Aos aspirantes a Shredders

Autor Mensagem
Marc Snow
Veterano
# jan/10


Separei um texto que achei muito legal, traduzi e posto aqui para os que estão começando e são aspirantes a Shredders.

Mesmo assim, espero estar contribuindo, para desenvolvimento de treino e tecnica para aqueles que se interessarem.

Construindo Velocidade: O Coração do Problema

Ok, vamos admitir. Praticar é um mal necessário. Nós não fazemos isso porque gostamos muito. Nos fazemos para tocar melhor. Então, qualquer coisa que possa tornar seu tempo mais eficiente e que aumente o nível de desenvolvimento ajudará. Qualquer coisa que possa nos levar de um patamar atual para um mais elevado, é bem-vinda. Existe algo assim? Sim, graças à Deus! Felizmente existe uma certa quantidade de ferramentas que pode nos ajudar a conseguir isso. Todas elas – em sua essência – envolvem diferentes aplicações de repetição.

Repetição é a essência da prática. Repetição está ligada a novos niveis e padrões do seu sistema nervoso/muscular, e constrói novas pontes ou caminhos nervosos, no seu cérebro. O correto uso da repetição pode ligar esses niveis mais rapidamente. Mas isso pode ser uma faca de dois gumes. Praticada de maneira errada, a repetição pode te chatear, acabar com sua criatividade e drenar sua motivação. Então vamos dar uma olhada em como usá-la e como não usá-la de forma incorreta.

Primeiro de tudo: reconheça que voce quer construir essa ligação nervosa correta. Não aquelas responsáveis por erros! Então, quando voce repetir coisas, repita-as corretamente. Praticar erros não vai ajudar. Na verdade, isto é provavelmente pior que perda de tempo. É como se fosse uma produzir ao contrário. Por outro lado, repetir as ações mais e mais vezes, fará com que tornem-se um hábito. E isso acontece todas as vezes que voce diz aos seus dedos o que fazer e não há dúvida na sua mente. Os erros evaporam. Então vá tão devagar quanto necessário para praticar os movimentos corretos.

O próximo aspecto para o correto uso da repetição é a escolha das partes certas para repetir. Por exemplo, voltar para o começo de uma música toda vez que voce comete um erro, não é uma estratégia de prática eficiente. Digamos que voce tem um problema que ocorre nos 20 segundos de determinada musica, e que toda vez em que voce chega nesta parte voce erra. Voce começa novamente? Bem a parte do erro leva apenas um segundo para ser tocada. Que tal pegar apenas a parte em que voce erra e repetí-la até que voce consiga executá-la? Pelos meus cálculos, sua prática se tornará 20 vezes mais eficiente. Isto é, em 20 segundos, voce tocou a parte em questão 20 vezes, ao invés de uma vez. Moral da estória: Toda vez que voce tiver um problema tocando alguma coisa, isole o problema e corrija-o. E assim não o incomodará mais.

Isto nos leva ao próximo ponto. A concentração da atenção é uma ferramenta muito poderosa. Quando voce começa a repetir partes difíceis mais e mais vezes, primeiramente as coisas começam a a evoluir. Mas depois de um certo ponto, na verdade voce começa a tocar pior, porque seus caminhos nervosos encontram-se cansados e estressados. Nesse ponto, a melhor coisa a fazer é descansar. Pare e toque outra coisa por algum tempo. E deixe para voltar ao que voce estava praticando mais terde. Existe um limite físico de quão rápido voce pode chegar a um nivel ou padrão no seus sistema nervoso. Não tente combater isso e sim, trabalhe isso. E quando voce se cansar, dê um tempo.

Agora vou explicar mais detalhadamente, para que voce possa ver o que realmente se passa e como isso se relaciona com um dos tópicos favoritos: velocidade. Para iniciantes um riff ou lick parece um monte de notas separadas, que requerem movimentos separados. Mas eventualmente nosso cérebro aprende a arquivar muito da informação requerida no nosso subconsciente (ou memoria muscular, se voce preferir), e nós paramos de ter que pensar em cada pequeno movimento. Ou seja, isso se torna tão incorporado que os comandos na maioria das vezes ignoram o nivel consciente de pensar.

