Afinal, qual é a da Giannini?

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: erico.ascencao


    Confesso que não entendo qual é o propósito de a Giannini ainda existir. Mas também acharia uma pena ela acabar.

    A marca Giannini é uma lenda brasielira. Eu, como músico amador brasileiro, teria orgulho de ir pra fora do Brasil e falar da Giannini. Ela já teve produtos muito interessantes na sua linha de produção, principalmente nos anos 70 (as Stratosonic, os baixos Rickenbacker, etc). Ela trouxe para o mercado as craviolas, que são adoradas pelos gringos - basta procurar no U2B sobre elas e vocês verão a maioria esmagadora de vídeos feitos por gringos, fora a famosa história de que uma foi usada pelo Jimmy Page.

    Dos anos 80 pra cá ela deu uma enfraquecida na qualidade dos produtos. Mas até aí tudo bem, isto foi "normal" perante a invasão de produtos gringos. Mas ao invés de "chinalizar" a produção e vender rios de violões, guitarras e baixos como fazem hoje a Shelter, a Eagle entre outras; ela ficou estagnada. Hoje, se vocês olharem a linha de produtos, tem muita coisa legal lá: vários violões clássicos com diversas madeiras, modelos de violões com cordas de aço diferentes, as guitarras craviola (até pouco tempo atrás tinham os modelos do Frejat), os amplificadores Tremendão (reedições dos famosos nos anos 70)... mesmo assim, raramente se vê um instrumento da Giannini numa loja, raramente alguém vem aqui perguntar "a Giannini Sonic X presta?", não há mais comparações Di Giorgio x Giannini, ninguém sabe o que é uma craviola, e por aí vai. Parece que ela não cheira nem fede, não populariza seus produtos nem os etiliza.

    Não sou endorser da Giannini e nem recebo pra fazer merchan, mas que eles estão precisando estão. Eles têm um puta nome, uma puta marca na mão, e parecem não saber usar. Eu acho que se eles fizessem umas guitarrinhas honestas e voltassem com o nome "Giannini Stratosonic", com o visual dos anos 70 e um puta merchan em cima, venderiam a rodo. Até a Tagima fez isso, porque eles não poderiam? Mas, sabe-se lá porque, não o fazem...

    Pronto, falei.

    Will Bejar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    erico.ascencao
    Teve uma tentativa dessas de reviver o nome quando saíram essas guitarras do Frejat...quando eu comprei minha Jaguar pensei muito em pegar uma Super Sonic...mas acabei desistindo.

    Eu compro cordas Giannini pro meu violão...mas não sei (sinceramente) se compraria uma guitarra Giannini se não fosse pra dar de presente pra algum iniciante.

    Os violões, tb não posso opinar, eu tive um Di Giorgio...mas toquei pouco num Giannini estudante que nunca viu um luthier.

    Cata.
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    ue porque vc não paga uma campanha nacional de marketing pra Gianinni então, enche a rede Grobo de propaganda

    Niandra Lades
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Olha que legal!!!


    http://www.giannini.com.br/noticia_detalhe.asp?cod_noticia=78

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Will Bejar
    Os violões, tb não posso opinar, eu tive um Di Giorgio...mas toquei pouco num Giannini estudante que nunca viu um luthier.
    Quando eu comecei a tocar ganhei um estudante da Di Giorgio. Meu cunhado tinha (na verdade ainda tem) um estudante da Giannini, e eu achava o Giannini muito ruim (ainda acho). Mas, pelo visto, os violões mais profissionais da Giannini são melhores que os Di Giorgio. Só pelo fato de terem uns 4 ou 5 modelos de Gianninis completamente maciços contra um ou dois da Di Giorgio já faz a Giannini correr na frente nesta área.

    Cata.
    eu não pago porque não tenho dinheiro. Meu lamento é porque muitas vezes você acha um produto da Giannini interessante mas não sabe onde encontrá-lo. Por exemplo, tenho uma curiosidade enorme de saber como soa uma craviola (de 6 cordas, de 12 cordas ou até mesmo a de nylon), mas dificilmente você as encontra, inclusive na famosa Teodoro Sampaio. Onde você encontra fácil é o Submarino e nas Americanas, mas é só na internet e os preços são notoriamente abusivos.

