O som da guitarra desplugada - Um caso a se pensar?

Autor Mensagem
Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


Ant--
Caramba!!!!!!!!!!

Sioux
Oq vc tem deles?!

Ah eu tava afim de comprar o mini amp da vox + AKG414!

Abraços!

Rabbit
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia

Sempre que compro uma guitarra testo ela desplugada primeiro. Não que faça muita diferença na "cor" do timbre, mas dá pra avaliar o sustain, a vibração do corpo, a dinâmica, entre outras coisinhas impossíveis de descrever que você sente quando pega em uma guitarra.

edalko
Veterano
# fev/10
· votar


Hummm

Eu acho que esse "teste", para guitarras sólidas, serve apenas para vc sentir o sustain e a pegada da guitarra. Mas nada além disso.

Uma strato produzirá muito maior sonoridade nesse "teste", proque as câmaras para captadores e elétrica atuam, por baixo do escudo, como um local de ressonância como num violão, dando a sensação de volume, o que não ocorre com outros modelos.

Já em guitarras semi-acústicas o teste até pode servir para ver se há uma reverberação acustica, mas é um modelo que não pode ser utilizado sem amplificação, até porque a área acústica é pequena e serve apenas para dar um colorido no timbre amplificado.

Contudo, entendo que o teste proposto seria plenamente adequando no caso de guitarras acústicas, donde tanto podem ser tuilizadas amplificadas ou não.

GarrafaSK8
Veterano
# fev/10
· votar


Em suma, dificilmente uma guitarra vai soar, desplugada, igual a outra. A não ser que sejam feitas com uma mesma peça de madeira e com os mesmos captadores...

mas se a guita esta desplugada, em que ira influenciar os captadores ?????

kkk

acho que nao..

Will Bejar
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
Bom, já tenho lição de casa pra essa noite...hehehehe'

Marcos Francês o lindo Galã da Periferia
Veterano
# fev/10
· votar


eu tinha um amigo q tinha uma semi-acustica
ele levava pra escola e tocava la desplugada e dava pra ouvir o som ate bem e era bem bonito

Metahler
Veterano
# fev/10
· votar


deve fazer toda a diferença pois este é o som "cru" da ressonância proveniente da madeira.

a gibson faz bolsas de ar na madeira para diminuir o peso da guitarra. é como uma semi-semi-acustica

ogner
Veterano
# fev/10 · Editado por: ogner
· votar


edalko
Eu acho que esse "teste", para guitarras sólidas, serve apenas para vc sentir o sustein e a pegada da guitarra. Mas nada além disso.

Também vejo dessa forma. Disparar quanto a qualidade do timbre fazendo esse tipo de teste é meio bizarro, porém o e "emissão" e o sustein da guita desligada é possivel sacar sim.
Quem nunca pegou aquela guitarra mal construída que em determinado traste/corda quando tocamos o som morre logo depois da palhetada!?!? Eu tenho uma assim e por mais ajustes de oitava/tensor/altura não resolve!!!

EDIT: Só pra constar, eu faço isso muito, sempre que vou pro troninho levo uma filha minha..Hehehehe...E já percebi tb que ( tenho 4 stras e um tele) algumas guitarras emitem mais som que outras na parte de trás tb!?! E agora?!?! hehehe...

Algumas outras, as molas reverberam mais....No banheiro, as molas da minha SX62 chegam a incomodar de tão alto a vibração que ales produzem....Já testei ela plugada, coloquei borracha pra eliminar o som delas, mas no amp não senti diferença...

Will Bejar
Veterano
# fev/10
· votar


ogner
Só pra constar, eu faço isso muito, sempre que vou pro troninho levo uma filha minha..Hehehehe...
eu tava tentando lembrar outro dia quem fazia isso...heheheheh

JC_Junior
Veterano
# fev/10
· votar


um teste que eu sempre faço com a guitarra desplugada é tocar as cordas soltas ou então algum acorde e perceber a vibração no corpo e no braço da guitarra. Pra ver como a guitarra se comporta com as vibrações, se o instrumento vibra como um todo. Creio que seja um sinal de que seja uma boa guitarra!

edalko
Veterano
# fev/10
· votar


ogner

Ahhh sim
Mas para verificar se os trastes estão "travando" as notas em bends, prefiro com a guita plugada.

hahahaha
Troninho + guita?! Boa!!!!
Já to até com LER de ficar equilibrando a porra do notebook numa perna

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


ogner
No troninho meu melhor amigo era o violão... agora que comprei a guita posso escolher!
hehehe

abraços!

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Niandra Lades: No troninho meu melhor amigo era o violão...

Sem dúvida! ;-)

Abs

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
Cada uma que vc me arruma!...
comédia demais!

Will Bejar
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahahahahahahaha...

braddock
Veterano
# fev/10
· votar


Sempre toco com ela desplugada antes de ligar no ampli.

