Viagem ao Eua, dúvida sobre set com Fender americana e blues jr e pedaleira?ajuda

Autor Mensagem
Breno_Azevedo
Veterano
# fev/10


Fala pessoal,
Toco violao a pouco tempo e estou viajando pelo eua e pintou a vontade de comprar uma guitarra. Mas nao conheço muito. Li os topicos sobre guitarra, amplificador e pedais.
to meio q decidido a pegar uma fender americana strato standart e um blues junior (tem uns tres modelos e ainda to em duvida) na guitar center. Vou tocar apenas em casa. Nao conheço sobre o set de pedais e tal. entao li sobre a pedaleira gt 10, q possue um monte de efeitos e seria legal pra estudar.
Gostaria de dicas, sugestoes e criticas. pretendo gastar ate 2 mil dolares

Obrigado,
Breno

wppereira
Veterano
# fev/10
· votar


Breno_Azevedo
Se for tocar apenas em casa, pegue um amp menor, de 5W por exemplo. O Blues Jr. tem 15W e você provavelmente não vai conseguir passar do volume 4 dentro de casa, sem incomodar os vizinhos...

A GT-10 é uma pedaleira bem completa e complexa. Se você é iniciante em efeitos, compre uma menor, mais simples e mais barata...

Bog
Veterano
# fev/10
· votar


Breno_Azevedo

1. Você tem certeza de que consegue comprar tudo o que quer com 2 mil dólares? Lembre-se que muitas vezes levar a guitarra sem um case é arriscado (dependendo da companhia, do aeroporto e mesmo do humor de quem te atender, não deixam levar como bagagem de mão), e que existe o imposto de importação.

2. Dependendo do que você quer dizer com "tocar em casa", um Blues Jr. pode ser muito - MUITO - mais do que o que você precisa, ou mesmo pode usar de forma apropriada. Sério.

3. Uma GT-10 não é legal só para estudar. É legal para estudar, para gravar, para tocar em baile... Mas dependendo das tuas necessidades e da tua paciência para ficar regulando, não é o que você precisa.

Enfim, eu sei que a tentação de simplesmente comprar "uma guitarra boa, um amp bom e uma pedaleira boa" é grande. Mas antes de tudo, você precisa definir bem as suas necessidades. Em certos contextos, um Fender Champion é "melhor" do que um JCM800 com uma pilha 4x12, ou 3 pedaizinhos são "melhores" do que uma GT-10.

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Cada um tem uma opinião, né...

Eu compraria uma Line 6 M13 e um pedal de expressão, ao invés do GT-10. O resto tá ótimo.

Escolho a M13 por ser algo "recente", pela facilidade de uso, atualização via internet e reputação de excelentes modulações e distorções digitais. Além de ser bonita pra cacete! Se quiser vender por aqui, ainda vai ganhar uma grana boa. A GT-10 pelo tempo de mercado, daqui a pouco sai de linha.

Vai ter equipo pra tocar durante anos...

abs

Manubio
Veterano
# fev/10
· votar


Breno_Azevedo
acho que se vc der uma idéia do que pretende tocar com isto, quais são sua bandas favoritas e tudo mais, fica muito mais fácil dizer se vc esta acertando na sua escolha.

Eu por exemplo, tenho uma Les Paul, uma GT-10 e um Laney VC-30, e isto me resolve, mas para alguns, é melhor uma strato, 3 pedais, e um Marshall...

Abraço, espero poder ajudar.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# fev/10
· votar


Manubio

concordo, isso vai de pessoa pra pessoa.

eu por exemplo, pegaria exatamente a fender e o blues jr, soh q ao inves da pedaleira, pegava um ts-9, um wah da vox, um pedal de drive ou distorçao + parrudinho e um chorus.

acho q fechava BEM SUSSE nos 2 mil dolares.

mas eh isso mesmo. vai do tipo d som q quer tirar, das bandas q curte pra se inspirar, etc etc

Manubio
Veterano
# fev/10
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Tipo eu, que gosto muito do som do The Edge, eu sei que só usando pedais fica extremamente complicado de sequer chegar perto do timbre dele, por isto a GT-10 me agrada tanto, se fosse para tirar um AC/DC, um John Mayer, eu nunca pegaria uma pedaleira, e sim o amp e alguns pedais.