Nós desenvolvemos isto para um grau de estarmos aptos a tocar guitarra. Ou, por outro lado, de exercutar qualquer nivel como andar, mastigar, falar...qualquer coisa. Ou seja, voce não pode pensar sobre cada detalhe de cada coisa ou sua mente será transbordada por informações. Então, seu cérebro cuida das coisas fundamentais automaticamente, o que deixa o sua mente consciente para pensar nas coisas importantes – as grandes decisões como o que voce fará, e não o usual de concentrar em cada tarefa.

Prática, então, realmente se resume a apenas introduzir as tarefas com precisão, de modo que você possa lidar com elas de forma confiável. Isto é sobre construir hábitos nervosos/musculares com precisão. Quanto mais voce fizer isso, mas voce poderá confiar nessa premissa: chamada "memória muscular". Esta é a base da velocidade.

Quando vamos tocar mais rápido, nós realmente não pensamos mais rápido. Estamos simplesmente confiando mais nos nossos hábitos inconscientes ou habilidades, que nos baseamos anteriormente. Agora vamos pensar em grupos de notas, e um único pensamento desencadeia todo um padrão ou seqüência de padrões. Você pode ver que ter "introduzido" as coisas corretamente é fundamental! É como se você estivesse construindo um enorme edifício. Os licks rápidos e os padrões são como o andar da cobertura. Ela recebe toda a atenção. Mas como o edifício será seguro e estável, se a fundação não é sólida?

Tenho visto muitos guitarristas trabalhando na velocidade: Eles vão tocar um padrão por cinco vezes rapidamente, e só realmente produzem o que pretendiam uma vez! Quatro das cinco vezes foram erros! Isso é muito ineficiente. Sim, você será capaz de mover os dedos rapidamente, mas você não terá muito controle sobre eles. Você quer velocidade E controle. Portanto, não vamos fazer as coisas pela metade. Não coloque em um monte de lixo confuso, sob a forma de erros. Coloque-a no caminho certo, e construa o seu edifício em solo firme. Então, quando um único pensamento desencadeia todo um padrão, você não precisa se preocupar se vai dar certo. SEMPRE sairá direito. Os erros se tornam impossíveis. E você estará livre para fazer música!

Agora podemos ser específicos. Aqui está a minha receita básica para os exercícios de velocidade. Em primeiro lugar, escolha uma seqüência relativamente curta de notas que pretende tocar mais rápido, e aprender tanto os aspectos da mão direita como da esquerda. Então:

-Comece devagar e uniformemente, aumentando gradualmente a velocidade até chegar a ser tão rápido quanto você pode tocar com precisão e conforto.

-Aumente a sua velocidade um pouco mais. E como você tem feito, concentre-se em suavizar, fazendo movimentos menores e mais relaxados. (A tendência é ficar tenso. Voce quer reduzir o nível de tensão, enquanto mantém a sua velocidade.)

-Repita cada padrão algumas vezes: em seguida, avance um traste e repita. Continue subindo e depois voltando na escala.

-Siga para outro padrão, ou pratique outras coisas, em seguida, volte ao padrão inicial de vez em quando, tentando tocar um pouco mais rápido ou ficar na velocidade máxima por um longo período de tempo.

Depois de um tempo, no entanto, você vai perceber que você alcança um topo com esta abordagem. Lembre-se que a ideia sobre a construção de vias neurais e relevando as coisas no seu subconsciente? Bem, depois de um tempo, mais e mais desses padrões são "desintegrados" no seu subconsciente, deixando o seu consciente, com menos coisas para pensar. Eventualmente todo o exercício pode tornar-se 'impensável' e que você está tocando totalmente de cor.

