/mpb e afins, e percebo que você gosta disso, por isso falo, é por interesse pessoal. heheh. Não é puro puxasaquismo não.

Christhian
E não há problema nenhum em ser parcial, desde que seja cordial. Eu, por exemplo, posso não gostar de um determinado solo, mas saberei reconhecer se estruturalmente e tecnicamente a coisa está bem composta e enaltecerei esses aspectos.

Cara, eu concordo com você, mas se tem uma coisa que Descartes m ensinou é que bom senso é um problema, pois todos acham que têm muito! Eu espero que a maioria atue como você. ;)

Abçs

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/10 · Editado por: Christhian
· votar


Konrad
bom senso é um problema, pois todos acham que têm muito!

Frase excelente!

Acho que quem recebe a critica é que precisa de bom senso em saber ouvir e filtrar o que é verídico. Uma ótima maneira é quantificar opiniões - se varios apontam um problema é pq ele realmente deve existir.

Curly
Veterano
# fev/10
· votar


aliás guitarrista é uma raça engraçada, se vc fala: "vc toca bem", o cara diz "pô véio, sou uma desgraça, não mando nada, minha técnica é uma bosta, meu conhcimento teórico é zero, etc...", agora, se vem outro e diz que o vibrato dele é ruim o cara vira bicho, hehe !

Konrad
Veterano
# fev/10
· votar


Christhian
Konrad
bom senso é um problema, pois todos acham que têm muito!

Frase excelente!


A única que se salva na obra inteira de Descartes! hauhauahau

Curly
aliás guitarrista é uma raça engraçada, se vc fala: "vc toca bem", o cara diz "pô véio, sou uma desgraça, não mando nada, minha técnica é uma bosta, meu conhcimento teórico é zero, etc...", agora, se vem outro e diz que o vibrato dele é ruim o cara vira bicho, he

Ego.... ego....

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Primeiro acho bom definirmos o que é uma Jam no FCC, pq em jams de verdade não há comentários forçados:

"É UMA REUNIÃO PARA USUÁRIOS DO FCC, EM QUE PRATICAM SUAS HABILIDADES MUSICAIS, EM CONJUNTO, BUSCANDO ENTRETENIMENTO E CONHECIMENTOS TÉCNICOS A PARTIR DE COMENTÁRIOS CONSTRUTIVOS, ONDE O RESPEITO É FUNDAMENTAL"

Tá muito careta?

Esse "pensamento" deve estar "pregado" em cada tópico de Jam, essa é a idéia.

O que acham?

Konrad
Veterano
# fev/10 · Editado por: Konrad
· votar


Edit.

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Konrad

Thanks!

;-)

edit: dei uma melhoradinha pondo umas vírgulas e alterando umas palavras... ehhe

Konrad
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia

Not at all.

A ideia é essa ai mesmo, não acho que esteja careta não. Aliás, regras e definições têm de ser "caretas" e quadradas.

Curly
Veterano
# fev/10
· votar


Christhian

Comentário hipotético mais genérico possível:
- Seus bends acabaram não ficando perfeitos em alguns momentos e a construção do solo pareceu um pouco perdida.


velho, leio seus comentários e conselhos lá no forum de canto, são comentários que nem digo que podem ajudar, podem na verdade é fazer a diferença total no destino musical, se a pessoa tiver a humildade de refletir e aceitar... o problema é quantas pessoas no Brasil têm o background necessário para comentar nesse nível ?

aí vem um carinha e diz que as bends de fulano não estão certas... olha, isso não ajuda muito, o cara não vai "bendar" certo por conta disso, com o tempo a coisa vai acertando...

uma vez, toquei para um dos melhores guitarristas do Brasil e o cara me disse: "não se preocupe com as notas, foque na ritmica do fraseado, é melhor ter um fraseado rico no ritmo do que notas boas, essas vêm com o tempo..." esse foi o melhor conselho que recebi

ohm777
Veterano
# fev/10 · Editado por: ohm777
· votar


Christhian

Não existe comentário imparcial. Suas impressões sempre serão baseadas além de gosto pessoal, em sua percepção musical que é algo subjetivo.

Na realidade quando comentei sobre isso estava me referindo a imparcialidade em relação ao usuário, não ao solo.
Você sabe (até mesmo como moderador) que sempre tem umas briguinhas entre usuários, e alguns desses aproveitam as jams para tentar atingir o outro com comentários imparciais.