Abraço

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


Breno_Azevedo

Huahuehuhae..Tb vou dar minha opínião!!!

Compre uma dessa aqui, um amp dessa aqui.

Um pedalzinho tipo esse, e um desse aqui tb....

E pronto..Hehehehe

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# fev/10
· votar


Manubio

putz, pra timbrar u2 ai sim uma pedaleira cai mto bem haha. Senao ele ia precisar de uma mala só pra trazer os pedais hauhauhaua.

*curto bastante u2, mas minha praia é mais bluesao e rock n roll, dai por isso amp + pedal ja ta d bom tamanho huaha*

abçs!

Jinkxs
Veterano
# fev/10
· votar


Breno_Azevedo

Opa cara... é aí???

Vou embolar tua cabeça agora.....

Presumo que você pretende tocar um som mais voltado pro blues, classic rock, etc... então uma Fender American é uma ótima opção de guitarra.

Quanto ao ampli.... valvulado é o indicado, mas se você vai só tocar em casa mesmo, pegue um de no max. 15w e com loop de efeitos, caso queira ligar uma pedaleira.

Obs: Normalmente é indicado ligar as pedaleiras no loop dos valvulados, principalmente quando se usa efeitos (delay, reverb) e modulações (chorus, flanger), pois ligados no input, estes tendem a embolar muito.... mas não é um regra universal não.

Já a pedaleira, acredito que não seria indicado uma dessas monstruosas não. Principalmente pra quem quer tocar o tipo de som que descrevi acima.... pois não tem muita necessidade de efeito não. Uma pedaleira simples, só pra usar os efeitos (um chorus e um delayzinho bastam) ligada no loop e a distorção fica por conta do seu valvulado com um ou dois pedaizinhos pra dar um boost.....

Veja a opção de uma dessas RP's novas da Digitech (as pequenas) que são ótimas pedaleirinhas e pegue um ou dois pedaizinhos tipo Ibanez TS-9 ou um Pro-co Rat ou um Fulltone OCD ou um Catalin Bread DSL....

Acho que um set com uma Fender, um bom Valvulado de 15w (com Loop) uma pedaleirinha boa e barata pra usar efeitos e um ou 2 pedaizinhos bons pra distorção seria um set pra ninguém botar defeito. Som orgânico e cremoso pra todas as idades.

Breno_Azevedo
Veterano
# fev/10
· votar


Pessoal,
Obrigado pela ajuda. To pesquisando tudo q vcs estao me passando.
Eu toco violao de corda de aço, sou bem ecletico no som. Gosto de clapton, u2, guns, passando por nirvana, dire straits, nacional gosto tipo jota quest tb, sei la foi o q lembrei. por isso penso em um set mais variado possivel e claro portatil e pra tocar em um quarto com qualidade rs . E como estou aqui nos Eua até o dia 25 tenho tempo de escolher bem o set.
Sobre o amplificador, pra tocar no quarto fica muito alto esse aqui?
http://www.guitarcenter.com/Fender-Blues-Junior-Tweed-Relic-Guitar-Com bo-Amp-502717-i1484361.gc

Sobre os pedais, parti do principio de q uma pedaleira dita completa por 439 dolares seria bom negocio.
obrigado pela ajuda e se tiverem mais sugestoes de links da guitarcenter mesmo. Podem mandar q vou pesquisando.
Abraços,
Breno

Manubio
Veterano
# fev/10
· votar


Breno_Azevedo
Gosto de clapton, u2, guns, passando por nirvana, dire straits, nacional gosto tipo jota quest tb

Cara, acho que para clapton, nirvana e dire straits vc num precisaria da pedaleira, mas com U2 e Jota Quest no meio, acho que a GT-10 vai te cair bem, até pq tem como vc usar os pedais dela que simulam muito bem. Outras duas pedaleiras boas para vc ver são a POD X3 Live e a Vox Tonelab.

Abraço

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


Breno_Azevedo

Cara, aquele outro modelo do B. Jr, que mandei logo acima, na minha opinião com os falantes Jensen, é muito mais som!!!!!