Você quer que sua mente consciente permaneça ocupada e engajada. Não faça de qualquer maneira e sem sentimento! Se você praticar para se banalizar, não se surpreenda quando você não puder pensar para onde ir quando você está tentando improvisar um solo. Se você produzir preguiça mental, sua criatividade vai secar. Que tal repetir o padrão básico do exercício de velocidade, mas fazendo-o de uma maneira improvisada? Ou seja, tome as decisões de quantas vezes a repetir, quando mudar de posições, para onde mudar, talvez alterar uma nota dentro do padrão, talvez a mudança para um jogo diferente de cordas, etc: tomar essas decisões tão rápido quanto voce pratica em alta velocidade! Isso deve manter o seu cérebro ocupado!
Resumindo:

Repetir com calma verificando os movimentos e digitação correta;

Isole o problema e corrija-o;

Não se frustre se não está evoluindo mais. Relaxe e recomece mais tarde;

Desenvolva a memória muscular (fluência natural dos movimentos);

Comece devagar e aumente a velocidade gradualmente;

Procure diversificar seus exercicios de treino (outros padrões, outras notas);

luquinhas12
Veterano
# jan/10
· votar


legal os textos e parabens pela iniciativa

Marc Snow
Veterano
# jan/10
· votar


luquinhas12
Valeu, man! Tomara que dê bastante resultado!

Manubio
Veterano
# jan/10
· votar


Marc Snow
Texto muito legal, e bem explicativo, Vlw.

planejo tentar ganhar um pouco de velocidade agora em fevereiro.

Abraço

Manubio
Veterano
# jan/10
· votar


Vixi, entrei como Anônimo em cima.

Manubio aqui.

Jack Setti
Veterano
# jan/10
· votar


Muito bom texto, obrigado pelas informações, até salvei aqui em casa. Vlw

Jack Setti
Veterano
# jan/10 · Editado por: Jack Setti
· votar


Manubio Anônimo

Caraca, esse forum tá todo confuso hoje? Na primeira vez que eu entro aqui, eu estava com opções de como se eu fosse moderador (apagar, editar os posts dos outros, uns quadradinhos embaixo dos nomes) e agora as pessoas postam como Anônimo??? 0_o

Tonanteador
Veterano
# jan/10
· votar


Esclarece mta coisa. realmente, mto bom, parabéns!!

Marc Snow
Veterano
# jan/10
· votar


Tonanteador
É o que estou fazendo atualmente em algumas partes de musica

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


Marc Snow

Boa velho!

Abs

ThiagoGuitar
Veterano
# jan/10
· votar


Marc Snow

Bela iniciativa cara, muito legal esse texto!

Rafa-Ban
Veterano
# jan/10
· votar


merece um stick

the guy
Veterano
# jan/10
· votar


boaaa.. =)

vou treinar aki.. ainda erro mto..

trashit hc
Veterano
# jan/10
· votar


Marc Snow

muito bom velho!!

parabéns pela iniciativa!

guilhermebarros
Veterano
# jan/10
· votar


Marc Snow
esse topico veio na hora perfeita pra mim que vou o começar estudar o "Speed Mechanics for Lead Guitar" amanhã
valeu mesmo cara

Kyuss_Age
Veterano
# jan/10
· votar


Marc Snow

Muito bacana velho, parabéns pelo texto. Tomara que ilumine algumas cabeças pelo fórum.

Irlandez
Veterano
# jan/10
· votar


Cara, Que texto lindo ! AUSHUAH'

Vlw mesmo cara, ótima iniciativa .