JJJ
Veterano
# fev/10 · Editado por: JJJ
· votar


Como disse o Root: "Isso tudo [só] por causa do comentário do Cueca para o JJJ?"...

Tô me sentindo um baita flammer!!! rsrsrsrs!!!

Bom, mas já que se meteu o dedo na ferida... meus "votos":

1 - limitação de tempo (10 minutos?)
2 - limitação de participantes (10?)
3 - formatação de comentário, mas com o mínimo possível de quesitos e, se o comentarista quiser, acrescenta algo mais (sempre no sentido da crítica construtiva)
4 - banimento (da próxima jam) de quem for deselegante no comentário ou na réplica.

Acho que tá de bom tamanho assim. Mas, acima de tudo, fica o critério de quem está fazendo a jam, por exemplo: se alguém quiser fazer uma jam com uma BT de 2 minutos e quiser 20 solos e que ninguém comente nada, acho que deve ser permitido (desde que isso fique claro no "enunciado" da jam). Ou seja: o dono da jam é que manda (e participa quem quer).

Skider
Veterano
# fev/10 · Editado por: Skider
· votar


* A limitaçao de Usuarios deveria ser de acordo com a Limitaçao do Tempo
10 minutos tempo máximo da JAM, a Bt com 30 segundos, então seriam 20 participantes... Tipo isso...

*
Deveria ter um padrao de comentários, como ja foi falado...
Pegada, Timbre, Execuçao, Feeling... etc..

*
Para um participante novo entrar em uma JAM, deverá ter comentado nas duas ultimas Jams seguindo as Normas...

*
Todos os partipantes da JAM em questao deveria ser obrigado a Comentar Na jam que participou, seguindo as Normas...

*
Todo Organizador das JAM's, deveria divulgar os nomes dos participantes seguindo a ordem de tempo, como ja é feito na maioria delas..




Essa é minha contribuição

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/10
· votar


Curly
Então velho, mas é aí que entra o bom senso de quem recebe a crítica. Não acho que quem critica precise sequer tocar guitarra bem! Mas sempre haverá maneiras de perceber que há algo errado, seja pelo embasamento e precisão de quem comentou ou pela voz da massa, da maioria. É como eu comentei: Se várias pessoas dizem que os bends estão fora, é melhor ter atenção nisso, por mais que os seus ouvidos digam o contrário. E a gente sabe que nem sempre é fácil ouvir um vibrato que não está atingindo a nota certa, pois isso depende muito de percepção musical. E é aí que eu me baseio: A percepção musical básica de várias pessoas podem indicar algo que só a percepção apurada de uma única (indo na mão do que você falou) faria.

ohm777
Mas por esse motivo eu já havia sugerido isso:
E se o cara que comentar fizer isso com pedância, o comentário dele deveria ser deletado e ele seria proibido de participar das Jams.

É muito mais simples e quem vai julgar isso praticamente será só o Mauricio, já que ele além de organizar as jams, é moderador e pode deletar a postagem alheia.

JJJ
4 - banimento (da próxima jam) de quem for deselegante no comentário ou na réplica.

Disso eu discordo totalmente. Acho que é muito melhor simplesmente controlar os comentários maldosos, aplicando punições participativas, do tipo 'proibir de participar das jams ou de comentar as próximas' e isso é simples: Comentou sem estar autorizado, deleta o post; Insistiu e foi mau educado, suspende por algumas horas ou por um dia.

Já as réplica, se literalmente virar uma regra não permitir réplicas, ninguém vai arrumar encrenca.

Todos:
Não sei se vocês perceberam, mas com as duas medidas que eu sugeri os usuários vão ter que se concentrar simplesmente em fazer seus solos e comentar de maneira construtiva. PONTO FINAL. Não vai ter discussão, não vai ter nenhum mau-usuário querendo desfazer dos seus desafetos e até pra quem critica será um aprendizado: Se de repente a critíca negativa do cara não for maldosa, mas só ele ouviu aquilo, é melhor tb rever os conceitos de julgamento.

Gente, música é sinestesia! É como você atinge a maioria e nada mais! Não precisa ficar justificando erros ou discutindo técnica. Se não agradou coletivamente, mude! Ou simplesmente siga a sua linha 'diferenciada' e desenvolva um estilo seu, indiferente do que os outros acham, mesmo que isso signifique chutar o balde em termos técnicos.