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


Breno_Azevedo

Na minha opinião vc não deveria trazer pedaleira, porém....Pra versatilidade que vc procura teria que trazer pelo menos 4 ou mais bons pedais, pra ter essa versatilidade e com qualidade de som boa...Mas com a Guita+Amp+4 pedais, vai estourar seus 2 mil U$....

Vc trazendo já uma boa guitarra e um bom amp como oq esta pensando, o resto é o resto e o que não ajuda certamente atrapalha MUITO, menos é MUITO mais....

Jinkxs
Veterano
# fev/10
· votar


Breno_Azevedo

Esse blues Jr. é legal sim... mas tem uma opção bacana na Guitar Center.... o Blackheart de 5w é mais que suficiente pra tocar no quarto. Não tem loop, mas é violento o bixinho (tem review dele no y2b... timbrasso).

http://www.guitarcenter.com/Blackheart-BH5-112-5W-1x12-Little-Giant-Tu be-Combo-Amp-481675-i1387317.gc

Pedaleira Vox Tonelab ST.... simples, barata, timbrasso também..... comprei uma pelo e-bay.... mas ainda não chegou. Òtima opção.

http://www.guitarcenter.com/Vox-ToneLab-ST-Guitar-Multi-Effects-Pedal- 105349187-i1446374.gc

Agora.... quer luxar??? Essa aqui é a top das tops (ou quase). Compacta, fácil de usar, distorções analógicas.... altamente recomendável.

http://www.guitarcenter.com/TC-Electronic-Nova-System-Guitar-Multi-Eff ects-Pedal-481880-i1398191.gc

Bom.... tem ótimas opções de compra aí. Tudo dentro do orçamento.

Set pra ninguém botar defeito.

Bog
Veterano
# fev/10
· votar


Breno_Azevedo
Sobre o amplificador, pra tocar no quarto fica muito alto esse aqui?

Sinceramente, fica. E digo com conhecimento de causa: EU queria um bom valvulado para tocar no quarto, mas depois de muito testar e testar, vi que 15w é demais para isso. Sério mesmo. Sem entrar em detalhes, basta dizer duas coisas:

1. O grande diferencial do valvulado aparece quando as válvulas do power começam a comprimir. É daí que nasce toda a dinâmica "mágica". Com o volume muito baixo, o som não fica RUIM, ele só não fica lá muito melhor do que o que você teria com um transistorado.

2. No ponto onde as válvulas do power começam a comprimir, um transistorado já está clipando. Por isso, o volume que se tira de um valvulado é maior do que o que se tira de um transistorado de potência equivalente.

3. Não se esqueça que o falante de 12" dá muito mais pressão sonora.

Existem vários valvulados pequenos, de 5w, e eles são mais do que o suficiente para se tocar no quarto. Note que eu disse MAIS do que o suficiente. Mesmo com 5w, você vai incomodar um pouco os vizinhos. Minhas recomendações:

1. Como você disse que é eclético e quer usar efeitos, minha sugestão é o combo Blackstar HT-5, com falante de 10" e loop.

2. Se quiser economizar um pouco e ter mais $ para a guitarra, recomendo um Vox VT-30 ou Roland Cube 30. O primeiro é um amp meio que híbrido, com um mini-power valvulado. O segundo é um amp robusto, o que pode ser importante para aguentar uma viagem internacional, e tem um clean super-mega-neutro, o que pode ser extremamente útil se você for usar uma pedaleira como a GT-10. Ambos são digitais - o que não é problema para alguém que já pensa em comprar uma pedaleira digital.

3. Eu só compraria um Blues Jr - que é um amp beeem legal - se tivesse a intenção de tirar ele de casa pelo menos de vez em quando, para ensaiar ou tocar por aí. Se por este ou outro motivo você for seguir esta via, sugiro tocar com ele na loja em "bedroom levels", comparando com outros amps de menor potência ou que não sejam valvulados. Neste caso, também sugiro que você teste o Orange Tiny Terror e o Vox Nighttrain, que são ótimas opções, talvez com um pouco mais de ganho do que o Blues Jr.

ogner
Veterano
# fev/10 · Editado por: ogner
· votar


"...1. O grande diferencial do valvulado aparece quando as válvulas do power começam a comprimir. É daí que nasce toda a dinâmica "mágica"..." EDIT.