Esses dias fui pegar a guitarra e percebi que as cordas(0.10 dadario) estavam frouxas, pensei que a afinação estivesse 1 tom abaixo. Pluguei no afinador, e a afinação estava normal. O que pode ser? conferi o tensor e não percebi muito diferença da curvatura do braço. A ponte estava fixa, então o que poderia ser? aí estiquei todas as cordas e afinei novamente. A corda continuou solta. Muito estranho, pluguei no ampli sabendo que algo estava errado, e acertei, o som ficou grave mucho, embolado, som fraco.

No dia seguinte troquei o encordoamento, estiquei e afinei. Tudo 100% perfeito. Som cheio, corda firme, boa tensão, bom equilibrio de frequências.

Se parar para pensar, quando mais solta a corda, mais grave e indefinido fica o som. Ainda não achei uma explicação para corda estragar assim, tinha 15 dias de uso. A única coisa que penso que poderia ser é umidade excessiva aqui em são paulo pq choveu sem parar uns 30 dias direto.

Hoje sem dúvida eu verifico o som da guitarra desplugada, a tensão das cordas, a inclinação da ponte, a curvatura do braço. Tudo pode mudar em alguns dias. As vezes é um saco, a ponte dá uma pequena angulada, aí aumenta a tensão e o braço vai para frente. Isso acontece em alguns dias 5 ou mais.

abs

Powerslave158
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia


Com certeza!!!

eu tinha uma Tele Tagima aquela do escudo pequeno, um dia tirei o escudo pra ver como ficava esteticamente, e tocando com ela desplugada ela tava ressonando bem mais, e as guitarras antigas desplugadas parecem um violão de tanto que ressonam hehehe

Bolívar
Veterano
# fev/10
· votar


Será que com escudo ressoa mais do que sem escudo?

Danza Macabra
Veterano
# fev/10
· votar


Eu tirei o escudo da minha Les Paul e desde então o sustain e a definição dela aumentaram consideravelmente. Acho até que os harmônicos também estão mais pronunciados.
O mesmo aconteceu, só que em menor proporção, quando eu removi os Knobs de plástico.

O ideal é gravar em casa retirando estas partes da guitarra, a diferença é perceptível.

Recomendo a todos.

erico.ascencao
Veterano
# fev/10
· votar


Fatos:
1) A 1959 original comeu a reissue com farofa e tudo mais.
2) Este cara do review é gay.

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


e as guitarras antigas desplugadas parecem um violão de tanto que ressonam


Madeira seca?

Will Bejar
Veterano
# fev/10 · Editado por: Will Bejar
· votar


Niandra Lades
É a experiência em Libertadores...hehehehe

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


Will Bejar
E aí Will.... qt tempo..


Meu, desculpa, mas eu não entendi..kkkkk

abraço

Will Bejar
Veterano
# fev/10
· votar


Powerslave158
e as guitarras antigas desplugadas parecem um violão de tanto que ressonam

Niandra Lades
Madeira seca?

Will Bejar
É a experiência em Libertadores...hehehehe


sobre as guitarras...hehehehe...piadinha futebolística...hahaha

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


Powerslave158: um dia tirei o escudo pra ver como ficava esteticamente, e tocando com ela desplugada ela tava ressonando bem mais

Danza Macabra: Eu tirei o escudo da minha Les Paul e desde então o sustain e a definição dela aumentaram consideravelmente.

º.º Jurava que isso era lenda, mas vou até fazer o teste!

Abs

Will Bejar
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
Eu tb pensava que era lenda, mas alguém disse que tirava a tampa traseira da Strato pq sentia diferença...sei lá, hein!!!

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


Will Bejar
ahhhhhhhhhhh isso eu vou fazer!

Manubio
Veterano
# fev/10
· votar


nem dei minha opnião ainda.


Lógico que sim, eu sempre tento medir o sustain com isto, afinal, quanto mais a madeira vibrar, mais sustain tera a bichinha, além disto acho que isto ajuda muito a identificar o timbre natural da bichinha, se é estalado, se é cheio de médio ou graves, e isto facilita tudo na hora de fazer os ups.

A Epi Zakk Wylde e a Tagima lá de casa vibram pra caramba, a tagima as vezes trasteja um pouco, mas tem um som bem mais médio/agudo e com um um certo estalado, já a epi tem um som mais médio/grave.

Costumo tocar bastante com a guita desplugada enquanto vejo televisão, ou na sala antes de dormir.


Abraço

Powerslave158
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia


º.º Jurava que isso era lenda, mas vou até fazer o teste!



lendas urbanas haha, capaz meu faz isso pra ti ver ressona bem mais, o escudo pequeno da minha tele por ser plástico e colocado em cima da madeira "abafava" o som do corpo, fazendo com que ressone menos, e os instrumentos vintage nem se fala ressona pra caralho a guitarra fica com um sustein fodaa, por isso curto bastante as gianinis da década de 60 e 70, imagina o timbrão que elas tem com aquela madeira seca e tudo mais!

Powerslave158
Veterano
# fev/10
· votar


Niandra Lades


e as guitarras antigas desplugadas parecem um violão de tanto que ressonam

sim quantomais seca a madeira mais ressona, só não deixa a guitarra cair no chão que parte em 1000 pedaços huhuahuahuahu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O som da guitarra desplugada - Um caso a se pensar?