Death
Veterano
# jan/10
· votar


mto legal
isso de fazer o movimento devagar e aumentar gradualmente a velocidade e sempre prestando atenção, é tão veridico q quando eu cheguei no Souza Lima o Pallaco me encheu o saco... perguntou pq eu estava tocando rapido e se eu sabia oq estava fazendo e percebia oq estava soando...
hj em dia percebo q alem do som sair mais limpo e definido, consigo ter "pegada e feeling"... prova disso foi agora no ano novo quando toquei romance p/ minha tia... ela achou lindo e disse q dava uma sensação mto boa nela ao ouvir =)

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/10
· votar


Death
q quando eu cheguei no Souza Lima

Vai fazer 4 anos segunda feira.

Death
Veterano
# jan/10
· votar


The Root Of All Evil
huahaua
verdade... mas tive q dar um tempo conta da faculdade
mas se Deus quiser logo mais estarei de volta :D

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/10
· votar


Death

Faculdade é um atraso de vida!
Só estou fazendo pra ter direito a uma cela separada, quando me formar e logo em seguida cometer um atentado.

_Dio
Veterano
# jan/10 · Editado por: _Dio
· votar


Marc Snow
Excelente texto, cara, mas infelizmente esse método não vem funcionando pra mim.

Na verdade, funciona em termos. Minha mão esquerda desenvolve normalmente, já a direita não. Sou canhoto e toco guitarra de destro, aprendi assim. Sei que tem muita gente que faz a mesma coisa e evolui normalmente, por isso não consigo entender o que há comigo. Não consigo encontrar uma posição confortável pra palhetar. Já segui n rotinas, faço 1234, 4321, 1324 e o escambau. Uso metrônomo, faço padrões, tiro músicas, enfim. Não consigo de jeito nenhum resolver esse problema da palhetada.

Também já mudei de palheta, já usei grandes, pequenas, finas, não-finas...

Não terei tempo esse ano pra ter aulas de guitarra, então lhe pergunto: O que posso fazer?

Edit: acho que não expliquei direito. Pra ser breve: A minha mão direita (da palheta) não segue o desenvolvimento da esquerda. Parece que falta força e coordenação, entende? Por mais que eu treine, sempre parece que a mão não desenvolve os movimentos

abraço!

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/10
· votar


_Dio

Mó normal essa dificuldade.
Se eu palhetasse tudo que eu consigo tocar com a mão esquerda, eu estaria satisfeito.

_Dio
Veterano
# jan/10
· votar


The Root Of All Evil
Pois é, cara. Eu vou comprar daquelas bolinhas de borracha, pra ver se fortalece um pouco a mão. O negócio nem é tanto a coordenação, mas a força mesmo. Parece que minha mão apanha da palheta, saca? asheuahseuashe

Marc Snow
Veterano
# jan/10 · Editado por: Marc Snow
· votar


_Dio
Po brother tu já treinou com metronomo? Teve aulas com professor? Quanto tempo vc toca?

Valeu a todos que agradeceram. O intuito é sempre passar informação e ajudar o pessoal daqui.

Abraços

Prog-metal
Veterano
# jan/10
· votar


upada basica

Marc Snow
Veterano
# jan/10
· votar


_Dio

Esse texto se encaixa diretamente ao que vc disse:

Construindo Velocidade: Sincronização

Sincronização se refere a quão bem as mãos direita e esquerda estão trabalhando juntas. Como você digita uma nota, você a palheta, precisamente, ao mesmo tempo? Boa sincronização entre as mãos é a chave para jogar rápido e articular-se, especialmente em frases onde cada nota é tocada. Como se faz para desenvolver isso?

Primeiro de tudo, é preciso tempo! A guitarra é um instrumento interessante. E às vezes um instrumento enganador. As coisas às vezes parecem difíceis, quando, na verdade, eles não são tanto assim. Tocando rápido, frases palhetadas com sincronização suave são apenas uma daquelas coisas que são mais difíceis do que parece.