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


"Lema das Jams":



"ESTA JAM É UMA REUNIÃO PARA USUÁRIOS DO FCC, EM QUE PRATICAM SUAS HABILIDADES MUSICAIS, EM CONJUNTO, BUSCANDO ENTRETENIMENTO E CONHECIMENTOS TÉCNICOS A PARTIR DE COMENTÁRIOS CONSTRUTIVOS, ONDE O RESPEITO É FUNDAMENTAL."

Ricardo.N.B
Veterano
# fev/10
· votar


não gosto de falar que esta bom quando esta ruim, ou de ouvir que estou de parabéns, quando não estou.
quem se propoem a participar tem que esta pronto para ouvir a verdade pó!
e tanta rasgação que que perco a vontade de comentar.

abraço

Gasparzim
Veterano
# fev/10
· votar


não gosto de falar que esta bom quando esta ruim, ou de ouvir que estou de parabéns, quando não estou.
quem se propoem a participar tem que esta pronto para ouvir a verdade pó!
e tanta rasgação que que perco a vontade de comentar.


é verdade, e concordo em não replicar os comentários...

mas nem todo mundo tem humildade pra ouvir uma crítica e ficar calado, por isso acho que não dá certo.

A sugestão do Ogner me agradou muito em relação ao formato dos comentários como Timbre:_________, Execução:__________, etc.

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


Christhian: É muito mais simples e quem vai julgar isso praticamente será só o Mauricio, já que ele além de organizar as jams, é moderador e pode deletar a postagem alheia.

Mas e o cara que não é Moderador, tá frito! hehe

Abs

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/10 · Editado por: Christhian
· votar


MauricioBahia
Ai ele apurrinha um moderador, preferencialmente você! ahauaha

Brincadeira velhinho, tu é 3000X mais eficiente do que eu e passa mais tempo que o Sam logado! ahuahua

=*

E só pra dar mais uma opinião:

Comentários formatados são desestimulantes, pois quem se achar incapacitado de julgar os demais seguindo os critérios sugeridos, não vai comentar. Tenho certeza que com o tempo, a quantidade de comentários vai cair tanto que as jams vão acabar de novo. Vou insistir: Música não deve se basear SOMENTE em critérios técnicos e o comentários de TODOS os ouvintes, inclusive do leigo, deve ser considerado. O 'solista' que deve ter bom senso em filtrar as criticas e entendê-las em vez de retrucar ou até mesmo dar chilique, como já vi por aqui.

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Christhian

uhauha! Se vira nos 30... (mas segunda minhas férias acabam)

Abs

Porrrraaaa! Tô quase preparando frases pré-fabricadas! O cara só tem o trabalho de montar seu comentário com copiar/colar e muda o nome do participante! :-P

*** Jam Copy/Paste ***

ogner
Veterano
# fev/10 · Editado por: ogner
· votar


Blz. O que temos de sugestoes ate agora então, pra sugerir ( hehehehe) para os proximos organizadores pra se ter um jam producente e otimizada visando o aprendizado, alem da diversão, hehehe

1 ) Quantidade limitada de participantes de acordo com o tempo. 10 minutos. Por jam ou grupo.

2) Formatação dos coments:
Fraseado:
A linguagem usada, fluência do solo, licks inovadores, classicos, clichê, perdido
Pegada/execução:
Pegada é pegada, firmeza na execução, limpeza nas notas, bends, vibratos...Parte técnica do solo...
Timbre:
Timbre é timbre tb...Gostou não gostou, é o seu tipo não é....na sua opinião oq faltou, sobrou..

Quanto as sugestões que contem "banimento", "proibição", sera que isso realmente funciona?? Na pratica...Eu tenho minhas duvidas. O que acho legal e no final da jam, passado certo tempo o organizador se comprometer a verificar quem comentou...Colocar no ultimo post BEM GRANDE os furoes que nao comentaram os coments refentes aos solos desses ficam a critério de quem comentar ou não....

3) Proibição de réplicas

4) banimento (da próxima jam) de quem for deselegante no comentário

Por favor foquemos e postemos os pontos e itens numa formatação de regras gerais para jam....Como o JJJ e o
Skider....Se não, vamos ficar na filosofia aqui.

Na minha opinião se as jams a partir de agora seguissem apenas os itens 1 e 2 acho que ja haveria uma melhora considerável na qualidade principalmente dos coments.

nettoroses
Veterano
# fev/10
· votar


Christhian

Se um cara falar que meus bends ou vibratos não chegaram lá, eu não posso pedir a ele que diga onde aconteceu? porque pode ser que não tenha sido no solo todo, e talvez eu prestando atenção posso ver onde realmente há o erro, é assim que eu acho que deve ser uma réplica.

nettoroses
Veterano
# fev/10
· votar


Christhian

Uma coisa que aconteceu numa jam passada, um usuário disse que meu solo tinha um monte de nota fora, sendo que só ele tinha dito isso, e realmente não tinha nenhuma, e tu achas que eu devo aceitar um comentário desses? Eu fui questionar, e o cara não disse onde tinha...