Verdade verdadeira.

3. Não se esqueça que o falante de 12" dá muito mais pressão sonora.

Verdade verdadeira. Na minha opinião, pra amp de guitarra falante de 12" é essencial. Ainda mais valvulado.

Estou tocando direto num Pro Junior, Fender de 15w falante de 10" que prova essas premissas acima...

1 - Pra ele começar a crunchar, tem que estar alto pra dedéu mesmo.

2 - Falande de 10" sucks...

Breno_Azevedo
Se vc estivesse no Brasil diria pra vc pegar um ACEDO 276 com falande de 12", perfeito na relação que citei(amos) acima de timbre/volume, ele tem 6w só..

Sei que não ajudei mais deu uma pincelada a mais no tópico... Hehehe..

Jinkxs
Veterano
# fev/10
· votar


Bog
ogner

Disseram tudo.... por isso indiquei acima o Blackheart de 5w, com falante celestion de 12". É um amp. de boutique, super caprichado. Tem pouco headroom, por isso cruncha rápido, e tem uma chave pentode/triode que alterna a potencia de 5 para 3w.... justamente pra obter uma distorção valvulada em volumes menores.

Se quiser distorção, joga a chave pra 3w que ele vai crunchar em um volume "de apartamento"..... se quiser um som limpo, pra usar a pedaleira, joga a chave pra 5w.

Pra quem mora em ap. acredito que seja uma ótima compra. A desvantagem é que ele não tem loop e tem apenas 1 canal, ou seja, a distorção é obtida apenas pelo volume mesmo.

Claro, existem N opções e cabe a pessoa testar e ver aquilo que melhor se enquadra em suas necessidades..... eu só não levaria um SS.

Will Bejar
Veterano
# fev/10 · Editado por: Will Bejar
· votar


Manubio
mas para alguns, é melhor uma strato, 3 pedais, e um Marshall...
uuuuuuuuuuuuu...quase...no meu caso é um Tagima ao invés do Marshall...hehehe...mas por falta de grana!!!

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Breno_Azevedo

Cara, 15w é bastante, mas vc não precisa, obrigatoriamente, usar a distorção do valvulado pra ser feliz. Pode usar a da pedaleira numa boa e seu efeitos. Vc tá aprendendo né? Ainda, pode crunchar (distorcer) o Blues Jr. regulando o Volume e o Master do amp sem que o som fique numa altura insuportável. Sim isso é possível.

Bom, numa chance de trazer um amp, eu traria um de este pq na pior da hipóteses, vc vende fácil.

Já dei meus pitacos aqui. ;-)

Abs e boas compras.

Manubio
Veterano
# fev/10
· votar


Bog
1. O grande diferencial do valvulado aparece quando as válvulas do power começam a comprimir. É daí que nasce toda a dinâmica "mágica". Com o volume muito baixo, o som não fica RUIM, ele só não fica lá muito melhor do que o que você teria com um transistorado.

Exatamente isto, meu Laney só mostra para que veio na igreja, onde coloco o volume e o drive lá pelo 4-5 e já é alto para caramba, antes disso o som é muito bom, mas não é tão parecido como quando ele está alto.

Abraço

Breno_Azevedo
Veterano
# fev/10
· votar


Gostei muito das sugestoes e to até me inclinando a buscar esse set com um ampli de 5 wBlackheart, gostei desse com um bom acabamento e essa pedaleira por 199 da vox tonelab.
Eu ainda to curtindo as ferias no esqui rs e só vou decidir o set la para o dia 20, quando estarei em san francisco.
A guitarra sera a fender olimpic white american standart, issso é certeza.
Busco um ampli valvulado com bons recursos. Posso estar falando besteira, mas existe algum q eu possa plugar tb meu violao de aço, e regular um timbre legal???
obrigado pela ajuda!!
abs,
Breno

Iversonfr
Veterano
# fev/10
· votar


wppereira
provavelmente não vai conseguir passar do volume 4 dentro de casa

Com tudo que ele ta querendo trazer, duvido muito que ele passe da alfandega, isso sim...