Então, primeiro, eu vou desviar o assunto e sugerir-lhe que palhetar cada nota não é sempre a melhor abordagem. Na verdade, pode fazer que tudo soe da mesma forma se você palhetar tudo o tempo todo. Quero dizer, são realmente os hammer-ons, pull-offs, slides e bends, as abordagens que dão à guitarra uma praticamente ilimitada gama de variações e sutilezas, tornando-se - sem dúvida - o melhor instrumento de todos. Meu ponto, naturalmente, é que, a palhetada rápida e sincronizada, é um esforço estilístico e não uma necessidade.

Ainda assim, é uma opção agradável para se usar. E muitos guitarristas a querem, e a querem muito. Então eu vou passar algumas idéias e fazer com que que você saiba onde você pode encontrar mais.

Em primeiro lugar, a pratique em uma ampla gama de velocidades, não apenas rápido. Você nota, que em velocidades mais altas, na verdade você está tocando de forma menos sincronizada. E quanto mais rápido você tentar tocar, pior sua sincronização fica. Mantenha essa idéia em mente, por um momento.

Você já sabe que "o que você absorveu é o que vai sair. " Em outras palavras, a forma exata que você tocar as coisas, isso se estabelece em seu sistema / nervoso muscular como um hábito. Mantenha essa idéia por um momento, também.

Agora combine as duas idéias: O que você absorveu é o que vai sair. E a sua sincronização é melhor em velocidade lenta e moderada. Portanto, pratique mais em velocidades lentas e moderadas - onde você tem melhor sincronização - e o timing exato se tornará cada vez mais enraizado como um aspecto de sua técnica de execução em geral. E quando você aumentar a sua velocidade, a precisão vai se estabelecer.

Soou estranho? Tocar lento para tocar rápido? Bem, eu sei que isto funciona, porque eu sempre notei que a minha melhor sincronização aumentava quando eu sentava e começar a aprender algo - talvez um Paganini Caprice, ou fuga de Bach ou Sonata para piano de Beethoven - e porque eu não sou um grande leitor de partitura, eu tinha que aprender muito lentamente, uma parte de cada vez. E porque era tão complexo, levaria um longo tempo de tocar mais e mais vezes em velocidades bastante lentas antes que eu consiguisse memorizar uma seção. Então eu passava para outra seção. E outra. Estou tocando em ritmo de tartaruga, mas eu estava totalmente perdido na música: o poder inato das notas ainda mais evidente e convincente em ritmos mais lentos. Então eu finalmente comecei a juntar as partes, e a tentar tocar um pouco mais rápido. Em seguida, adicionar outra seção e acelerá-la novamente. Depois de algumas horas, eu já tinha uma boa parte executável. Quando de repente, eu ia sair do meu transe de prática e verifiquei, por acaso, que as notas pareciam mais fáceis de tocar. Os movimentos todos pareceram menores e pareciam exigir menos esforço do que quando comecei. E eu percebi que eu poderia tocar um pouco mais rápido, sem nenhum esforço extra. Tudo parecia mais claro. A sincronização tinha melhorado!

Ao tocar devagar por um tempo, e depois aumentar a velocidade, podemos refinar a natureza da nossa maneira de tocar.

_Dio
Veterano
# jan/10 · Editado por: _Dio
· votar


Marc Snow
Bom, cara, vou ler esse texto ae õ/

Toco há uns 2 anos e 5 ou 6 meses... Quase sempre tive rotina, exercícios e tal, metrônomo também. De uns tempos pra cá venho usando metrônomo sempre que estudo.


edt: Ótimo texto, cara! Curti as dicas e vou aproveitá-las bastante!
Valeu!

Marc Snow
Veterano
# jan/10
· votar


_Dio
Multiplica o seu tempo que vc toca guitarra por 12! Multiplicou? Pois é...É o tempo que eu toco! E eu ainda não me sinto com sincronia, nada disso... Muitas técnicas que gostaria de dominar... Tu tá engatinhando ainda, cara. Relaxa e treina!
Boa sorte! Espero ter ajudado!

_Dio
Veterano
# jan/10
· votar


Marc Snow
Valeu mesmo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aos aspirantes a Shredders