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


nettoroses

Cara, eu penso dessa forma tb. É possível ate fazendo a replica ajudar o cara. Ou ele não entende o bastante ainda ou esta de sacanagem, nesse caso especifico seu ( que acredito que nao haviam notas fora), sendo assim a replica de uma forma ou outra vai na verdade contribuir. E com menos solos e um coment mas detalhado, podendo ouvir mais de uma vez os solos sem encher o saco, isso deve melhorar tb.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/10 · Editado por: Christhian
· votar


nettoroses
Se um cara falar que meus bends ou vibratos não chegaram lá, eu não posso pedir a ele que diga onde aconteceu?

Supõe-se que um comentário construtivo já seja auto-explicativo.

Uma coisa que aconteceu numa jam passada, um usuário disse que meu solo tinha um monte de nota fora, sendo que só ele tinha dito isso
Me referi a isso pelo menos umas 5X. É você que tem que ter o bom senso de avaliar que esse comentário em específico não condiz com a realidade, seja pela sua percepção musical, seja por amostragem em relação a maioria - se a maioria não comentou essas notas fora, a sua afirmação "e tu achas que eu devo aceitar um comentário desses?" só vai servir pra arrumar uma encrenca desnecessária.

Não digo que é o seu caso, mas é quase como o Curly disse: Se não importa o elogio de todos e o cara se dói só com uma única critica, ainda mais destoante das demais, isso é simplemente orgulho ferido e insegurança. E pelo que sugeri, se o organizador julgar que o comentário for 'maldoso', será muito fácil eilminar o comentário e exemplificar pras próximas jams o que NÃO DEVE ser feito.

Eu fui questionar, e o cara não disse onde tinha...
Velho, pior seria se tu tivesse levado isso tão a sério e o cara tivesse esfregado na sua cara todos os seus erros. Pense que as vezes as pessoas querem usar as palavras de uma forma e acabam até escrevendo sobre coisas que não entendem direito. Não acho que esse seja o caso de uma discussão homérica, mas sim de simplemente deixar esse 'comentarista' tb aprender que seu comentário não condisse com os dos demais e tentar aprender a identificar os seus erros. Vou repetir isso terminantemente: Música NÃO deve ser avaliada somente com critérios técnicos. Eu, pessoalmente, acho válido um simples 'não gostei'. Tem que ser assim mesmo! Ou você pode tentar me convencer por que não gosta de NXZero, tecnicamente.

E quero reforçar: Se os comentários ficarem engessados em formatos, as jam vão acabar exatamente por falta de comentários. Eu, pessoalmente, já deixaria de participar e comentar.

EDIT: Em termos gerais, não se pode querer obrigar ninguém a ouvir sua música 'N vezes', quanto mais comentar de acordo com os critérios que você quer. Acho muito mais 'construtivo artísticamente' simplesmente aceitar e compreender TODAS as criticas e elogios.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/10 · Editado por: Christhian
· votar


nettoroses
Alias, deixa eu te lembrar de uma coisa...

Certa vez li em uma jam, um sujeito maldoso dizendo que 'você não levava o menor jeito pra tocar country'. Eu, assim como boa parte das pessoas que já lhe ouviram tocar, sei que isso é uma mentira - acho que nesse fórum e em outros, vc é um dos caras mais talentosos pra esse tipo de som.

A pergunta é: Isso lhe afetou, ao ponto de você precisar replicar algum comentário dessa pessoa? Ou você simplesmente ignorou?

Reflita.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/10
· votar


E pensando com meus botões aqui...

O fórum tem uma página de recados. Se alguém faz um comentário na jam que vc julga pertinente e quer que ele aponte com mais exatidão os pontos criticados, qual o problema de ir nos recados e cordialmente pedir a ajuda dessa pessoa, de maneira discreta? Supostamente o maior interessado não é você? Pra que replicar publicamente e incorrer no risco até de outras pessoas hostilizarem um comentário distoante, que pode de repente até ter algum sentido?

A grosso modo: É possível, além de evitar encrencas, evitar constrangimentos públicos de ambas as partes.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Topico Oficial: Sugestões para melhorarmos as JAMS