Tocar Baixo é muito diferente de tocar guitarra?

Autor Mensagem
MiguiM
Veterano
# fev/10 · Editado por: MiguiM


E aí pessoal,

bom, não sei se criei o tópico no lugar certo( se você for pensar, há muito mais guitarristas que conseguem tocar baixo do que baixistas que conseguem tocar guitarra...).

Enfim, eu criei um tópico pela seguinte motivo: eu e uns amigos montamos uma banda. Bom, eu toco guitarra, mas um dos meus amigos da banda toca guitarra bem melhor do que eu, e, a gente não estava conseguindo achar nenhum baixista por aqui. Então, eu me ofereci pra tocar baixo, pois ouço falar bastante que o jeito de tocar baixo é bem parecido com o jeito de tocar guitarra.

Bom, eu queria saber dos guitarristas que conseguem tocar baixo, se realmente a maneira de tocar baixo é parecida com a maneira de tocar guitarra, se as cordas tem o mesmo tom, etc.

Espero uma ajuda.

Foucault
Veterano
# fev/10 · Editado por: Foucault
· votar


A afinação é a mesma, (E)... no baixo você faz... o baixo oras... nunca toquei num baixo mas sempre tive vontade, quando tiver dinheiro ainda compro um hauhauahua

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


apesar de que baixo não tem acordes

Tem sim.

Lord Nightmare
Veterano
# fev/10
· votar


O objetivo dos dois instrumentos é bem diferente mas se você tiver um bom conhecimento conseguirá se adaptar facilmente ao baixo, eu por exemplo toco guitarra e mesmo nunca tendo estudado baixo consigo toca-lo na maioria das músicas sem problemas nem um. Mas o ideal com certeza é vc pegar umas aulas, mal não vai fazer.

Leo Zanon
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
apesar de que baixo não tem acordes

Tem sim.


Mas são apenas a "power acordes" com tônica e 3º não?

LeandroP
Moderador
# fev/10 · Editado por: LeandroP
· votar


MiguiM

apesar de que baixo não tem acordes

Claro que tem acordes. Você não vai armar um acorde e sair batendo como num violão, mas pode muito bem arpejar ou harmonizar algumas notas.

Pegando um baixo de 4 cordas com afinação padrão, da corda G até a corda E grave, é a mesma coisa que a guitarra, só que uma oitava abaixo.

agente não estava conseguindo achar nenhum baixista por aqui.

Ué, que agente é esse então???
[brincadeira °.°]

mjcmello
Veterano
# fev/10
· votar


A afinação é a mesma da guitarra (de cima pra baixo E A D G). Mas as técnicas são totalmente diferentes. Digamos que vc leva uma certa vantagem. Mas vai ter que praticar um pouco.

MiguiM
Veterano
# fev/10 · Editado por: MiguiM
· votar


mjcmello

bom, eu tenho aulas de guitarra com o mesmo material da EM&T. Estou na metade mais ou menos da primeira apostila.

Você acha que eu posso conseguir tocar pelo menos o básico do baixo sem ter aulas?

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


Leo Zanon
Mas são apenas a "power acordes" com tônica e 3º não?

Não, qualquer acorde.

LeandroP
Você não vai armar um acorde e sair batendo como num violão

Por que não? Se formos ver o Mi da corda D, já é o mesmo que o mizão solto da guitarra, portanto, dá pra fazer acordes sim, sem embolar.
E se for da casa 12 em diante então, acorde com até 4 vozes.

Lord Nightmare
Veterano
# fev/10
· votar


MiguiM

você se refere à que com esse bom conhecimento?

Comi uma palavra na hora de escrever..

Me referi a uma bom conhecimento musical, da parte teórica mesmo.

Rabbit
Veterano
# fev/10
· votar




Bebum
Veterano
# fev/10
· votar


simples cara, toque o baixo como uma guitarra como fez cliff burton [RIP] e se consagre...

MiguiM
Veterano
# fev/10 · Editado por: MiguiM
· votar


LeandroP

uma oitava abaixo.

Essa oitava que tu falou é em relação à afinação?

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


MiguiM
Essa oitava que tu falou é em relação à afinação?

Sim.

Bebum
simples cara, toque o baixo como uma guitarra como fez cliff burton [RIP] e se consagre...

Correção:

Toque numa banda que se consagrou e se consagre de quebra.