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Niandra Lades
    Eles vivem desta história...

    Niandra Lades
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    erico.ascencao
    mas é verdade né.. eu vi uma foto dele com uma Craviola na época do Led.. era da Gianinni mesmo né..

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Niandra Lades
    Foi dada de presente pela Rita Lee, ou por alguém dos Mutantes...

    will789
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: will789
    · votar


    erico.ascencao
    Ela trouxe para o mercado as craviolas, que são adoradas pelos gringos - basta procurar no U2B sobre elas e vocês verão a maioria esmagadora de vídeos feitos por gringos, fora a famosa história de que uma foi usada pelo Jimmy Page.

    ki locura mano!!!
    vei se eu fosse um empresario rico eu iria comprar a gianinni e investir em propaganda.
    as antigas gianinnis eram boas ( pelo menos ja ouvi falar q sim ) mas as de hoje em dia...
    kra mas a gianinni q criou a craviola?!?!?!

    buddy guy
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    erico.ascencao


    Cara,na boa? Vc falou da stratosonic né? Cara,vc já pegou uma dessas nas mãos e comparou as medidas dessa guitarra com uma stratocaster no mínimo decente,que eles na época,se propuseram à copiar? Pois é,eu tenho uma aqui. E só para vc ter uma noção,à começar do corpo da guitarra,o corpo de tão fora de expessura que ele é,que as cavidades dos caps "fazem contato" com o poço das molas da ponte. Daí vc tira uma base,quão grande guitarra eles contruiam e quão grande foi a preocupação da Giannini em fazer uma guitarra boa !!! Infelizmente a praia deles era bem outra(como ocorre na grande maioria das fábricas). O que importa é a venda e a alavancagem do capital,pois a qualidade,sempre é algo secundário para algumas delas. Ainda mais na época em que a Giannini "dominava o Brasil",quando só dava ela,então ela fazia o que dava na telha e todo mundo comprava. Só que à partir do momento que começou chegar coisas importadas,a banda começou a tocar diferente. Foi aí que a galéra começou a perceber,o quão "generosa" a Giannini foi no passado,com os músicos brasileiros !!!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    will789
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Craviola

    Ant--
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Na última Guitar Player o Scandurra fala bem da Giannini.
    Inclusive ele diz que tem algumas supersonic e a famosa Southern Cross, que pelo texto deixa claro que ele gosta muito.

    buddy guy
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    erico.ascencao


    Erico,não que eu queira malhar a marca e tals. Eu sinceramente acredito no potencial da Giannini.E sei,que sem dúvidas,eles têm condições de fazer uma guitarra para bater de frente com qualquer Fender e Gibson,pois maquinários eficiêntes e acesso à madeiras nacionais melhores que muitas gringas eles tem. Só basta eles quererem. Basta vc imaginar que muitos luthiers,com párcos maquinários e de uma forma praticamente artesanal,fabricam guitarras que batem de frente com qualquer marca conceituada internacional. Então porque que uma fábrica do porte da Giannini,com o maquinário que eles têm e com funcionários que com certeza,possuem profundos conhecimentos na área de luthieria(um ou outro no mínimo),não fabricam uma guitarra para bater de frente com qualquer guitarra tóp do mercado? A resposta é simples,por que guitarras tóp,acabam custando um tanto cáro digamos assim. E fabricar coisas com qualidade mais baixa,se torna mais fácil de fazer e se tornam mais acessível às grandes massas. E claro,não podemos esquecer da carga tributária do Brasil,que é se não,uma das mais altas do mundo e isto complica bastante !!!!!

    .Fabão.
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    erico.ascencao
    Eu tenho uma guitarra da giannini, a ggx-1 e ela é muito boa.

    buddy guy
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    E só um adendo: Achar que os instrumentos usados por estes grandes músicos,que sobem nos palcos ostentando a marca Giannini no Headstock,são os mesmo instrumentos da marca encontrado em qualquer lója,é um ledo engano !!!!!! E assim com qualquer outra marca .