Breno_Azevedo

velho, nao esqueça que sua cota é U$500, se passar disto voce paga imposto e multa por nao ter declarado... um amigo meu trouxe um baixo na bag e ja pentelharam ele muiiiito... sorte que comprou usado na guitar center e tinha o comprovante de U$400... voce passando pela fila da alfandega com uma guita, um cubo e uma pedaleira, é exxxxtremamente arriscado... tenha consciencia disto antes de fazer esse negocio ae... e nao adianta tentar enganar os caras falando que pagou 50 dolares na guitarra e 100 dolares no ampli, pq num tem ngm burro la nao, os caras só fazem isso o dia inteiro, todo dia, e conhecem muito bem... fora que eles entram na net na hora e procuram o valor de mercado do seu produto...

Mas respondendo as perguntas, se for pra fazer, que faça bem feito mesmo!!! rsrsrs... se voce tem grana, concordo que um blues junior é muito pra tocar em casa, 5w pode ser pra lá de bom pra tocar no quarto, mas qquer outra coisa que voce vá fazer, não vai servir... eu traria um blues junior mesmo pelo custoXbeneficio... queira ou nao, a diferença é pouca de um pro outro, e o blues jr seria muito mais util caso voce faça qquer outra coisa... a guita é puro gosto... e pedaleira eu nao manjo...rsrsr abs!

Jinkxs
Veterano
# fev/10
· votar


Breno_Azevedo

O Blackheart não é um amp. com muitos recursos.... pelo contrário, é um amp. simples e bem feito, ideal pra quem quer tirar uma distorção valvulada de qualidade sem estourar os tímpanos.

Possui pouquíssimos recursos, na verdade só um imput (P10) e um painel com 4 knobs (volume, bass, midle e treble) a chave pentode/triode (que alterna 5 ou 3w) e a chave de liga/desliga. Só....

A distorção é obtida pelo controle de volume....mais baixo, som limpo.... conforme vai aumentando o volume, vai crunchando até obter um distorção mais pesada no fim do curso do knob (vai estar alto pacas o som.... mesmo na opção de 3w). Mas dá pra achar um overdrive bacana antes de quebrar a janela.

Amplificador é uma questão muito pessoal.... são diversas configurações, diversos timbres. O certo é testar... sentir o som.

Mas veja o que o Iversonfr tá dizendo.... cuidado com a alfândega.

rsf
Veterano
# fev/10 · Editado por: rsf
· votar


ogner
Bog


1. O grande diferencial do valvulado aparece quando as válvulas do power começam a comprimir. É daí que nasce toda a dinâmica "mágica". Com o volume muito baixo, o som não fica RUIM, ele só não fica lá muito melhor do que o que você teria com um trans
istorado.

Verdade verdadeira.


sem querer criar polemica, mas já que foi dito isso..

Considerando que tudo depende da percepção...e percepção cada um tem a sua, para a minha percepção essa verdade não é tão verdadeira assim...tenho os dois..valvulado e transistorizado....e o valvulado, "desligado" é muuuitto melhor que o SS..heheheheh...mesmo a baixo volume, ele ainda mantem dinamica mais perceptivel, e não aquela "coisa" reta do SS, o timbre ainda continua aveludado, e não aquela "coisa" sem textura do SS...ele ainda preserva aquela sensação "3D" do timbre... aquela sensação de profundidade e preenchimento do ambiente que o valvulado dá sem esforço..tocar um valvulado baixinho na madruga, entre vinhos e beijos, enquanto ela dança para vc na sala...é o que há....o troço é literalmente orgástico.....hehehehe....

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


rsf

Droga, eu deveria NÃO ter copiado essa parte:
Com o volume muito baixo, o som não fica RUIM, ele só não fica lá muito melhor do que o que você teria com um trans
istorado.


FAIL!! Essa parte eu nem sei!!! Tem tanto tempo que nem ligo meu Bandit112...hehehehe...


O grande diferencial do valvulado aparece quando as válvulas do power começam a comprimir. É daí que nasce toda a dinâmica "mágica"
Era sobre essa parte apenas minha observação, "verdade verdadeira"

rsf
Veterano
# fev/10
· votar


ogner
tá desculpado, bluseiro..heheheheh

Bog
Veterano
# fev/10
· votar


Breno_Azevedo
Busco um ampli valvulado com bons recursos.