Rabbit
Muito bom!!!
Ele falando mal dos guitarristas foi excelente ahuahuahuah \o\

MiguiM
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil

Mas como faço para afinar o baixo de ouvido?

Bruh_figura
Veterano
# fev/10 · Editado por: Bruh_figura
· votar


MiguiM
Cara pense só o baixo está para a guitarra assim como o violão está para a guitarra..Funciona assim a afinação das cordas são as mesmas o que permite que vc como guitarrista consiga visualizar com facilidade as notas da escala..algumas técnicas estão em comum também como por ex hammer ons e pull offs..
Isso significa que de uma maneira grosseira vai sair som..Agora imagine aquele guitarrista q não tem experiência tocando violão..ele provavelmente não vai deixar os acordes soarem nem vai utilizar a postura correta da mão direita e dependendo do guitarrista vai enxer de power chords (q mts vzs não soam legais em violões)..sacou a ideia ? vai acontecer isso com o baixo..o som vai sair..mas ai vc vai ter que se atentar e pensar tbm como baixista e não transpor simplesmente a tecnica e um para outro afinal são instrumentos diferentes.
abç
Para afinar de ouvido ou compre um diapasão ou certifique-se se a linha telefonica do seu telefone tem a frequencia de 440Hz, se tiver o que é muito provavel use para afinar a corda Lá (no baixo 3ª corda de baixo para cima) ai siga as mesmas instruções de afinação de guitarra e violão lembrando que as 4 cordas do baixo são as 4 ultimas da guitarra\violão que são afinadas em ordem em EADG (se o baixo tiver mais que 4 cordas segue a mesma linha acrescentando um B)..tendeu ?

Bebum
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
Toque numa banda que se consagrou e se consagre de quebra.
tambem ajuda neh UHDSUHDHUASDH

mas o cara tocava mt, basta escutar a intro de for whom the bell tolls, aquela intro, e master of puppets q ele compôs...
se ele nao tivesse morrido no acidente lah o metallica com ctz seria melhor..

MiguiM
Veterano
# fev/10
· votar


Bruh_figura

brigadão ae, me ajudou bastante.

A única coisa que não colou mesmo é esse negócio da afinação. Eu posso afinar no mesmo tom da guitarra e tocar normalmente o baixo?

Só pra entender melhor, um exemplo:

Eu afino o baixo na mesma afinação da guitarra. Certo. Aí eu vou tocar uma música com a banda que as notas na guitarra são G, D, A. Eu posso fazer essas mesmas notas no baixo com a mesma afinação da guitarra que não irá atrapalhar em nada?

É foda retardado que nem eu , né?

Malz ae se to dando trabalho...

fmnegativo
Veterano
# fev/10
· votar


Mas como faço para afinar o baixo de ouvido?

Bom, é no ouvido mesmo, vc se acostumará com as oitavas abaixo que o baixo possui, mas isso só com o tempo, aconselho usar um afinador que emite o som da nota afinada e vc tente afinar e depois verifique em um afinador digital e sempre vá treinando assim até ter dominado a tecnica de afinar o baixo!

Bom, dependendo da banda você não venha precisar ter muita tecnica em baixo para tocar, já vi bandas que o baixo não tem muita tecnica, mas para vida musical, se você quer evoluir no instrumento, acho que é fundamental estudar muito pois são tecnicas super diferentes, sons, e infinidades de conceitos que se aplicam ao baixo e não se aplicam a guitarra!

Bom, é isso!
Estude e você conseguirá, com certeza!
Um abraço!!

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


MiguiM

Então, você sabe o que significa "transposição"?
Imagine que a afinação da guitarra foi transposta pra uma oitava abaixo.

Isso significa que se você tocar a mizona solta, ela ainda vai soar como uma mizona, só que vai ser uma mizona 12 casas mais grave!

Se você tocar estas notas ai que você falou "G, D, A" nas mesmas casas que a guitarra, elas serão as mesmas notas, só que 12 casas mais graves.

Sacou?

fmnegativo
Veterano
# fev/10
· votar


Bom, as notas são as mesmas!
Imagine o seguinte:

Na guitarra temos E-A-D-G-B-e
Pela minha ordem, eu começei pelo E (mi) 3 (Mi agudo em relação ao baixo)

No baixo você terá E-A-D-G (Em baixo de 4 cordas)
Pela minha ordem eu começei pelo E (mi) 2 (Mi grave comparado com a guitarra)

Acho que se você tentar afinar o Mi 2 em Mi 3, acabará arrebentando a corda, nao sei se arrebentará, mas acho que sim!