    LeandroP
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    Eu tinha uma Stratosonic, das antigas mesmo ('80). Muito boa.

    Troquei por uma guitarra pra canhoto... Só por isso.

    Will Bejar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    buddy guy
    A própria empresa se suicida na sua ganância, eu sinceramente não entendo o pq dessa "queda" na qualidade em relação ao que se fazia no passado. Eu nunca toquei numa guitarra Giannini, mas já peguei alguns violões que não eram tudo isso!!!
    Agora assim, se se importassem mesmo com o crescimento da marca (que não é pequena!!!) e o ganho de mercado, nem precisava fazer muitas coisas TOP...era só atender o básico do básico que muitas outras marcas chinesas fazem!!!

    Niandra Lades
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    buddy guy
    Claro que são instrumentos diferenciados.!

    LeandroP
    Tenho vontade de ter uma supoersinic assim.. antigona...

    Will Bejar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Niandra Lades
    Tenho vontade de ter uma supoersinic assim.. antigona...
    Supersonic antiga acha facinho no ML...é uma Jaguar genérica que parece ser muito boa!!!
    Cuidado com a GAS hein, rapá!!! rs

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Will Bejar

    A própria empresa se suicida na sua ganância, eu sinceramente não entendo o pq dessa "queda" na qualidade em relação ao que se fazia no passado.
    Eu acho que a Giannini nem teve ganância. Ganância teve a Fender, nas devidas proporções, ao criar a Squier. Se a Giannini tivesse ganância nós veríamos rios de Gianolas pelas lojas de instrumentos e no ML.

    Marc Snow
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Eu tive uma gianinni SuperSonic quando comecei a tocar (mais de 20 anos atras). Coloquei na época um Schaler T6 na ponte. Falava que era foda!!! A ação era rasa demais!

    kiki
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    erico.ascencao
    boa questão...

    eu particularmente tenho um gosto pelos violões gianini.
    eu aprendi a tocar em um antigão, são muito bons.

    hoje em dia tá dificil de achar bons gianinis...
    mesmo assim eu acho que tá melhor que a media dos violões baratos. ainda é uma marca séria.

    Niandra Lades
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Will Bejar
    E vc acha que eu já não olhei?! HAHAHAHA
    achei uma aqui em Marília ainda! hehee (corpo em MOGNO, ta bom pra vc??! rsrs)

    GAAAAAAAAAAS

    Marc Snow
    puuuuuuutz que fera! vou ter uma ainda..

    Will Bejar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    erico.ascencao
    Sim, mas eu digo que criou uma série de instrumentos chulé pra tentar alavancar vendas...se fizessem o básico do básico, acho que sairia melhor. Nisso que eu quis dizer que se enforcou na própria ganância...ficou por isso e largou.

    Aliás, a verdade é que ninguém sabe que merda que aconteceu...

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    kiki
    hoje em dia tá dificil de achar bons gianinis...
    Nem os da série performance da vida? Os Cn, onde 3 <= n <= 7 (também conhecidos como Sávio, Astúrias, etc)?

    The Man Who Would Not Die
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Já tive uma Giannini Strato sonic, acho que do ano de 2005.
    Era boa e batia algumas marcas do mesmo valor.
    Outro dia meu amigo pegou uma Dragster da giannini e não gostei muito, gostei mais da minha giannini strato.
    Mas as melhores são as antigas mesmo!

    kevinluis
    Veterano
    # set/10
    · votar


    desculpe ressucitar esse topico mas eu procurei na busca e não tinha a guita que eu tava procurando e como esse topico fala de guitarras e violões giannini eu deixo aqui minha duvida, eu tenho uma memphis mg32 e tem um cara que quer me vender uma giannini supersonic ggx1 strato então eu não sei muito da qualidade da giannini vale apena eu pegar ela e vender minha memphis?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/10
    · votar


    kevinluis
    Não.
    Abç

    glcaneca
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Eu não gosto da giannini e a di giorgio não é muito melhor do que ela não. Mas de qualquer jeito é meio triste ver marcas tão boas apodrecerem com o tempo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinal, qual é a da Giannini?