O Blackstar HT-5 tem. Mais que o Blues Junior, até. Por exemplo, ele tem loop e (muito) mais ganho - apesar do clean do BJ ser melhor.

rsf

Aí já caímos na velha discussão dos "ouvidos de ouro". Você tem (ou acredita que tem), eu - e a imensa maioria das pessoas - não. Fora que "volume muito baixo" é relativo - quando eu digo volume muito baixo estou me referindo a algo como a mamãe assistindo novela na TV, ou o volume de um violão normal. Talvez o teu "volume muito baixo" seja aquele no qual o vizinho não reclama tanto, heheh.

Mas note que eu não estou falando para o cara não comprar um valvulado - apenas para comprar um de 5-w. (ou um transistorado bacana SE for para economomizar). Pegaria até um com falante menor, já que em "volumes muito baixos", o falante de 12" pode até atrapalhar - quem mora em apartamento que o diga.

Eu falo isso tudo porque TENHO aqui meus 2 valvuladinhos, e QUERIA um Blues Junior - testei várias vezes na loja, só para notar que no volume 1 ou 2 (que é onde eu poderia deixar ele) ele não era nada que me fizesse dizer "oooooooh que amp legaaaaaaaaal". Era só, "tá, legal" mas é como comprar uma Ferrari e andar a 60km/h.

rsf
Veterano
# fev/10 · Editado por: rsf
· votar


Bog


acho estranho esse forum..qualquer coisa que vá "de" encontro ao que a galera pensa, a primeira coisa que rola, é desmerecer o debatedor..com coisas do tipo..."aí já caímos na velha discussão dos ouvidos de ouro....que vc tem, ou pensa ter."...aí fica dificil construir qualquer tipo de debate...

Mas enfim...com o velho e bom otimismo de sempre....
Quando disse que tudo depende da percepção, não disse que vc não tem percepção, apenas que temos percepções diferentes..Também não disse que discordo de vc na parte do alto volume, apenas discordo de vc na parte do baixo volume...Não sei como sua mamãe assiste novela na TV, mas, para mim, um valvulado em baixo volume (que não é tão bom quanto em alto volume) é infinitamente superior a um SS em qualquer volume, pelas razões expostas no post anterior, mas se vc não percebe as diferenças ou não quer perceber ou, ainda, percebe, mas não acha importante, respeito, e sem recorrer a tua prática infantil e ridicula a fim de ironizar tua capacidade auditiva.
Cara, não tenho "ouvidos de ouro", e não preciso disso para perceber a diferença, que, aos meus ouvidos, que não são de ouro, são mais do que evidentes...são óbvias, para ser mais exato, e suficientemente importantes para preferir um a outro....
mas enfim, cada um cada um....ou melhor, cada um com sua percepção..que nada mais é do que a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir do histórico de vivências de cada individuo...

para encerrar: o fato de vc não perceber ou não dar importância a algo, não significa dizer que isso não exista ou não deva existir no mundo; pelo menos no mundo que está além do seu próprio umbigo...
um abraço, velho...e boa sorte para vc e seus ouvidos....
no mais, desço aqui.

Bog
Veterano
# fev/10
· votar


rsf

Desculpa se pareceu que eu estava te desmerecendo. Nao foi a minha intencao ao dizer "ouvidos de ouro" e nem o "pensa ter". "Ouvidos de ouro" eu uso para me referir ao preciosismo, reparar em detalhes minimos de tudo, e isso voce sabe que tem - ou pelo menos pensa que tem. Esse "pensa que tem" eh simplesmente porque eu nao te conheco e nem sei se voce tem de fato, mas para o que estamos discutindo, ter e acreditar que tem da na mesma.

De toda forma, desculpe o mal-entendido.

o fato de vc não perceber ou não dar importância a algo, não significa dizer que isso não exista ou não deva existir no mundo; pelo menos no mundo que está além do seu próprio umbigo...

Sinceramente, se eu acreditasse que a diferenca nao existe ou nao devia existir, nao teria 2 valvulados em casa...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Viagem ao Eua, dúvida sobre set com Fender americana e blues jr e pedaleira?ajuda