Abraço!

leonardobarcelos
Veterano
# fev/10
· votar


dá pra migrar tranquilo pro baixo... basta ter uma boa noção rítmica pois o baixo junto com a batera dita quase todo ou até todo o andamento da musica.

Bruh_figura
Veterano
# fev/10 · Editado por: Bruh_figura
· votar


MiguiM
Haha retardado nada relaxa normal essas duvidas..não entendi direito a sua pergunta mas vamos pensar assim a afinação da sua guitarra é :
E(corda mais grossa)
A
D
G
B
e(corda mais fina)
Isso vai se repetir no baixo mas como ele possui apenas 4 cordas via de regra soh as 4 cordas mais grossas se repetem então você tera assim no baixo de 4 cordas:
E(corda mais grossa)
A
D
G
É como se você retirasse as duas cordas "mais finas" da guitarra..é claro a tensão e o calibre das cordas mudam e a afinação das oitavas tambem desculpe ali no outro post eu disse que o Lá estaria a 440 HZ mas não tenho certeza como a oitava muda a frequencia tambem..bom vou dar uma pesquisada ai te falo..mas a ordem das notas é essa..
Existe um programa chamado Aptuner la tem afinador e você seleciona o instrumento que você quer é pequeno e facil de instalar no pc...
Ai continuando como a afinação das cordas não muda as notas ao longo do braço tambem não entende ?
abç
Obs:pesquisei aqui e é assim a frquencia do Lá no baixo é de 220Hz e não 440Hz contudo olhei no forum de baixo e eles afinam com diapasão e telefone então não faz diferença pode afina sim..sabe como fazer ?
Obs2:editei a obs1

erick_guitar
Veterano
# fev/10
· votar


Tirando a teorio! eu acho BEEEM diferente sim!

LeandroP
Moderador
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
Por que não? Se formos ver o Mi da corda D, já é o mesmo que o mizão solto da guitarra, portanto, dá pra fazer acordes sim, sem embolar.

Mas eu não disse que não pode tocar acordes, pelo contrário. Só disse que não vai sair tocando acordes como no violão, com aquelas batidas (levadas), porque não é característico do baixo. Mas se for o caso, o cara faz uma batida de buteco e ainda arma um acorde com pestana °.°

Socomegaton
Veterano
# fev/10
· votar


Bom, isso é um tipo de coisa que baixista detesta ouvir:
Que guitarrista automaticamente toca baixo, mas não vice-versa.

E com uma certa razão, pois eles se sentem desmerecidos, como se ser baixista fosse algo subalterno a ser guitarrista.

A verdade é que a única facilidade que um guitarrista tem ao tocar baixo, é estar lidando com um instrumento de mesma categoria: de corda, e com mesma afinação.
Então toda aquela parte de adaptação ao instrumento se torna muito mais rápida, mas daí a se autoproclamar baixista só porque se toca guitarra, vai uma grande diferença.

É um instrumento de base. Ele, junto com a bateria, determina o ritmo e o peso da banda toda. É outro direcionamento mental.
Se o guitarrista que vai tocar baixo tiver isso na cabeça, conhecer os fundamentos, e tiver uma boa dose de swing, então com certeza será um bom baixista.

E que ele não pode é achar que só porque fica lá repetindo a tônica do acorde, já é um baixista ;-D

MiguiM
Veterano
# fev/10
· votar


Valeu aí todo mundo gente, me ajudaram bastante mesmo!

Ant--
Veterano
# fev/10
· votar


MiguiM
Bom, eu toco guitarra, mas um dos meus amigos da banda toca guitarra bem melhor do que eu

Então voce já tem meio caminho andado para se tornar baixista.
Boa sorte.

Tivertimailaif
Veterano
# fev/10
· votar


Tocar baixo é só fazer uns tum-dum-dum com os dois dedo da mão =), brincadeira mean, tipo, que estilo vcs vão tocar? pq dependendo, se fazer uma base bem feita ja, ta otimo, agora se vcs forem tocar algo mais elaborado, que exija um pouco mais de vc no baixo e tals, dae é melhor pegar aula, mais se for só algo basico é facio

Guitarboy666
Veterano
# fev/10
· votar


EU tenho uma cover baixo aqui que fala sobre acordes no baixo...
São diferentes dos "shapes" da guitarra

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar Baixo é muito diferente de tocar guitarra?