BT em A e Am. Usa a mesma penta?

    Autor Mensagem
    Pai João
    Veterano
    # jan/10


    Em muitos sites onde se pode baixar BTs temos algumas em A e outras em Am. A pergunta é: Se eu tiver uma BT em A e outra em Am, é a mesma coisa? Digo, posso utilizar a mesma escala Pentatônica para improvisar em ambas?

    Que no caso seria:


    e-----------5-------------8------------------------------
    B-----------5-------------8------------------------------
    G-----------5---------7----------------------------------
    D-----------5---------7----------------------------------
    A-----------5---------7---------------------------------
    E-----------5-------------8------------------------------


    Obrigado!

    Guitar_L
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Guitar_L
    · votar


    Pai João
    Dá pra usar a penta menor nas duas, mas a sonoridade e função vão ser bem diferentes. Se vc tocar a penta menor de A sobre Am, vai soar bem natural e tal, "no lugar". Se vc tocar a penta menor sobre A maior, vai soar um pouco mais estranho, tem q se tomar cuidado com as notas escolhidas, mas a sonoridade fica bem blues, se bem usada. Experimente também usar a penta menor de F# sobre o A, fica bem natural. Mas eu, pessoalmente, costumo usar bastante a penta menor do acorde maior em questão.
    Abraços

    ivan_puppets
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Pai João
    Não é a mesma coisa.

    Se for usar a Penta, em Am você teria que usar a penta de C(que é a relativa)

    E em AM vce usaria Penta normal de A.

    imagine.

    Am(natural) = A B C D E F G
    A(maior) = A B C# D E F# G#

    penta de A seria sem o quarto e sétimo grau, tal como.

    ' A B C# E F# '

    se usasse isso em C(Am relativo), acha que iria encaixar?

    Kyuss_Age
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Pai João

    Se eu tiver uma BT em A e outra em Am, é a mesma coisa? Digo, posso utilizar a mesma escala Pentatônica para improvisar em ambas?

    Não.

    Esse desenho você utiliza em Am.

    Mas se pegar a segunda penta e jogar em A (no caso o desenho acima teria a tônica em F#) - aí sim ficaria bacana.

    Obs.: Também é preciso analisar a progressão dos acordes.

    Marc Snow
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Pai João
    Vai estudar campo harmônico! Voce vai ver a gama de sonoridades que voce obtem com pentatônicas! :)

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Pai João
    Use essa escala pra BT em A:

    e-----------7----9---10-
    B-----------7----9---10-
    G--------6--7----9------
    D--------6--7----9------
    A------5----7----9------
    E------5----7----9------

    E use essa escala pra BT em Am

    e------5---------8------
    B------5---------8------
    G------5-------7--------
    D------5-------7--------
    A------5-------7--------
    E------5---------8------


    lgapontes
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Pai João
    Se você tocar uma penta de Am (com as notas A C D E G) sobre um acorde de Am (6º da tonalidade de C), você estaria tocando a exata escala da tríade de Am. É como se você tocasse uma escala de C maior sobre a tríade de C maior. Um som natural.

    Agora, se você tocar uma escala pentatônica de Am sobre um acorde de A maior, teremos os seguite: A tríade de A maior está presente em algumas tonalidades. Seria interessante que vc estivesse na tonalidade D maior, pois assim, o A maior seria um A7 (um acorde maior com a 7ª menor) desta forma, a sétima menor coincide com a 7ª da penta de Am (no caso o G), porém, a 3ª seria diferente (a 3ª A7 seria o C#, enquanto a 3ª da penta Am seria o C). Isso provoca uma sonoridade "Blues". É muito comum em estilos de Blues e Rock e traz uma sonoridade bem bacana, "dependendo" da música.

    Faça o teste vc mesmo e veja o resultado (obs. peça um amigo seu para ficar tocando o acorde A7 enquanto vc aplica a penta Am, dps faça o mesmo para o acorde Am7).

    Você podem ainda acrescentar a nota D# nesta penta de Am quando tocada sobre o acorde de A7. Esse D# é a "blue note".

    Galera, me corrijam se eu estiver errado...

    Dê uma olhadinha aqui tb: http://www.jazzbossa.com/sabatella/05.06.escalasdebluesederivadas.html
    Espero ter ajudado, boa sorte.

    Pai João
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Muito obrigado a todos que ja responderam.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a BT em A e Am. Usa a mesma penta?